Autor Tópico: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?  (Lida 106420 vezes)

ahlagos

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #100 em: 24 de Julho de 2010, 08:59 »
Conforme já escrevi uns posts atrás, a minha substituíu o CDI. Mas atenção, é que quando se ia abaixo, só voltava a pegar, após desligar a na chave e voltar a ligar!. Esta situação apontava inequivocamente para o CDI!

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #101 em: 24 de Julho de 2010, 17:23 »
Se houve uma serie marada de CDI que saiu, pode haver em mais motas. Mas a dicficuldade em pegar cheira-me a caburador, obstruido.... mal afinado..
Eles com um simples teste conseguem ver se e do CDI, se tiverem um electricista em condições, e so tirar a vela e medir a voltagem e impedancia que o CDI esta a mandar ao arranque, se manda os valores de frabrica so pode ser falta de gota, se e falta de gota, pode ser carburador, filtro de gasolina, ar na tubagem.  _Rolley_
Eles nao querem e ter o trabalho a detectar isso, eu ja tive mas num carro, ar na tubagem, soluços e pegar a frio era mentira, e no mesmo, tambem filtro de gasolina obstruido, faz as mesmas m....., a bom ba de gasolina no galheiro faz o mesmo, mas ai so notas quando a mota esta perto da reserva, ou seja de tanque cheio funciona bem.

cump.
[/URL]

JorgeSilva

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #102 em: 24 de Julho de 2010, 21:52 »
Se houve uma serie marada de CDI que saiu, pode haver em mais motas. Mas a dicficuldade em pegar cheira-me a caburador, obstruido.... mal afinado..
Eles com um simples teste conseguem ver se e do CDI, se tiverem um electricista em condições, e so tirar a vela e medir a voltagem e impedancia que o CDI esta a mandar ao arranque, se manda os valores de frabrica so pode ser falta de gota, se e falta de gota, pode ser carburador, filtro de gasolina, ar na tubagem.  _Rolley_
Eles nao querem e ter o trabalho a detectar isso, eu ja tive mas num carro, ar na tubagem, soluços e pegar a frio era mentira, e no mesmo, tambem filtro de gasolina obstruido, faz as mesmas m....., a bom ba de gasolina no galheiro faz o mesmo, mas ai so notas quando a mota esta perto da reserva, ou seja de tanque cheio funciona bem.

cump.

Mas o sintoma é outro...
A mota pega mas depois não aguenta as rotações e vai a baixo...
e quando já estamos a andar, se chegamos a um stop p.ex. a mesma coisa..

Dogdivine

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #103 em: 13 de Agosto de 2010, 12:08 »
bem esta é nova... antes desligar de vez em quando a frio... normal  _pensador_
 
agora estes dias mais quentes, ponho a maxi a trabalhar ai por volta das 16h/17h altura em que o calor aperta, e não é que trabalha ai uns 20segundo e depois derrepente, foi-se... tenho que lhe dar gaz para nao ir abaixo e depois lá se aguenta ao fim de 1minuto tudo normal...
 
o mais giro é que de manha, ponho a trabalhar a maquina e tudo normal... certinho as rotações e tudo...
 
vou agora á revisão dos 3.000 e veremos o solução  _pensador_

Dogdivine

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #104 em: 13 de Agosto de 2010, 18:45 »
pois vou lá pra semana.


ela hoje já se portou bem, estava ali no vai não vai, mas lá se aguentou... deve sofre com o calor coitada  _lol_


mas ainda esteve quase a encostar-se, mas deve ter pensado que ficava de castigo no fds e amanha já não via o mar e lá se portou bem.  _lol_


pra semana deve ir ao doutor... mais uma vacina e fica como nova (digo eu)...  _lool_


depois dou noticias  _pol_


sei que o CCM teve problemas idênticos tb por volta do 3.000km e passaram... veremos o evoluir da coisa.
 _convivio_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #105 em: 13 de Agosto de 2010, 22:22 »
pois vou lá pra semana.


ela hoje já se portou bem, estava ali no vai não vai, mas lá se aguentou... deve sofre com o calor coitada  _lol_


mas ainda esteve quase a encostar-se, mas deve ter pensado que ficava de castigo no fds e amanha já não via o mar e lá se portou bem.  _lol_


pra semana deve ir ao doutor... mais uma vacina e fica como nova (digo eu)...  _lool_


depois dou noticias  _pol_


sei que o CCM teve problemas idênticos tb por volta do 3.000km e passaram... veremos o evoluir da coisa.
 _convivio_

