Autor Tópico: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?  (Lida 105192 vezes)

Retwingo

  • Visitante
[125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« em: 15 de Janeiro de 2010, 23:10 »
Boa noite. No passado sábado, e com apenas 420 Kms, a minha GTS resolveu brincar aqui com o maçarico. De regresso da piscina dos miúdos, que foram de carro com a minha mulher (claro!), e parada à porta de casa, a "piquena"  foi-se abaixo. Ligo, ando 10 metros e novamente. Lá foi assim até à garagem, onde dormiu dois dias.
O sono fez-lhe mal, pois fui dar uma volta à noite e, num semáforo, a mesma fita.E volta para a garagem.
Voltinha, mas desta vez na net, para ver se alguém tinha problema semelhante e leio, penso que no blogue do Veiga, que as Sym não gostavam do ralenti baixo. Mais uma pesquisa e descobro como aceder ao motor e qual o parafuso "mágico". Lá a pus a ronronar às 2000 rpm, mas o problema mantém-se.
E só acontece depois de rolar uns quilómetros, ou seja, com o motor quente.   
Alguém tem ideia do que possa ser?
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 19:49 por paufer »

Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #1 em: 15 de Janeiro de 2010, 23:32 »
Caro Companheiro Retwingo,

Sei que alguns companheiros das Sym Gts, um ou dois, já tiveram um problema idêntico ao teu.

Espera que, certamente, alguém (mais dotado que eu em mecânica) do Fórum te irá elucidar sobre isso.

No entanto, dado que a scooter está na garantia e tem tão poucos Kms, na minha opinião ia rápidamente ao concessionário relatar o sucedido.

Um abraço
Atentamente

Tourister

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #2 em: 15 de Janeiro de 2010, 23:58 »
A minha GTS também tem um problema semelhante, ou seja, enquanto não aquece também vai abaixo quando tenho de parar.

Solução: Vou dando um pouco de acelerador e ela aguenta-se.

Ainda não resolvi o problema porque estou à espera dos 1000km para ir à revisão e aí resolverem o resolverem. Está com 750km.

Onde fica o parafuso "mágico"?!  _pensador_
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

ZeLuz

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #3 em: 16 de Janeiro de 2010, 00:22 »
Em 550 kms a minha só foi abaixo 1 vez, isto passados uns 30 segundos de a ligar um dia de manhã...  _pensador_

De resto, apesar do motor ainda não estar com um trabalhar uniforme no ralenti, não baixa as rotações a ponto de querer ir abaixo.  _pol_

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #4 em: 16 de Janeiro de 2010, 12:28 »
Tem existido muitas GTS com esse "problema". Na maioria das vezes tal é resolvido com um ligeiro aumentar do ralenti. Elas vêm com o ralenti baixo e juntando isso ao facto do motor ser novo e estar muito justo (maior fricção!) mais facilmente se calam.

Tanto no caso do companheiro Retwingo como de todos os outras aconselho a ida à oficina. Aliás, aconselho TODOS, mas mesmo TODOS a irem à oficina sempre que algum problema surja nas vossas meninas, por mais insignificante que seja ou que julguem que seja. A garantia serve para isso mesmo!

Volto a dizer que ainda existem mecânicos que não sabem que as scoooters, devido à sua transmissão automática precisam de ter o ralenti mais alto que as motos  normais. Sei de casos que quando estão a montar as motos novas para as entregarem aos clientes e ao ligarem os motores e verem que o ralenti está "alto", vão logo baixa-lo para as tradicionais 1000 rpm das motos "normais". Depois claro...vão abaixo!

Nada como passarem na oficina para resolverem o "problema"!

sadhus

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #5 em: 16 de Janeiro de 2010, 13:35 »
Boas,

Não sei se serve de muito esta informação, mas na minha VFR isto já aconteceu, e o problema foi a bomba de gasolina, mas como disse o Veiga, o melhor é levar à oficina principalmente quado está na garantia.

