Autor Tópico: Não é permitido circular entre filas de carros  (Lida 13847 vezes)

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Não é permitido circular entre filas de carros
« em: 29 de Janeiro de 2019, 23:31 »
                                                                               Atenção motociclistas:
           Não é permitido circular entre filas de carros


Hoje na Marginal houve alguém que foi multado por isto....Eles andam a procura da malta......Cuidado


https://www.noticiasaominuto.com/pais/1188481/atencao-motociclistas-nao-e-permitido-circular-entre-filas-de-carros?utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer&utm_content=geral&fbclid=IwAR0gIJDE9UxdxA1v949X_br_E9W5ps1V830JuhTcM6GggZzZ9fdoAuhR7rc
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #1 em: 30 de Janeiro de 2019, 00:10 »
Bom,

Antes de mais nunca clico em nada desse site, porque sei que é um caça clicks, às vezes com fake news.

Quer o artigo desse site quer o da Deco, cometem a imprudência de misturar ultrapassagens em estrada "tipo nacional", com circulação em estradas com mais do que uma via no mesmo sentido.

Primeiro ponto de destaque:
Posição de marcha
Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção

Portanto aquela conversa do regressar à direita em segurança, refere-se obviamente a ultrapassagens em "contra-mão".

Coisa diferente é a obrigação de retomar a direita, assim que possível.

É relevante ter ainda em conta:
 Todo o condutor deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita ou, nos casos previstos no n.º 1 do artigo 37.º, para a esquerda e não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado


E principalmente o um dos principais argumentos:
o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos no presente Código.

e por fim

O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;


Sendo obviamente um caso muito cinzento, o que eu considero, quando estou a fazer filtering, é que estou a ultrapassar o carro que está na fila do meio, ou mais à direita;

Que tenho espaço e largura para o fazer em segurança sem embater em nenhum veículo.

Que os carros que vão na fila mais à esquerda não estão a ser ultrapassados, simplesmente vão mais devagar.

Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #2 em: 30 de Janeiro de 2019, 12:17 »
nsaraiva

Bom,

Antes de mais nunca clico em nada desse site, porque sei que é um caça clicks, às vezes com fake news.

Quer o artigo desse site quer o da Deco, cometem a imprudência de misturar ultrapassagens em estrada "tipo nacional", com circulação em estradas com mais do que uma via no mesmo sentido.
Qual a diferença? _pensador_


Primeiro ponto de destaque:
Posição de marcha
Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção

Portanto aquela conversa do regressar à direita em segurança, refere-se obviamente a ultrapassagens em "contra-mão".
não só  >:D


Coisa diferente é a obrigação de retomar a direita, assim que possível.
és sempre obrigado a retomar _Rolley_


É relevante ter ainda em conta:
 Todo o condutor deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita ou, nos casos previstos no n.º 1 do artigo 37.º, para a esquerda e não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado

ninguém cumpre  _martelada_ _mau_


E principalmente o um dos principais argumentos:
o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos no presente Código.
 _pol_


e por fim

O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;

ninguém quer saber desta parte... _confuso_


Sendo obviamente um caso muito cinzento, o que eu considero, quando estou a fazer filtering, é que estou a ultrapassar o carro que está na fila do meio, ou mais à direita;

Que tenho espaço e largura para o fazer em segurança sem embater em nenhum veículo.

Que os carros que vão na fila mais à esquerda não estão a ser ultrapassados, simplesmente vão mais devagar.
para alguns isto é impensável e estão sempre a mudar de fila _martelada_ ;D _mau_

não concordo com algumas afirmações  >:D
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2019, 15:41 por scarreira »

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #3 em: 30 de Janeiro de 2019, 12:24 »
Apesar de a lei ser dúbia, quando tirei a carta também me ensinaram que é proibido.
Agora, sejamos coerentes... lembro-me de um post recente, penso que do Moto2cool, que mostrava a polícia escondida, com radares. O que alguns defenderam como prevenção rodoviária, segurança e cumprimento da lei, outros houve que contrapusemos com caça à multa, feroz e cega. Neste caso a questao coloca-se de igual modo, caça ou segurança???

