Autor Tópico: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente  (Lida 7428 vezes)

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125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« em: 16 de Dezembro de 2018, 19:54 »
Sei que para muitos é ,ou poderá ser, uma dúvida daquelas tramadas.
A 125 chega para o que precisamos ou será melhor uma 300?para quem tem ou vai tirar a carta ,claro.
Com a possibilidade de fazer o mesmo trajeto com as duas scooters de ambas as cilindradas durante vários dias ,eis que deixo aqui o meu testemunho na Yamaha nmax 125 e xmax 300.
A saga de pelo menos 3 dias começa na venda do pinheiro,Mafra,a saída do stand com uma nmax com cerca de 2000 km com um mês ,mais ou menos ,de cor cinza mate.
As características já sabem,125cc,12 CV ,130 kg mais ou menos e com preço competitivo até ao fim do ano.
Portanto,leve , compacta, prática e com qualidade é assim a nmax .
O primeiro trajeto foi da venda do pinheiro a Sintra ,via n9 .
Se nos primeiros km não se sente a diferença de motor , é justamente ao entrar na via rápida que temos logo uma enorme diferença,em estrada de curva contracurva pouco de diferente se nota pois não dava para mais de 80 kmh.
Aqui os consumos a subir aos 2.8 sem nada de mais a ser pedido.
A dois e a pedir mais do motor subiu aos 3.1 o que achei demais,posto isto e como vi o depósito a ficar vazio fui a mesma bomba e atestar com a mesma gasolina que utilizei na xmax, verifiquei a pressão dos pneus ,para ser tudo mais justo possível e fiz novamente reset a tudo.
Aqui começa o trajeto casa- trabalho,na primeira viagem a nmax igualou a xmax 300 ao atingir os 2.2 com médias de velocidade entre 80/100 mas de maneira calma ,de Sintra ao centro de Lisboa.
Mais uma vez é em via rápida/ AE  que se nota a grande diferença mas até aos 100kmh a 125 cumpre a brincar.
Na volta,com mais trânsito e estrada molhada subiu aos 2.4
De noite ,nota positiva aos faróis led ,mas a direito,em curva perdemos o ângulo ficando até perigoso.
Os travões da nmax são bons com o ABS a ser algo permissivo.
Em estrada acima dos 100 kmh falta a proteção aerodinâmica dum vidro.
A posição de condução é o normal duma scooter podendo as pernas ser esticadas.
O quadrante tem informação essencial quase total .
Os pneus da Dunlop no molhado satisfazem.
Hoje no mesmo trajeto decidi vir sempre no limite legal da estrada ,ou seja ,quase a fundo ,tendo subido o consumo aos 2.7 ,depois ao entrar na cidade,baixou aos 2.6 o que tem andado a xmax 300 na mesma faixa de velocidades onde o motor vai muito a vontade.
A descer em AE cortou aos 123 kmh,a subir perde bastante mas mantém perto dos 90/100 kmh.
Em termos de espaço ganha sempre uma maxiscooter,tal como no conforto, proteção aerodinâmica e segurança,ok existe também a xmax 125 aqui igual a 300 .
As revisões na 300 são mais espaçadas ,quase o dobro dos km da 125.
Resumindo ,a 300 a mesma velocidade consegue gastar o mesmo ou até menos que a 125,a dois tem sempre mais motor disponível,em estrada ou AE é melhor ,por outro lado em cidade a 125 chega e sobra ,trajetos curtos , estradas até aos 100kmh .
Se compararmos ambas as xmax 125 e 300 ,estão separadas por cerca de 1000€ na aquisição mas esse dinheiro a médio prazo de certeza que irá ser ressarcido na utilização mais eficiente (talvez)da 300.
Irei lançar o vídeo com estes aspectos todos falados mas fica aberta a discussão do tema.
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #1 em: 16 de Dezembro de 2018, 21:13 »
Grande iniciativa, essa deve ser uma duvida de muitos que aqui andam.
De alguma forma já aqui várias vezes respondida, para cidade 125 é suficiente,  quando saem nota-se a diferença.
Atrevo-me a dizer nem os 300 cc chegam :)
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #2 em: 16 de Dezembro de 2018, 22:20 »
Grande iniciativa, essa deve ser uma duvida de muitos que aqui andam.
De alguma forma já aqui várias vezes respondida, para cidade 125 é suficiente,  quando saem nota-se a diferença.
Atrevo-me a dizer nem os 300 cc chegam :)
Chegam ,depende ,se quiseres andar bem acima dos limites legais não vão lá,mas para isso nem uma 500...
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #3 em: 16 de Dezembro de 2018, 22:40 »
Como já várias vezes referi em vários tópicos, já me passaram pelas mãos vários tipos de motas e cilindradas, desde 125 a 1200 cc, desde "calça arregaçada a sport tourer e scooters. Hoje não troco a comodidade e espaço de carga das maxiscooters (detesto top cases). Hoje para dar as minhas voltas e fazer as minhas tiradas esporádicas de mais de 600 Km ( ir e vir no mesmo dia de Lisboa ao Algarve) a maxiscooter de 300 cc é suficiente.
No entanto quando era mais novo e as férias eram passadas a percorrer a Europa uma boa mota com mais de 750cc vem facilitar a coisa ( Cheguei a fazer 1500km num dia numa VFR750F).
Agora entre 125 e 300, definitivamente 300. A diferença de consumo é irrisória; por vezes a 300 tem melhores consumos) e a resposta de motor não tem nada a ver.
Para quem puder não hesite e avance para uma 300. Já me passou pela mão uma burgman 200, e a diferença para uma 300 é bem perceptivel. para mim o sweet spot está nos 300-350cc.
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #4 em: 16 de Dezembro de 2018, 23:27 »
Por tudo isto que se falou é que existem modelos para todos os gostos, bolsas e necessidades  _pol_
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #5 em: 17 de Dezembro de 2018, 00:44 »
Só para se ter uma noção,de Lisboa a Sintra de punho trancado o consumo subiu aos 3.0 LT/100 .
Sobe Monsanto a 79,cabos Dávila a 90 , Queluz a 90,depois assim que consegue passa dos 100 e até aos 115 vai muitas vezes .
Nada mal para a pequena.
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #6 em: 17 de Dezembro de 2018, 08:47 »
A Nmax é uma excelente scooter, mas foi criada para a cidade. Para o percurso que fazes, Marco, essa questão teria que se3r posta ente as duas Xmax, 125 e 300. 

