Autor Tópico: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?  (Lida 105192 vezes)

Born to be Wild

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #50 em: 26 de Abril de 2010, 15:10 »
Será que a parte eléctrica está bem e a voltagem está certa?  _Rolley_

Cátia Silva

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #51 em: 04 de Maio de 2010, 11:14 »
 ;) A minha babe, voltou ou agravou, já não sei, a situação de ir abaixo a frio!
De manhã é um filme para pegar!  _Zang_ Ontem contactei o Stand e vai para lá para a semana para ver o que se passa!  _reg_

Não estoua gostar nada disto!  _Zang_
Depois dou novidades!

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #52 em: 05 de Maio de 2010, 00:20 »
Cátia, diz-me uma coisa:

na ultima revisão afinaram válvulas?  Sem sim, então o problema é mesmo da afinação das válvulas, pois a válvula de escape deve estar muito fechada.

Lembram-se do caso da moto do Pajolosa? E lembram-se do que eu disse, sobre a informação dada pelo Sr. Pires da MotoPires? Pois parece que o senhor tinha razão, e após terem mudado quase meia moto ao Pajolosa (por ordem do engenheiro da marca _polb_ ) lá afinaram as ditas válvulas e parece que a moto ficou óptima!

Cátia, antes de dizeres aos tipos da oficina  que o problema pode ser das válvulas (se o fizeres vão logo torcer o nariz), pergunta se afinaram as válvulas!

 _pt_ scooter_ _pt_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #53 em: 05 de Maio de 2010, 03:28 »
Cátia, diz-me uma coisa:

na ultima revisão afinaram válvulas?  Sem sim, então o problema é mesmo da afinação das válvulas, pois a válvula de escape deve estar muito fechada.

Lembram-se do caso da moto do Pajolosa? E lembram-se do que eu disse, sobre a informação dada pelo Sr. Pires da MotoPires? Pois parece que o senhor tinha razão, e após terem mudado quase meia moto ao Pajolosa (por ordem do engenheiro da marca _polb_ ) lá afinaram as ditas válvulas e parece que a moto ficou óptima!

Cátia, antes de dizeres aos tipos da oficina  que o problema pode ser das válvulas (se o fizeres vão logo torcer o nariz), pergunta se afinaram as válvulas!

 _pt_ scooter_ _pt_

Mas afinam as valvulas para??? as valvulas so se afinam quando começa a ouvir-se a bater. E depois a folga das valvulas tem -se que ver com o motor a quente, ja nem sei qualq a temperatura, ora se vem a mesma com o motor frio fica tudo no buraco.
A minha nunca afinou valvulas e so afina quando bater, e quando for esse o caso sou eu proprio que as afino.. junto tudo, e pimba lixo.lol
[/URL]

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #54 em: 05 de Maio de 2010, 23:03 »
Mas afinam as valvulas para??? as valvulas so se afinam quando começa a ouvir-se a bater. E depois a folga das valvulas tem -se que ver com o motor a quente, ja nem sei qualq a temperatura, ora se vem a mesma com o motor frio fica tudo no buraco.
A minha nunca afinou valvulas e so afina quando bater, e quando for esse o caso sou eu proprio que as afino.. junto tudo, e pimba lixo.lol


Bom....antes de mais deixa-me esclarecer uma coisa: só se consegue afinar correctamente umas válvulas,s ejam de carro ou moto, com o motor completamente frio! Isto tem a ver com a dilatação dos metais, quando estão frios e quando estão quentes! Podes perguntar a qualquer mecanico!

Agora, em relação a quando se afina as válvulas, elas devem ser afinadas conforme está indicado no manual da moto e não somente quando se ouvem! Aliás, umas válvulas a  bater (não em demasia, claro!) não prejudicam em nada o bom funcionamento do motor, enquanto umas válvulas muito apertadas, fazem  com que o motor não funcione correctamente, que se vá abaixo ou que simplesmente nem funcione! Por isso é que a maioria dos mecânicos quando afinam umas válvulas preferem deixá-las ligeiramente folgadas, pois assim têm a certeza que assim funciona correctamente.

E já agora, nas scooters, como o motor está muito escondido muito dificilmente vais ouvir as válvulas a bater a não ser quando já andarem à cabeçada umas às outras! ;D

 _pt_ scooter_ _pt_

Pajolosa

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #55 em: 06 de Maio de 2010, 23:47 »
Cátia, diz-me uma coisa:

na ultima revisão afinaram válvulas?  Sem sim, então o problema é mesmo da afinação das válvulas, pois a válvula de escape deve estar muito fechada.

Lembram-se do caso da moto do Pajolosa? E lembram-se do que eu disse, sobre a informação dada pelo Sr. Pires da MotoPires? Pois parece que o senhor tinha razão, e após terem mudado quase meia moto ao Pajolosa (por ordem do engenheiro da marca _polb_ ) lá afinaram as ditas válvulas e parece que a moto ficou óptima!

