Autor Tópico: Colete reflector Laranja ou Amarelo  (Lida 8644 vezes)

Nuno Duarte

  • Visitante
Colete reflector Laranja ou Amarelo
« em: 08 de Janeiro de 2019, 18:04 »
Boa tarde amigos,
 _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ Vim aqui para fazer uma pergunta, já falei com muita malta dos clubes Motard, mas as respostas são inconclusivas.
Quando comecei a andar de moto, comprei logo um colete para condução a noite e/ou dias de visibilidade limitada... mas na NOTAUTO venderam-me um colete laranja... na altura eu nem pensei nisso mas depois levantou-se a duvida, eu posso conduzir com um colete destes? Um agente da PSP, disse que esses coletes não podem ser usados, mas todavia continuo a ver motociclistas com coletes idênticos, há cerca de 3 semanas, passei pela MOTOCLASSE e por descargo de consciência resolvi comprar um colete amarelo...

Queria saber a vossa opinião...

Posso usar só o amarelo ou o laranja também? ::) ::) ::)

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #1 em: 08 de Janeiro de 2019, 18:57 »
Boas companheiro, eu tenho medo de andar de colete amarelo porque posso levar uma bastonada de um policia por engano... _lol_ _lol_ _lol_ peço desculpa...não resisti.

Eu também vejo pessoal andar de mota com colete laranja mas agora fiquei na duvida se é ou não permitido... _pensador_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #2 em: 08 de Janeiro de 2019, 19:30 »
Um agente da PSP, disse que esses coletes não podem ser usados, mas todavia continuo a ver motociclistas com coletes idênticos, há cerca de 3 semanas, passei pela MOTOCLASSE e por descargo de consciência resolvi comprar um colete amarelo...

Queria saber a vossa opinião...

Posso usar só o amarelo ou o laranja também? ::) ::) ::)[/b]

onde está escrito que não podem ser usados amarelo, laranja, outra....?
ex: o mais comum é ver-se o dito colete amarelo em caso de acidente/avaria, mas existe ou uma ou 2 marcas de carros que quando o cliente adquire a viatura nova leva um cor de laranja
vou tentar ser mais esclarecedor a ver se encontro informação que estou a pensar

podes colocar uma foto dos coletes e das etiquetas?

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #3 em: 08 de Janeiro de 2019, 20:02 »
a ver se consigo simplificar...  _reg_ _reg_

Artigo 88.º

Pré-sinalização de perigo

1 -  Todos os veículos a motor em circulação, salvo os dotados apenas de duas ou três rodas, os motocultivadores e os quadriciclos sem caixa, devem estar equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo e um colete, ambos retrorreflectores e de modelo oficialmente aprovado.

2 - É obrigatório o uso do sinal de pré-sinalização de perigo sempre que o veículo fique imobilizado na faixa de rodagem ou na berma ou nestas tenha deixado cair carga, sem prejuízo do disposto no presente Código quanto à iluminação dos veículos.

3 - O sinal deve ser colocado perpendicularmente em relação ao pavimento e ao eixo da faixa de rodagem, a uma distância nunca inferior a 30 m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar e por forma a ficar bem visível a uma distância de, pelo menos, 100 m.

4 - Nas circunstâncias referidas no n.º 2, quem proceder à colocação do sinal de pré-sinalização de perigo, à reparação do veículo ou à remoção da carga deve utilizar o colete retrorreflector.

5 - Em regulamento são fixadas as características do sinal de pré-sinalização de perigo e do colete retrorreflector.

6 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300, por cada equipamento em falta.

7 - Quem infringir o disposto nos n.os 2 a 4 é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.


isto o código da estrada (na especificidade, Portaria do governo 311d/2005):
Portaria n.º 311-D/2005

de 24 de Março

Considerando a necessidade de aumentar a segurança dos condutores que, em face de avaria no veículo, necessitam de proceder a operações de reparação na faixa de rodagem;

Considerando que o aumento da visibilidade desses condutores, perante outros em circulação, é uma forma de aumentar essa segurança, o Código da Estrada consagra a obrigatoriedade de utilização de colete retrorreflector sempre que seja exigida a utilização de triângulo de pré-sinalização de perigo;

Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro de Estado e da Administração Interna, nos termos conjugados da alínea b) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro, e do n.º 5 do artigo 88.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, na última redacção conferida, o seguinte:

1.º O presente regulamento estabelece as características dos coletes retrorreflectores, cuja utilização se encontra prevista no n.º 4 do artigo 88.º do Código da Estrada.

