Autor Tópico: Uma nova fireblade?  (Lida 1618 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Uma nova fireblade?
« em: 06 de Janeiro de 2019, 20:28 »
Pedido de patente da Honda mostra superbike VTEC

O sincronismo de válvula variável vai-se tornar o tema de uma nova corrida armas no desenvolvimento das motas, já que as empresas de motociclos combatem a procura conflituante por mais desempenho e menores emissões em suas máquinas de última geração. É uma área que a Honda conhece melhor do que a maioria e os primeiros pedidos de patentes da empresa de 2019 revelam que uma superbike estilo Fireblade vai se beneficiar de sua experiência no campo.

Antes de nos aprofundarmos nos detalhes, um pouco de fundo:

Em primeiro lugar, porque o timing das válvulas variáveis ​​está se tornando mais importante? É porque as motas e as motas desportivas em particular, dependem muito de obter o máximo de desempenho possível dentro de limites estritos de capacidade. Remova a opção de uma capacidade aumentada e a rota restante para o poder - excepto se adicionar um turbo ou superalimentador - é aumentando as rotações.

Isso gera um problema nos tempos das válvulas. Em altas rotações, os motores precisam de muita sobreposição da válvula - o momento no final do curso de escape, quando as válvulas de escape e de admissão estão abertas ao mesmo tempo.

Sem sobreposição, não há tempo para ventilar adequadamente os gases de escape e reabastecer o cilindro com uma nova carga de admissão.

Em altas rotações, muita sobreposição funciona bem, particularmente quando combinada com muita elevação da válvula (o quão largas as válvulas abrem) e a duração da válvula (o tempo que elas permanecem abertas). Mas a baixas rotações, muita sobreposição causa problemas de emissões, porque quando a velocidade do motor é reduzida, essa sobreposição dá tempo suficiente para o combustível não queimado entrar no escape antes que as válvulas de escape se fechem.

Os limites de emissões já são um grande desafio para os motociclos de alto desempenho, e quando os limites do Euro5 entrarem em vigor dentro de alguns anos, o problema será ainda pior. Como resultado, podemos esperar que cada vez mais motas optem por  válvulas de distribuição variável de algum tipo para reduzir a sobreposição da válvula em baixas rotações do motor e aumentá-la em altas rotações.

ver noticia completa: https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/news-and-views/news/2019/january/honda-patent-application-shows-vtec-superbike
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"