Autor Tópico: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?  (Lida 105823 vezes)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #75 em: 22 de Maio de 2010, 08:55 »
Companheiro, essas temperaturas são as temperaturas quase normais do meio ambiente, ou seja, as válvulas são afinadas a frio!

Nunca vi nenhum mecânico antes de afinar vávulas, meter um termómetro lá dentro para ver se a temperatura está nos 34 graus!

O que já vi muito (infelizmente) foi, muito bom mecânico a afinar válvulas com o motor quente e isso NUNCA SE DEVE FAZER! NUNCA!

Por alguma coisa, quando as motos precisam de afinar válvulas, têm de ficar na oficina de um dia para o outro (ou pelo menos de manhã cedo) de forma a que o motor esteja frio, para afinarem as vávulas.

A razão da afinação ter de ser com o motor frio? A dilatação do metal, quando aquecido!

Desculpa, enganei-me a afinação e feita com o motor abaixo dos 34 graus, isto porque  a temperatura ambiente em portugal e bem diferente de uma temperatura ambiente nos imirados arabes, ou na Novazelandia, ou Na Australia, ou em paises bastante frios, como os paises nordicos.
Por isso tem que ter uma margem de temperatura.
E a temperatura ambiente e a temperatura  do  teu motor quando esta frio é igual, tal como o vinho a agua, lol
Não precisas de la meter o termometro precisas e certificar -te que a temperatura ambiente nao esta acima dos 34 graus, se fores mandar afinar as valvulas a tua Sym, em Beja em pleno verão, naqueles dias de 45 graus a sombra, aposto que o teu motor a frio estara acima dos 34 graus , lol
Falar em vinho, quando e que pagas um copo o Veiga? _Rolley_
« Última modificação: 22 de Maio de 2010, 09:05 por nunompires »
[/URL]

Dogdivine

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #76 em: 16 de Julho de 2010, 14:41 »
boas pessoal,

hoje andava eu a dar umas voltinhas numas ruas aqui em Lisboa, ai a uns 20km/h e não é que a fazer uma curva ai a uns 10km/h sem acelerar a Sym dá um click e vai-se abaixo... achei muito estranho pois o motor já estava mais que quente pq já tinha andado uns 5km a uma velocidade bem mais rápida, mas depois a bicha pegou logo á 1ª...

já me tinha acontecido varias vezes ligar a Sym e sem a deixar aquecer arrancar mas qdo paro no semáforo a uns 100mts ela ir a baixo, mas depois dumas gasadas aquilo não desliga mais, mas esta hoje achei muito estranho.

alguém tem uma ideia do que se passou.

gracias
 scooter_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #77 em: 16 de Julho de 2010, 19:16 »
Viva!

Sei!!! Falta de kms...  _lol_ _lol_   A minha depois que passou os 3000km nunca mais foi abaixo, também começou a aquecer o tempo...  _Rolley_

Qualquer das formas, garantia com ela.  _pol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Btcc1977

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #78 em: 16 de Julho de 2010, 20:07 »
Boas

Estou com um problema semelhante aos relatados no forum, a minha sym gts 125 evo, conta com 7300 kms e de a algum tempo para cá tem me vindo a acontecer o seguinte; ao ligar a frio, pega à 1ª rotação nas 3000 rpm durante cerca de 1 minuto ( penso que seja o ar automatico) de repente perde rotação e vai-se abaixo. volto a ligar e por vezes pega e vai- se abaixo imediatamente, tenho de insistir várias vezes para a conseguir por a ganhar rotaçao. tambem ja me aconteceu várias vezes em andamento, ainda sem a mota atingir a temperatura de serviço. Páro em qualquer cruzamento e mesmo controlando com o acelerador ela perde rotação e vai abaixo, custanto depois um pouco a manter se ligada com rotação sufuciente novamente. alguem me pode ajudar?o mecanico ja desmontou o carburador e nao dá com nada será electrico? já enviei mail para VEiculos casal, mas apenas me perguntaram a matricula da mota e qual o concessionário.
 se algum de voces me puder ajudar agradeço


Boas curvas

Tiago

ZeLuz

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #79 em: 16 de Julho de 2010, 20:11 »
No caso da minha foi apenas afinar as válvulas para ficar a bombar novamente.