2.º Os coletes retrorreflectores são considerados equipamentos de protecção individual, para efeitos do disposto no Decreto-Lei n.º 128/93, de 22 de Abril, regulamentado pela Portaria n.º 1131/93, de 14 de Novembro, devendo satisfazer os requisitos estabelecidos numa das seguintes normas harmonizadas:

a) NP EN 471 - vestuário de sinalização de grande visibilidade; ou

b) NP EN 1150 - vestuário de protecção/vestuário de visibilidade para uso não profissional/métodos de ensaio e requisitos.

3.º O uso de coletes que não contenham a marca de conformidade prevista nas normas referidas no artigo anterior é equiparado à sua não utilização.


4.º O presente diploma entra em vigor 90 dias após publicação.

O Ministro de Estado e da Administração Interna, António Luís Santos Costa, em 22 de Março de 2005.


espero ter esclarecido... _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Online carlospira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 809
  • Localidade: Montemor-o-Velho-Coimbra
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX - 125
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #4 em: 08 de Janeiro de 2019, 20:03 »
Boas,

Desde que o colete seja homologado pela ANSR , pode ser usado. Seja qual for a cor.
Vejam o link abaixo.

http://www.ansr.pt/Documents/coletes_retrorreflectores.pdf

Boas curvas

 scooter_ scooter_ scooter_

 _scp_ _scp_ _scp_
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4.000 até  32.000  kms
Piaggio Medley 125  - 0  kms  até... 114. 850 kms
Honda PCX-125 - 0  até  34.000 kms para já.

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #5 em: 08 de Janeiro de 2019, 20:03 »
Não têm que ser amarelos, têm que estar certificados
http://www.ansr.pt/Documents/coletes_retrorreflectores.pdf
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #6 em: 08 de Janeiro de 2019, 21:31 »
Não considero que conduzir um motociclo se enquadre em qualquer dessas situações, ou seja:
Não me considero um perigo para outros condutores, ao conduzir uma mota, por isso não devia ser utilizado como tal.
Rui Armelão

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #7 em: 09 de Janeiro de 2019, 16:53 »
É um equipamento de protecção pessoal, não é por seres um perigo, é por poderes estar em perigo :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #8 em: 09 de Janeiro de 2019, 17:27 »
Mas... andar de mota com colete ou sem colete não é o mesmo que ter uma viatura imobilizada. Não percebo.

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #9 em: 09 de Janeiro de 2019, 17:53 »
Mas... andar de mota com colete ou sem colete não é o mesmo que ter uma viatura imobilizada. Não percebo.
Penso que existe aqui um equivocoNão é obrigatório andar de colete na mota, nem sequer a posse do colete, ao contrário dos automobilistas.O uso de colete é facultativo, para quando sentimos que a falta de visibilidade pode prejudicar os outros de nos verem e, dado que não é obrigatório por lei, nem sequer se aplicam os preceitos legais que referi.A certificação dos coletes só é obrigatória quando o seu uso é legalmente obrigatório, nos termos do código da estrada o que, repito, não acontece nas motas
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #10 em: 09 de Janeiro de 2019, 19:45 »
Para andar de mota não é obrigatório usar colete como já foi dito, pelo menos por enquanto, daqui a uns tempos não sei  _lol_

Por isso andar de mota com coletes reflectores, amarelos, laranjas, verdes, etc, não é proibido, nem têm de ser homolgados.

Eu comprei um na decathlon um impermeável reflector como alguns colegas aqui já o compraram, e é bem visível, além de ajudar a cortar o vento também é impermeável, e como diz a minha filha pequena, pareço um pirilampo ( E é esse mesmo objectivo que quero passar pelo menos no inverno, e quando andar nas horas mais escuras. )

Este

https://www.decathlon.pt/impermeavel-bicicleta-h-rc500-id_8381753.html
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2019, 19:51 por PSH72 »

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #11 em: 09 de Janeiro de 2019, 21:53 »
Para andar de mota não é obrigatório usar colete como já foi dito, pelo menos por enquanto, daqui a uns tempos não sei  _lol_

Por isso andar de mota com coletes reflectores, amarelos, laranjas, verdes, etc, não é proibido, nem têm de ser homolgados.

