Autor Tópico: Cruisym 300 - primeiras impressões  (Lida 1663 vezes)

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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #25 em: 10 de Abril de 2019, 11:15 »
Sim e a mota que compraste ,tem muito equipamento , o que por si sò ,representa muito dinheiro.
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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #26 em: 11 de Abril de 2019, 09:32 »
No manual diz que o óleo dos travões é mudado cada 30.000 km.

Pois eu também concordo que isto dos 5 anos de garantia é um grande negócio para os concessionários e para a SYM.

Estou a pensar só ir à SYM até ao final dos 2 anos de garantia e depois irei a um mecânico que me dê confiança. Falam muito bem do César ex-Motobelas.

Como concessionários SYM tenho tido muito boas referências da Migtec no Cacém (se facultar em moto de cortesia será uma boa opção) ou a Loja das Motos na Caparica (podemos entregar a scooter em Lisboa, perto da praça de touros, e eles fazem o transporte de ida e volta para a oficina na Caparica).
Fui à Lombas e Curvas porque é perto de minha casa e é do mesmo grupo da Lismotor, na qual tenho um óptimo relacionamento com o Carlos Lebre.
A próxima revisão será daqui a 5.000 km e vou ter tempo para estudar melhor o assunto.
Agradeço os vossos comentários e sugestões.

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

De facto a Migtec é top! O Óscar é um poço de conhecimento no que toca a motas e improvisos.
Falo desta oficina porque é a que as duas motas cá da casa, frequentam.

De resto, penso que deves estudar melhor a revisão da mota e a cima de tudo, pedir opinião ao mecânico sobre a intervenção. Desse modo, podes ver se vale ou não a pena mudar certas coisas.

Offline davidsantos

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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #27 em: 11 de Abril de 2019, 10:43 »
De facto a Migtec é top! O Óscar é um poço de conhecimento no que toca a motas e improvisos.
Falo desta oficina porque é a que as duas motas cá da casa, frequentam.

De resto, penso que deves estudar melhor a revisão da mota e a cima de tudo, pedir opinião ao mecânico sobre a intervenção. Desse modo, podes ver se vale ou não a pena mudar certas coisas.

Subscrevo , Mig é onde a minha vai .
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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #28 em: 12 de Abril de 2019, 20:30 »

Ainda sobre a revisão dos 10.000 km no Lombas e Curvas, gostaria de acrescentar o seguinte:

Quando cheguei a casa fui ver com mais atenção o manual de manutenção da Cruisym 300 (extraído da Internet, mas é oficial da SYM) e constatei que há diversas limpezas e verificações para além da mudança do óleo da transmissão que me suscitou dúvidas se teriam sido feitas, dado não terem cobrado nenhuma despesa de óleo de transmissão. Assim fui a abrir a tampa que protege a caixa da transmissão, onde está alojada a correia, poli, roletes , etc, e verifiquei que o filtro no interior (de esponja) estava completamente sujo, cheio de pó e impurezas!!! Se não foi limpo é sinal que não abriram essa tampa... Então não limparam (ou substituíram caso necessário) a embraiagem, exterior da embraiagem e poli de accionamento. Também não limparam (ou substituíram caso necessário) certamente a correia, roletes e poli de accionamento, tudo isto operações previstas a efectuar cada 10.000 km. Está também previsto para esta revisão a inspecção da folga das válvulas e mais algumas verificações do motor que tudo leva a crer também não terão sido feitas?! Não sei bem que procedimento deverei tomar, se voltar á oficina e confrontá-los com esta situação ou deixar o assunto por aqui? (mas o filtro da caixa de transmissão já ficou limpo por mim, já que a tinha aberto). Mas não fiquei com confiança no serviço efectuado, pelo que não penso lá voltar, salvo para algum problema concreto específico, dado ser um concessionário SYM muito próximo da minha casa.
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Offline davidsantos

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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #29 em: 12 de Abril de 2019, 23:13 »
Depois do valor que te cobraram no mínimo deviam ter sido realizadas todas as operações preconizadas pelo fabricante, devias confrontá los e ver a reação a partir daí....
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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #30 em: 13 de Abril de 2019, 10:17 »
Bom dia,

Bela compra, tenho exacatamente igual...300...branca.
Comprada em setembro de 2017, e usada maioritariamente nas deslocação de e para o trabalho (80km's +/- por dia), vai com 16.000km's sem qualquer problema.
Também aconselho a MigTec, muito profissionalismo e simpatia.