É algo "injusto" comparar a Nmax com a Xmax 300.

Uma 300,será sempre  mais conveniente para quem faz vias  rápidas ou mora nos subúrbios das grandes cidades. Eu ando todos os dia de 125cc mas por vezes, no IC19 ou IC16, necessitava de um pouco mais de potência.

Por isso já ando a pensar numa 300.

Claro que para viagens, com pendura e carga, já  é necessário outras cilindradas. Isto se  tivermos pouco tempo para realizar quilómetros.

Marco vou aguardar a teu vídeo  sobre a Nmax. A minha filha anda de olho nela.  _palmas_

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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #7 em: 17 de Dezembro de 2018, 09:26 »
De certa forma concordo com o Paulo. Já fui submetido a uma comparação entre a minha mota (maxiscooter 300cc) e uma nmax (scooter 125) e nada têm a ver.
É injusto tanto para uma mota como para outra, tanto que a nmax dentro da cidade talvez pudesse ter uma ligeira vantagem no que toca a disparo de arranque vs consumo vs peso vs passar entre os carros.

No entanto, compreendo também o comparativo e já há muito tempo que refiro várias vezes que a 300cc é muito melhor, por vezes faz o mesmo consumo de uma 125cc e isso acontece principalmente em estrada aberta. No meio da cidade, a conversa já não é capaz de ser a mesma.

De qualquer das formas, de certeza que vai ajudar muitos companheiros na sua indecisão, especialmente quem acabou de tirar a carta.


