Autor Tópico: Não é permitido circular entre filas de carros  (Lida 13847 vezes)

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #25 em: 31 de Janeiro de 2019, 00:02 »
Muitas cidades em Espanha, por exemplo, tem pintadas em zonas de trafego intenso (normalmente denominadas por buchas, ou filas se quisermos ser mais corretos) um corredor, tipo ciclovia, entre duas vias, para circulação das motas nessas alturas de transito mais intenso.

Isto diz tudo, não diz?

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #26 em: 31 de Janeiro de 2019, 01:24 »
Muitas cidades em Espanha, por exemplo, tem pintadas em zonas de trafego intenso (normalmente denominadas por buchas, ou filas se quisermos ser mais corretos) um corredor, tipo ciclovia, entre duas vias, para circulação das motas nessas alturas de transito mais intenso.

Isto diz tudo, não diz?

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Muito bem, haviam de implementar o mesmo cá para as vias de grande tráfego nas entradas das grandes cidades como fizeram em Lisboa com os corredores do BUS
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #27 em: 31 de Janeiro de 2019, 10:34 »
O uso do corredor BUS é uma melhoria evidente, infelizmente não existe nas AE à entrada das cidades
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #28 em: 31 de Janeiro de 2019, 11:53 »


Então achas que é a mesma coisa ultrapassar um carro num ic e numa Nacional onde vais em contra mão?

Na Nacional so podes ultrapassar se tiveres a certeza que podes ir para a tua via em segurança.

Na ic podes ultrapassar e deves voltar à direita se possivel.

Faz toda a diferença.

para mim é igual sim, porque em ambas as situações tens de ver se tens alguém a ocupar o teu espaço, e aliás a maioria  dos acidentes no ic  são por causa do ângulo morto, que a maioria dos condutores não liga patavina a esse ângulo,

sim é mesma coisa porque não existe varias definições de ultrapassagem, só é permitida pela esquerda (excepto se o condutor da frente for para a esquerda aí podes ultrapassar pela direita) (na nacional até se controla melhor por causa das linhas continuas/descontinuas)

outra coisa coisa é por ex: numas das mais movimentadas estradas do pais (ic19) que praticamente quase todos os condutores ocupam a faixa da esquerda e a central, a da direita é para o boneco _Zang_ _Zang_, (primeiro reclamavam de não existir agora que existe vão bem é no meio, enfim...)

segue o link de quem regula o sector com alguns exemplos
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf

Acho que isto já está a ficar "off topic"........cuidado com a vassoura.  _Rolley_

não não está, _reg_
há que respeitar a ligação das conversas e fui eu que "critiquei" a opinião de algo que o camarada saraiva escreveu, portanto ele tem todo o direito de resposta, e acho que quem deve decidir se off topic ou não é o autor do tópico (não me recordo agora o que dizem os estautos do cpm sobre os off-topic)

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #29 em: 31 de Janeiro de 2019, 16:24 »
Faz toda a diferença.

para mim é igual sim, porque em ambas as situações tens de ver se tens alguém a ocupar o teu espaço, e aliás a maioria  dos acidentes no ic  são por causa do ângulo morto, que a maioria dos condutores não liga patavina a esse ângulo,

sim é mesma coisa porque não existe varias definições de ultrapassagem, só é permitida pela esquerda (excepto se o condutor da frente for para a esquerda aí podes ultrapassar pela direita) (na nacional até se controla melhor por causa das linhas continuas/descontinuas)

outra coisa coisa é por ex: numas das mais movimentadas estradas do pais (ic19) que praticamente quase todos os condutores ocupam a faixa da esquerda e a central, a da direita é para o boneco _Zang_ _Zang_, (primeiro reclamavam de não existir agora que existe vão bem é no meio, enfim...)

segue o link de quem regula o sector com alguns exemplos
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf

não não está, _reg_
há que respeitar a ligação das conversas e fui eu que "critiquei" a opinião de algo que o camarada saraiva escreveu, portanto ele tem todo o direito de resposta, e acho que quem deve decidir se off topic ou não é o autor do tópico (não me recordo agora o que dizem os estautos do cpm sobre os off-topic)


O autor do tópico alertou para o off-topic e a meu ver com razão.