A minha 250 cc nos dias de calor e  agora pos afinação das valvulas, acontece-lhe o mesmo que a tua, mas nao chega a ir abaixo, apos 20 segundos ou 1 minuto baixa muito a rotação chegando mesmo a acender a luz da bateria, se vier a descer na minha rua bem inclinada e parar, vai mesmo abaixo.
Acho que isso tem tambem a ver com o sensor de temperatura que desliga o ar automatico da scooter antes de o motor atingir a temperatura normal de funcionamento. As vossas nao tem ar manual, penso eu de que? ou teem?
[/URL]

Dogdivine

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #106 em: 13 de Agosto de 2010, 22:27 »
não o ar é automatico,  _pol_


tambem pensei nisso porque ao ligar de manha nota-se o ar a funcionar,  _pol_  mas á tarde com muito calor (hoje já nao aconteceu),


ela começa a trabalhar como se já estivesse quente e as rpm vêm logo por ai abaixo e desliga. só acontece mesmo com muito calor.


 scooter_



didinha

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #107 em: 14 de Agosto de 2010, 00:21 »
Olá a todos
quero dizer que um amigo meu com a Sym gts evo 125 tambem teve esse problema ,o mecanico abriu o motor , diz que a moto tem traz giglers?ou coisa que o valha ,um para as baixas rotações outro para as medias e consequente outro para mais altas , e o problema é quando pára e que o ejector chamando-lhe assim se encontrava entupido por ser mais fino e elas virem com uma massa protectora de fábrica, aquilo foi tudo limpo e agora está a rolar bem .Tambem a minha foi a baixo  duas ou três vezes logo que  comecou a andar mas depois passou, penso que foi enquanto não limpou a tal massa. de qualquer maneira  está certo que a minha tambem gosta das2000 rotações.  Espero que esta informação ajude e Longa vida atodas as Scooters.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #108 em: 14 de Agosto de 2010, 00:26 »
Olá a todos
quero dizer que um amigo meu com a Sym gts evo 125 tambem teve esse problema ,o mecanico abriu o motor , diz que a moto tem traz giglers?ou coisa que o valha ,um para as baixas rotações outro para as medias e consequente outro para mais altas , e o problema é quando pára e que o ejector chamando-lhe assim se encontrava entupido por ser mais fino e elas virem com uma massa protectora de fábrica, aquilo foi tudo limpo e agora está a rolar bem .Tambem a minha foi a baixo  duas ou três vezes logo que  comecou a andar mas depois passou, penso que foi enquanto não limpou a tal massa. de qualquer maneira  está certo que a minha tambem gosta das2000 rotações.  Espero que esta informação ajude e Longa vida atodas as Scooters.

Tambem pode ser o gigler, eu tive um ww jetta, e de 10 em 10 mil, eu proprio o limpava, isto porque alem do gigler, ser muito fino, a gasolina portuguesa e uma autentica bosta, lol _polb_
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #109 em: 14 de Agosto de 2010, 07:46 »
A Sónia sempre teve o Ralenti muito baixo desde novinha (1800, 1700 rpm), alias no inicio ia muito abaixo quando fria e apos descidas, mas eu nunca me importei até porque sabia que era do ralenti, e so me acontecia se pare-se em descidas inclinadas, apos os 3.000 a 4.000 mil passou-lhe  a pancada de ir abaixo, quase que ia, mas não ia.
Possivelmente em relação as valvulas deves ter razão devem ter ficado muito fechadas na afinação, e que com 125 euros de mão de obra (ao almoço nao se deve ter bebido agua) _lol_ _lol_
« Última modificação: 14 de Agosto de 2010, 07:55 por nunompires »
[/URL]

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #110 em: 16 de Setembro de 2010, 11:44 »
Viva!