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2019, 12:39 »
A ultrapassagem por motociclos entre faixas é proibida pelo código, desde logo porque não existe faixa para a ultrapassagem, mas somente um espaço estreito entre veículos.

Eu vou continuar a ultrapassar entre faixas e a utilizar as bermas para circular sempre que isso for a única opção para me deslocar. Também sei que se for apanhado, sou um infrator e não tenho desculpas. Obviamente pagarei a multa sem qualquer argumento.

Na realidade, o que sempre existiu nesta situação é uma saudável solidariedade entre enlatados e motas no sentido de facilitar o escoamento do trânsito. Também tem havido sempre uma tolerância dos agentes da autoridade para esta infração. Este artigo da DECO parece incitar ao fim dessa solidariedade e ao ódio contras os "perigosos energúmenos motociclistas", sendo isso altamente condenável. A nossa sociedade, infelizmente, parece atravessar uma fase de intolerâncias contra tudo e todos, o que é absolutamente lamentável. Ninguém ganha com estas situações de "ódio" e deviamos ter consciência disso, fazendo tudo para sermos positivos, corteses e éticos em tudo o que fazemos (incluindo a circulação no trânsito).


Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #5 em: 30 de Janeiro de 2019, 13:13 »
Também o faço todos os dias. Creio que todos o fazemos. Tento faze-lo de uma forma "civilizada", quase sempre quando o trânsito está mesmo parado ou quase, por vezes agradeço o "desvio" do enlatado, e quando aparece um motard atrás de mim na fila dos "infratores" com o dedo colado á buzina, a mostrar o tamanho do dedo do meio a tudo e a todos, deixo-o passar. 

Todos sabemos que é ilegal. Todos sabemos que quando aceitamos as regras que nos comprometemos respeitar para ter o direito de ter carta e conduzir esta era uma das regras que aceitámos e nos comprometemos a respeitar com conhecimento prévio das penalizações incorridas.

Se um dia for multado, não vou chamar caçador de multas ao agente de autoridade que me autuar no desempenho da sua profissão, esteja ele escondido debaixo de uma tampa de saneamento, se apresente de helicóptero ou envie um drone com zoom 1 000 000X, até porque sou eu que pago uma parte infima do seu ordenado para que ele cumpra o seu trabalho que é fiscalizar e fazer cumprir a lei.

Se a lei está mal feita e para conduzirmos tivemos de aceitar o compromisso de respeitar regras com as quais não concordamos, é a lei que tem de ser alterada e cada qual deve fazer o que está ao seu alcance para mudar ou melhorar a lei. Há uma manif um dia destes, que não concerne este assunto mas até podia e perde-se um pouco em temas que não são exclusivos do mundo das duas rodas. A maioria nada faz e descarrega as suas frustrações em quem tem por missão o dever de fazer cumprir a lei ou em foruns o que até já é qualquer coisa.

Há países onde depois de tanta fiscalização e aplicação correta da lei aos infratores, depois de centenas, milhares de motards serem multados por avançarem entre filas estes se mobilizaram em associações e há quase uma década que foi regulamentada esta questão em debate com o legislador, políticos, forças de policia e motards.


 A Bélgica por exemplo, um dos países onde não se brinca em termos de código, a fiscalização foi tanta que os melhoramentos foram tantos, que desde 2011 é permitido circular entre filas e no caso de mais do que duas, sempre entre a penúltima e a ultima e os enlatados já instintivamente deixam espaço, vias BUS são generalizadas para motos e tudo isto devidamente regulamentado.

 Se não tivesse existido aplicação da lei, fiscalização e posterior evolução para melhoramentos, nada disto teria existido.

...
1. Progredir entre as filas
A partir de 1 de Setembro de 2011, os motociclistas estão autorizados a avançar entre filas desde que não ultrapassem os 50 km/h e que a diferença de velocidade com os outros veículos que ultrapassam não exceda os 20 km/h. Os Motociclistas que querem passar entre carros que circulam lentamente ou estão parados devem usar o espaço entre as duas faixas de tráfego mais à esquerda.
...

https://emag.touring-assurances.be/moto/2013/septembre/remonter-files-moto.html#!/
https://www.youtube.com/watch?v=VTk4WDXJIpU

Em complemento da temática transcrevo uma parte do texto linkado, devendo ser tido em conta o nosso contexto diferente:

Passar de 4 rodas a 2 rodas: tentador não?

