Autor Tópico: Campanha duas ou quatro rodas há espaço para todos (ANSR)  (Lida 2195 vezes)

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Foi lançada no dia 1 a campanha duas ou quatro rodas há espaço para todos pela ANSR.

Neste tópico, começou-se a discutir a presença das autoridades nas Bermas e Raias, sendo testemunhado por vários companheiros.

Texto da Campanha:
​A Campanha “Duas ou Quatro Rodas, Há Espaço Para Todos” da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) pretende motivar a alteração de comportamentos e atitudes dos condutores de veículos de 2 rodas e de 4 ou mais rodas, com vista a uma partilha mais segura do espaço rodoviário.
 
Assim, pretende-se promover a:
•    Adoção de uma condução defensiva por parte dos condutores de veículos de “2 rodas a motor” e de “4 rodas a motor”, respeitando as distâncias de segurança, moderando a velocidade, antecipando e prevendo o comportamento dos restantes elementos na via;

•    Realização da manobra de ultrapassagem apenas depois de assegurar que é visto pelo condutor do veículo de “4 Rodas”, nomeadamente após estabelecido contacto visual através do espelho retrovisor do lado esquerdo do veículo de “4 Rodas” para que a manobra seja feita em segurança por ambos;

•    Consciencialização da existência de pontos cegos (ângulo morto), pelo que é fundamental olhar duas vezes antes de iniciar a manobra;

•    Utilização adequada dos equipamentos de segurança e proteção individual por parte dos condutores de “2 Rodas a motor”.

Esta Campanha conta com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Federação Motociclismo Portugal (FMP), da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) e de Motoclubes e Concessionários de veículos de duas rodas a motor a nível nacional.


O seguinte flyer vai ser distribuído por motoclubes:




Há um outro flyer para os automobilistas:


Há ainda um cartaz, para eventualmente ser afixado, no fundo a soma dos dois flyers:



Por fim, há ainda o vídeo:



Foi publicada a seguinte notícia:
https://www.dnoticias.pt/pais/operacao-duas-ou-quatro-rodas-ha-espaco-para-todos-vai-reforcar-fiscalizacao-FL4580645


A minha opinião em relação à campanha:

Por um lado fico contente, porque o nome da operação parece indicar para que se faça filtragem com cuidado e sem maluqueiras:

"Há Espaço para todos".

Era mais assustador se fosse "Duas e Quatro Rodas, todos iguais."

Na notícia, há o parágrafo que diz:

(...)a operação da GNR e da PSP, terá uma “atitude proactiva e dissuasora da sinistralidade rodoviária, através da intensificação das acções de fiscalização de trânsito”, visando a partilha da via, de forma segura e responsável, entre automóveis e motociclos.

e isso parece apontar nesse sentido.

Por outro lado, também há um parágrafo que diz:

As acções de fiscalização rodoviárias irão incidir essencialmente no excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares, mudanças irregulares de vias de trânsito, não sinalização de manobras

Resta saber a amplitude das "ultrapassagens irregulares". 

« Última modificação: 04 de Abril de 2019, 16:41 por nsaraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Campanha duas ou quatro rodas há espaço para todos (ANSR)
« Responder #1 em: 05 de Abril de 2019, 08:54 »
Se todos nós formos civilizados  na maneira como fazemos as filtragens, acho que ainda é capaz de ir a bom porto, agora se for de forma abusiva como se vê muitas vezes ai só nos vai prejudicar.



Offline anjoed

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Caecavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX125A
Re: Campanha duas ou quatro rodas há espaço para todos (ANSR)
« Responder #2 em: 22 de Abril de 2019, 13:22 »
Bom dia!

Eu acho excelente este trabalho da GNR em reeducar os condutores. Além da presença da GNR, isto ajudará a evitar acidentes.
Assim como os companheiros, eu também uso do filtering para ultrapassar o trânsito parado. Contudo, eu o faço em baixa velocidade e com o maior cuidado, já que poderei estragar um espelho ou uma porta, ou causar um dano maior, principalmente aos outros.

Enfim, gostei da campanha e espero que o trabalho continue nos próximos meses.

Offline Carlos Alves

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 28
  • Localidade: Quinta do Conde
  • O que gostamos é o que nos motiva
  • Marca: BMW
  • Modelo: C 650 GT
Re: Campanha duas ou quatro rodas há espaço para todos (ANSR)
« Responder #3 em: 22 de Abril de 2019, 17:02 »
Boa tarde,

Para as "ultrapassagens irregulares" contam as circulações pela berma a velocidade moderada para fugir ás filas de trânsito. Logo no dia 1 na N10 na zona dos Foros da Catrapona junto ao desvio para a zona industrial do Seixal pelas 18h a operação estava montada com mais de 20 motocicistas já encostados e com coima de 60 euros. Este tipo de coima é Leve e sem sanção acessória, no entanto quem optou pela ultrapassagem pela faixa contrária pisando o traço continuo devido ao facto dos automobilistas não facilitarem tinha coima de 120 euros e sanção acessória Grave com perda de pontos.
Deviam também mandar parar os automobilistas para sensibilizar para o fato de facilitarem as ultrapassagens mas não, o objectivo não é avisar mas sim multar como habitualmente.  Não sou contras estas operações mas o objetivo assim é desvirtuado.
« Última modificação: 22 de Abril de 2019, 17:05 por Maverick »