Cumprimentos,
Hugo Santos

famoes

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #6 em: 16 de Janeiro de 2010, 18:31 »
meus amigos isso pode ter sido alguma impureza que passou o filtro da gasolina,e desafinou o carburador,porque alem do parafuso (magico) do relantin,tem o do ar,que enriquece ou impobrece a mistura de ar com a gasolina,entra mais ou menos.
Ora aquele parafuso tem de ser rodado milesimas para um dos lados em consonancia com o do relantin,isso como o veiga e outros companheiros dizem, tem de ser feito por quem sabe,aconcelho-te a ir ao concessionario onde compras-te,porque ele sabe onde deve ficar a afinação,e isso é rapido e barato _convivio_

Retwingo

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #7 em: 16 de Janeiro de 2010, 20:58 »
A minha GTS também tem um problema semelhante, ou seja, enquanto não aquece também vai abaixo quando tenho de parar.

Solução: Vou dando um pouco de acelerador e ela aguenta-se.

Ainda não resolvi o problema porque estou à espera dos 1000km para ir à revisão e aí resolverem o resolverem. Está com 750km.

Onde fica o parafuso "mágico"?!  _pensador_

Ei-lo:
http://www.sym-gts.fr/index.php/L-entretien-du-GTS/Mecanique/Reglage-du-Ralenti-sur-le-SYM-GTS.html


Obrigado a todos pelos conselhos. É evidente que mal o problema surgiu liguei logo para o stand e fiquei de passar por lá. O meu problema, é que ainda não me atrevo a andar à chuva (só tenho 450 km de experiência). E o S. Pedro não me tem dado tréguas (eu bem que devia ter comido a sopa toda em "piqueno"...).
Aguardo serenamente.

Bom fds para todos!!!!

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2010, 21:31 »
Ei-lo:
http://www.sym-gts.fr/index.php/L-entretien-du-GTS/Mecanique/Reglage-du-Ralenti-sur-le-SYM-GTS.html


Obrigado pela informação. Mas só agora li a tua mensagem!!
Hoje estive à procura do tal parafuso "mágico" e acabei também por o encontrar.  _careta_ E tirei umas fotos da praxe...

Retirando o forra da bagageira encontramos esta tampa.

Retira-se o parafuso indicado e temos acesso à parte de cima do motor, com o parafuso "mágico".

Lá está ele.  _pol_

Isto que fique só entre nós. Rodei-o um bocadinho, mas mesmo só um bocadinho, e aumentei as rpm's do motor para as 2000.
Vou testar durante os próximos dias e depois informo do resultado. ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Retwingo

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #9 em: 18 de Janeiro de 2010, 14:10 »
Conta tudo... Eu fiz o mesmo mas o problema manteve-se e tive receio de aumentar ainda mais o ralenti

Born to be Wild

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #10 em: 18 de Janeiro de 2010, 15:32 »
Será o rectificador?

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #11 em: 20 de Janeiro de 2010, 18:31 »
Passado 3 dias da afinação do ralenti a Sym GTS nunca mais foi abaixo.

Alerto que a afinação foi efectuada com o motor quente.  ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #12 em: 20 de Janeiro de 2010, 21:26 »
Passado 3 dias da afinação do ralenti a Sym GTS nunca mais foi abaixo.

Alerto que a afinação foi efectuada com o motor quente.  ;)


Correctissimo! A afinação do ralenti deve ser sempre feita com o moto quente e tendo as luzes da moto acesas (médios!)


Retwingo

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #13 em: 21 de Janeiro de 2010, 11:02 »
Passado 3 dias da afinação do ralenti a Sym GTS nunca mais foi abaixo.

Alerto que a afinação foi efectuada com o motor quente.  ;)
Voltei a fazer o mesmo à minha e, anteontem, aproveitei o bom tempo para dar umas voltas (quase uma hora) e ela tb não foi abaixo. _pol_

Pajolosa

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #14 em: 17 de Março de 2010, 21:15 »
aloo eu também estou com o mesmo problema antes a mota ia-se abaixo mesmo a quente  depois fui ao concessionário e eles afinaram mas agora só vai abaixo quando está fria.
Hoje resolvi ir novamente ao concessionário e deixar lá a mota para eles resolverem o problema.
Depois dou noticias.