O tópico foi criado com o tema do "filtering, circular entre viaturas" e por conseguinte entre filas.
Alguns tópicos seguintes desviaram o tema para ultrapassagem.
Alguns intervenientes confundem as duas situações.
Filtering no código de condução português nunca é uma prática permitida.
Ultrapassagem é algo diferente, figura e manobra considerada no código e que tem de respeitar determinadas condições.
Seria interessante, em meu entender, perceber a diferença, talvez criar um tópico sobre a temática das ultrapassagens, respeitar o tema deste tópico salvaguardando a extrema importância do tema. ;)

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #30 em: 31 de Janeiro de 2019, 18:00 »
todo a razão,
fiz confusão com o autor do tópico nada mais a acrescentar

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #31 em: 31 de Janeiro de 2019, 18:45 »

Filtering no código de condução português nunca é uma prática permitida.

Então onde é que está proibida?


Do artigo linkado:
as regras para ultrapassagens são iguais para todos os condutores
Os motociclistas, tal como os restantes condutores, podem fazer ultrapassagens desde que as mesmas sejam feitas pela esquerda e desde que não exista “perigo de colisão”, seja com os veículos que circulam no mesmo sentido ou no sentido contrário.
as ultrapassagens só devem ser feitas se a faixa de rodagem para onde vai mudar estiver livre


Do Artigo da DECO

Esta prática (conhecida entre os motociclistas como filtering ou lane splitting) corresponde a uma infração, já que as regras de ultrapassagem fixadas no Código da Estrada são iguais para todos.
Em vias paralelas e o trânsito não estiver condicionado (ou seja, existirem condições para ultrapassar com segurança
Além de respeitar estas regras, quando quer ultrapassar
guardar uma distância lateral mínima de 1,5 metros para os velocípedes ou peões na berma que vai ultrapassar.


Desculpem a teimosia, mas o filtering só é enquadrado na CE nas ultrapassagens.

Não percebo porque é offtopic.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2019, 18:56 por nsaraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #32 em: 31 de Janeiro de 2019, 20:57 »
Arre!  _Zang_ _Zang_ _Zang_!
Mas o que é que tem a ver a circulação entre veículos,(titulo do tópico),com ultrapassagens???!!  _martelada_ _martelada_ _martelada_.




Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #33 em: 31 de Janeiro de 2019, 21:07 »
nsaraiva, estás enganado, mas não vou contrariar-te. Tens carta de condução e como tal é pressuposto conheceres o código da estrada.
Penso que devias esclarecer-te antes de eventualmente induzires alguém em erro.

Ultrapassagem, exceto com a alteração recente em relação aos ciclistas (ou outros veículos sem motor) cuja distância lateral foi regulamentada, implica sempre a utilização de uma outra via que não a do veículo a ultrapassar e precedente. alem de todas as precauções impostas e proibições a ultrapassagem exige a ocupação de outra via, no mesmo sentido ou não, tendo o condutor de verificar antes do mais se a mesma se encontra livre.

Só por isto, e é uma parte ínfima da argumentação, o filtering dos motociclistas não pode ser considerado ultrapassagem porque quando praticado as duas vias onde ele se intercala estão ocupadas e, mesmo que só exista uma única via numa faixa de um só sentido (sentido único) e o motociclista passar ocupando a mesma via que o veiculo que o precede e já ocupa , não é ultrapassagem mas sim filtering porque não está a mudar de via, só há uma e ele passa na mesma.


Há uma quantidade de artigos no código da estrada e acórdãos de tribunal, que deverias ler, durante alguns meses, mas deixo aqui só dois artigos, os mais generalistas e facilmente compreensíveis:

Artigo 1.º
Definições legais
t) «Via de trânsito» – zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos;
Artigo 18.º
Distância entre veículos
2 – O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.