Eu comprei um na decathlon um impermeável reflector como alguns colegas aqui já o compraram, e é bem visível, além de ajudar a cortar o vento também é impermeável, e como diz a minha filha pequena, pareço um pirilampo ( E é esse mesmo objectivo que quero passar pelo menos no inverno, e quando andar nas horas mais escuras. )

Este

https://www.decathlon.pt/impermeavel-bicicleta-h-rc500-id_8381753.html
É igual ao meu :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #12 em: 09 de Janeiro de 2019, 22:07 »
Para andar de mota não é obrigatório usar colete como já foi dito, pelo menos por enquanto, daqui a uns tempos não sei  _lol_

Por isso andar de mota com coletes reflectores, amarelos, laranjas, verdes, etc, não é proibido, nem têm de ser homolgados.

Eu comprei um na decathlon um impermeável reflector como alguns colegas aqui já o compraram, e é bem visível, além de ajudar a cortar o vento também é impermeável, e como diz a minha filha pequena, pareço um pirilampo ( E é esse mesmo objectivo que quero passar pelo menos no inverno, e quando andar nas horas mais escuras. )


alguém entendeu o k eu coloquei  _lool_ _lool_ _lool_ _lool_

daí eu ter colocado a parte do codigo da estrado por causa de informar quem está obrigado, coloquei a parte do decreto lei para saberem que quem está obrigado saberem o k comprar (com a respectiva norma)
não vale a pena dizerem ah e tal... ouvi dizer era assim ou assado... não vale a pena... as regras estão escritas e é isto que nos temos de reger...

por isso para motos comprem o que vos der na gana _lol_ >:D

espero que não haja mais duvidas  _pensador_ _pensador_
 

Nuno Duarte

  • Visitante
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #13 em: 09 de Janeiro de 2019, 22:50 »
Agradeço a explicação, eu geralmente penso nestes assuntos e achava pouco lógico estarem a comparar o motociclista a um acidente de viação... acho que se for em caso de acidente nosso, ai sim isso se aplica porque há sim um acidente e nós estaremos numa via de transito e por isso temos de estar com colete regulamentado.

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #14 em: 10 de Janeiro de 2019, 13:42 »
Não temos :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #15 em: 10 de Janeiro de 2019, 16:12 »
Mas devemos, aí sim, representamos perigo e estamos em perigo.
Rui Armelão

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #16 em: 10 de Janeiro de 2019, 21:19 »
Não temos :)

 _pol_

as motas não são obrigadas

não compliquem o que é simples  >:D

é muito rara a situação em acidente envolvendo motociclos/ciclomotores que o condutor/passageiro tem condições físicas para vestir um colete

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #17 em: 10 de Janeiro de 2019, 23:00 »
E as avarias?
Rui Armelão

Offline Silver

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 274
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #18 em: 10 de Janeiro de 2019, 23:18 »
E as avarias?

Na minha opinião, quando surge uma avaria com uma mota facilmente se retira da faixa de rodagem para a berma, logo o problema do colete acho que não se coloca.  _pensador_
Pereira

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #19 em: 11 de Janeiro de 2019, 13:01 »
Isso a mim não criou dúvidas, comprei no ano passado no IKEA umas "tiras-colete". Não sei se ainda existe mas foi por aqui falado

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=28979.0
Rui

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #20 em: 11 de Janeiro de 2019, 13:38 »
Isso a mim não criou dúvidas, comprei no ano passado no IKEA umas "tiras-colete". Não sei se ainda existe mas foi por aqui falado

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=28979.0


Também tenho as mesmas (Fita-colete reflector) que o companheiro Rufido. Não sei se vão voltar a ter mas vou perguntar na próxima vez que vá ao IKEA.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2019, 13:40 por Americano »
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #21 em: 11 de Janeiro de 2019, 20:50 »
As motas não têm que ter capacidade de transporte, por isso não têm o dever de ter triângulo ou colete.
O uso de material reflector não é obrigatório, mas não quer dizer que não seja recomendável. Nos meus alforges reside sempre um colete que uso de noite ou em condições de chuva/nevoeiro.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Colete reflector Laranja ou Amarelo
« Responder #22 em: 13 de Janeiro de 2019, 15:26 »
_pol_

as motas não são obrigadas

não compliquem o que é simples  >:D

é muito rara a situação em acidente envolvendo motociclos/ciclomotores que o condutor/passageiro tem condições físicas para vestir um colete

Eheheheheh Scarreira essa foi muito negativa. _confuso_ Prefiro dizer que não existindo espaço de carga original na maioria dos motociclos não é obrgatorio o seu transporte
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2019, 15:27 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"