Autor Tópico: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure  (Lida 3134 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650

No outro dia , deixei minha mente divagar e cheguei à questão de que tipo de mota eu escolheria se pudesse andar apenas numa para o resto da minha vida. A resposta foi imediata: adventure. Mas a explicação levou algum tempo para explicar.

Para começar, eu tive alguns momentos fenomenais em praticamente todos os tipos de motas. Cruzar a região vinícola do sul de Oregon numa Harley Softail Slim era francamente mágico; andar nas estradas sinuosas do leste do Oregon numa Ninja é uma época que eu nunca vou esquecer. Mesmo na mota retro como a XSR700 da Yamaha os dias  foram muito divertidos. Mas nenhuma foi suficiente para me tornar um adepto de motas sport ou cruser.

Por um lado, estar confortável numa mota é fundamental para mim. Eu posso me encaixar numa moto desportiva, mas estar espremido num cockpit como esse não é a minha idéia de tempo bem passado. 
A posição para a frente da maioria dos grandes cruisers deixavam as minhas pernas esticar, mas deixavam as minhas ancas doendo como loucas depois de meia hora. E a profusão de modelos no mercado tem pouco a ver com a proteção contra o vento.Quero ficar em pé com os pés embaixo de mim, ter um alcance confortável e natural ao volante e  sentar-me atrás de um pára-brisas.

E também gosto de um passeio em velocidade moderada quando estou percorrendo estradas desconhecidas, e  não preciso de ângulos de inclinação acentuados ou a forte aceleração de uma moto desportiva.

Os meus interesses estão completamente de acordo com o que uma moto adventure tem a oferecer. Eu amo estar ao ar livre, explorando a natureza. Eu amo passar dias na estrada, viajando por novos lugares. Eu também gosto de uma condução mais técnica, navegando entre as árvores ou conduzindo numa estrada ou trilha severamente esburacada. Eu poderia ter muito prazer com uma dual sport  mais leve, mas falta um pouco de estrada. A adventure oferece ótimo desempenho na estrada e em trilho.

Depois, há o fator acessório, as motas adventure são feitas para transportar tudo, e há tipos de malas para  qualquer necessidade que eu possa ter. Eu posso equipar a moto da cabeça aos pés com acessórios, já que o segmento é imensamente popular no momento, e realmente faz com que seja única .

Trabalhar na indústria de motociclos proporcionou-me inúmeras oportunidades para conhecer todos os tipos de motos, então por um longo tempo a decisão pareceu impossível.

Talvez seja a minha idade ou um desejo crescente de desacelerar para tentar absorver tudo, mas essa decisão não é mais uma dúvida na minha mente.
Uma adventure é a moto certa para mim.

Mas no final do dia, sou só eu. Essa é uma pergunta que você já considerou responder? Você já fez a escolha por si mesmo? 

Notícia completa: https://www.motorcyclistonline.com/perfect-motorcycle-for-rest-my-life-id-choose-adventure#page-4


"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline pjose

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Oeiras
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro de 2019, 12:58 »
Não é fácil encontrar a mota perfeita para servir todas as ocasiões!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2530
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #2 em: 16 de Fevereiro de 2019, 13:41 »
Não é fácil encontrar a mota perfeita para servir todas as ocasiões!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


As minhas palavras exactas. De tanta mota e scooter que tive ainda não vi a "perfeita" para mim.  _pensador_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro de 2019, 15:15 »
O bom de não existir mota perfeita é poder ir variando e experimentar conceitos diferentes.
Pessoalmente uma dual ou trail agrada-me  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #4 em: 21 de Fevereiro de 2019, 16:36 »
Se fosse forçado a escolher uma era...




Não vou explicar porquê porque nem eu sei. :D

Mas basicamente preciso de algo que se mexa na cidade, e se era para ser a última era bom algum estilo também.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #5 em: 21 de Fevereiro de 2019, 18:56 »
a minha "mota" perfeita seria o Euromilhões e tinha uma de cada.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Chelopes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 133
  • Localidade: Fernão Ferro
  • Membro nº 8479
  • Marca: Honda
  • Modelo: CRF1000 DCT SPORT ADVENTURE
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #6 em: 22 de Fevereiro de 2019, 06:45 »
Eu coloquei essa mesma questão há 7 meses atrás, e como tal hoje monto uma crf1000 dct Adv sport.