Em 2011, a Federação Belga do Automóvel e do Ciclo (FEBIAC) encomendou um estudo. O seu objetivo: o que aconteceria se um grande número de carros fosse substituído por veículos de duas rodas nos eixos principais que entram nas nossas grandes cidades?

Os seguintes pontos emergem:
-Se 10% dos automobilistas passassem do carro á moto ou ao scooter no trajeto casa-emprego, isso levaria a uma redução de 40% nas filas.
-Com 10% de automobilistas convertidos em motociclistas, o tempo ganho seria de 63% com "apenas" 706 horas de filas por dia.
-Á escala de toda a rede viária, a economia de tempo poderia chegar a 15.000 horas por dia!


 _convivio_





« Última modificação: 30 de Janeiro de 2019, 13:39 por Lourenço »

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #6 em: 30 de Janeiro de 2019, 13:32 »
Tenho que dizer que fico de boca aberta quando pessoas cometem inúmeras infracções do código da estrada todos os dias, que é normal, e ainda têm razão quando confrontados com a questão. A lei foi feita para ser cumprida  _reg_ mas também temos que admitir que muitas são antigas e ridículas. Alguns andam no mundo das duas rodas a meia duzia de anos e sabem tudo sobre motas e leis......amazing.... _Rolley_
Por vezes faço coisas que não devia mas tenho consciência que EU estou errado e se for caçado pago e mais nada. Quem anda comigo em alguns passeios sabe bem que eu não passo entre os carros que por vezes até ficam inquietos de parar nas filas de enlatados. Não sou um Santinho  _anjo_ mas tento cumprir o máximo possível, se calhar é por isso que não tenho multas  _pensador_

Cada um sabe de si e o resto é "cumbersa"..... _careta_
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2019, 13:41 por Americano »
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #7 em: 30 de Janeiro de 2019, 13:41 »
Era muito simples (embora extremamente incomodativo, aborrecido e potencialmente perigoso) resolver isto.
Era num dia de chuva (propositadamente, que é quando há mais transito) circular de mota, como se de carro circulássemos, a ocupar o nosso espaço, sem ultrapassagens, sem filtering e sem usar as bermas.
As filas que se formariam seriam algo nunca antes visto, e ai então acho que a realidade falaria mais alto.
Já foi cientificamente estudado e comprovou-se que se apenas 10% dos utilizadores de carros passassem para as 2 rodas, o volume de engarrafamentos baixava cerca de 40%.

O filtering, quer se queira, quer não, beneficia TODOS.
Todas as pessoas com quem já falei sobre o assunto (família, amigos, conhecidos e até mesmo alguns desconhecidos) se mostram solidárias e dizem-me que em caso de engarrafamento se vêm uma mota a tentar passar, não custa nada dar um "jeitinho".
Isto leva-me a querer que maior parte das pessoas até vêm o filtering como algo positivo.

Um amigo meu uma vez descreveu-me uma circunstancia a que ele intitula "Síndrome do Falhado".
Isto consiste naquela pessoa-tipo que se está sempre pior que todos, ganha menos dinheiro que todos, tem mais trabalho que todos, está mais infeliz que todos e por ai adiante... e que não para de reclamar.
São precisamente estas pessoas que se estão num engarrafamento e vêm uma mota a passar ou a querer passar reagem de forma negativa.
Estas pessoas criam problemas onde não existem problemas.
O filtering (apesar de ser uma área cinzenta do CE) é uma solução real a um problema real.
O problema não é o filtering, o problema é o mesmo ser visto como ilegal.
A resolução do problema não é acabar com o filtering, mas sim torna-lo claramente legar e até mesmo criar uma infraestrutura que o torne mais seguro.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #8 em: 30 de Janeiro de 2019, 14:05 »
1. Progredir entre as filas
A partir de 1 de Setembro de 2011, os motociclistas estão autorizados a avançar entre filas desde que não ultrapassem os 50 km/h e que a diferença de velocidade com os outros veículos que ultrapassam não exceda os 20 km/h. Os Motociclistas que querem passar entre carros que circulam lentamente ou estão parados devem usar o espaço entre as duas faixas de tráfego mais à esquerda.
Citado por Lourenço.

