Autor Tópico: Cruisym 300 - primeiras impressões  (Lida 786 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline davidsantos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 878
  • Localidade: sintra
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: CRUISYM 125
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #25 em: 10 de Abril de 2019, 11:15 »
Sim e a mota que compraste ,tem muito equipamento , o que por si sò ,representa muito dinheiro.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline NSilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2016
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 300i EVO
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #26 em: 11 de Abril de 2019, 09:32 »
No manual diz que o óleo dos travões é mudado cada 30.000 km.

Pois eu também concordo que isto dos 5 anos de garantia é um grande negócio para os concessionários e para a SYM.

Estou a pensar só ir à SYM até ao final dos 2 anos de garantia e depois irei a um mecânico que me dê confiança. Falam muito bem do César ex-Motobelas.

Como concessionários SYM tenho tido muito boas referências da Migtec no Cacém (se facultar em moto de cortesia será uma boa opção) ou a Loja das Motos na Caparica (podemos entregar a scooter em Lisboa, perto da praça de touros, e eles fazem o transporte de ida e volta para a oficina na Caparica).
Fui à Lombas e Curvas porque é perto de minha casa e é do mesmo grupo da Lismotor, na qual tenho um óptimo relacionamento com o Carlos Lebre.
A próxima revisão será daqui a 5.000 km e vou ter tempo para estudar melhor o assunto.
Agradeço os vossos comentários e sugestões.

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

De facto a Migtec é top! O Óscar é um poço de conhecimento no que toca a motas e improvisos.
Falo desta oficina porque é a que as duas motas cá da casa, frequentam.

De resto, penso que deves estudar melhor a revisão da mota e a cima de tudo, pedir opinião ao mecânico sobre a intervenção. Desse modo, podes ver se vale ou não a pena mudar certas coisas.

Offline davidsantos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 878
  • Localidade: sintra
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: CRUISYM 125
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #27 em: 11 de Abril de 2019, 10:43 »
De facto a Migtec é top! O Óscar é um poço de conhecimento no que toca a motas e improvisos.
Falo desta oficina porque é a que as duas motas cá da casa, frequentam.

De resto, penso que deves estudar melhor a revisão da mota e a cima de tudo, pedir opinião ao mecânico sobre a intervenção. Desse modo, podes ver se vale ou não a pena mudar certas coisas.

Subscrevo , Mig é onde a minha vai .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 167
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #28 em: 12 de Abril de 2019, 20:30 »

Ainda sobre a revisão dos 10.000 km no Lombas e Curvas, gostaria de acrescentar o seguinte:

Quando cheguei a casa fui ver com mais atenção o manual de manutenção da Cruisym 300 (extraído da Internet, mas é oficial da SYM) e constatei que há diversas limpezas e verificações para além da mudança do óleo da transmissão que me suscitou dúvidas se teriam sido feitas, dado não terem cobrado nenhuma despesa de óleo de transmissão. Assim fui a abrir a tampa que protege a caixa da transmissão, onde está alojada a correia, poli, roletes , etc, e verifiquei que o filtro no interior (de esponja) estava completamente sujo, cheio de pó e impurezas!!! Se não foi limpo é sinal que não abriram essa tampa... Então não limparam (ou substituíram caso necessário) a embraiagem, exterior da embraiagem e poli de accionamento. Também não limparam (ou substituíram caso necessário) certamente a correia, roletes e poli de accionamento, tudo isto operações previstas a efectuar cada 10.000 km. Está também previsto para esta revisão a inspecção da folga das válvulas e mais algumas verificações do motor que tudo leva a crer também não terão sido feitas?! Não sei bem que procedimento deverei tomar, se voltar á oficina e confrontá-los com esta situação ou deixar o assunto por aqui? (mas o filtro da caixa de transmissão já ficou limpo por mim, já que a tinha aberto). Mas não fiquei com confiança no serviço efectuado, pelo que não penso lá voltar, salvo para algum problema concreto específico, dado ser um concessionário SYM muito próximo da minha casa.
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline davidsantos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 878
  • Localidade: sintra
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: CRUISYM 125
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #29 em: 12 de Abril de 2019, 23:13 »
Depois do valor que te cobraram no mínimo deviam ter sido realizadas todas as operações preconizadas pelo fabricante, devias confrontá los e ver a reação a partir daí....
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Ildebrando

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2019
  • Mensagens: 1
  • Localidade: São João das Lampas
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #30 em: 13 de Abril de 2019, 10:17 »
Bom dia,

Bela compra, tenho exacatamente igual...300...branca.
Comprada em setembro de 2017, e usada maioritariamente nas deslocação de e para o trabalho (80km's +/- por dia), vai com 16.000km's sem qualquer problema.
Também aconselho a MigTec, muito profissionalismo e simpatia.

