Autor Tópico: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.  (Lida 5264 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« em: 26 de Dezembro de 2018, 13:46 »
Viva Companheiros,
Para quem não conhece fica aqui a campanha que alerta para o uso do tlm durante a condução. É destacado o perigo especial para os motociclistas.
Há que divulgar e, acima de tudo, dar o exemplo!


Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #1 em: 26 de Dezembro de 2018, 14:40 »
Verdade seja dita mas.........cada vez mais pessoas a usar tlm enquanto conduzem.

Já me aconteceu chamar atenção a uma pessoa que estava a conduzir e a falar ao tlm que ficou extremamente irritado e ameaçou-me com murros na "tromba"...ainda por cima tinha bluetooth no carro.  _Zang_

Enfim
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #2 em: 26 de Dezembro de 2018, 14:51 »
e o que dizer a condutores de duas rodas... como um companheiro que alegremente conduzia a sua NC à saída de Odivelas enquanto com uma das mãos dedilhava umas coisas no telemóvel colocando-se a ele e todos os que estavam por perto em risco?!

cada vez mais me convenço que não ter problemas na estrada é uma questão de sorte... por muito certinho e cuidadoso que sejas podes sempre levar com o céu em cima.

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2018, 14:57 »
e o que dizer a condutores de duas rodas... como um companheiro que alegremente conduzia a sua NC à saída de Odivelas enquanto com uma das mãos dedilhava umas coisas no telemóvel colocando-se a ele e todos os que estavam por perto em risco?!

cada vez mais me convenço que não ter problemas na estrada é uma questão de sorte... por muito certinho e cuidadoso que sejas podes sempre levar com o céu em cima.


 _pol_ _pol_ _pol_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

meneses85

  • Visitante
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #4 em: 27 de Dezembro de 2018, 09:25 »
Verdade seja dita mas.........cada vez mais pessoas a usar tlm enquanto conduzem.

Já me aconteceu chamar atenção a uma pessoa que estava a conduzir e a falar ao tlm que ficou extremamente irritado e ameaçou-me com murros na "tromba"...ainda por cima tinha bluetooth no carro.  _Zang_

Enfim

Acho que quem lhe dava uns murros na tromba era eu...

JViegas

  • Visitante
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #5 em: 27 de Dezembro de 2018, 10:14 »
Infelizmente o número de mortos aumentou, novamente, este período de festividades natalícias. Nem imagino o que virá para a operação Ano Novo.

Não percebo como é possível, nos dias de hoje, com meia dúzia de euros compram-se sistemas de mãos livres para carros e continuadamente se veem pessoas ao telefone. E os carros mais recentes já tem estes dispositivos.

Quanto às motas é ainda mais grave o uso do telemóvel e não só quando conduzem. Não é raro ver carros e motas parados em vias rápidas ou nas bermas da estrada a atenderem/realizarem chamadas.

Não percebo. Não é campanhas de sensibilidade suficientes? O que falha?

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #6 em: 27 de Dezembro de 2018, 10:17 »
O que falha é a ignorância do tuga...


Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #7 em: 27 de Dezembro de 2018, 10:45 »
O que falha é a ignorância do tuga...


Nem mais..... _Rolley_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #8 em: 27 de Dezembro de 2018, 11:36 »
Enquanto os condutores que forem falando ao telefone em plena conduçao não forem severamente punidos nada muda , o problema é que vão passando impunes com este tipo de comportamento .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #9 em: 27 de Dezembro de 2018, 12:20 »
Aparentemente a principal causa de mortes na estrada este Natal foi o excesso de velocidade...

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #10 em: 27 de Dezembro de 2018, 22:38 »
Enquanto os condutores que forem falando ao telefone em plena conduçao não forem severamente punidos nada muda , o problema é que vão passando impunes com este tipo de comportamento .

nem mais, temos as leis que chega para reduzi,r só basta as entidades competentes  cumprirem com o que estipulado, pk quando se cumprir aí o tuga vai abrir os olhos _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_

JViegas

  • Visitante
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #11 em: 28 de Dezembro de 2018, 10:25 »
Trago à discussão duas noticias que li ontem ao fim do dia e que me relembraram este post:

Impunidade entre condutores Portugueses
https://rr.sapo.pt/noticia/135578/aumentou-a-impunidade-entre-os-condutores-portugueses-alerta-prevencao-rodoviaria

Um entrevista a José Manuel Trigoso (Presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa) e que diz a determinada altura:
“Quando vejo que em 2017, ano em que aumentaram o número de mortos, feridos e acidentes com vítimas, houve uma redução superior a 20% do número de autos graves e muito graves levantados e quando vejo que as decisões sobre esses autos baixaram estrondosamente, o problema da sinistralidade não se concentra no Natal, Ano Novo, Páscoa e no Carnaval. Aumentou a impunidade, claro.”

Extinção da Brigada de Trânsito
A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda vem referir que a extinção da Brigada de Trânsito da GNR .
https://rr.sapo.pt/noticia/135534/associacao-da-gnr-diz-que-acabar-com-brigada-de-transito-foi-erro-crasso
Para a ASPIG, a extinção da Brigada de Trânsito foi o resultado de “uma decisão política imponderada e desprovida de adequada informação”.
Extinta em 2009, a Brigada de Trânsito deu origem à Unidade Nacional de Trânsito e aos Destacamentos de Trânsito dos Comandos Territoriais.


