Autor Tópico: Devia haver receita médica para andar de mota  (Lida 1573 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Devia haver receita médica para andar de mota
« em: 02 de Fevereiro de 2019, 21:57 »

Felizmente eu não tenho que me preocupar com dieta, desintoxicação ou o DVD de exercícioz favorito porque andar de mota é uma maneira brilhante de perder peso, ficar mais apto, ser mais feliz e lutar contra a demência. Sério, o motociclismo é tão bom para você que deve estar disponível gratuitamente no NHS.

Eu sei disso porque há alguns anos atrás eu era o rato de laboratório numa experiência para medir as calorias queimadas enquanto andava de mota.

Então eu andei de moto, usando os monitores cardíacos para gravar bpm ao lado de rpm.

Percorrendo estradas rurais queimaram cerca de 400 calorias por hora. Que é o mesmo que uma caminhada rápida. Para adicionar algum contexto, a maioria das pessoas queima cerca de 50-70 calorias por hora quando descansa, ciclismo moderado queima cerca de 500 calorias e corrida é em torno de 650 por hora.

Então, andar de moto queima quase tantas calorias quanto andar de bicicleta e você não precisa usar lycra ou ser morto toda vez que encontra um caminhão virando à esquerda. Sua viagem de moto provavelmente será mais longa do que uma viagem de bicicleta também, o que significa que você queima mais calorias por sessão.

Andar de mota tem muitos outros benefícios, que são mais difíceis de medir, mas reconhecíveis para qualquer piloto. A concentração - aquela sensação de estar "na zona" e em harmonia com a sua mota - promove uma química cerebral semelhante à meditação, o que ajuda a reduzir o stress. E mais uma vez, é todo o tempo em que você faz enquanto dirige, o que o torna tão valioso.

No outro extremo da escala, há endorfinas - produtos químicos de prazer e recompensa liberados quando você se exercita. As endorfinas têm um efeito semelhante à Morfina - gerando uma sensação de "bem-estar" sem as agulhas, os desafios dentários ou os novos "amigos".

Finalmente, e talvez o mais interessante, é algo chamado propriocepção, que é como nós subconscientemente gerenciamos as mudanças posicionais no espaço e nos movimentos do nosso corpo.

Cada vez mais, os cientistas acreditam que uma melhor propriocepção ajuda a prevenir a doença de Alzheimer e a demência. Você pode tomar isso com uma pitada de sal porque a demência é a doença do momento e tudo parece promovê-la, preveni-la ou ambos. Mas a propriocepção está no centro do nosso sistema nervoso e tem um impacto direto na função do cerebelo, uma parte do cérebro que coleta os impulsos neurais de todo o corpo e os amplifica à medida que eles se transferem para as outras partes do cérebro que controlam movimento, cognição e pensamento. Simplificando, a função do cerebelo aumentada significa que a pessoa tem um bom controle de seus movimentos, pensamentos e fala. Pacientes com demência de Alzheimer e demência geralmente apresentam função reduzida do cerebelo.

Demência, depressão e obesidade são atualmente os maiores problemas que o nosso sistema de saúde enfrenta e o motociclismo pode impactar diretamente todos os três. Não seria ótimo se dar uma moto para todos no NHS fosse a maneira mais econômica de nos tornarmos mais saudáveis ​​e felizes? Se isso não é uma razão para colocar o motociclismo no centro da política governamental de saúde e transporte, não sabemos o que é.

(tradução automática)
Notícia completa : https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/news-and-views/blog/why-motorcycling-should-be-available-on-prescription


"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"