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125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #8 em: 17 de Dezembro de 2018, 10:14 »
Sim, concordo com o PS, a NMAX e a sua nemesis PCX sao citadinas puras, ao contrário das XMAX (e Forza) que seriam melhores comparações...

PS: porquê a NMAX e não uma XMAX pra a tua filha? Ok, poderá haver questões financeiras de uma para a outra, mas ela vai crescer da NMAX rapidamente, e como já passamos por isso, não devíamos avisar os nossos rebentos?

E já agora, estás a pensar na Vespa GTS 300? Uma numa XMAX?



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« Última modificação: 17 de Dezembro de 2018, 10:15 por twin-pt »
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #9 em: 17 de Dezembro de 2018, 10:22 »
Sim, concordo com o PS, a NMAX e a sua nemesis PCX sao citadinas puras, ao contrário das XMAX (e Forza) que seriam melhores comparações...

PS: porquê a NMAX e não uma XMAX pra a tua filha? Ok, poderá haver questões financeiras de uma para a outra, mas ela vai crescer da NMAX rapidamente, e como já passamos por isso, não devíamos avisar os nossos rebentos?

E já agora, estás a pensar na Vespa GTS 300? Uma numa XMAX?



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João, a Patrícia tem uma altura muito baixa. Ela nunca poderia  chegar a uma Xmax. Até para tirar a carta A2, tem que andar à procura de uma escola que tenha motas com bancos baixos.

A 300cc, se vier, será sempre uma vespa.  _lool_

Uma Xmax 300, para mim, não faz sentido, para isso tenho a Tmax. _pol_
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #10 em: 17 de Dezembro de 2018, 10:45 »
Agora entre 125 e 300, definitivamente 300. A diferença de consumo é irrisória; por vezes a 300 tem melhores consumos) e a resposta de motor não tem nada a ver.
Para quem puder não hesite e avance para uma 300. Já me passou pela mão uma burgman 200, e a diferença para uma 300 é bem perceptivel. para mim o sweet spot está nos 300-350cc.
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Completamente de acordo.
Tive uma SYM Citycom 300i uns 4 anos e agora tenho uma HONDA SW-T400, desde há 2 anos.
A 300 apesar de ter menos 15 cv mas por ser mais leve tinha prestações mais ou menos iguais aos da minha 400, com mais 70 kg. E a beber em média menos um litro (3,2 vs 4,2l/100 kms).
A Honda é mais confortavel e tem mais velocidade de ponta, mas... _pensador_
Por isso estou seriamente a ponderar voltar às 300cc.
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #11 em: 17 de Dezembro de 2018, 11:00 »
João, a Patrícia tem uma altura muito baixa. Ela nunca poderia  chegar a uma Xmax. Até para tirar a carta A2, tem que andar à procura de uma escola que tenha motas com bancos baixos.

A 300cc, se vier, será sempre uma vespa.  _lool_

Uma Xmax 300, para mim, não faz sentido, para isso tenho a Tmax. _pol_

Ok! Got it...

E as Vespas GTS Super 300 Sport são lindas...



Ou melhor ainda:

« Última modificação: 17 de Dezembro de 2018, 11:06 por twin-pt »
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #12 em: 17 de Dezembro de 2018, 11:02 »
Creio que as apreciações sobre consumos em máquinas diferentes são demasiado simplistas.

Qualquer motor no limite gasta sempre mais, chegando até a ser igual ao de modelos com mais cilindrada.

Quem anda com a sua máquina sempre no limite o melhor que terá a fazer é subir de cc, por isso existem inumeros modelos para escolher.

Uma 50cc no limite pode gastar tanto como uma 125cc, esta gastar tanto como uma 300cc e esta gastar tanto como uma 500cc e por aí fora. Por isso temos 125cc a gastar 2.5lts/100 e 1100c a gastar 5,5lts/100

Existem muitos outros motivos para subir de cc que o gastar mais ou menos.