Por acaso círculo quase sempre entre as faixas mais à esquerda, quando quero passar. Não é a primeira vez que alguém para me facilitar se atira para cima de outro que segue no espaço à direita, ou ao contrário. Pelo que sinceramente prefiro os carros muito quietinhos do que aos facilitadores, aos quais até agradeço.
Considero que se estivesse regulamentado seria melhor, desde que fosse autorizado furar a fila.😜
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #9 em: 30 de Janeiro de 2019, 14:13 »
Era muito simples (embora extremamente incomodativo, aborrecido e potencialmente perigoso) resolver isto.
Era num dia de chuva (propositadamente, que é quando há mais transito) circular de mota, como se de carro circulássemos, a ocupar o nosso espaço, sem ultrapassagens, sem filtering e sem usar as bermas.
As filas que se formariam seriam algo nunca antes visto, e ai então acho que a realidade falaria mais alto.
Já foi cientificamente estudado e comprovou-se que se apenas 10% dos utilizadores de carros passassem para as 2 rodas, o volume de engarrafamentos baixava cerca de 40%.

O filtering, quer se queira, quer não, beneficia TODOS.
Todas as pessoas com quem já falei sobre o assunto (família, amigos, conhecidos e até mesmo alguns desconhecidos) se mostram solidárias e dizem-me que em caso de engarrafamento se vêm uma mota a tentar passar, não custa nada dar um "jeitinho".
Isto leva-me a querer que maior parte das pessoas até vêm o filtering como algo positivo.

Um amigo meu uma vez descreveu-me uma circunstancia a que ele intitula "Síndrome do Falhado".
Isto consiste naquela pessoa-tipo que se está sempre pior que todos, ganha menos dinheiro que todos, tem mais trabalho que todos, está mais infeliz que todos e por ai adiante... e que não para de reclamar.
São precisamente estas pessoas que se estão num engarrafamento e vêm uma mota a passar ou a querer passar reagem de forma negativa.
Estas pessoas criam problemas onde não existem problemas.
O filtering (apesar de ser uma área cinzenta do CE) é uma solução real a um problema real.
O problema não é o filtering, o problema é o mesmo ser visto como ilegal.
A resolução do problema não é acabar com o filtering, mas sim torna-lo claramente legar e até mesmo criar uma infraestrutura que o torne mais seguro.

Ainda criavam uma lei que proibia as motas de circular em dias de chuva.  _pensador_
SYM GTS 125i

Batman13

  • Visitante
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #10 em: 30 de Janeiro de 2019, 15:04 »
Boa Tarde companheiros,

A presente situação é um pau de dois bicos.

Por um lado, a regra proibitiva visa salvaguardar a segurança do motociclista e dos condutores de automóveis, dado que o risco de acidente é maior face ao espaço diminuto existente aquando da manobra.

Por outro lado, o cumprimento na integra da regra prejudica a mobilidade do motoclista, afunila o transito em geral e consequentemente prejudica a mobilidade dentro da cidade (e não só).

É dado adquirido que se todos nós cumpríssemos na integra as regras da estrada, de mota ou de carro, o trânsito não fluía. Uma observância cega da regra seria contrapruducente.

Concordo que a autoridade tem fundamento para penalizar quem incumpre dado que atualmente à regra que proibe estas manobras.
Dai que, na minha modesta opinião, a regra deveria ser adaptada à realidade atual pelos seguintes motivos:

I. Maior número de motocilistas, atualmente;
II. Os problemas com a mobilidade nas grandes cidades podem ser resolvidos parcialmente se incentivarem as pessoas a usarem motas nas suas deslocações quotidianas; o incentivo não é alcançado com proibiçoes como esta;
III. O ambiente fica a ganhar pelo facto de as motas poluirem menos (supostamente pelo menos  _Rolley_ _Rolley_ há motas e motas  _lol_ _lol_)

A regra poderia ser a seguinte:

I.É permitido aos motociclos avancarem entre filas desde que não ultrapassem os 50 km/h e em condições de segurança, nas situações em que os veículos automóveis estejam parados ou se encontram a uma velocidade inferior ao limite mínimo previsto para cada tipo de via. _reg_
II. Os condutores dos veículos automóveis estão obrigados a cederem passagem nas situações prevista no número anterior.

