Autor Tópico: Quadro Xmax 125 e documentos  (Lida 9667 vezes)

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #25 em: 05 de Março de 2019, 20:13 »
Penso que só enviam para casa do proprietario. Pergunta no IMT no teu caso, quando tiveres o documento de compra, se podes registar assim. Porque o documento que vais pedir de pouco serve porque será alterado com a tua compra. Já não há livrete, o documento tem informações do veículo e do proprietário
http://www.imtonline.pt/

Já agora verifica aqui se não há problemas
http://www.imt-ip.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp
Quando falo em livrete tava me referindo ao DUA, documento único automóvel, nos registos acho que pedem o DUA para passagem de nome, daí o querer, se não fosse preciso ainda era melhor para mim. Será que só com o papel de compra e venda mudo a mota para meu nome?
Já verifiquei e a matrícula não está cancelada.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #26 em: 05 de Março de 2019, 20:50 »
Experimenta perguntar, de qualquer maneira quem pode pedir uma segunda via é o proprietário atual.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #27 em: 05 de Março de 2019, 21:51 »
Experimenta perguntar, de qualquer maneira quem pode pedir uma segunda via é o proprietário atual.

"A mudança de proprietário exige documentos como o Documento Único Automóvel (DUA) do veículo, o cartão de cidadão dos intervenientes no negócio e uma declaração de venda automóvel."

E se mandaram a carta com a declaração estou a ver que não mandaram uma copia do cartão de cidadão, mais uma coisa a faltar, e o DUA parece mesmo necessário, e o estranho de pedir segunda via é que no IMTT online consigo pedir a segunda via do DUA, mas agora não sei é se chegam a enviar, pois não sou o propriétario.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #28 em: 06 de Março de 2019, 08:17 »
Como já foi dito a situação é delicada pela inexistência de documentos.
Se receberes o documento de venda já é uma vitória, embora não suficiente. Pode ser que enviem junto o resto dos documentos.
A existência de testemunhas do negócio seria importante
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #29 em: 06 de Março de 2019, 19:58 »
Como já foi dito a situação é delicada pela inexistência de documentos.
Se receberes o documento de venda já é uma vitória, embora não suficiente. Pode ser que enviem junto o resto dos documentos.
A existência de testemunhas do negócio seria importante
Bem, já tenho o papel de compra e venda, como as fotos do cartão de cidadão do proprietário, mas o DUA cada vez mais parece impossível de ter, ele não tem o seu contribuinte registado nas finanças, pelo qual não tem maneira de online pedir a segunda via do DUA, não sei como será possível passar a Mota par meu nome..ainda por cima o dono está em Inglaterra, o que dificulta mais as coisas :s

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #30 em: 07 de Março de 2019, 13:33 »
Sem Dua , não mudas de nome.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #31 em: 07 de Março de 2019, 13:39 »
Sem Dua , não mudas de nome.
Pois, estou a ver que não, com o vendedor presente não é preciso, sem estar presente é preciso, não percebo a razão. Tenho tudo menos o DUA.

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 790
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #32 em: 07 de Março de 2019, 14:00 »
Pois, estou a ver que não, com o vendedor presente não é preciso, sem estar presente é preciso, não percebo a razão. Tenho tudo menos o DUA.

Caro,
Não te quero criar uma falsa esperança, mas tenho quase a certeza que se fores presencialmente (não pode ser online) ao IMTT fazer a transferência de propriedade com a declaração de compra e venda e solicitares tu (futuro proprietário) a 2ª via do DUA, o procesos é tratado sem problema. Dizes que compraste o veículo, tens declaração de venda, mas o DUA extraiou-se (não interessa quem o extraviou).
O que o IMTT faz nestes casos é confirmar que o veículo está mesmo em nome do vendedor e executa a transferência (mesmo sem o DUA), mas cobra a emissão da 2ª via (que acaba por não emitir uma vez que no final apenas emite o novo já em teu nome).
Repito, não te quero dar uma falsa esperança, mas tenho certeza quase absoluta que a transferência é aceite, fica é um pouco mais cara.

A questão que pode aqui estar é... e será que essa matricula é mesmo desse quadro? Só quando receberes DUA é que poderá confirmar que essa matricula tem mesmo o numero de quadro que tens na tua maxi, mas que isso é coisa que ninguém verifica (penso eu...), eu por exemplo desconheço se o da minha está correto  _pensador_

Boa sorte  scooter_
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2530
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #33 em: 07 de Março de 2019, 14:12 »
Companheiro IlidioM3,

O que me foi dito pelo Registo Automóvel é que sem o proprietário presente não há nada para miguem mas se ele lá na Inglaterra aceder ao site oficial da IMT e for aqui : https://justica.gov.pt/Servicos/Pedir-Documento-Unico-Automovel-Certificado-de-matricula#Quempodepedir e fazer o pedido identificando-se como o proprietário da viatura fazendo o pagamento eles mandam-lhe a segunda via para a morada que está no DUA. Isto foi o que a senhora disse .