Atenção que o artigo 18º menciona na mesma faixa mas isto quer dizer em vias diferentes porque na mesma faixa e mesma via é ilegal e consonância com o Artigo 1º. Hipoteticamente, tem lugar a presunção que se sabe distinguir faixa e via.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2019, 21:17 por Lourenço »

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #34 em: 31 de Janeiro de 2019, 21:37 »
se os moderadores do forum aceitarem,
eu crio o tópico de "ultrapassar" e se der copia-se as minhas palavras e do nsaraiva e de todos que queiram ver os seus comentários nesse tópico  para não haver o off-topic que dizem existir... e acaba-se com o suposto desencaminhamento... _pensador_ _Rolley_
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2019, 21:40 por scarreira »

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #35 em: 31 de Janeiro de 2019, 21:51 »
se os moderadores do forum aceitarem,
eu crio o tópico de "ultrapassar" e se der copia-se as minhas palavras e do nsaraiva e de todos que queiram ver os seus comentários nesse tópico  para não haver o off-topic que dizem existir... e acaba-se com o suposto desencaminhamento... _pensador_ _Rolley_

Se calhar era melhor abrir novo topico e começar do zero e fazer limpeza a este, digo eu  _lol_ _lol_

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #36 em: 31 de Janeiro de 2019, 21:53 »
Se calhar era melhor abrir novo topico e começar do zero e fazer limpeza a este, digo eu  _lol_ _lol_


 _lol_ _lol_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #37 em: 01 de Fevereiro de 2019, 17:33 »
Não merece a pena zangarem-se, os argumentos são bons, quando alguém for multado, contesta a multa e depois vem contar o que o juiz disse :)
Até lá não merece a pena convencer os outros, cada um com a sua opinião e o juiz com a sua decisão
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #38 em: 01 de Fevereiro de 2019, 17:41 »
Desde a algum tempo não presenciava tanta adesão e discussão salutar num tópico.
Bravo para os intervenientes.
Acabando com off topics acabam por deixar de ser as conversas como as cerejas.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #39 em: 04 de Fevereiro de 2019, 10:58 »
Não merece a pena zangarem-se, os argumentos são bons, quando alguém for multado, contesta a multa e depois vem contar o que o juiz disse :)
Até lá não merece a pena convencer os outros, cada um com a sua opinião e o juiz com a sua decisão

Não me parece que haja margem para contestar a multa. O argumento pode servir para sensibilizar um polícia ou ser assertivo perante uma companhia de seguros. Mas contestar a multa iria trazer mais custos que a própria multa e poucas probabilidades de sucesso.

Os meus argumentos perdem a razão porque:

Para ultrapassar a faixa à esquerda tem de estar livre.

Tem de ser feita com a garantia que há espaço para fazer a ultrapassagem em segurança.

É de facto hercúleo defender que o espaço entre dois carros garante essa segurança.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #40 em: 04 de Fevereiro de 2019, 14:52 »
Ontem na  Manifestação de Motociclistas em Lisboa, que muita gente fala...fala...fala...mas não foram, perguntei a um Policia de transito sobre andar entre os carros e ele disse "NÃO É PERMITIDO CIRCULAR ENTRE VIATURAS COM MOTOCICLOS" mas nós olhamos para o outro lado porque não é justo ter mota e circular atrás dos carros, o problema agora é os abusos que muitos fazem na estrada como se tivessem o direito de ultrapassar e causam alguns problemas. Por isso vamos começar a multar os infractores mais agressivos.
O agente também é motard na PSP e em vida particular, pertence a um grupo das BMW.

Isto foi o tópico que eu comecei so para alertar os meus companheiros, não vale a pena andarmos a discutir seja o que for.
A lei é a lei....ponto final.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #41 em: 04 de Fevereiro de 2019, 15:01 »
Ontem na  Manifestação de Motociclistas em Lisboa, que muita gente fala...fala...fala...mas não foram, … 
_palmas_

Isto foi o tópico que eu comecei so para alertar os meus companheiros, não vale a pena andarmos a discutir seja o que for.
A lei é a lei....ponto final.
 _palmas_


Mai nada... é trigo limpo.