Quanto às situações em que os motocilos ultrapassam, no meio das filas, automóveis em andamento em plena autoestrada (e não só) a velocidades elevadas, isso daria outro tópico  _lol_ _lol_ _lol_

 scooter_ scooter_

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #11 em: 30 de Janeiro de 2019, 15:08 »
Se nós, motociclistas, somos incapazes de perceber que fazemos parte da solução e não do problema, como podemos exigir a quem legisla que seja capaz?

Minha opinião: Multar por fazer filtragem é caça, não é prevenção.

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #12 em: 30 de Janeiro de 2019, 16:09 »

Boa tarde a todos.
Há muito tempo que sabemos que não se pode circular entre automóveis. Faz parte da matéria teórica do C.E.
Ainda há dias se comentou no FB o artigo daquelas,( a quem eu chamei «iluminadas») da DECO sobre esta matéria.
Nós vemos,inclusivé os agentes da autoridade fazê-lo,vemos muitos deles fecharem os olhos;pelo menos eu nunca fui multado,nem sequer mudei a minha atitude ao ver que sou seguido e ultrapassado. Talvez seja até um dia,mas isso é problema meu.
Agora eu acho que não vale a pena andar sempre a falar do mesmo assunto,porque se e quando as autoridades  passarem a dar tolerância zero a estas manobras, muitos de nós vamos deixar de andar à chuva, e  o prazer de andar em  duas rodas diminui em mais de 50%.
Abraços.
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #13 em: 30 de Janeiro de 2019, 16:42 »
A questão que se coloca é entre ilegalidades.

(E já houve por aí esta discussão)

Filtrar o mais à esquerda possível ou berma?

Estas são as duas opções, a não ser que se ande contra o trânsito ou apenas ao fim-de-semana.

A Berma é muito mais perigoso.

PS: Confesso que não filtro quando vejo polícia. É uma questão de respeito.

Tal como quando deixo a scooter estacionada num sítio que não é parque e está por ali um polícia, pergunto se pode ficar ali.


Posto as diversas opiniões que aqui estão, concluímos todos que em caso de acidente a culpa é sempre nossa.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2019, 16:54 por nsaraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #14 em: 30 de Janeiro de 2019, 16:46 »
É nem mais nem menos do que diz o Xquim. A inteligência deveria estar presente quando se percebe que as motas são uma das principais soluções para a mobilidade ou poluição nas grandes cidades. Quanto mais rapidamente eu chegar ao meu destino, mais rapidamente vai chegar toda a gente que está na estrada. Menos vamos poluir. E quando há motociclistas que dizem, encolhendo os ombros que “é uma infração, que se lixe, multem-me”, confesso que não percebo. Prefiro os que dizem que se está no código da estrada não devia estar, porque é idiota.

Se algum dia for multado por filtrar, tudo farei para não pagar a multa e se não conseguir, como é óbvio, vendo a mota.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #15 em: 30 de Janeiro de 2019, 17:12 »
PS: Confesso que não filtro quando vejo polícia. É uma questão de respeito.

Concordo absolutamente. Não vou transgredir à bruta na cara do agente. Mas há motoqueiros que o fazem como se fossem donos da estrada e estivessem acima da lei. Há mesmo uma história de um motoqueiro na A2 que foi tão arrogante que passou com a roda da mota por cima do pé do Guarda que estava na berma. Quantas vezes paga o justo pelo pecador?


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #16 em: 30 de Janeiro de 2019, 17:25 »
Subscrevo inteiramente o nsaraiva, não círculo na berma. Em estrada passo entre a última e penúltima fila, se a fila estiver a andar mais ou menos, espero que reduza ou pare.
Não tenhamos dúvidas da ilegalidade, mas não somos santos, cometemos várias ilegalidades por dia, muitas vezes nem nos apercebemos.
Agradeço a tolerância da autoridade e não abuso dela como vejo fazer com frequência.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #17 em: 30 de Janeiro de 2019, 17:29 »
É nem mais nem menos do que diz o Xquim. A inteligência deveria estar presente quando se percebe que as motas são uma das principais soluções para a mobilidade ou poluição nas grandes cidades. Quanto mais rapidamente eu chegar ao meu destino, mais rapidamente vai chegar toda a gente que está na estrada. Menos vamos poluir. E quando há motociclistas que dizem, encolhendo os ombros que “é uma infração, que se lixe, multem-me”, confesso que não percebo. Prefiro os que dizem que se está no código da estrada não devia estar, porque é idiota.

