Autor Tópico: legalizar vespa  (Lida 2195 vezes)

Victor Alves

  • Visitante
legalizar vespa
« em: 02 de Dezembro de 2018, 10:21 »
Boas caros colegas,

Gostaria de saber o que fazer para tratar deste assunto por algum companheiro que o tenha feito, pois sempre que faço analise de

informação partilhada em alguns foruns e afins, fico sempre com duvidas,

Por exemplo: Com o COC, fico ou não isento de fazer o teste de ruido? Nessecito de certificar se a mota está ou não homologada?

No fundo necessito de clerificar todo o processo,

Desde já agradeço a ajuda.

Cpmts

Victor Alves

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: legalizar vespa
« Responder #1 em: 02 de Dezembro de 2018, 15:16 »
Boas.

Sim precisas do CoC sem o CoC é que tens de fazer o teste, se não estou em erro, e tens sempre de fazer a inspeção para homologação no site da alfandega há um link para uma pagina francesa que tens os CoC de praticamente todos os carros da União Europeia.

https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp?body=/ia/simuladorISV.jsp

https://www.kbb.pt/detalhes-noticia/custos-procedimentos-legalizar-carros-importados/?ID=77

Excerto retirado do site KBB:

"Legalizar carro importado em Portugal
Chegado a Portugal, o automóvel deve ser levado de imediato a um centro de inspeções - a inspeção para pedido de nova matrícula tem um custo associado de 76,64€ - no qual deverá ser apresentado o Documento Único, o COC e o Modelo 9 do IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. É, aliás, junto deste organismo que se dá o passo seguinte para solicitar a homologação do COC.

Com estes itens riscados da lista, o próximo passo na legalização do carro importado é a comparência nos serviços alfandegários da localidade da residência para preenchimento da Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) e emissão do valor de ISV (Imposto Sobre o Veículo), que pode ser liquidado no local ou através de pagamento por multibanco nos dez dias seguintes. Para o cálculo deste contabilizam-se a idade do carro, a cilindrada do mesmo, as emissões de CO2 e o tipo de combustível que levam. Se o carro tiver entre um e dois anos, o novo proprietário beneficia de um desconto de 20%; para viaturas com mais de cinco anos, o ISV poderá ser pago apenas pela metade. O ideal é simular o valor a pagar antes ainda de proceder à aquisição, podendo fazê-lo neste link para o Portal das Finanças.

Após o pagamento dos valores de imposto, é na Alfândega que se procede ao pedido de matrícula nacional. Entre a chegada a Portugal e este momento não deverá ser ultrapassado o prazo de vinte dias úteis. Após todo este processo, não se pode esquecer de requisitar o Documento Único Automóvel nem de pagar o Imposto Único de Circulação - para proceder a ambos, o proprietário tem 60 dias após a emissão do DAV."


Site especificamente para as motos:

https://impostosobreveiculos.info/isv/simulador-isv-motos/

Cumps
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2018, 15:18 por antoniopat »
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Victor Alves

  • Visitante
Re: legalizar vespa
« Responder #2 em: 04 de Dezembro de 2018, 12:44 »
Boas Caro Companheiro,

Desde já um agradecimento pela disponibilidade, mas continuo com duvidas,

(Sim precisas do CoC sem o CoC é que tens de fazer o teste, se não estou em erro) Este se não estou em erro mata-me, pois ficou a duvida, é ou não necessário fazer o teste com o COC?

Cpmts