Está na mesma voltou a ir para a MIGTEC, agora estão a trocar peças da do José Carlos para a minha mas penso que não vão resolver o problema.
Vou ter que chatiar-me a sério.e se calhar meter advogado para resolver o assunto se não vão continuar a dar-me musica  _Zang_

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #56 em: 07 de Maio de 2010, 00:00 »
Já voltaste a contactar a Red Moto a pedir explicações?

Aperta com eles!!

Se fosse comigo já me tinha saltado a tampa 303954875757 vezes!! _Zang_ _Zang_ _Zang_

exige que a moto seja vista pelo engenheiro técnico da Red Moto!


Retwingo

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #57 em: 07 de Maio de 2010, 21:31 »
A minha saiu da revisão dos 1000 (feita perto dos 1200) e, como já escrevei aqui, logo no mesmo dia fiquei pregado algumas vezes. Liguei para a oficina e fiquei de passar por lá.
Vá-se lá saber porquê, nunca mais foi abaixo... Por vezes, no arranque parece que vai abafar, mas é só rodar um pouco mais o punho e aí vai ela.

ahlagos

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #58 em: 08 de Maio de 2010, 00:17 »
Finalmente...........
CDI substituído, assunto resolvido!
Não só já não se vai mais abaixo (a quente ou a frio), como o desempenho melhorou, e de que maneira!
O "cantar" do ralenti, não se compara!
« Última modificação: 08 de Maio de 2010, 00:19 por ahlagos »

Born to be Wild

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #59 em: 08 de Maio de 2010, 00:45 »
CDI... presumo que a parte mecânica, ou seja, a injecção, correcto?

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #60 em: 08 de Maio de 2010, 10:09 »
Pois...isto teria sido logo umas das coisas a desconfiar...no teu caso penso que a Red Moto, a JCG Motos e a Miguetec fizeram um mau serviço!

Nem imaginas as coisas que ouvi....desde que a culpa era das nossas leis, porque as motos que vinham para cá eram todas diferentes das outras até...sei lá o quê!

Enfim, o que interessa é que tens a tua moto a "bombar", mais nada!! _lool_ _pol_ _lool_

ahlagos

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #61 em: 08 de Maio de 2010, 17:47 »
No meu caso, deixei de ir à Sukimotos em Portimão, e passei a ir ao Leonardo em Albufeira!
« Última modificação: 08 de Maio de 2010, 17:49 por ahlagos »

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #62 em: 08 de Maio de 2010, 19:05 »
No meu caso, deixei de ir à Sukimotos em Portimão, e passei a ir ao Leonardo em Albufeira!

ops...pensei que estivesse a falr com o Pajolosa!

mas na volta o problema da GTS dele também é do CDI!


Pajolosa

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #63 em: 11 de Maio de 2010, 22:35 »
ops...pensei que estivesse a falr com o Pajolosa!

mas na volta o problema da GTS dele também é do CDI!

Pois é!!!
parece que o problema da minha também era esse.
Hoje fui busca-la ao JCG motos e andei umas boas horas e nunca se foi abaixo e como diz o Ahlagos "O "cantar" do ralenti, não se compara!"  _pol_  está nas 1800 rpm e 5*****.
Mas vamos a ver se não acontece mais nada.
« Última modificação: 11 de Maio de 2010, 22:37 por Pajolosa »

ahlagos

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #64 em: 11 de Maio de 2010, 23:43 »
Pajolosa: Ainda bem que atacaram o problema por aí!
Fico contente por teres o teu problema resolvido!
Curiosamente, tive um problema identico com um carro, uma Chryisler Voyager, que fazia exactamente o mesmo. Por vezes, inexplicávelmente ia-se abaixo e ficava sem travões e direcção assistida. À 4º vez que chamei o reboque para a levarem para a oficina, lá me substituiram a centralina (CDI).
Como é uma peça muito cara, têm sempre relutância em substituí-la, pois não é facil o importador/representante aceitar a reclamação........
Daí estar muito satisfeito com a assistência do concessionário Leonardo em Albufeira!
Boas curvas!

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #65 em: 15 de Maio de 2010, 09:24 »

Bom....antes de mais deixa-me esclarecer uma coisa: só se consegue afinar correctamente umas válvulas,s ejam de carro ou moto, com o motor completamente frio! Isto tem a ver com a dilatação dos metais, quando estão frios e quando estão quentes! Podes perguntar a qualquer mecanico!

Agora, em relação a quando se afina as válvulas, elas devem ser afinadas conforme está indicado no manual da moto e não somente quando se ouvem! Aliás, umas válvulas a  bater (não em demasia, claro!) não prejudicam em nada o bom funcionamento do motor, enquanto umas válvulas muito apertadas, fazem  com que o motor não funcione correctamente, que se vá abaixo ou que simplesmente nem funcione! Por isso é que a maioria dos mecânicos quando afinam umas válvulas preferem deixá-las ligeiramente folgadas, pois assim têm a certeza que assim funciona correctamente.