Segundo parece é um item que, nestes modelos, terá de ser verificado com mais regularidade que o habitual.

 _pol_

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #80 em: 16 de Julho de 2010, 21:56 »
No caso da minha foi apenas afinar as válvulas para ficar a bombar novamente.

Segundo parece é um item que, nestes modelos, terá de ser verificado com mais regularidade que o habitual.

 _pol_

Na minha foi a mesma coisa! Afinação vavulas

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #81 em: 16 de Julho de 2010, 23:33 »
         Qual a gasolina que usas? eu acho que não seria má ideia colocar um filtro de gasolina  antes do carburador . _pensador_ _pensador_
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

ZeLuz

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #82 em: 17 de Julho de 2010, 00:17 »
o certo é que têm  sido trocados alguns CDI, apesar de, sabe-se lá porquê, esta troca não estar a ser divulgada

Porque dizes isso? Tens provas?  _pensador_

Isso é fácil de verificar, se surgir o problema é só marcar o CDI (e outros componentes) antes de a levar à oficina. Duvido que alguém já o tenha feito...  _Rolley_

Dogdivine

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #83 em: 17 de Julho de 2010, 10:59 »
bem se continuar assim quando for á revisão dos 3.000 vou apertar com eles, pois já tinha falado no assunto e disseram-me que era uma questão de afinar o relanti... veremos mas aquela de ontem a 20km/h achei que devia de ser o relantim muito baixo e como quase nao ia a acelerar aquilo foi-se abaixo... será??????
 scooter_

Btcc1977

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #84 em: 19 de Julho de 2010, 11:52 »
RAio da mota continua na mesma, já afinou valvulas, ate´aquecer vai se abaixo que é uma beleza. tenho de a deixar a aquecer antes de a montar. O concessionário não sabe o que poderá ser. já liguei para a veiculos casal, não consigo falar com ninguem qualificado

Goodspeed®

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #85 em: 19 de Julho de 2010, 12:27 »
A minha vai á primeira revisão na próxima segunda. Até hoje nunca foi abaixo. Quanto ás valvulas ou matraquilhar, penso que o barulho da minha GTS seja o normal. Oleo sempre a nivel.

Espero que venha melhor.

Achei piada a uma coisa: off topic - Quando marquei a revisão, disse à pessoa que me atendeu, se não havia problema em passar os 1000 kms, o que deve acontecer em 100 ou 200 kms. Resposta: Não há problema: Não pode é acelerar mais de meio punho.

Será que há algum troque nas revisões ?  ;D

Off topic off

Abraços

Goodspeed®

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #86 em: 19 de Julho de 2010, 14:19 »

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_


quando lá chegares e perguntas? " olhe, por esquecimento/distracção/negligência, um dia rodei o punho mais do que me aconselhou....será que gripei o motor? _careta_ _careta_ _careta_ _careta_

Realmente as coisas que se ouvem nas oficinas, são hilariantes!  _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_

Não sei o que te diga. Eu sei que já rodei o punha algumas vezes mas não muitas para ela se ir habituando mas isto realmente é novo para mim..heheheeh


Dogdivine

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #87 em: 19 de Julho de 2010, 18:25 »
ahahah  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_ eu na rodagem rolei o punho varias vezes mas o que me aconselharam era não rolar logo a fundo e não ir sempre com ele na mesma posição quanto ao resto... não passem muitas vezes das 7.000 rpm e acho que está tudo dito...acelerações suaves e não colem o punho muito tempo no mesmo sitio, vão ver que não há problema nenhum e se forem aos 100km/h uma ou outra vez ninguem morre por isso, e afinal são só 1.000km... fazem-se num instante...
boa curvas e não stressem com essas conversas.
 scooter_

Pajolosa

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #88 em: 20 de Julho de 2010, 00:59 »
Será que aqui algumas pessoas não sabem ler????????????   _confuso_  _confuso_  _confuso_  _confuso_
penso que descrevi aqui e bem o problema da minha GTS e  todos os passos que foram dados até chegarem à solução final!
Portanto Btcc1977 e outros que estão a ter o mesmo problema, não sei qual a duvida?? o problema da tua GTS é exactamente o mesmo que eu e o Ahlagos  tivemos, e toda a treta que estão a impingir-te é exactamente a mesma que tentaram impingir-me a mim.
Acho que tás a ser  _anjo_
Aperta com eles  _reg_ e não vas em cantigas  _Rolley_.