Se algum dia for multado por filtrar, tudo farei para não pagar a multa e se não conseguir, como é óbvio, vendo a mota.


Eu prefiro, neste como em outros domínios, os que não se ficam só por classificar de idiota qualquer lei, (e sabemos que muitas há ou pelo menos escapa-nos a explicação lógica que as valide, o que também acontece), e fazem qualquer coisa de válida para mudar a lei.

Qualquer um de nós pode pertencer ou criar uma associação, elaborar uma petição. contactar o deputado que elegeu seja na autarquia seja na Assembleia.

Conheci um antigo deputado, pelo meu círculo na Assembleia que um dia quando o confrontei em reunião agendada, como porta-voz de um grupo, com determinada questão, me disse exatamente "pois... não devia ser assim a lei, porque é idiota, sem dúvida…" mas sem seguimento. Retirámos o apoio ao senhor e o partido foi eficazmente pressionado para escolher outro nas seguintes.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #18 em: 30 de Janeiro de 2019, 17:56 »
Há 3 anos seguidos que me manifesto em Lisboa, com vista a tentar que os nossos direitos sejam alterados.
Durante o tempo que tive scooter participei sempre em ações de sensibilização para que as motas sejam entendidas, insisto, como parte da solução e não do problema, como o scooter day Lisboa.
Consegui que a minha câmara municipal criasse lugares de estacionamento para motas onde moro.
Procuro sensibilizar os que não andam de mota para as vantagens de andar... até aqui procuro influenciar-vos com aquilo que penso.

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #19 em: 30 de Janeiro de 2019, 18:05 »
É exatamente uma das vias que eu prefiro, por vezes trabalhosa, morosa e desanimadora. Aliás com os vários fóruns e associações existentes, no meu regresso a Portugal, comparativamente aos países que conhecia melhor, admirou-me a pouca mobilização. Deste e outros fóruns deveriam emanar iniciativas, assim os estatutos próprios o permitissem e os membros estivessem sensibilizados para o coletivo.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2019, 18:05 por Lourenço »

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #20 em: 30 de Janeiro de 2019, 22:00 »
muita sorte temos tido pk existem muitos k são autenticos kamikazes a filtrar com velocidades verdadeiramente astronómicas, essa é minha maior critica  _martelada_

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #21 em: 30 de Janeiro de 2019, 22:05 »

Quer o artigo desse site quer o da Deco, cometem a imprudência de misturar ultrapassagens em estrada "tipo nacional", com circulação em estradas com mais do que uma via no mesmo sentido.
Qual a diferença? _pensador_




Então achas que é a mesma coisa ultrapassar um carro num ic e numa Nacional onde vais em contra mão?

Na Nacional so podes ultrapassar se tiveres a certeza que podes ir para a tua via em segurança.

Na ic podes ultrapassar e deves voltar à direita se possivel.

Faz toda a diferença.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #22 em: 30 de Janeiro de 2019, 23:08 »
Nem percebo o que é que a ultrapassagem vem fazer para o tópico. O autor criou um tópico acerca de filtering.

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #23 em: 30 de Janeiro de 2019, 23:11 »
Acho que isto já está a ficar "off topic"........cuidado com a vassoura.  _Rolley_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Não é permitido circular entre filas de carros
« Responder #24 em: 30 de Janeiro de 2019, 23:17 »
Nem percebo o que é que a ultrapassagem vem fazer para o tópico. O autor criou um tópico acerca de filtering.

Não percebi o comentário.

Então filtrar não é ultrapassar?

Quer o artigo da noticiasaominuto quer o da deco utilizam as regras da ultrapassagem para "ilegalizar" o filtering .

Provavelmente bem.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2019, 23:18 por nsaraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.