Cumprimentos
Ildebrando

Offline Ice

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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #31 em: 15 de Abril de 2019, 12:54 »

Relativamente ao assunto da revisão dos 10.000 km que a minha Cruisym 300 fez na semana passada, passei pelo concessionário hoje para me informarem melhor o que tinham feito na revisão e fiquei bastante decepcionado com o esclarecimento. Confirmaram que não tinham feito nada do que eu questionei que vem no manual, pois limitaram-se a mudar óleo, pastilhas do travão traseiro e verificações sumárias não especificadas (são palavras minhas que traduzem o que me foi dito). Quanto á mudança do óleo de transmissão dizem só mudar aos 20.000 km, que não é necessário antes (eu até acredito, mas no manual diz "mudar cada 10.000 km"), e ás verificações da correia transmissão, polis, embraiagem, folga das válvulas preconizadas no manual para esta revisão, dizem não o fazer por entenderem não ser preciso... e até questionaram se cobrando apenas 1 hora de M.O. como poderiam fazer tudo isso, que mais uma vez afirmam não considerar necessário nesta revisão. Eu também acho que muitas destas operações são um exagero fazer cada 10.000 km, mas se é o recomendado pela SYM... Por exemplo, na minha ex-Honda CBF 600 SA, em 70.000 km nunca precisou de afinar válvulas.

Posto isto, não fico com vontade de voltar a fazer as revisões neste concessionário. Caso a Migtec faculte uma moto/scooter de cortesia para poder voltar para Lisboa durante o tempo da revisão/reparação, será certamente uma hipótese futura a considerar, face ás muito boas referências que tenho lido de vários companheiros.
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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #32 em: 15 de Abril de 2019, 14:07 »
Ice, compreendo o teu descontentamento mas num aspeto eles têm razão: Em 1 hora de mão obra, não conseguem fazer todas as verificações necessárias.
Penso que em todos os concessionários, eles não seguem o manual à risca, pelo que o proprietário é que deve solicitar algumas verificações / apertos e posteriormente, na entrega da mota, confirmar se estes foram relizados.

É assim em vários sitios

Offline Ice

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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #33 em: 15 de Abril de 2019, 14:36 »
Ice, compreendo o teu descontentamento mas num aspeto eles têm razão: Em 1 hora de mão obra, não conseguem fazer todas as verificações necessárias.
Penso que em todos os concessionários, eles não seguem o manual à risca, pelo que o proprietário é que deve solicitar algumas verificações / apertos e posteriormente, na entrega da mota, confirmar se estes foram relizados.

É assim em vários sitios

Lamento, mas não concordo nada. Não sou eu que tenho que saber e dizer o que devem fazer nas revisões. Vem tudo no manual editado pela SYM e os concessionários devem cumprir...
« Última modificação: 15 de Abril de 2019, 14:37 por Ice »
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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #34 em: 15 de Abril de 2019, 18:57 »
Concordo a 100% com o que dizes, mas nunca vi uma oficina cumprir à risca a recomendação do manual  _thumbdown_

Offline davidsantos

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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #35 em: 16 de Abril de 2019, 12:21 »
Lamento, mas não concordo nada. Não sou eu que tenho que saber e dizer o que devem fazer nas revisões. Vem tudo no manual editado pela SYM e os concessionários devem cumprir...

Concordo contigo se estás a pagar a uma oficina da marca ,eles é que teem de saber o que está preconizado pelo fabricante ,e não o cliente .
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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #36 em: 15 de Maio de 2019, 20:46 »

Depois do meu último "post" fiz uma viagem/passeio até Soure e volta para Lisboa, num evento do CPM muito agradável, constante no tópico de eventos deste Fórum, e tive oportunidade de melhor conhecer o comportamento da Cruisym em estrada. No entanto, dada as características do passeio e das montadas dos companheiros de viagem, nunca tive oportunidade de passar dos 130 km/h, e mesmo essa velocidade muito raramente, pois viajamos mais numa faixa entre os 80 e 125 km/h, e estes últimos apenas no troço inicial de AE Lisboa-Aveiras (a restante viagem foi sempre por EN's). Assim não posso adiantar muito mais do que o que já disse no primeiro "post" de 9 de Abril e confirmar as boas aptidões estradistas desta scooter que me satisfizeram bastante.

Até agora fiz apenas cerca de 900 km com a Cruisym desde que a comprei. Ainda só  atestei o depósito 3 vezes, com consumos de 3,74 l/100 km; 3,88 e 3,54 (este último respeita á viagem/passeio a Soure).

A única menção menos favorável, ao contrário de quase tudo o que tenho lido, é relativamente ao banco do condutor, conforme referi no 1º "post", pois tem uma certa inclinação para a frente que faz com que o rabo tenha tendência a escorregar para a frente no assento... E o formato do assento do condutor, na parte mais traseira onde assentam as nádegas, parece-me pouco largo e pouco envolvente e sente-se a falta de maior espessura de espuma (ou gel). Julgo que para uma utilização citadina e/ou percursos não superiores a 60 minutos seguidos não colocará problema, mas para viagens já não me parece o ideal. Este aspecto ficou confirmado neste passeio/viagem mas, com já referi, julgo que é passível de melhoramento com um bom estofador... Mas podia ser funcionalmente mais bem concebido, embora tenha muito bom aspecto.

Outra coisa que queria referir respeita ás manchas no interior do vidro das ópticas, que já vinham quando a comprei, e afinal não me parecem de condensação pois são permanentes e com um aspecto um tanto oleoso translucido. Com as lâmpadas apagadas nem se vêm, mas com os médios ou máximos acesos notam-se bem. Na sequência da minha reclamação no Lombas e Curvas, tive de deixar lá a scooter em data marcada para um técnico da SYM avaliar e passados uns dias (talvez 2 semanas) telefonaram-me a dizer que a SYM tinha aceite a reclamação ao abrigo da garantia e que iriam enviar 2 ópticas novas para substituição, tendo agendado o próximo dia 23 para deixar lá a Cruisym para essa substituição. Valeu a pena reclamar, e nem sequer retirei previamente as lâmpadas LED de médios e máxximos.

E por agora não tenho mais nada de significativo a relatar, estando bastante satisfeito com a Cruisym 300. Para a cidade é óptima, não é preciso mais, para a estrada é muito satisfatória, embora pudesse ter umas melhores acelerações, dentro do possível para uma 300 cc, mas mesmo assim satisfaz, com um particular destaque para a óptima posição de condução e suavidade no comportamento.

Boas curvas  _convivio_

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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #37 em: 16 de Maio de 2019, 08:37 »
Olá Ice,

Tenho de concordar no que dizes acerca do banco do condutor.
Comparando à irmã mais velha (GTS 300) o encosto faz diferença.
Quando andei com a cruisym 125, dei por mim com o rabo em cima do "declive" entre o condutor e pendura e por vezes andei ali ajeitar a coisa.

Esse problema das óticas ainda bem que foi reportado, assim a SYM resolve e podes apurar e dar feedback se é da qualidade do material que é manhosa ou não.

Os consumos apresentados não me parecem nada de alarmante, no entanto chego a atingir os 3.8lt/100 quando faço muita cidade de um depósito. Talvez seja o caso desses 3.88lt/100 não ?

De resto, penso que está pronta para fazer muito mais km  _palmas_ _convivio_ _lool_

Offline Ice

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Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
« Responder #38 em: 16 de Maio de 2019, 17:00 »
Olá Ice,

Tenho de concordar no que dizes acerca do banco do condutor.
Comparando à irmã mais velha (GTS 300) o encosto faz diferença.
Quando andei com a cruisym 125, dei por mim com o rabo em cima do "declive" entre o condutor e pendura e por vezes andei ali ajeitar a coisa.

Esse problema das óticas ainda bem que foi reportado, assim a SYM resolve e podes apurar e dar feedback se é da qualidade do material que é manhosa ou não.

Os consumos apresentados não me parecem nada de alarmante, no entanto chego a atingir os 3.8lt/100 quando faço muita cidade de um depósito. Talvez seja o caso desses 3.88lt/100 não ?

De resto, penso que está pronta para fazer muito mais km  _palmas_ _convivio_ _lool_

O consumo maior foi mais em cidade e arredores, talvez esticando um pouco na AE até Oeiras, mas isto num percurso pequeno. Julgo que tem também a ver com o enchimento do depósito, pois dessa vez terá até saído um pouco por fora... Estava à espera era que não passasse dos 3,2 l/100 km no passeio, pois foi sempre em velocidades moderadas. Mas ainda é cedo para retirar conclusões.

Uma característica desta Cruisym que muito aprecio e que ainda não referi é a facilidade em colocar no descanso central, sem esforço nenhum. Não tem qualquer comparação com o esforço enorme que tinha de fazer para colocar a Honda CBF 600 no descanso central, o que fazia com que raramente o utilizasse. Na Cruisym utilizo-o na maioria das vezes.

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« Última modificação: 16 de Maio de 2019, 20:04 por Ice »
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