Dogdivine

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #89 em: 20 de Julho de 2010, 08:33 »
bem estive a ver as rotações ao ralenti e ao que parece está entre as normais ou seja a frio vai ás 3.000 depois baixa um pouco e a quente está entre o risco branco e o azul... ou seja tem as 1.000 rpm e depois fica ora no risco branco a seguir as 1.000 ora vai ao risco azul, não sei que valores são mas fica aai entre esses dois riscos... acham que será valvulas????? por as rotações estão normais certo????

Retwingo

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #90 em: 20 de Julho de 2010, 15:23 »

Com a minha (que ontem completou 3000 Km!!!!) aconteceu outra coisa estranha. Agora raramente vai abaixo, mas quando vim de férias, inicio de Julho, e após 15 dias de paragem, e depois de quente, engasgava-se toda, ao ponto de ir abiaxo. Estão a ver o filme, um gajo a querer dar uma curva e e a scooter a "cag**r e a tossir". Mas tb se engasgava em recta ou ao arrancar nos semáforos.
Foi para a oficina - abre ar, fecha ar, nem percebi bem o que eles fizeram mas para já está boa....

Btcc1977

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #91 em: 20 de Julho de 2010, 22:08 »
Com a minha (que ontem completou 3000 Km!!!!) aconteceu outra coisa estranha. Agora raramente vai abaixo, mas quando vim de férias, inicio de Julho, e após 15 dias de paragem, e depois de quente, engasgava-se toda, ao ponto de ir abiaxo. Estão a ver o filme, um gajo a querer dar uma curva e e a scooter a "cag**r e a tossir". Mas tb se engasgava em recta ou ao arrancar nos semáforos.
Foi para a oficina - abre ar, fecha ar, nem percebi bem o que eles fizeram mas para já está boa....


Isso provavelmente é o cachimbo da vela, pede ao mecanico para ver o cachimbo a minha tinha sintomas identicos, substituiram-lhe o cachimbo por um NGK, nunca mais fez nada disso.

Pajolosa

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #92 em: 21 de Julho de 2010, 13:48 »
Com a minha (que ontem completou 3000 Km!!!!) aconteceu outra coisa estranha. Agora raramente vai abaixo, mas quando vim de férias, inicio de Julho, e após 15 dias de paragem, e depois de quente, engasgava-se toda, ao ponto de ir abiaxo. Estão a ver o filme, um gajo a querer dar uma curva e e a scooter a "cag**r e a tossir". Mas tb se engasgava em recta ou ao arrancar nos semáforos.
Foi para a oficina - abre ar, fecha ar, nem percebi bem o que eles fizeram mas para já está boa....

A mim aconteceu-me o mesmo a 3 dias de ir para a concentração de Faro, a diferença foi que vinha a andar normalmente e depois numa descida vim sempre atrás de um camião durante algum tempo (sem acelarar porque era a descer) e quando cheguei a um cruzamento acelarei e ela engasgou-se e foi mesmo abaixo, vim o caminho todo assim bastava largar o acelerador para se ir abaixo.
Fui logo ter com o José carlos da JCG Motos e o que me disse era que deveria ser problema da afinação de vávulas.

Espero que me perdoem este off-tópico mas penso que o tradutor de Mandarim que foi enviado para todos os concessionários e oficinas da SYM em Portugal traduz para "problema de afinação de válvulas" para todos os problemas que têm surgido, EX: CDI(MANDARIM) = afinação de válvulas(Português); Mota ENGASGA-SE(MANDARIM) = afinação de válvulas(Português); OUTRO PROBLEMA(MANDARIM) = afinação de válvulas(Português);  _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_.