Já me aconteceu isso mas tinha a antiga proprietária presente e foi registado na hora sem pedir a segunda via diretamente para o meu nome.

Espero ter ajudado.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #34 em: 07 de Março de 2019, 14:39 »
Caro,
Não te quero criar uma falsa esperança, mas tenho quase a certeza que se fores presencialmente (não pode ser online) ao IMTT fazer a transferência de propriedade com a declaração de compra e venda e solicitares tu (futuro proprietário) a 2ª via do DUA, o procesos é tratado sem problema. Dizes que compraste o veículo, tens declaração de venda, mas o DUA extraiou-se (não interessa quem o extraviou).
O que o IMTT faz nestes casos é confirmar que o veículo está mesmo em nome do vendedor e executa a transferência (mesmo sem o DUA), mas cobra a emissão da 2ª via (que acaba por não emitir uma vez que no final apenas emite o novo já em teu nome).
Repito, não te quero dar uma falsa esperança, mas tenho certeza quase absoluta que a transferência é aceite, fica é um pouco mais cara.

A questão que pode aqui estar é... e será que essa matricula é mesmo desse quadro? Só quando receberes DUA é que poderá confirmar que essa matricula tem mesmo o numero de quadro que tens na tua maxi, mas que isso é coisa que ninguém verifica (penso eu...), eu por exemplo desconheço se o da minha está correto  _pensador_

Boa sorte  scooter_

Vou lá ao IMTT daqui a nada ver se consigo alguma coisa..
A matrícula é do quadro, até tenho aquela declaração que o stand dá até chegar o DUA, ainda tentei nos registos ver se isso podia servir de DUA, mas nada..
Companheiro IlidioM3,

O que me foi dito pelo Registo Automóvel é que sem o proprietário presente não há nada para miguem mas se ele lá na Inglaterra aceder ao site oficial da IMT e for aqui : https://justica.gov.pt/Servicos/Pedir-Documento-Unico-Automovel-Certificado-de-matricula#Quempodepedir e fazer o pedido identificando-se como o proprietário da viatura fazendo o pagamento eles mandam-lhe a segunda via para a morada que está no DUA. Isto foi o que a senhora disse .

Já me aconteceu isso mas tinha a antiga proprietária presente e foi registado na hora sem pedir a segunda via diretamente para o meu nome.

Espero ter ajudado.

Para isso seria preciso ele estar registado nas finanças né? O problema é ele nunca se ter registado no site das finanças, se não já tinha isso resolvido, até que pedi a segunda via da matrícula pela minha conta, o que não deve dar andamento ao processo pois vão verificar que o contribuinte não é o mesmo.

Um grande obrigado a todos por estarem a dar soluções para o meu problema.

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #35 em: 07 de Março de 2019, 16:10 »
Não deu para passar para meu nome no IMTT, mas já tenho dois documentos para o proprietário imprimir, assinar e depois enviar, para pedir a segunda via do DUA.
Isto lá e cá está a ser uma trabalheira..espero que depois tudo dê certo, que isso está a dar muita dor de cabeça.

IlidioM3

  • Visitante
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #36 em: 18 de Março de 2019, 19:07 »
Boas novidades!
A mota já está em meu nome!
Amanha segue para a oficina para fazer revisão e substituir o kit da correia.
Ao fim desse tempo todo lá acabou a dor de cabeça!
Um obrigado a todos pela ajuda dada!

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2530
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #37 em: 18 de Março de 2019, 19:23 »
Boas novidades!
A mota já está em meu nome!
Amanha segue para a oficina para fazer revisão e substituir o kit da correia.
Ao fim desse tempo todo lá acabou a dor de cabeça!
Um obrigado a todos pela ajuda dada!


Ainda bem que a novela teve um final feliz.  _pol_

Depois da revisão vai dar um bom passeio,

Boas curvas
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #38 em: 18 de Março de 2019, 19:42 »
Parabéns pelo desenlace feliz. Agora é aproveitar :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Quadro Xmax 125 e documentos
« Responder #39 em: 18 de Março de 2019, 20:04 »
 scooter_  _pol_  _palmas_  _lool_
SYM GTS 125i