Enviado do meu ASUS_Z017D através do Tapatalk

17/12/2015 a 07/06/2018 SYM MaxSym 600i Executive- 4.6LTS/100KM
07/06/2018 a
CRF1000 DCT Sport Adv<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/942733.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #7 em: 22 de Fevereiro de 2019, 13:19 »
Se fosse forçado a escolher uma era...

Não vou explicar porquê porque nem eu sei. :D

Mas basicamente preciso de algo que se mexa na cidade, e se era para ser a última era bom algum estilo também.

Essa italiana também me parte o coração...
Rui

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #8 em: 22 de Fevereiro de 2019, 13:50 »
Eu coloquei essa mesma questão há 7 meses atrás, e como tal hoje monto uma crf1000 dct Adv sport.

Enviado do meu ASUS_Z017D através do Tapatalk

E é uma excelente mota para o dia a dia apesar de não ser muito fã do DCT, em fora de estrada, é bom pois não precisas de ir ao pedal para perceber em que relação vamos, muito útil, a Africa Twin com suspensão eletrónica era a melhor moto do mercado sem duvida.

Mas a minha escolha seria a Ducati Multistrada 950 S com aros de raios e quick shift de preferência branca.

A minha paixão é uma Moto Guzzi V7 III Racer a moto que tinha para o resto da vida para elogiar e por vezes andar.  _lol_

O indicado era ter as 2 enfim italianas são a minha paixão.  _corado_
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2019, 13:52 por antoniopat »
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline n8rodriguez

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Lisboa
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #9 em: 22 de Fevereiro de 2019, 14:34 »
Ando a pensar trocar a Minha PCX e a Gs por uma naked ,

Parece que para chegar a perfeição temos de tentar muita coisa

Enviado do meu Mi MIX 3 através do Tapatalk


Lonerider

  • Visitante
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #10 em: 22 de Fevereiro de 2019, 15:42 »
E é uma excelente mota para o dia a dia apesar de não ser muito fã do DCT, em fora de estrada, é bom pois não precisas de ir ao pedal para perceber em que relação vamos, muito útil, a Africa Twin com suspensão eletrónica era a melhor moto do mercado sem duvida.


A pergunta é :

Existe suficiente experiencia em situações de todo terreno para afirmar isto?

Eu nem sou dos que costuma andar a snifar os caminhos, gosto mais de banhos de lama.

Mas desde tenra idade me disseram que no todo terreno o calcanhar de Aquiles são os electrões.
Quanto mais cenas que possam interactua com humidade, pó e lama é de fugir.

É isto tudo sem falar que a CRF é uma baleia de bossa para a práctica de todo terreno na verdadeira concepção da expressão.

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #11 em: 24 de Fevereiro de 2019, 18:16 »
Mas ninguém falou em todo o terreno ou enduro ou lama até aos cotovelos em fora de estrada e mesmo em trilhos é sem dúvida e está mais que confirmado por quem as tem e percebe da coisa (como pilotos profissionais) que atestam as muitas qualidades da moto em questão com DCT é a melhor para fora de estrada claro que para andar a fundo é sempre melhor uma moto de enduro com cardados, mas, uma CRF1000 com pneus mistos é uma excelente máquina e já faz mesmo muita coisa. Em relação ao DCT só não gosto em estrada molhada em Drive reduz do nada a meio das curvas com se era de esperar (a moto não adivinha as curvas), mas, em fora de estrada cheguei a levar a Integra numa aventura dessas e tendo em conta que não tenho experiência a andar com motos fora de estrada toda a gente ficou muito surpreendida com o à vontade que estava a fazê-lo até eu.  _lool_

Por isso entendo que o DCT é do melhor para fora de estrada.
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Lonerider

  • Visitante
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #12 em: 24 de Fevereiro de 2019, 19:39 »
É pois uma questão semântica.

