Autor Tópico: Indecisão entre modelos diferentes  (Lida 7974 vezes)

Joao Ventura

  • Visitante
Indecisão entre modelos diferentes
« em: 28 de Setembro de 2018, 11:13 »
Boa tarde,

Sou novo aqui no Forum assim como no mundo das motos, espero estar a postar no local correcto e fazer as perguntas correctas.

Estou a pensar em comprar uma 125cc ECONOMICA, para fazer um percurso de 55km diarios, de casa para o trabalho, do trabalho á minha faculdade e voltar para casa, (reta do Cacem ao TagusPark, IC19, 2ªCircular). Após ter lido aqui algumas dicas, e ainda me ter informado sobre algumas motos comecei a ficar mais indeciso.

Tinha como ideia inicial comprar uma destas, Keeway Cityblade 125, Sym Jet 14 125 ou a Honda PCX, pois são baratas, e têm consumos muito reduzidos que na verdade é aquilo que procuro, no entanto após ir a um stand dizem-me que deveria comprar uma MaxiScooter (Dealim S3 FI) porque o percurso diario é grande e iria desgastar e ter problemas com as outras motos.

A minha questão é, é realmente verdade que o desgaste é maior das Scooters que disse a cima? As MaxiScooters têm consumos parecidos com as Scooters?

Gostava de saber a opinião de uma comunidade com experiencia e que está disposta a aconselhar quem não sabe.
Obrigado pela vossa atenção =D

vf700

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #1 em: 28 de Setembro de 2018, 11:37 »
O ter problemas por o percurso ser grande não me parece porque há ai muitos companheiros com 125 que fazem mais km diários com PCX e Nmax e não tiveram problemas...agora a nível de conforto, estabilidade e espaço iria certamente ganhar com uma maxi.

A questão será nos € que estará disposto a gastar, uma PCX ou Nmax andam a volta dos 3300/3500€, e uma maxiscooter do género da SYM GTS, cruisym 125 até chegar ás Forzas e ás Xmax variam dos 4500 aos 5000€...

A nível de consumos varia da condução mas regra geral PCX e Nmax gastam cerca de 2.5L e as maxis entre os 3/3.5L

Mas o mais importante será fazer um test ride em todas:)





Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #2 em: 28 de Setembro de 2018, 12:05 »
Se poderes vê também a nivel de assistencias e informações dos fabricantes (representantes em Portugal)

E digo isto porquê, porque caso tenhas alguma dúvida e entres em contacto com o representante Português a pedir alguma informação tens entresse em receber uma resposta certo....

Coisa que infelizmente, ainda estou a espera que me respondam a duas questões que coloquei sobre o meu modelo e até hoje, nem um email a dizer que vão tentar dar a informação.  _policia_

Joao Ventura

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #3 em: 28 de Setembro de 2018, 12:10 »
Muito Obrigado pela resposta.


Para: vf700
O meu budget seria ate 3200 euros, a cima disso seria bastante já para mim.
E em termos de segurança uma PCX, Nmax, Jet 14 ou Citiblade 125 seriam seguras na IC19 e 2ªCircular?
Em relacao á tal Dealim S3 FI, é interessante?

Vou tentar fazer o test drive em cada uma, hoje vai ja uma cityblade, no fim de semana trato da PCX, e por ai fora =D

Para: PSH72
Este é um conselhor excelente que não tinha pensado. Vou-me informar de stands que  tenham representação e assistencia do fabricante.
E espero que lhe respondam rapido.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2018, 12:14 »
Muito Obrigado pela resposta.


Para: vf700
O meu budget seria ate 3200 euros, a cima disso seria bastante já para mim.
E em termos de segurança uma PCX, Nmax, Jet 14 ou Citiblade 125 seriam seguras na IC19 e 2ªCircular?
Em relacao á tal Dealim S3 FI, é interessante?

Vou tentar fazer o test drive em cada uma, hoje vai ja uma cityblade, no fim de semana trato da PCX, e por ai fora =D

Para: PSH72
Este é um conselhor excelente que não tinha pensado. Vou-me informar de stands que  tenham representação e assistencia do fabricante.
E espero que lhe respondam rapido.

A SYM tem cá representante, o problema é que raramente te respondem a dúvidas que tenhas (Um exemplo já enviei mais que um email para o representante em Portugal para me informarem onde se regula o nivel das lampadas que não existe manual nenhum que informe sobre isso e nem obtive resposta, outro email foi a solicitar informação sobre o aperto do variador e da embriagem e mesma respots (nada) . Mas atenção a nivel de motor as SYM são muito boas também.

