Autor Tópico: andar de mota faz bem  (Lida 1715 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
andar de mota faz bem
« em: 20 de Janeiro de 2019, 19:31 »
Estudo patrocinado pela Harley-Davidson mostra que andar de mota faz bem

Os motociclistas há muito tempo defendem a condução como o principal caminho para o alívio do stress e uma saúde mental positiva. Hoje, os resultados de um estudo neurobiológico realizado por uma equipa de três investigadores do Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da UCLA mostraram evidências científicas pioneiras, revelando os potenciais benefícios mentais e físicos da condução de mota. Financiado pela Harley-Davidson, o estudo revela que o motociclismo aumentou os níveis de concentração e atenção e diminuiu os níveis relativos de cortisol, um marcador hormonal de stress.

Os investigadores registaram a atividade cerebral e os níveis hormonais dos participantes antes, durante e depois do motociclismo, dirigindo um carro e descansando. Ao andar de moto, os participantes experimentaram maior foco sensorial e resiliência à distração. A condução de mota também produziu um aumento nos níveis de adrenalina e frequência cardíaca, bem como uma diminuição nos níveis de cortisol - resultados frequentemente associados a exercícios leves e redução do stress.

“Os níveis de stress, especialmente entre os jovens adultos, continuam aumentando e as pessoas estão explorando caminhos para melhorar sua saúde mental e física. Até recentemente, a tecnologia para medir rigorosamente o impacto de atividades como o motociclismo no cérebro não existia ”, disse o Dr. Don Vaughn, o neurocientista que liderou a equipe de pesquisa. "O cérebro é um órgão incrivelmente complexo e é fascinante investigar rigorosamente os efeitos físicos e mentais relatados pelos motociclistas."

Destaques dos Resultados :
● Conduzir um motociclo diminuiu os biomarcadores hormonais do stress em 28% 
● Em média, andar de moto por 20 minutos aumentou a freqüência cardíaca dos participantes em 11% e os níveis de adrenalina em 27% - semelhante a um exercício leve
● O foco sensorial foi aprimorado ao andar de mota em comparação a dirigir um carro, um efeito também observado em meditadores experientes e não-praticantes de meditação
● Alterações na atividade cerebral dos participantes do estudo durante a consução sugeriram um aumento no estado de alerta semelhante a beber uma xícara de café

"Enquanto os cientistas estudam há muito tempo a relação entre respostas cerebrais e hormonais à atenção e ao stress, fazê-lo em condições da vida real como essas é raro", explicou o professor da UCLA e membro da equipe sénior, Dr. Mark Cohen. "Nenhuma experiência de laboratório pode duplicar os sentimentos que um motociclista teria na estrada."
"As diferenças nas respostas neurológicas e fisiológicas dos participantes entre condução de mota e outras atividades medidas foram bastante pronunciadas", continuou o Dr. Vaughn. "Isso pode ser significativo para mitigar o stress do dia a dia.

Tradução semiautomática  _anjo_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: andar de mota faz bem
« Responder #1 em: 22 de Janeiro de 2019, 08:14 »
Concordo em absoluto!
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: andar de mota faz bem
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2019, 09:14 »
Boa malha!!
 _convivio_
Rui

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: andar de mota faz bem
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2019, 10:26 »
Citação de: saraiva  em: 20 de Outubro de 2018, 16:28
Mas o que me faz partilhar convosco este primeiro ponto de situação é o que não sabia. Hoje tenho a certeza que o trânsito estava a fazer-me mal à saúde. Acredito nisso sinceramente.

É usual considerar-se quando alguém diz, "Eu vou de mota, não estou para aturar o stress do para-arranca."  a questão mais matemática; Ok gastas menos meia-hora do que eu.

Na verdade o efeito vai muito além disso. Comecei a pensar nisto após o netgom dizer isso mesmo, que faz mal à saúde.

Eu sinto-me muito melhor desde que me desloco de scooter. Menos irritado e mais produtivo. Hoje, irrito-me muito menos e trabalho mais.

Pensando bem, a problemática de ter de contar com a incerteza do trânsito para cada reunião que se marca; o stress de ter coisas combinadas e há acidente no trânsito, etc. etc. tudo isso desgasta.

Hoje tenho a plena convicção que o trânsito desgaste emocionalmente e mentalmente, e o pior, maior parte das vezes sem nos apercebermos pois faz parte do nosso dia-a-dia.

Esta situação é comparada à típica fase de depressão ou pré-depressão cuja solução muitas vezes é mudar de trabalho para algo mais simples e para uma pequena aldeia sem stress. Isso afasta também o trânsito. É claro que não é factor exclusivo neste exemplo mais extremo.

A melhoria que sinto nestes dois aspectos emocional e mental já compensou, mesmo que apurasse que estou a gastar mais dinheiro.
Obriguem-me a tirar a carta, a pagar a IUC, a ir à inspeção a pagar estacionamento mas ao trânsito como rotina no dia-a-dia não volto.



Senti-o na pele! Concordo em absoluto na primeira pessoa.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.