Autor Tópico: Reset ??  (Lida 1743 vezes)

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Reset ??
« em: 06 de Dezembro de 2019, 15:32 »
Viva ! Há  umas semanas atrás  mudei o oleo , carrego no botão  e  fica a zeros cada 3000kms volta a a acender  a luz , no entanto ontem troquei a bateria  e reparei que o relogio ficou com a hora alterada ouaeja é  como se fiseze reset , agora pergunto será  que a luz do oleo tambem ficou reseteada  , e esta a começar  como se fosse  nesse dia que mudei o oleo , ou sera que isso  fica nalguma memoria interna ? E que mudei oleo ja algum tempo e não  sei quantos kms fiz , espero  sempre que volte ascender  a luz..
P.s. não  tenho nenhum botão  que me indique quantos kms andei desde a ultima muda de oleo

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Reset ??
« Responder #1 em: 06 de Dezembro de 2019, 15:49 »
Boas..isso parece a minha yamaha maxster.. Mas em geral essa parte da revisao nao altera

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk


NSilva

  • Visitante
Re: Reset ??
« Responder #2 em: 06 de Dezembro de 2019, 19:06 »
Eu pessoalmente não sei responder à tua questão mas sugeria que, caso ninguém soubesse, o seguinte:

Reinicia o contador da revisão;
Anda uns 3 km com ela
Retira a bateria, volta a colocar e vê como ficou
Tens logo a resposta

Offline VitorMelo

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2019
  • Mensagens: 16
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-MAX 125
Re: Reset ??
« Responder #3 em: 06 de Dezembro de 2019, 20:29 »
Olá companheiro
Aplicando os meus conhecimentos de electrónica, acredito que o fabricante tenha utilizado neste sistema A memória RAM, ou memória de acesso randômico, é utilizada por computadores de todo tipo para armazenar informações de forma temporária, usualmente perdidas após o desligamento de uma fonte de energia, seja tomada ou bateria., quer dizer, memória de acesso randômico, utilizada por sistemas de todo tipo para armazenar informações de forma temporária, usualmente perdidas após o desligar de uma fonte de energia, neste caso a bateria”.
Desta forma enquanto estiverem com alimentação armazenam informações, que permanecem registadas ainda que lhes falte A energia.
Desculpem a minha descrição muito tecnica mas penso que é interessante passar esta informação que pode ser util noutras situações.
Como nunca sabemos os detalhes do fabricante, a sugestão do companheiro NSilva pode responder a tua pergunta

 

Offline VitorMelo

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2019
  • Mensagens: 16
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-MAX 125
Re: Reset ??
« Responder #4 em: 06 de Dezembro de 2019, 20:55 »
Desculpem o texto anterior. Agora de forma mais clara

Olá companheiro
Aplicando os meus conhecimentos de electrónica, acredito que o fabricante tenha utilizado neste sistema memórias RAM, quer dizer memória de acesso randômico, utilizadas por sistemas de todo tipo para armazenar informações de forma temporária, e que se pretende que não se apaguem após o desligar da fonte de energia, neste caso a bateria.
Desculpem a minha descrição muito tecnica mas penso que é interessante passar esta informação que pode ser util noutras situações.
Como nunca sabemos os detalhes do fabricante, a sugestão do companheiro NSilva pode responder a tua pergunta

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Reset ??
« Responder #5 em: 07 de Dezembro de 2019, 00:39 »
Boas companheiro mudas o óleo de quantos em quantos kms?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Online Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Reset ??
« Responder #6 em: 07 de Dezembro de 2019, 08:28 »
Que confusão, VitorMelo...
A "memória" usada nos totalizadores e afins é uma EEPROM, un sistema de memoria não volátil.
Por isso nunca se perde, por exemplo, o total de kilómetros quando se tira a bateria da viatura.
Neste caso do óleo, sem poder afirmar com 100% certeza, imagino que o último reset de manutenção não se apague.

Podes sempre mudar o óleo e andar descansado...

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: Reset ??
« Responder #7 em: 07 de Dezembro de 2019, 10:26 »
Boas companheiro mudas o óleo de quantos em quantos kms?

Mudo o oleo quando volta a ascender a luz , supostamente  cada 3000kms.