Depois da revisão dos 3000 km deixou de ir abaixo. Na altura alguns companheiros ficaram admirados por ser substituído a vela.
Agora, penso que o problema podia ser da vela!!!!
Já vai com mais de 7000km de pura adrenalina....  _careta_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

ace9391

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #111 em: 16 de Setembro de 2010, 11:57 »
Também aconteceu 2 ou 3 vezes na minha Citycom.
Assim que ligava a mota e parava logo a seguir ia abaixo.
Desde que fui à revisão dos 1000 km nunca mais aconteceu, pelo menos até agora.

Dogdivine

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #112 em: 16 de Setembro de 2010, 12:16 »
Viva!

Depois da revisão dos 3000 km deixou de ir abaixo. Na altura alguns companheiros ficaram admirados por ser substituído a vela.
Agora, penso que o problema podia ser da vela!!!!
Já vai com mais de 7000km de pura adrenalina....  _careta_

Abraço ;)

eu queixei-me na revisão dos 3.000 (4.100km na realidade) e trocaram-me a vela.. até agora tudo 100%

AJAM

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #113 em: 06 de Outubro de 2010, 03:08 »
Olá a todos ;)
Já vi que esta Scooter tão fixe tem um problema quase generalizado _pensador_
A minha antes dos 1000km começou a ir abaixo... Reclamei e já por 2 vezes o mecânico de onde comprei a Scooter fez a tal afinação do parafuso no carburador Ar/Aceleração.
Acontece que "quase" deixou de ir abaixo, mas nunca mais teve o Ralenti como quando era nova  ???_
Fica mais acelerada durante uns segundos, depois baixa para uma rotação cerca das 2000 rpm, mas não tem nada a haver como quando era nova que estabelecia em menos de 1000 rpm e ficava com o Ralenti certinho... Agora tem um trabalhar inconstante.
Tipo: rrrr  rrrrrrrr  rrrr  rrrrrr  rrrrrrrrrrr  rrrr rrrrrr rrrrr, nunca está certo!
Raramente vai abaixo, mas ainda vai de vez em quando!
Nem as Zundapp têm irregularidade no trabalhar do motor   ;D

O meu mecânico fez uma afinação em segundos com a chave de parafusos, mas não me convenceu...
E eu estou breve a fazer a revisão dos 6000km e não lhe vou dar descanso.
Tem que me por isto a funcionar na perfeição!
Acho que estes comentários todos já me deram uma grande ajuda e pelo que analiso, acho que será esse tal CDI.
Sinceramente não percebo muito de motos, mas logo na altura lhe disse que isso deveria ter algo relacionado com uma peça electrónica.
Claro que eles tentam dar a volta ao texto e é mais fácil pegar numa chave de parafusos e em 20 segundos dar uma viradela no parafuso do carburador, mas isso não é solução para uma máquina que está na garantia.
Espero ver resolvido o meu problema e depois partilharei convosco a solução do meu caso.

Já agora a ver se alguém já lhe aconteceu o que já me aconteceu a mim por 2 vezes na ultima semana:
Fui durante cerca de 9 km a acelerar a fundo e quando tive necessidade de travar por terminar a auto-estrada, verifico que o travão esqº, neste caso da roda de trás, vai quase até ao fundo e só ejectando mais 1 ou 2 vezes fica a travar em cima na posição certa!

Isto nunca tinha feito e não é normal... Será que alguém poderá dar uma ideia do que se passa?

Cumpts a todos.

Bastet

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #114 em: 06 de Outubro de 2010, 08:19 »
As Sym Symphony, Fiddle e Orbit 125cc têm um problema no carburador que fazia isso mesmo. Quando a ligava tinha o ralenti incerto. É defeito de fabrico e já foi para a oficina para mudar o carburador.
Será que outras motos da Sym não terão o mesmo problema?
Boas curvas

Terramoto

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #115 em: 14 de Outubro de 2010, 03:06 »
Vejam aqui o que é o CDI!

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080610152516AAXHFeK

Este é um CDI "caseiro" mas dá para perceber como funciona.

DIY CDI / Capacitor Discharge Ignition

Resumindo, é o cérebro do motor!