Joao Ventura

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2018, 13:32 »
A SYM tem cá representante, o problema é que raramente te respondem a dúvidas que tenhas (Um exemplo já enviei mais que um email para o representante em Portugal para me informarem onde se regula o nivel das lampadas que não existe manual nenhum que informe sobre isso e nem obtive resposta, outro email foi a solicitar informação sobre o aperto do variador e da embriagem e mesma respots (nada) . Mas atenção a nivel de motor as SYM são muito boas também.

Epah, isso ai é que é o mais estranho. Entao têm representante e não respondem!? Faz-me confusão isso. No entanto se levar a uma oficina eles arranjam as coisas não é?
Se o motor é bom, já vou considerar a Sym.

vf700

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #6 em: 28 de Setembro de 2018, 14:30 »
Muito Obrigado pela resposta.


Para: vf700
O meu budget seria ate 3200 euros, a cima disso seria bastante já para mim.
E em termos de segurança uma PCX, Nmax, Jet 14 ou Citiblade 125 seriam seguras na IC19 e 2ªCircular?
Em relacao á tal Dealim S3 FI, é interessante?

Vou tentar fazer o test drive em cada uma, hoje vai ja uma cityblade, no fim de semana trato da PCX, e por ai fora =D

Para: PSH72
Este é um conselhor excelente que não tinha pensado. Vou-me informar de stands que  tenham representação e assistencia do fabricante.
E espero que lhe respondam rapido.

Tendo em conta o valor limite (estive na mesma situação) eu aproveitava as condições de financiamento Honda ou da SYM, têm muitas vezes campanhas sem juros.
Isto tendo em conta que procura mota nova e não usada, caso contrario poderá encontrar bons negócios entre os 2000/3000 €.

Sobre a Daelim S3 não tenho grande opinião sobre a mesma, mas penso existirem alguns membros com S3 que podem ajudar melhor.

MaxiSooters 125 das que já tive oportunidade de testar optava pela SYM GTS 125 ou a nova SYM Cruisym 125 pelo preço/qualidade que apresentam, ou aproveitando também a campanha sem juros a Honda Forza 125 e Yamaha Xmax 125  que são consideradas o topo de gama desta categoria.

Quanto á segurança, tanto a PCX como a Nmax já vêm com ABS de série, o que poderá influenciar mais será o peso das mesmas comparando com uma MaxiScooter durante os dias de muito vento, mas essas vias em especifico os companheiros ai debaixo conseguem dar uma opinião mais formada também  scooter_

JViegas

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2018, 15:06 »
Olá João e bem vindo.

O orçamento tal como referes será para a maxiscooters.
Está alguma coisa prevista para o equipamento?

Digo isso pois a andar todos os dias irás necessitar de algo mais do que umas luvas ou casaco.

Vem aí o inverno. Calçado em condições e calças impermeáveis.

O seguro? Já sabes quanto podes vir pagar?

A manutenção, porque as 125cc fazem manutenções menos espaçosas do que um carro, terás que contemplar isso: planos de manutenção, local onde fazer a manutenção, emprestam moto de cortesia (para te desenrascares e ires trabalhar), etc. etc.

Diferenças entre maxiscooters e scooter: a proteção e arrumação.
Proteção quanto aos elementos: chuva, vento, etc.

Arrumação
Consideras topcase?
Se não, o espaço de arrumação por debaixo do banco será essencial.


Consideras comprar com ABS? Alguns modelos não têm.
Pessoalmente só compro com ABS.

Experimenta, visitas stands, senta-te em cima delas mesmo que não possas experimentar, questiona o vendedor, vê o ambiente da "coisa".

O que me serve não poderá ser o melhor para ti. Boas escolhas.

saraiva

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2018, 15:16 »
Eu vou todos os dias de Sintra para Lisboa todos os dias na JET14 e faz-se bem.

Tenho três dúvidas ainda:

Comportamento à chuva com os pneus de origem.

Comportamento à chuva com pneus pirelli ou Bridgestone, topos de gama.

Despesas que vou ter para a mota fazer 100.000 km (E se aguenta esses kms sem uma reparação que seja quase o preço da mota).

Eu sou um gajo rijo, nunca me doeu as costas ou pernas ou não tenho qualquer outra queixa. Para mim uma 125 pequena que filtra como uma flecha está porreiro.