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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #13 em: 17 de Dezembro de 2018, 15:27 »
Pessoal,
O teste é meramente de curiosidade sobre as duas cilindradas e o que pode ou não ser num dia a dia sei bem que a xmax 125 seria a ideal de comparar ou então a pcx e a nmax ,já andei nelas todas mas o intuito é mesmo uma ligeira comparação.
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #14 em: 17 de Dezembro de 2018, 17:31 »
Eu vou falar dainha experiência, depois de comprar a GS só não comprei uma 300 meramente por causa do preço.

Mas eu também comprei uma PCX , sinceramente custa-me a perceber quem compra 125 por mais de 5000€

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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #15 em: 17 de Dezembro de 2018, 20:08 »
Como já várias vezes referi em vários tópicos, já me passaram pelas mãos vários tipos de motas e cilindradas, desde 125 a 1200 cc, desde "calça arregaçada a sport tourer e scooters. Hoje não troco a comodidade e espaço de carga das maxiscooters (detesto top cases). Hoje para dar as minhas voltas e fazer as minhas tiradas esporádicas de mais de 600 Km ( ir e vir no mesmo dia de Lisboa ao Algarve) a maxiscooter de 300 cc é suficiente.
No entanto quando era mais novo e as férias eram passadas a percorrer a Europa uma boa mota com mais de 750cc vem facilitar a coisa ( Cheguei a fazer 1500km num dia numa VFR750F).
Agora entre 125 e 300, definitivamente 300. A diferença de consumo é irrisória; por vezes a 300 tem melhores consumos) e a resposta de motor não tem nada a ver.
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Boas.
Só para reforçar o acima dito(e não só),dou o meu exemplo.
Comecei por necessidades profissionais com uma 125. Depressa percebi que  era muito pouco;tanto assim é que tive que tirar a carta aos.......58 anos de idade!  _lol_ .  Quem começa com 125,pouco tempo lá se mantém. Não duvidem!
Boa sorte na decisão.
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #16 em: 16 de Janeiro de 2019, 16:49 »
Boas
Mpaneves obrigado pelo tópico está muito bom.

É verdade (como alguns já disseram) o ideal seria fazer a comparação entra a Xmax 125 com Xmax 300
E por que já existe diferença entre a Nmax e a Xmax.

Pois como sabes e já falamos também já tive muitas motas e sempre de CC mais elevadas.

E a minha última foi a PCX 2015 e foi buscar a Forza 125 e noto bem a diferença uma da outro mesmo a nível de motor.

Ela ainda está na rodagem mas se me destraio ela chega num estante aos 100km 110km sem sentir o motor a esforçar demais, aliás tenho que estar com basta ter atenção para não passar muito dos 90/100km para fazer uma boarodagem.

Enquanto a PCX cortava nos 117km não dava mais e tinha vidro givi e tudo isso.

Mas o teu post foi bem metido ;D _pol_

Haver se na próxima revisão pedes para te emprestarem uma Xmax 125 para sentires bem a diferença para a 300.
Abraço

Offline mpaneves

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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #17 em: 16 de Janeiro de 2019, 20:08 »
Pois tens razão mas a xmax para teste é muito difícil...
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #18 em: 30 de Janeiro de 2019, 06:34 »
Aqui fica o vídeo :
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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #19 em: 30 de Janeiro de 2019, 21:35 »
 _palmas_ _palmas_
Muito bom vídeo mpneves, esclarecedor e com opinião + que válida para quem esteja indeciso…..O sr. Carlos da Giramotos já me tinha falado bastante bem da Xmax 300 e tu só vens reforçar ainda + essa ideia, se pelas circunstâncias da vida tivesse de regressar a Lx. poucos dias depois ia logo buscar uma Xmax 300 _pol_
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desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #20 em: 30 de Janeiro de 2019, 21:39 »
Pensando bem ja temos este facto validado pelo exemplo do Brasil. Como não há a facilidade de cá, é preciso carta e ponto, as 125 têm um mercado muito pequeno e as "300 cilindradas" muito mercado.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline José