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #15 em: 17 de Março de 2010, 21:30 »
Vai abaixo quando está fria? Provavelmente um problema no sistema de arranque a frio, vulgo, "ar automático" (automatic choke)

Este é um site dedicado à VW, mas explica bem como funciona o "ar automático"!

http://www.vw-resource.com/automatic_choke.html

Se tiverem dificuldade usem o tradutor do google... _Rolley_


Pajolosa

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #16 em: 17 de Março de 2010, 22:38 »
sim eu também penso que é do ar automático deve ter que levar alguma afinação,
quando ligo a mota ela vai para a 2300 rpm durante 20 segundos depois desce logo para as 1000 rpm dando a sensação que o ar automático desliga-se e por conseguinte a moto vai-se abaixo.

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #17 em: 17 de Março de 2010, 22:43 »
Diz-me uma coisa, o  motor quanto está quente a que rotações é que fica quando está ao ralenti? _pensador_

Pajolosa

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #18 em: 18 de Março de 2010, 00:37 »
mais ou menos nas 1800 rpm
« Última modificação: 18 de Março de 2010, 00:40 por Pajolosa »

ZeLuz

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #19 em: 18 de Março de 2010, 16:31 »
O meu fica bem abaixo disso e não vai abaixo...  _careta_

Demora cerca de 2 minutos a estabilizar (dos 0m11s até aos 2m12s no filme) e, com pouca variação, basicamente tem sido assim desde o km zero.

Sym GTS 125 Evo - Ralenti

Foi filmado hoje de manhã a frio, na 1ª vez que dei à chave.
« Última modificação: 18 de Março de 2010, 16:34 por ZeLuz »

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #20 em: 18 de Março de 2010, 17:06 »
Bom a mim não me lembro de a moto ter ido abaixo, mas também confesso que sempre a que a coloquei para trabalhar saí logo rodando o punho. E tenho um habito antigo que sempre que coloco a moto a trabalhar dou duas gazadas no acelerador, pancadas de quem tinha de abrir o ar em outras montadas.... 
vou ali ja volto

Pajolosa

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #21 em: 18 de Março de 2010, 21:56 »
zeluz,
estive a ver o filme que gravaste e é asim que deveria ser o ar automático manter o relanti alto e depois pouco a pouco ir baixando , a minha tambem era assim inicialmente depois é que começou a ir abaixo.

ahlagos

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #22 em: 20 de Março de 2010, 00:22 »
Depois da 1ª revisão, fiquei com o mesmo problema: vai-se abaixo, fria, quente, a descer (em desaceleração), ou no arranque após paragem nos semáforos. Bem desagradavel e desconfortáve!
Claro que após a minha queixa, a solução do concessionário foi aumentar as rotações do ralenti.
Não só não resolveu, como aumentou o consumo.
Como o problema persistia, já com 2500 km, sem que o concessionário onde adquiri a moto, mostrasse grande disponibilidade para resolver o assunto, mudei de oficina de assistencia.
Parece afinal que o problema é do CDI, o que aliás até faz algum sentido. Vamos testar a substituição do CDI.
Depois relato, o evoluir da situação.

Pajolosa

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #23 em: 20 de Março de 2010, 14:52 »
Parece afinal que o problema é do CDI, o que aliás até faz algum sentido. Vamos testar a substituição do CDI.

Quando falas do CDI refereste a quê? ao ar automático?

veiga

  • Visitante
Re: [125 GTS Evo] Motor vai abaixo. Ideias?
« Responder #24 em: 20 de Março de 2010, 16:02 »
Vejam aqui o que é o CDI!

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080610152516AAXHFeK

Este é um CDI "caseiro" mas dá para perceber como funciona.

DIY CDI / Capacitor Discharge Ignition

Resumindo, é o cérebro do motor!

Tenho as minhas dúvidas que o problema seja do CDI, mas....não sou mecânico, lol! ;D


 _pt_