Autor Tópico: Depósio na reserva é desaconselhável?  (Lida 2253 vezes)

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Depósio na reserva é desaconselhável?
« em: 11 de Janeiro de 2019, 23:53 »
Boas. No caso dos carros a gasolina fui aconselhado muitas vezes a não andar com o depósito na reserva ou frequentemente abaixo de 1/4 por causa da bomba de gasolina que está no interior deste.

Nas nossas scooters a gasolina vai por gravidade para a bomba ou tb se verifica a necessidade de seguir este conselho?

Na scooter deixo frequentemente ir á reserva porque me xateia a pouca autonomia e cada vez que vou á bomba perco tempo e até já tive de palmilhar 500 mts com um jerrican. Com os carros nunca me aconteceu.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Depósio na reserva é desaconselhável?
« Responder #1 em: 12 de Janeiro de 2019, 08:11 »
Sempre desaconselhável. Os resíduos do fundo do depósito acabam nos injetores e nos cilindros e acabam por dar cabo deles.

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2530
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Depósio na reserva é desaconselhável?
« Responder #2 em: 12 de Janeiro de 2019, 10:51 »
Sempre desaconselhável. Os resíduos do fundo do depósito acabam nos injetores e nos cilindros e acabam por dar cabo deles.


 _pol_ _pol_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Depósio na reserva é desaconselhável?
« Responder #3 em: 12 de Janeiro de 2019, 14:51 »
Boas Companheiros. _convivio_

As impurezas que se vão acumulando no depósito, pois, apesar de filtros de gasolina etc. ficam mais disponíveis para ir para a injeção e provocar potencialmente mais estragos se estiverem menos diluídas. Esta é uma situação.

A outra sobre a qual eu me interrogo é se, como as latas, que possuem a bomba de combustível dentro do depósito, (com ou sem retorno, não é relevante, se estiverem a trabalhar, e algumas funcionam constantemente, com pouca gasolina ficam a trabalhar em seco quanto mais tempo, periodicamente, quanto menos gasolina existir no depósito) as nossas scooters possuem o mesmo tipo de bomba dentro do depósito e imperativamente submersa no combustível?

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Depósio na reserva é desaconselhável?
« Responder #4 em: 12 de Janeiro de 2019, 15:17 »
Será que essa sujidade não fica toda em suspensão   dado o tamanho do depósito e mesmo pela quantidade de gasolina que jorra para dentro do mesmo sempre que vamos as bombas abastecer...  _Rolley_

Offline António Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Évora
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 250 X
Depósio na reserva é desaconselhável?
« Responder #5 em: 12 de Janeiro de 2019, 22:18 »
Companheiro Lourenço
Como já foi dito é desaconselhável andar na reserva por causa das impurezas que são aspiradas pela bomba
Na minha Forza 300 foi substituida a bomba de gasolina na garantia e eu vi  substituir, o sistema é igual aos carros a bomba está dentro do depósito, tem uma tampa com parafusos que se tira para tirar a bomba de dentro do depósito e foram quase 2 horas para fazer o serviço tiveram que desmontar as carenagens laterais para ter acesso à tampa de depósito
Na tua SH o sistema deve ser igual assim como na maioria das scooters, nas motos como têm o depósito mais alto que o motor deve ser diferente,talvez algumas por gravidade mas não sei bem ainda há motas novas 125 com torneira de gasolina nas grandes não tenho reparado mas vou ver como é

Offline ppecas

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 34
  • Localidade: Évora
Re: Depósio na reserva é desaconselhável?
« Responder #6 em: 12 de Janeiro de 2019, 23:16 »
Sinceramente acho que tem mais a ver com a qualidade da gasolina que com o que se encontra no fundo do depósito. No depósito de uma mota a reserva é meio litro mais ou menos. Se a bomba está no fundo aspira a gasolina sempre no mesmo sitio esteja o depósito cheio ou mais vazio, supostamente as impurezas que falam vão ao fundo portanto a bomba aspira sempre esteja o depósito cheio ou não.

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Depósio na reserva é desaconselhável?
« Responder #7 em: 13 de Janeiro de 2019, 01:17 »
António Ferreira, respondeste a grande parte da minha dúvida, ou seja o sistema é o mesmo, a bomba está dentro do depósito.
Ou seja, quando há menos quantidade de gasolina para a mesma quantidade de impurezas, estarão diluídas em menor quantidade de combustível.
Se em alguns carros houve problemas de bomba por se circular frequentemente abaixo de 1/4 porque a bomba ficava com deficiente lubrificação, que é feita pelo próprio combustível nas nossas scooters penso então que haverá também ainda mais este inconveniente, agravado eventualmente pelo facto de com os movimentos de uma mota a pouca gasolina que existir deixar de a submergir mais facilmente.

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Depósio na reserva é desaconselhável?
« Responder #8 em: 15 de Janeiro de 2019, 15:30 »
As impurezas não ficam diluidas em mais ou menos gasolina, se passarem pelo filtro são microscopicas e passam também no bico do injector. Se forem maiores ficam retiras na malha do filtro de gasolina, não voltam ao depósito.

Uma vez que a gasolina é sempre aspirada da parte inferior do depósito não existem também grandes depositos no fundo.
A unica diferença que poderá existir, no caso de bombas submersas é que o arrefecimento e lubrificação da bomba de combustivel é feita pela própria gasolina e se andarem regularmente com o nivel baixo, pode danificar a bomba.