Ok, às vezes passam por mim PCX e NMAX. EU vou a 90/100 na IC19 e elas passam. Não sei se estão quitadas ou se vão no máximo dos máximos. Eu às vezes podia ir a mais mas não o faço por um conjunto de dois factores: Não forçar demais a mota e segurança porque às horas que ando à sempre muito tráfego.

Não ligues a isso da S3, isso é querer vender. Se me oferecessem um pcx ou uma Nmax ou uma S3, a S3 seria a terceira opção (a não ser que o espaço de arrumação fosse muito importante).

A minha única e real queixa da jet14, que será mais ou menos idêntica noutras 125 mais pequenas e montadas com menos cavalos, é que a subir se encosta aos 80 km/h. Se encontro um carro a 70 km/h não tenho lata de ocupar uma via a 80 e tenho de reduzir e depois demoro muito a recuperar.

ISto acontece frequentemente a subir os Cabos DÁvila
A subir Monsanto principalmente no sentido Lisboa/Cascais
A subir a subida de Queluz na IC19 Lisboa/Sintra.

Exceptuando este ponto, estou muito contente com a Jet14.

Se for uma Nmax ou PCX dá perfeitamente, excepto para as flores de estufa.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #9 em: 28 de Setembro de 2018, 15:48 »
Epah, isso ai é que é o mais estranho. Entao têm representante e não respondem!? Faz-me confusão isso. No entanto se levar a uma oficina eles arranjam as coisas não é?
Se o motor é bom, já vou considerar a Sym.

Sim se fores a uma oficina eles arranjam logo e existe material, nisso não tem problema, agora em relação a respostas do Representante em Portugal isso deixa muito a desejar.

Uma coisa posso te já dizer, só por esse facto será a primeira e ultima SYM, é que eu gosto de ser bem servido, se pago é para isso mesmo, se fosse oferta ai já tinha de aguentar  _lol_

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #10 em: 28 de Setembro de 2018, 17:17 »
Muito Obrigado pela resposta.


Para: vf700
O meu budget seria ate 3200 euros, a cima disso seria bastante já para mim.
E em termos de segurança uma PCX, Nmax, Jet 14 ou Citiblade 125 seriam seguras na IC19 e 2ªCircular?
Em relacao á tal Dealim S3 FI, é interessante?

Vou tentar fazer o test drive em cada uma, hoje vai ja uma cityblade, no fim de semana trato da PCX, e por ai fora =D

Para: PSH72
Este é um conselhor excelente que não tinha pensado. Vou-me informar de stands que  tenham representação e assistencia do fabricante.
E espero que lhe respondam rapido.

Qualquer desses modelos cumpre o programa anunciado.
Diria ainda que a segurança está principalmento no condutor e na sua avaliação das condições de transito e da via.

Scooter ou maxiscooter?
A resposta não pode ser objetiva, se andas principalmente em cidade a scooter pode ser ideal, mais pequena, leve e ágil.
Uma maxi deverá ter mais conforto e espaço, será uma opção a considerar. No caso particular da S3 é conhecida pelas suas prestações, mais que pelo conforto mediano.
Mas também acrescento que pcx e n-max, por exemplo, não são especialmente confortáveis.

Um ponto não mencionado é se andas com alguma bagagem e/ou pendura, caso afirmativo uma maxi pode ser mais interessante.

A falsa questão de economia está sempre presente. Mota económica não é simplesmente a que consome menos, mas aquela em que gastamos menos na sua utilização.
Além do combustivel terás de contar com seguro, equipamento e, sempre esquecido, plano de manutenções. Fazer revisões a cada 3000kms ou a cada 6000kms não é, obviamente, a mesma coisa. Da mesma forma que trocar correia aos 12000kms ou 24000kms ...

Acima de tudo, e apesar de todos os critérios que terás de validar, escolhe o modelo em que te sintas bem encaixado, por isso testa o maior numero de odelos que conseguires para formar uma escolha mais acertada.

Com esse orçamento não descartava a hipótese de uma opção em usado.

Boa escolha  _pol_   

 
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #11 em: 28 de Setembro de 2018, 22:42 »
A pcx ou a Nmax são as melhores citadinas das marcas mais conceituadas.
Qualquer delas faz esse trajecto sem problemas e com a vantagem que dentro das filas são extremamente manobraveis.
Se fizeres AE talvez fosse melhor escolher uma mais encorpada.
Para essas estradas, principalmente com muito trânsito, scooters menos pesadas são a melhor escolha
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Joao Ventura

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #12 em: 01 de Outubro de 2018, 11:43 »
Boa tarde,

Queria agradecer a todos as vossas respostas (moto2cool, fastnet, JViegas, pmfs, pmfs, PSH72, saraiva) e desculpar a minha demora, tentarei responder a todos.