Bom o certo é que segundo o que disseram foi que trocaram a vela e "afinaram as valvulas" e fiz a viagem de ida e volta sem problemas. _palmas_
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, 13:51 por Pajolosa »

Goodspeed®

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #93 em: 21 de Julho de 2010, 13:55 »
Essa operação de afinação das válvulas é um procedimento normal ou é só nestes casos? é que a minha SYM tem 1000 e poucos kms (revisão na proxima segunda) e parece-me que tilinta um pouco...pode ser mesmo assim ou não...

Já notei uma coisa a quente, por vezes, o ralenti oscila entre as 1500 e as 2000 sem fazer nada...

Será que "tb sofro" destas tretas que temos falado ? Ir abaixo nunca foi!

Cumps

JorgeSilva

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #94 em: 22 de Julho de 2010, 12:47 »
Boas pessoal,

A minha opinião é simples:

Motas na garantia = Ausência de avarias ou quaisquer tipo de invenções, sendo que a responsabilidade é da marca ou stands.
A minha experiência é simples.

1º começou a ir a baixo a quente, muito esporádicamente
2º aumentou a frequência destes episódios
3º senti falta de potência e para além de ir a baixo a quente, também tinha que compensar mt o punho para se manter ligada a frio
4º fui ao stand - mudaram o filtro do ar que supostamente estava defeituoso
5º melhorou ligeiramente mas depressa voltou ao mesmo
6º fui ao stand - mudaram supostamente o CDI

Até agora, passados 6000Km, nunca mais tive problemas

Mas se os tiver...

7º Stand
8º Stand
9º Stand
   (...)


Por isso não creio que andar com afinações disto e daquilo a tentar resolver algo da responsabilidade de outros seja a melhor forma

 scooter_ scooter_ 
« Última modificação: 22 de Julho de 2010, 12:49 por JorgeSilva »

ZeLuz

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #95 em: 22 de Julho de 2010, 13:52 »
Acho que todas as afinações de que se falou anteriormente foram através do stand/representante da marca (a minha foi), ninguém o fez por sua conta e risco...  _pol_

JorgeSilva

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #96 em: 22 de Julho de 2010, 13:54 »
Ok mas entre afinações, testes, hipóteses e afins o tempo vai passando, o problema persiste e a garantia a acabar...

ATENÇÃO a isso pessoal _policia_

Dogdivine

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #97 em: 22 de Julho de 2010, 15:09 »
a minha parou de ir a baixo mas até aos 3.000 vou ficar atento se voltar a acontecer, qdo for á revisão vou falar com eles e fico em cima da situação...
 scooter_

Offline fozzie

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Varge-Mondar / Albarraque
  • Nº 12
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 Evo
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #98 em: 23 de Julho de 2010, 10:07 »
Lembram-se da minha estoria sobre que estava com problemas na moto devido ao combustivel???

Pois é, ao que parece nada tinha aver com o combustivel. Agora que li todas estas mensagens, revejo aqui o problema excacto da minha moto e vou ter de apertar com eles para me resolverem as dificuldades que tenho a ligar a moto a frio e os 'engasganços' que tenho em andamento.

Não basta ver que um jardim é belo, sem ter de acreditar que lá no fundo também esconde fadas?

JorgeSilva

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #99 em: 23 de Julho de 2010, 12:38 »
Lembram-se da minha estoria sobre que estava com problemas na moto devido ao combustivel???

Pois é, ao que parece nada tinha aver com o combustivel. Agora que li todas estas mensagens, revejo aqui o problema excacto da minha moto e vou ter de apertar com eles para me resolverem as dificuldades que tenho a ligar a moto a frio e os 'engasganços' que tenho em andamento.



Pois a história dos combustiveis / carburadores e afins só serve para ir chutando o problema...

Andem em cima deles  _mau_ _martelada_ _conv_ _Zang_ _reg_