E já agora, nas scooters, como o motor está muito escondido muito dificilmente vais ouvir as válvulas a bater a não ser quando já andarem à cabeçada umas às outras! ;D

 _pt_ scooter_ _pt_

Incorrecto, qualquer manual de carros ou motos explica a temperatura que deve estar o motor antes de afinar válvulas.
SYM 250 GTS afina válvulas com o motor a 34 graus, e a abertura das mesmas de admissão deve estar a 1.2 a 1.4, visto no manual da mesma de reparação.
Ford mondeo 1.8 td que nao usa válvulas (bombetas) tem que ser feito a 40 graus o motor a afinação das válvulas.
[/URL]

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #66 em: 16 de Maio de 2010, 13:16 »
Companheiro, essas temperaturas são as temperaturas quase normais do meio ambiente, ou seja, as válvulas são afinadas a frio!

Nunca vi nenhum mecânico antes de afinar vávulas, meter um termómetro lá dentro para ver se a temperatura está nos 34 graus!

O que já vi muito (infelizmente) foi, muito bom mecânico a afinar válvulas com o motor quente e isso NUNCA SE DEVE FAZER! NUNCA!

Por alguma coisa, quando as motos precisam de afinar válvulas, têm de ficar na oficina de um dia para o outro (ou pelo menos de manhã cedo) de forma a que o motor esteja frio, para afinarem as vávulas.

A razão da afinação ter de ser com o motor frio? A dilatação do metal, quando aquecido!

Cátia Silva

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #67 em: 17 de Maio de 2010, 10:48 »
Boas!

A minha Babe foi como programado na Terça-feira à oficina! Como reparação levou, segundo eles, duas bobines e gigleurs (não sei se é assim que se escreve mas, siga!). De facto, não voltou a ir a baixo, comporta-se muito melhor nas recuperações e parce-me igual ao anteriormente!

Vamos ver!
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 10:53 por Cátia Silva »

ZeLuz

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #68 em: 19 de Maio de 2010, 01:36 »
A minha, que sempre se portou bem, agora que já passou dos 5000 km começou a ir abaixo quando está fria...  _Zang_

Desconfio que seja o ralenti que desafinou (?!?!) e está demasiado baixo... tenho de passar na oficina para ver o que se passa...  _policia_

 _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_

Cátia Silva

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #69 em: 19 de Maio de 2010, 15:01 »
Malta já repararam que estas situações se têm vindo a repetir em várias motos, e sempre depois dos primeiros 5/6 mil Km?

CDI, bobines, gigleurs... temos que estar mesmo atentos, e ir trocando aqui estas experiências para percebermos se é defeito ou feitio!

Retwingo

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #70 em: 19 de Maio de 2010, 18:57 »
A minha tá maluca. Saiu da revisão e começou a falhar. Combinei passar pela oficina e ela deixou de ir abaxio.
Andou sem problemas até ontem, em que foi abaixo duas vezes.
Hoje está boa outra vez.
Ideias.

PS: Está com 1800 +- Kms

Pajolosa

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #71 em: 19 de Maio de 2010, 19:19 »
A minha tá maluca. Saiu da revisão e começou a falhar. Combinei passar pela oficina e ela deixou de ir abaxio.
Andou sem problemas até ontem, em que foi abaixo duas vezes.
Hoje está boa outra vez.
Ideias.

PS: Está com 1800 +- Kms

Conforme escrevi no meu diário de bordo a minha começou também mais ou menos por essa altura.  _Zang_

A minha, que sempre se portou bem, agora que já passou dos 5000 km começou a ir abaixo quando está fria...  _Zang_

Desconfio que seja o ralenti que desafinou (?!?!) e está demasiado baixo... tenho de passar na oficina para ver o que se passa...  _policia_

 _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_

ralenti que desafinou????

Está a quanto o relanti? o meu agora está nas 1800 rpm e tudo bem.
« Última modificação: 19 de Maio de 2010, 19:35 por admin1 »

ZeLuz

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #72 em: 19 de Maio de 2010, 19:45 »
ralenti que desafinou????

Está a quanto o relanti? o meu agora está nas 1800 rpm e tudo bem.

Quando funcionava a 100% (ver http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=366.msg8063#msg8063) estava um 1mm abaixo da linha azul antes das 2000rpm, agora está na linha branca ou 1mm acima,  mesmo ao ligar não chega nem perto das 3000rpm como anteriormente.  _pensador_

Deve se castigo por causa do  _careta_ ...  _Rolley_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #73 em: 19 de Maio de 2010, 21:03 »
Também, revisões de 3000 em 3000km não é difícil os problemas aparecerem depois da revisão...  _lol_
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

antosilva

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #74 em: 19 de Maio de 2010, 21:37 »
Olá, tenho um amigo que comprou a mesma maquina e teve este problema, foi ao João Santos, onde Ele comprou a mota, após vistoriar a máquina, notou que havia um fio(se bem me lembro) que não estava totalmente protegido e a mota ia abaixo quando a rotação ficava baixa.
Posso falar com ele para saber mais detalhes.