Autor Tópico: MOTOROiD da Yamaha  (Lida 3047 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
MOTOROiD da Yamaha
« em: 24 de Fevereiro de 2019, 18:31 »


Anualmente, desde 1953, são selecionados diversos projetos de produtos industriais de todo o mundo, numa competição promovida pelo iF International Forum Design, a organização de design independente mais antiga do mundo, sediada em Hannover na Alemanha. 
Para a Yamaha, nesta competição, este é o sexto prémio de design consecutivo, e para o conceito MOTOROiD da Yamaha, esta é a terceira homenagem que recebe, em todas as três principais competições globais de design.
Além de atrair muita atenção quando esteve em exposição em vários eventos, incluindo o 45º Tokyo Motor Show em 2017, o MOTOROiD já tinha recebido o prémio Gold no "International Design Excellence Awards (IDEA)" e o prémio Luminary no Red Dot: Design Concept 2018.

Ao receber também o iF Design Award, o MOTOROiD foi reconhecido por todas as três principais competições mundiais de design.

O MOTOROiD inspira uma visão de mobilidade futura que posiciona os veículos para além de um simples meio de transporte. No entanto, a sua forte  imagem exterior está deliberadamente longe de ser atrativa. O quadro mantém traços claros dos cortes feitos para a sua criação, a carenagem está marcada com "cicatrizes" sem verniz aqui e ali, os pneus estão desgastados ao ponto de que até mesmo os sulcos serem quase inexistentes. Os designers e engenheiros queriam mostrar ao público o que os seus repetidos conflitos criativos deram à luz, de uma forma inalterada.

O MOTOROiD visa demonstrar a mobilidade pessoal em que o motociclista interage harmoniosamente com a máquina. Equipado com um controle de equilíbrio de alta precisão, suportado por inteligência artificial e tecnologia autónoma, o MOTOROiD tem a capacidade de sentir a sua própria posição e no momento ajustar o seu centro de gravidade de forma a ficar de pé sem qualquer ajuda. Tem também a capacidade de reconhecer o seu "dono" e interagir com ele em outros aspetos graças à sua avançada interface homem-máquina (IHM).

noticia: https://www.andardemoto.pt/moto-news/41983-conceito-motoroid-da-yamaha-ganha-global-if-design-award-2019/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"