Tenho as minhas dúvidas que o problema seja do CDI, mas....não sou mecânico, lol! ;D


 _pt_
Boas pessoal a minha sofreu do mesmo mal mas foi aos 8 mil e tal quilómetros, ia abaixo quando parava e por vezes mesmo em andamento sentia-a a falhar. Problema - cabo que transmite a energia para a vela - depois de substituído ficou normal. O meu mecânico também me afinou as válvulas mas com o motor frio. Não chegou a afinar o relantim, ele anda por volta das 1800 e mantêm-se muito bem. Mas sem duvida, cada caso é um caso, e o melhor é ir ao mecânico até porque a mota está na garantia.

sol

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #116 em: 02 de Fevereiro de 2011, 13:14 »
mais uma...

de à uns tempos para cá engasga-se em andamento e depois vai abaixo (seja fria quente, baixas ou altas)...

já me passei varias vezes no transito quando vou arrancar e ela vai abaixo e depois teima em não querer arrancar....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #117 em: 02 de Fevereiro de 2011, 14:00 »
Quantos km tem actualmente? Não é que isso vá dizer grande coisa, mas pode significar que está na altura de trocar qualquer coisa.

mais uma...

de à uns tempos para cá engasga-se em andamento e depois vai abaixo (seja fria quente, baixas ou altas)...

já me passei varias vezes no transito quando vou arrancar e ela vai abaixo e depois teima em não querer arrancar....

sol

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #118 em: 02 de Fevereiro de 2011, 14:02 »
boas,

6mil km

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #119 em: 02 de Fevereiro de 2011, 15:08 »
Viva!

Tendo quase passados 2 invernos noto que durante o tempo frio o sintoma de ir abaixo é mais frequente.
Este tópico já vai com 9 páginas e muito foi dito concluindo que não há só uma solução milagrosa!!! Há sim um conjunto de possíveis soluções. Melhor do que ninguém o teu concessionário irá analisar o problema e encontrar a solução correcta até porque ainda está na garantia....

No meu caso, em particular, optei por aumentar o ralenti para cerca das 2900rpm durante os meses mais frios. Tento arrancar com o motor o mais quente possível. Durante os restantes meses do ano recoloco o ralenti nas 2000 rpm.

Alerto que a afinação do ralenti deve-se efectuar com o motor quente.  _pol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #120 em: 04 de Fevereiro de 2011, 00:16 »
boas,

6mil km

Companheiro a tua mota deve estar a precisar afinar vavulas. _pensador_
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #121 em: 04 de Fevereiro de 2011, 14:55 »
Companheiro a tua mota deve estar a precisar afinar vavulas. _pensador_

Com 6 mil, ainda não precisa afinar válvulas.

REPOST:::::::::::::::::

Já me aconteceu na minha foi ao fim de poucos km ter esses sintomas, e não era mais nada que uma vela suja , carbonizada, limpei a vela voltei a meter e tudo bem. Defeito na vela, não sei, ainda lá anda, parece-me mais que deva ter apanhado gasolina de má qualidade, ou agua na mesma, pois a vela estava com um aspecto estranho!

[/URL]

Terramoto

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #122 em: 07 de Fevereiro de 2011, 05:15 »
boas,

6mil km

Boas olha a minha teve esse mesmo sintoma e mais ou menos com os mesmos quilometros, problema- o cabo que liga a vela.
Após a mudança parecia nova e já vai com 13 mil sempre a bombar.
Abraço

sol

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #123 em: 07 de Fevereiro de 2011, 10:08 »

Já me aconteceu na minha foi ao fim de poucos km ter esses sintomas, e não era mais nada que uma vela suja , carbonizada, limpei a vela voltei a meter e tudo bem. Defeito na vela, não sei, ainda lá anda, parece-me mais que deva ter apanhado gasolina de má qualidade, ou agua na mesma, pois a vela estava com um aspecto estranho!

Caro Nunompires

podes dizer como acedeste à vela? sou novato em mecanica de motas daí a minha duvida.

estava a pensar colocar uma de 4 polos mas não sei se irei ter melhorias e/ou danificar algo.

Abraço

Obrigado

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #124 em: 07 de Fevereiro de 2011, 15:57 »
Tampa lateral lado esquerdo, por acaso no sabado tiramos a do Razor para ver o estado dela. A tampa fica no sitio onde metes os pés, tens uma de cada lado, preta, plastico não pintado, com uma abertura de ar.
Com 4 polos não ganhas nada, isso só propaganda. Na parte da mecanica tens um topico a explicar tudo sobre velas.
Consulta.
Abraço
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2011, 16:00 por nunompires »
[/URL]