Posto isto ainda visitei o site da GNR onde é feito o balanço da operação Natal Seguro:
http://www.gnr.pt/noticias.aspx?linha=10492

Deixo a lista apurada por este força policial:

Durante a operação, a GNR, efetuou 218 detenções e registou 6 912 infrações, destacando-se:

• 304 por condução sob a influência do álcool, das quais, 144 com taxa crime igual ou superior a 1,2 g/l;
• 25 detidos por condução de veículo sem habilitação legal;
• 4 079 por excesso de velocidade;
• 408 por falta de inspeção periódica;
• 263 por anomalias nos sistemas de iluminação ou sinalização;
• 202 pela incorreta ou não utilização do cinto de segurança ou de sistemas de retenção;
• 189 por utilização indevida do telemóvel durante a condução;
• 126 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.


Desculpa companheiro Ferro e restantes companheiros que participam/leem este post, desviar o assunto do uso do telemóvel e dar-lhe outra direção mais generalista, mas penso que tudo esteja relacionado (como naturalmente todos sabemos).

Penso que não é uma questão de ignorância tuga (também concordo que a há) mas é mais grave do que isso: é o sentimento de impunidade que graça pelas estradas fora. E mantendo-me exclusivamente no uso do telemóvel na condução:

Quantos de vós não assistiram já ou vieram alguns metros/kms atrás de um carro com um comportamento irregular e com o condutor a olhar para o colo com um telemóvel nas mãos?
Será que é ignorante? Ou será que pura e simplesmente não quer saber?

Reparem na listagem da GNR.

25 detidos por conduzirem sem carta de condução. Imaginem num cruzamento alguém não parar quando vocês vão a passar ou pior ainda 126 por falta de seguro. Vai-se parar ao hospital ou à morgue com que garantias? "Mas existe o Fundo de Garantia Automóvel" ( https://www.asf.com.pt/NR/exeres/656C500E-29D5-4AB5-8126-244BECE76A4A.htm ) - Mais burocracias.

Reparem ainda nos números:
189 por uso indevido do telemóvel contra 263 por falta de sistemas de iluminação ou sinalização ou ainda 408 por falta de inspeção (isto também dava muito para escrever).

Se calhar o uso do telemóvel é a menor das nossas preocupações enquanto utilizadores da via.
Deixo à reflexão desejando desde já um Feliz Ano Novo sem acidentes, principalmente com alguém que não tenha seguro, inspeção ou carta de condução. E já agora que não venha ao telemóvel.

Nota: deixo uma nota final (desculpem): fala-se na caça à multa (que existe) mas... e em que condições trabalham estes profissionais?
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2018, 10:28 por JViegas »

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #12 em: 28 de Dezembro de 2018, 12:42 »
Façam o que fizerem, digam o que disserem, o "TUGA" vai continuar a fazer o que bem entende porque alguém morreu e
deixou-os "REIS" de Portugal inteiro.  >:D

Vejo pela reacção dos meus vizinhos que so fazem "cócó" quando eu falo sobre o tlm ou até o excesso de velocidade.....
perguntam se eu sou policia e dizem para me meter na minha vida. Esses já foram para o meu caixote do lixo.  _thumbdown_

Adoro é quando eles são multados e eu venho a saber olhando para eles com um sorriso meio malandro.... _careta_

Não sou um santinho  _anjo_ mas faço muita coisa de maneira a não me prejudicar em ser multado e pôr a mim ou outros em perigo.  _pensador_

Mas cada um sabe de si....
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #13 em: 30 de Dezembro de 2018, 22:02 »
A falta de cidadania na estrada é um problema de educação cívica e cultural.
Muitas vezes criam-se situações desnecessárias que propiciam o acidente, como por exemplo o uso de SMS (aqui o Bluetooth de nada serve), ou o excesso de velocidade ou a circulação na via do meio.
A repressão não pode ser a solução porque a polícia não pode estar em todos os lados e é mais rentável sentarem-se numa viatura enquanto o radar vai "caçando" infractores.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #14 em: 31 de Dezembro de 2018, 00:11 »
Começa tudo na formação cívica ou falta dela.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #15 em: 31 de Dezembro de 2018, 19:06 »
Começa tudo na formação cívica ou falta dela.

Não só, por vezes os mais novos arriscam a primeira, a segunda, a terceira ... não são apanhados começam a abusar...

dps começam a ouvir do amigo há e tal não me tiraram pontos ou não levei com inibição, então que ase lixe o valor da multa e continua-se  na maior... _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Campanha contra o uso de tlm durante a condução.
« Responder #16 em: 31 de Dezembro de 2018, 22:44 »
Não só, por vezes os mais novos arriscam a primeira, a segunda, a terceira ... não são apanhados começam a abusar...

dps começam a ouvir do amigo há e tal não me tiraram pontos ou não levei com inibição, então que ase lixe o valor da multa e continua-se  na maior... _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_ _thumbdown_
Tens razão scarreira, e é curioso que raramente vejo um motociclista em excesso de velocidade, mas quando estão em grupo......
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"