Autor Tópico: ROADSTER (Naked)  (Lida 1497 vezes)

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ROADSTER (Naked)
« em: 16 de Fevereiro de 2019, 19:59 »
Esta é a categoria mais importante de motas em França , mas o que exatamente caracteriza uma roadster ?

Para entender do que estamos a falar, temos que recuar um pouco, porque a origem do termo roadster vem primeiro do automóvel. Inicialmente, essa palavra significava descapotável de dois lugares.

No mundo dos veículos de duas rodas, o termo surgiu em 1970 com a Norton Commando 750 "Roadster", mas até o final do século 20  esse título não foi usado para designar uma nova categoria de motociclos.

Porque antes, havia especialmente o que se chamava básico: máquinas simples, pouco melhores que as utilitárias, acessíveis ao maior número de pessoas, tanto em termos de desempenho quanto de preço. Em suma, o básico era a moto, “raw foundry”, sem diversão mas fazendo o trabalho, principalmente para iniciantes. 
A Kawasaki Er-5, a Suzuki GS 500 e outra Yamaha 600 Diversion permitiram que o maior número de pessoas se iniciasse nos motociclos.

Depois os engenheiros tiveram a ideia de despojar as desportivas da carenagem para reduzir a moto à sua própria essência: uma estrutura, um motor GRANDE para sensações ou divertimento e especialmente muito mais barato do que uma desportiva. Então, não é mais uma questão de pegar um bloco de motor de última geração, mas fazer algo novo com o velho, tendo um sólido bloco de motor comprovado, que mostrou sua força e desempenho, mas significativamente revisto para ter um caráter suavizado ou um pouco mais disponível em baixa velocidade que o desportivo com uma posição motriz mais fácil, perto de um básico ou um estradista.Este é o nascimento dos primeiros roadsters dignos desse nome.

Na França, é a Suzuki Bandit que representa esta nova era e a definição: uma moto sem carenagem, posicionada entre a estrada clássica e a desportiva, bem como em termos de conforto e desempenho, assumindo uma mecânica já existente para um modelo mais acessível. .

Todos as Bandits da década são desenvolvidas em torno do motor de quatro cilindros em linha adaptado da GSX-R, do 400 ao 1200. O nome do roadster será então democratizado a alta velocidade. A Fazer 600 seguirá na Yamaha, assumindo o motor da Thundarcat.

Esta tendência diz respeito principalmente à França, mas também à Alemanha. Noutros países preferiu-se o termo "Naked Bike" (moto nua) para qualificar o gênero.

E quando os fundamentos foram abandonados aparecem as "roadsters desportivas". O crescimento continua com uma geração de modelos emblemáticos que atingem o topo das vendas, Kawasaki Z750 e a Honda Hornet aparecem na liderança, para não mencionar o Street Triple.

Os grandes roadsters de 1000 cm3

O roadster então conhece uma corrida por poder e tecnologia. Inicialmente muito presente no segmento de médio deslocamento (600-650), o roadster continua crescendo, ganhando força e tecnologia para subir para 700 e 800 cm3 e rapidamente 1000 cm3. De modo que quase todos os fabricantes têm em sua gama um modelo de mais de um litro. O Suzuki Bandit 1200 deu lugar ao Honda CB 1000R, ao Yamaha Fazer 1000 e ao Triumph Speed ​​Triple e depois à Aprilia Tuono 1000, KTM SuperDuke 990 ao último Ducati Streetfighter 1098..

O motor não é mais necessariamente de uma desportiva, mas cada vez mais desenvolvido especificamente para a roadster. Este é particularmente o caso dos motores Yamaha MT07 e MT09ou a KTM 1290 Super Duke R ou a BMW F800R ou R 1250 R.

Motor pequeno para a licença A2

Por outro lado, com a chegada da licença A2, o roadster acolhe tamanhos menores entre 250 e 300 cc com a BMW 310R, a Honda CB 300R, a Kawasaki Z300, oaKTM Duke 390 e a Yamaha MT-03.

Os modelos seguem-se de linhas do design de manga até a onda neo-retro, mas o fundamento permanece o mesmo. No entanto, os nomes das categorias estão aumentando com o retorno das Café Racer, ou das Scramblers , mas a olhar de perto a maioria deles são apenas roadsters com o visual "old" com aros de raio e pneus esculpidos. 

De qualquer forma, o roadster é claramente o motociclo preferido dos motociclistas franceses, pois em 2018, 6 dos 10 modelos de motociclos com mais de 125 cm3 vendidos eram roadsters.


Notícia completa : http://www.lerepairedesmotards.com/dossiers/definitions/roadster.php
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"