Apos ler a as vossas dicas e ainda ter ido a mais alguns stands, de facto estou inclinado para uma SYM Jet 14, pois se engloba melhor no meu orçamento já com equipamentos a comprar, capaçete, luvas, casaco, calças, proteção para a chuva, etc.
Em relação ao espaço, nao necessitarei, pois apenas terei que levar uma mochila, e muito raramente irei levar outro passageiro (este ultimo apenas para trajectos muito curtos).
Em relação á velocidade é algo que nao me preocupa pois de carro ja ando sempre entre os 80/100km, que é um pequeno velhote. Ainda andarei a maior parte do tempo em alturas de transito.

As maxiScooter pareceram ser um pouco grandes e acima do meu budget, e a Dealim, encontrei pouca informação e suporte para ela.

Sobre manutenções disseram-me que a Sym Jet 14 terá poucas manutenções e nao muito dispendiosas.

Sobre seguros vi um por 140€ (Logo), mas ainda estou a pesquisar uns melhores. (tambem nao tenho mais seguros em meu nome)


saraiva

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #13 em: 01 de Outubro de 2018, 12:31 »
Se optares pela jet14, não podes comprar um modular L, pois não cabe debaixo do banco. (A não ser que o queiras levar sempre contigo).

Se usas M, então um integral cabe.

Aconselho a falares com o vendedor se avançares e dizeres que estás a pensar comprar mas precisas de um capacete que caiba debaixo do banco.

A opção é contares com 120 euros, para topcase+base.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #14 em: 01 de Outubro de 2018, 13:50 »

Sobre manutenções disseram-me que a Sym Jet 14 terá poucas manutenções e nao muito dispendiosas.

Sobre seguros vi um por 140€ (Logo), mas ainda estou a pesquisar uns melhores. (tambem nao tenho mais seguros em meu nome)

O plano de manutenções costuma estar no Manual de Utilização que costuma acompanhar o veículo.

Quanto ao seguro sugiro que contactes o parceiro CPM, João Mata.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Joao Ventura

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #15 em: 01 de Outubro de 2018, 13:59 »
Se optares pela jet14, não podes comprar um modular L, pois não cabe debaixo do banco. (A não ser que o queiras levar sempre contigo).

Se usas M, então um integral cabe.

Aconselho a falares com o vendedor se avançares e dizeres que estás a pensar comprar mas precisas de um capacete que caiba debaixo do banco.

A opção é contares com 120 euros, para topcase+base.


Terei que ver essa opcao e informar-me entao com o stand.

Obrigado



O plano de manutenções costuma estar no Manual de Utilização que costuma acompanhar o veículo.

Quanto ao seguro sugiro que contactes o parceiro CPM, João Mata.

Agradeço imenso, irei contactlo

Obrigado
« Última modificação: 01 de Outubro de 2018, 14:33 por Admin22 »

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1788
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #16 em: 01 de Outubro de 2018, 21:48 »
e porque não, o mercado de usados?
Até aqui no forum tens quem venda, vou dar-te um exemplo recente e que não sei se já conseguiu vender, vê aí:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35646.0.html
Rui

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2528
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #17 em: 01 de Outubro de 2018, 21:51 »
e porque não, o mercado de usados?
Até aqui no forum tens quem venda, vou dar-te um exemplo recente e que não sei se já conseguiu vender, vê aí:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35646.0.html


Já foi Rufido, e já tem a nova XMax 400  _lool_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1788
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #18 em: 01 de Outubro de 2018, 21:52 »

Já foi Rufido, e já tem a nova XMax 400  _lool_

ok  _pol_ _pol_ obrigado serviu como exemplo
Rui

pmfs

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #19 em: 01 de Outubro de 2018, 21:57 »
...podes tb ficar atento ao novíssimo lançamento da nova Sym Shymphony 125cc Liquid cooling com 13.3cv e roda 16 ;) + ABS por 2699€ + DOCS ;) - 5 anos ou 100000km de garantia. :)
https://www.sym.pt/pt/modelos/scooter-100-125-cc/sym-symphony-125-st-lc-abs
A concorrência que se cuide!

Cumps
« Última modificação: 01 de Outubro de 2018, 22:01 por pmfs »

Mgpaulo

  • Visitante
Re: Indecisão entre modelos diferentes
« Responder #20 em: 10 de Dezembro de 2018, 18:24 »
Consumos da jet 14 alguém sabe?

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk