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Eventual compra de uma scooter Piaggio Beverly 350 Sport Touring ABS/ASR

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Ice:
Abri este tópico para não continuar a abusar do DB do companheiro Arlindobar, onde fiz algumas intervenções, e porque tenho mais desenvolvimentos relativos a uma eventual aquisição de uma scooter Piaggio Beverly 350 Sport Touring ABS/ASR usada, de 2014, com cerca de 14.000 km.

Hoje finalmente consegui fazer um pequeno "test drive" a uma scooter destas, de 2018, com apenas 1.600 km. Como dispunha de pouco tempo para a utilizar apenas fiz cerca de 15 km, não mais de 20 minutos, por um percurso que envolveu alguns kms no eixo Norte/Sul, entrada em Sete-Rios saída para a 2ª Circular na zona do Aeroporto, 2ª circular, depois de Benfica saída para Monsanto para fazer as curvas da estrada que passa no Clube de Tiro, até Pupilos do Exercito, Av. General Correia Barreto até Sete-Rios e regresso a casa nas proximidades.
Deu para confirmar o seu óptimo comportamento em cidade, no arranque, a curvar, notável aceleração nomeadamente dos 80 aos 120 km/h. Pareceu existir um certo "fosso" na aceleração aí na casa dos 60 km/h, mas nada de especial. A partir dos 120 km/h desiludiu-me um pouco, esperava mais, mas também não tive estrada para poder esticar á vontade e mal cheguei aos 140 km/h. Vi que daria mais, mas algo lentamente, até que limite não pude constatar.
A protecção aerodinâmica até aos 120 km/h é aceitável/boa, mas a partir daí para cima leva-se alguma "pancada" do vento, e julgo que para circular muito tempo a 130/140 km/h em AE deixará um tanto a desejar... Talvez com um vidro maior essa questão possa ser minimizada, mas o vidro maior não fica muito bem estéticamente nesta scooter, na minha opinião. Por acaso ainda tenho um deflector da Puig da minha antiga Kymco DT que vi que servirá (estéticamente também fica mal, mas é fácil de por e tirar), mas não deu para experimentar.
Devo salientar que me pareceu que o motor desta scooter que experimentei pode ainda estar muito "preso" pois só tem 1.600 km, na mão de uma senhora, que sei não andar a grandes velocidades. A minha base de comparação de scooters é apenas a Kymco DT 300 i ABS que tive durante 18 meses e com a qual fiz cerca de 15.000 km. Julgo que teria 29 cv enquanto esta terá 30,3 cv, e não notei diferença muito significativa!!! Estava á espera de notar uma melhoria clara na aceleração... mas não me pareceu assim tanto... Mas a minha DT 300i estava bem esticada e tinha um filtro BMC e velas iridium. Mas sinceramente esperava notar grande diferença da Beverly 350 para a Kymco DT 300i mas fiquei ligeiramente desapontado.
Quanto á comodidade, qualidade de construção e maleabilidade é bastante melhor que a DT 300i, como já calculava.
Refiro que a scooter que testei tinha um "avental"/proteção das pernas montado, muito espesso e envolvente, que dificultava um pouco a entrada e saída da scooter...
Quanto á posição de condução estranhei um pouco, pois o vidro para-brisas fica muito próximo da cabeça do condutor... mas com o tempo admito que se possa habituar.
O ralenti pareceu-me muito baixo, a scooter tremelicava um pouco, mas sem cont-rotações não consegui perceber se estava bem regulado? A roda trazeira não rodava, em posição parado, no descanso central, com o motor a trabalhar, ficava imóvel.

No meu entender faltam algumas funcionalidades que eu julgo que uma scooter desta categoria e preço merecia ter, que refiro:
   - Conta-rotações: não é indispensável, mas merecia (a DT tinha).
   - Travão de estacionamento.
   - 4 piscas para emergência (a DT tinha).
   - O indicador dos piscas devia ser duplo, uma seta para a direita outra para a esquerda. Como não se vêm os picas, e a luz avisadora pisca igualmente para os 2 lados não se sabe para que lado estão a piscar... (não me lembro se a DT tinha ou não, mas julgo que sim).
    - O curso do punho do acelerador pareceu-me demasiado longo, obriga a grande rotação do pulso, ou mudar a posição da mão!!!

Posto isto a minha conclusão é que para a cidade e "arredores" (até velocidades de 120 km/h) é indiscutivelmente uma belíssima scooter e não hesitaria na compra.
Já para viagens, nomeadamente em AE, parece-me que a protecção aerodinâmica do condutor deixa um tanto a desejar e não consegui apurar (dado o pouco tempo e distância percorrida) se o motor e aerodinâmica permitira velocidades de cruzeiro prolongadas em AE da ordem dos 130-140 km/h?
Assim sendo estou ainda hesitante, a precisar de melhor ponderação, se realmente não me irei arrepender de deixar a minha Honda CBF 600 SA (que já me pesa um tanto em manobras parada...) por esta scooter???...
 _convivio_

fastnet:
A DT300 já tinha um motor espevitado é normal que não notes grandes diferenças para a Beverly350.
Relativamente à troca da cbf600, irás ganhar um pouco de conforto e no peso, mas perdes muito motor.
Há que pesar a troca consoantes as tuas prioridades atuais.

Ice:

--- Citação de: fastnet em 26 de Fevereiro de 2019, 17:31 ---
A DT300 já tinha um motor espevitado é normal que não notes grandes diferenças para a Beverly350.
Relativamente à troca da cbf600, irás ganhar um pouco de conforto e no peso, mas perdes muito motor.
Há que pesar a troca consoantes as tuas prioridades atuais.

--- Fim de Citação ---
Eu pensava numa troca da CBF 600 dentro de talvez 1 ano, devido principalmente ao peso e alto centro de gravidade que já me vão dificultando algumas vezes em manobras parado. A andar não tenho qualquer problema. Por isso pensei na scooter, mas de roda alta para ser mais cómoda e maior estabilidade. Ora de roda alta com mais de 300 cc só estou a ver a Beverly 350 e parecida, mas com 300 cc, a Honda SH 300 (abaixo de 300 cc não estou interessado) . Mas a estética e a maior potência da Piaggio fez-me inclinar para esta e já há algum tempo tenho por hábito ver anúncios de Beverly 350 usadas, que raramente aparecem. Para ir para uma scooter de maior cilindrada e gabarito não quero, para isso manteria a minha actual moto.
Por acaso há poucos dias vi o anúncio de uma Beverly 350 com 4 anos e 14.000 km, duma cor que gosto, e telefonei para o anúncio só por curiosidade. Conversa puxa conversa e verifiquei que o vendedor está numa fase oposta à minha e queria passar para uma moto de maior potência. Sugeri uma eventual troca que por acaso lhe interessou. A grande vantagem do negócio é que não teria o trabalho de vender a minha primeiro, e apenas teria de desembolsar alguns €€, não muitos, pois minha CBF é de 2008 com 69.500 km e a Beverly é de 2014 com 14.000 km.
Não fora ser uma troca não pensaria em mudar já para uma scooter... Mas como não aparecem muitas Beverly 350 usadas, nem um negócio assim, acabei por me interessar. No entanto o dono da Beverly reside noutra ponta do País e não queria fazer uma deslocação grande sem ter a certeza de querer ir para a frente com o negócio. Para isso precisava de experimentar uma Beverly 350, o que só hoje consegui e por pouco tempo, dado não ter encontrado nenhum concessionários Piaggio com uma disponível para teste.
Mas com anteriormente referi não consegui ainda tomar uma decisão, por ter algumas dúvidas se a Beverly 350 me satisfará nas viagens/passeios que queira fazer, dado que estou reformado e grande parte da utilização é em passeio. No entanto eu não sou de grandes velocidades, nem gosto de viajar por AE, mas por vezes no final do dia de regresso, ou por alguma pressa, gostaria que a scooter rolasse bem a velocidades de 130 a 140 km/h, com ainda alguma folga, eventualmente algumas horas seguidas, e é este aspecto que me causa ainda algumas dúvidas, pois para a maioria da restante utilização satisfaz-me plenamente.
Posso referir que nunca ando com pendura e viagens maiores poderei fazer apenas umas 2 vezes por ano.
Mas tenho de resolver rapidamente para dar uma resposta ao vendedor da Beverly.

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

JetSetWilly:
"gostaria que a scooter rolasse bem a velocidades de 130 a 140 km/h, com a ainda alguma folga"

Caro isto só consegues com uma scooter 400 ou 500.
Uma 300 ou 350 já estão demasiado perto do limite para serem ágeis nesse regime.
Só com roletes que diminuissem o arranque inicial e oferecessem velocidade de ponto. Ou seja aumentar o peso.

Talvez a Kymco 400, anda por ai uma a venda na net (não é a minha).
Ab

Ice:

Mas eu tenho lido em todo o lado que a Beverly 350 Sport Touring tem a leveza e agilidade duma 125 e as performances duma 400!
Tudo me levava a crer que seria claramente superior a uma Kymco DT 300i em performances.
Fiquei a matutar se a Beverly 350 que experimentei não estaria com algum defeito. Por um lado, como referi, o ralenti parecia muito baixo e a scooter tremelicava muito parada, que diminuía bastante se apertasse a manete do travão de trás. E também experimentei acelerar com a scooter no descanso central com a roda no ar, e parecia-me que o motor desenvolvia muito mal, e até o barulho era muito fraco e pouco vibrante... Nada parecido com o "brum" que a minha antiga DT 300i fazia nas mesmas condições (tinha o escape absolutamente normal de origem)!
Estou com receio que o breve "teste drive" com aquela Beverly me possa ter induzido em erro...  _pensador_, mas nenhum concessionário da Piaggio que contactei tem actualmente uma Beverly 350 SP ara teste-drive.
Agradeço todas as vossas opiniões.

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