Eu diria até: è para ser aplicada e fiscalizada...  com bom senso (e, pelo menos até agora tem sido, neste caso).  _convivio_ (ginjinha)
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2019, 15:02 por Lourenço »

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #42 em: 04 de Fevereiro de 2019, 15:13 »

A Ginjinha é que estava boa, não esquecendo a Americana Benfiquista  _confuso_

Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline celinho99

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2015
  • Mensagens: 438
  • Localidade: Quarteira
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX e NC750x
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #43 em: 04 de Fevereiro de 2019, 21:13 »
ha que ser flexivel mas pode-se sempre ter azar com o  _policia_ que nos manda parar, a regra é limpinha

.....
3 - Para a realização da manobra, o condutor
deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado
à circulação em sentido contrário ou, se existir
mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a
via de trânsito à esquerda daquela em que circula
o veículo ultrapassado.
4 - O condutor deve retomar a direita logo
que conclua a manobra e o possa fazer sem
perigo.
5 - Quem infringir o disposto nos números
anteriores é sancionado com coima de € 120 a
€ 600.
_fcp_
 

Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #44 em: 17 de Fevereiro de 2019, 15:23 »
A minha opinião:
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #45 em: 17 de Fevereiro de 2019, 19:18 »
Muitas cidades em Espanha, por exemplo, tem pintadas em zonas de trafego intenso (normalmente denominadas por buchas, ou filas se quisermos ser mais corretos) um corredor, tipo ciclovia, entre duas vias, para circulação das motas nessas alturas de transito mais intenso.

Isto diz tudo, não diz?

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Nós por cá só somos pioneiros em novos impostos, ou em impostos sobre impostos...
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2019, 19:22 por omcj »
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline anjoed

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Caecavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX125A

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #47 em: 09 de Abril de 2019, 12:48 »
Depois da Deco, mais um excelente artigo, digno de um qualquer reles caixote do lixo. Despejar uma série de artigos do código da estrada, alguns dos quais dúbios, sem dar sequer uma alternativa... é lixo. É tudo jornalista muuuito inteligente, e como dizia o Scolari:”E o burro sou eu?!...”

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #48 em: 09 de Julho de 2020, 11:58 »
Não há assim mais nada a acrescentar a este assunto, a não ser o facto que as medidas de prevenção da ação da GNR esta semana incluiem evitar passar entre as filas de trânsito.

De qualquer forma decidi puxar este tópico para recordar este tema, sempre presente em todo o lado quando o assunto é motociclos. E para os novos membros lerem e opinarem se quiserem.


Afinal temos uma novidade no Brasil.

Está a ser votado por estes dias uma Lei (ainda Projeto de Lei) que vem regularizar o filtering, na minha opinião bem feito, da maneira que tem de ser:

Moto no corredor
Texto que vai à votação na Câmara: foi adicionada a regulamentação do tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores pelo corredor quando o trânsito estiver parado e lento. As motocicletas poderão trafegar entre os veículos, mas deverão transitar com velocidade “compatível com a segurança” dos pedestres e demais veículos quando o trânsito estiver parado ou lento.

O texto ainda diz que "havendo mais de duas faixas de circulação, a passagem somente será admitida no espaço entre as duas faixas mais à esquerda".

O que diz o projeto: não havia alteração quanto a circulação de motos no corredor no texto original. [nsaraiva: Este projeto tinha sido começado a discutir em 2019 e este texto do filterimg apareceu à última da hora]

O que diz a lei atual: o CTB não proíbe, e também não regulamenta, o uso de motocicletas entre as faixas de trânsito. Em 1997, o artigo 56 restringiria o uso das motos no corredor, porém, foi vetado pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso. No entanto, existem relatos de motociclistas enquadrados no artigo 192 do CTB, que fala que o condutor de qualquer veículo não pode "deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais"
« Última modificação: 09 de Julho de 2020, 11:59 por nsaraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #49 em: 09 de Julho de 2020, 13:40 »
Normalmente o circular na berma é que tem trazido algumas multas aos companheiros que o fazem ,entre filas muitas vezes as autoridades não ligam tanto agora na berma é tiro e queda .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018