Autor Tópico: O Problema das Rotundas  (Lida 2107 vezes)

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
O Problema das Rotundas
« em: 14 de Fevereiro de 2019, 14:18 »
Boas pessoal.
Estou farto até dizer chega de ver malta a fazer rotundas de maneira errada.
Já por várias vezes tive incidentes em que se não fosse a minha condução defensiva, o resultado teria sido extremamente negativo para o meu lado.
Como tal, decidi fazer um video de modo a informar o que se está atualmente a passar e até, que sabe, mudar algumas mentalidades.



Um abraço e fiquem bem.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

NunoMiguel

  • Visitante
Re: O Problema das Rotundas
« Responder #1 em: 14 de Fevereiro de 2019, 14:40 »
Fantástico. Estou de acordo com absolutamente tudo, inclusivamente na forma como sugeres que o problema seja combatido, ou seja, através de verdadeira prevenção rodoviária em alternativa à caça à multa constante que tão defendida tem sido neste fórum. Os meus parabéns.

NSilva

  • Visitante
Re: O Problema das Rotundas
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro de 2019, 15:02 »
Excelente vídeo e excelente produção! De facto, o Drone que usas para gravar é 20 estrelas  _pol_

Em Portugal está a ser muito difícil disciplinar as pessoas a fazer as rotundas como deve de ser... Por mais leis que insiram, o povo continua a fazer muitas rotundas pela direita sem querer saber se está bem ou mal... E o pior é que, caso haja um acidente, a culpa atribuída é grande parte das vezes 50/50.
Esta decisão é pura estupidez porque eu, como bom condutor, vou para a via interior da rotunda, para a contornar e tomar a 2ª ou 3ª ou 4ª saída, e os senhores que a fazem toda pela direita, para além de ultrapassarem trânsito de forma injusta, não querem saber de quem pretende sair da rotunda, provocando por vezes acidentes!
Enfim, faz-me lembrar a condução na via do Meio...

Nota: Emanuel, quando te referes a mudar de faixa, está errado.
Diz-se uma faixa de rodagem para cada sentido (por norma é assim), e 1 ou mais vias dentro dessa faixa.

Continua com a boa produção! Está um espetáculo

Edit: Esqueci-me de referir que na Madeira, certas rotundas têm um traço continuo para quem entra na via da direita, obrigando a pessoa a sair na primeira saída! Isto sim é um bom exemplo!
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2019, 15:06 por NSilva »

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: O Problema das Rotundas
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2019, 15:45 »
Nota: Emanuel, quando te referes a mudar de faixa, está errado.
Diz-se uma faixa de rodagem para cada sentido (por norma é assim), e 1 ou mais vias dentro dessa faixa.
Tens toda a razão, onde digo faixa deveria dizer via.
Com um bocado de sorte mais ninguém repara ;)

Edit: Esqueci-me de referir que na Madeira, certas rotundas têm um traço continuo para quem entra na via da direita, obrigando a pessoa a sair na primeira saída! Isto sim é um bom exemplo!
No exemplo que dou na 2ª rotunda, eu honestamente já pensei em durante a noite colocar um separador de betão, daqueles que se vêm nas obras, na via da direita imediatamente a seguir à primeira saída da rotunda, a impedir o pessoal de contornar a rotunda pela via da direita.
Quem sabe um dia ganho coragem (que é como quem diz, descubra onde arranjar o separador) :p
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: O Problema das Rotundas
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2019, 16:49 »
SYM GTS 125i

pjmartinho

  • Visitante
Re: O Problema das Rotundas
« Responder #5 em: 14 de Fevereiro de 2019, 16:53 »
A solução para esse problema já existe e é aplicada em vários paises... chamam-lhes "turbo-rotundas" e, na Holanda encontram-se em todo o lado.

https://www.youtube.com/watch?v=iMYib3IR43I

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: O Problema das Rotundas
« Responder #6 em: 14 de Fevereiro de 2019, 22:12 »
A solução para esse problema já existe e é aplicada em vários paises... chamam-lhes "turbo-rotundas" e, na Holanda encontram-se em todo o lado.

https://www.youtube.com/watch?v=iMYib3IR43I
Excelente arquitetura.  _pol_
Infelizmente neste pais mais rapidamente se gastam milhares em campanhas partidárias do que se investe na reestruturação das rotundas.
Mas daqui para a frente, a ter de se construir uma nova rotunda, mais valia construir uma dessas.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

pjmartinho

  • Visitante
Re: O Problema das Rotundas
« Responder #7 em: 14 de Fevereiro de 2019, 22:22 »
O investimento nestas rotundas é diminuto... basta pintar os traços no chão de forma diferente.

No caso Holandês, eles fazem a separação das faixas com pequenos "passeios" ou com aquelas peças de borracha que se encaixam umas nas outras, como há à entrada da ponte sobre o tejo, a seguir às portagens (ou pelo menos, houve em tempos pois agora estão pintadas no chão).

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: O Problema das Rotundas
« Responder #8 em: 14 de Fevereiro de 2019, 23:24 »
Pode ser que ajude alguma coisa ao tema a leitura deste tópico:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,17872.0.html#top