Fora de estrada também pode ser os passeios ou as zonas pedonais...
Todo terreno inclui todo o tipo de terrenos possíveis onde, por exemplo, uma mota de enduro se vê mais à vontade que uma CRF 1000.
Portanto fiquei a saber que uma CRF 1000 é boa para o fora de estrada e uma enduro para qualquer terreno.

Sobre o que digam os conceituados pilotos até é coerente uma vez que todos utilizam sistemas semelhantes nas suas motas de treinos e competição.
Todos sabemos que o Speedy Gonçalves só não vai de CRF 1000 DCT para o Dakar porque o regulamento não deixa!

(será que posso ser irónico!?)

E então quando os botanitos se começarem a passar quando entranha pó e fes fes é que vai ser giro, o piloto mete o programa de limpeza dos botanitos que existe no antivírus do software para resolver a situação das mudanças que entram quando lhes passa pela... (vocês sabem!!!)... Cablagem!!!

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #13 em: 25 de Fevereiro de 2019, 09:23 »
Isso é como tudo o que é moderno hoje em dia quem não tem um smartphone? O que é que hoje não tem eletrónica? A realidade é que podemos viver sem ela que ninguém morre mas que facilita muita coisa sem duvida, assim como o DCT tem os seus defeitos ou falhas, mas, que facilita muita coisa tambem não tenho dúvidas. Qualquer moto que tenha injeção de combustível está dependente da eletrónica por isso mais do mesmo. Ela está presente e com prespetivas de continuar e não vejo nenhum problema os carburadores tambem falham e ninguém se chateia com isso, tudo tem o seu tempo de vida útil ou a devida manutenção.  _pol_
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Lonerider

  • Visitante
Re: Motocicleta perfeita para o resto da minha vida? Eu escolheria uma adventure
« Responder #14 em: 25 de Fevereiro de 2019, 09:50 »
As mecânicas estão dependentes da electrónica desde que deixaram de existir os platinados.
A injeção veio aprimorar um sistema que estava condicionado por variantes como a humidade e temperatura do ar, a pressão atmosférica, etc, etc.
Ou seja, é um mal menor.

A questão aqui é ter uma mota do faz de conta e ter isso assumido, o que não vejo mal nenhum nisso, ou ter uma mota com aptidões reais para uma determinada variante do motociclismo.

Uma mota perfeita, que dê para tudo, não há.
Uma África Twin pode fazer todo terreno?
Sim, sempre é quando o caminho tenha 1,5m de largura e cotas amigáveis, de preferência seco. Aliás, das tanquetas é das que mais aptas está a enfrentar os caminhos. Para ela o deserto (sem dunas) é o seu habitat natural.
Agora é uma mota que pode sofrer de alguma instabilidade a alta velocidade derivado da sua jante 21 à frente.

Respondendo ao tópico, para mim uma mota que dificilmente venderia se a tivesse na garagem era a CBR1000F ou a K1.
Já tenho uma moto que não vendo sob qualquer oferta, porque o valor afectivo é, para mim incalculável.
Dou-lhe uso, tem agora 150000kms, viajou por aí durante boa parte dos 18 anos que tem. Hoje, Maria das Curvas, tem o seu trono lá em casa, mantinha e o seu próprio Optimizer. Quando sai à rua é para recordar os velhos tempos, sacar uns cavalos e ser perseguido pela polícia, nem que sejam 5 minutos!
Maria das Curvas é a minha Rainha!

Embora não possa ter qualquer relação, ali num tópico ao lado falei do Culto da Mota.
O Culto, desde a minha humilde perspectiva, é isto. Amor incondicional por uma mota, pela história que tem, pelos momentos vividos.
Uma mota para a vida é isto, não porque seja perfeita mecanicamente, porque tenha um comportamento dinâmico sobre natural, mas sim porque basta olhar para ela para se sentir cumplicidade e sorrir uma vez mais por reviver todos esses momentos vividos!
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2019, 09:53 por Lonerider »