Cumprimentos
Ildebrando

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 167
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #31 em: 15 de Abril de 2019, 12:54 »

Relativamente ao assunto da revisão dos 10.000 km que a minha Cruisym 300 fez na semana passada, passei pelo concessionário hoje para me informarem melhor o que tinham feito na revisão e fiquei bastante decepcionado com o esclarecimento. Confirmaram que não tinham feito nada do que eu questionei que vem no manual, pois limitaram-se a mudar óleo, pastilhas do travão traseiro e verificações sumárias não especificadas (são palavras minhas que traduzem o que me foi dito). Quanto á mudança do óleo de transmissão dizem só mudar aos 20.000 km, que não é necessário antes (eu até acredito, mas no manual diz "mudar cada 10.000 km"), e ás verificações da correia transmissão, polis, embraiagem, folga das válvulas preconizadas no manual para esta revisão, dizem não o fazer por entenderem não ser preciso... e até questionaram se cobrando apenas 1 hora de M.O. como poderiam fazer tudo isso, que mais uma vez afirmam não considerar necessário nesta revisão. Eu também acho que muitas destas operações são um exagero fazer cada 10.000 km, mas se é o recomendado pela SYM... Por exemplo, na minha ex-Honda CBF 600 SA, em 70.000 km nunca precisou de afinar válvulas.

Posto isto, não fico com vontade de voltar a fazer as revisões neste concessionário. Caso a Migtec faculte uma moto/scooter de cortesia para poder voltar para Lisboa durante o tempo da revisão/reparação, será certamente uma hipótese futura a considerar, face ás muito boas referências que tenho lido de vários companheiros.
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline NSilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2016
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 300i EVO
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #32 em: 15 de Abril de 2019, 14:07 »
Ice, compreendo o teu descontentamento mas num aspeto eles têm razão: Em 1 hora de mão obra, não conseguem fazer todas as verificações necessárias.
Penso que em todos os concessionários, eles não seguem o manual à risca, pelo que o proprietário é que deve solicitar algumas verificações / apertos e posteriormente, na entrega da mota, confirmar se estes foram relizados.

É assim em vários sitios

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 167
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #33 em: 15 de Abril de 2019, 14:36 »
Ice, compreendo o teu descontentamento mas num aspeto eles têm razão: Em 1 hora de mão obra, não conseguem fazer todas as verificações necessárias.
Penso que em todos os concessionários, eles não seguem o manual à risca, pelo que o proprietário é que deve solicitar algumas verificações / apertos e posteriormente, na entrega da mota, confirmar se estes foram relizados.

É assim em vários sitios

Lamento, mas não concordo nada. Não sou eu que tenho que saber e dizer o que devem fazer nas revisões. Vem tudo no manual editado pela SYM e os concessionários devem cumprir...
« Última modificação: 15 de Abril de 2019, 14:37 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline NSilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2016
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 300i EVO
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #34 em: 15 de Abril de 2019, 18:57 »
Concordo a 100% com o que dizes, mas nunca vi uma oficina cumprir à risca a recomendação do manual  _thumbdown_

Offline davidsantos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 878
  • Localidade: sintra
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: CRUISYM 125
Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #35 em: 16 de Abril de 2019, 12:21 »
Lamento, mas não concordo nada. Não sou eu que tenho que saber e dizer o que devem fazer nas revisões. Vem tudo no manual editado pela SYM e os concessionários devem cumprir...

Concordo contigo se estás a pagar a uma oficina da marca ,eles é que teem de saber o que está preconizado pelo fabricante ,e não o cliente .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018