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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #21 em: 31 de Janeiro de 2019, 00:55 »
_palmas_ _palmas_
Muito bom vídeo mpneves, esclarecedor e com opinião + que válida para quem esteja indeciso…..O sr. Carlos da Giramotos já me tinha falado bastante bem da Xmax 300 e tu só vens reforçar ainda + essa ideia, se pelas circunstâncias da vida tivesse de regressar a Lx. poucos dias depois ia logo buscar uma Xmax 300 _pol_
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

Boas Luis

Irá ser quase impossível regredir na cilindrada mas que ficavas bem servido com a Xmax 300, isso ficas, astuas viagens do Sul/Lisboa ficariam mais em conta em todos os aspetos, vai pensando nisso que eu vou fazer o mesmo.

Um grande abraço do vadio JOSÉ
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Offline José

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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #22 em: 31 de Janeiro de 2019, 01:19 »
Boas.
Só para reforçar o acima dito(e não só),dou o meu exemplo.
Comecei por necessidades profissionais com uma 125. Depressa percebi que  era muito pouco;tanto assim é que tive que tirar a carta aos.......58 anos de idade!  _lol_ .  Quem começa com 125,pouco tempo lá se mantém. Não duvidem!
Boa sorte na decisão.

Eu cá continuo nas 125 desde 2010, tive quase tentado a tirar a carta de mota mas as 125 tem-me levado a fazer viagens de longo curso em território nacional e com algumas incursões ao país vizinho a custos low cost
Tive uma Pcx em 2010 durante 5 meses
       uma Xmax 125 desde 2011 durante 5 anos
       uma Xmax 125 desde 2016 durante 2 anos
       A atual Xmax 125 é de Abril de 2018 (azulinha)
Desde 2011 as minhas médias são de 19 mil kms/ano

 _pol_ _pol_ _pol_
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proune750

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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #23 em: 01 de Fevereiro de 2019, 11:42 »
Boas
Já tinha referido ao MPANeves que é um bom vídeo, principalmente para a malta fazer uma autoavaliação no tipo de percurso que faz e ver qual se justifica mais 125 ou 300.

Pela minha experiência e opinião ( que vale o que vale)
Quem faz muita AE, ic`s e vias rápidas sem dúvida que tira mais proveito da 300 ainda por cima se fizer mais que 50km por dia.

Mas quem faz mais cidade ou nacionais e poucos km a 125 chega.

Mas já agora queria partilhar a minha experiência.

Como já disse sempre tive motos de grande cc.
E desde 2016 aderi as scooters.

Comecei com a PCX 2015 ( 2 geração) que fiz 16mil km
E no percurso que faço ela estava na média de 2.3lt/100km

Em reta ia na boa aos 110km e cortava aos 117km.
O máximo que gastei foi 2.7lt num depósito que fiz sempre a andar sem olhar aos consumos

Em dezembro de 2018 comprei a forza 125
E notei bem a diferença, não parece uma 125.
Enquanto andei na rodagem ( coisa que o manual só salienta para nós primeiros 500km não fazer arranques bruscos, coisa que eu respeitei e até aos 1100km não passei dos 100km)
Depois da revisões dos 1000km comei a puxar mais pelo motor e fiquei :o  pois em reta vai aos 130km na boa e corta aos 133km as 10500rpm, sempre com bastante conforto.
Falando em consumos
Durante a rodagem estava. Fazer 2.1/2.2lt
Agora na condução normal que fazia na PCX e mesmo percurso está a gastar 2.3lt igual a PCX .
Ou seja estou bastante satisfeito.

Se fizesse AE ou equiparados sim ia para a 300 mas no meu caso a 125 está bom por agora.

Abraço
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2019, 15:20 por proune750 »

Offline Scooterado

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Re: 125 ou 300cc? um teste Ride diferente
« Responder #24 em: 01 de Fevereiro de 2019, 19:36 »
 _palmas_ proune750
……..Não podias ser + claro com estre teu comentário _pol_ é mesmo isso.
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2019, 19:37 por Scooterado »
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com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!