Autor Tópico: Vejam só os artistas do radar  (Lida 337 vezes)

Offline moto2cool

• MaxiScootard
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV 650 A
Vejam só os artistas do radar
« em: 08 de Novembro de 2018, 18:01 »

Um radar de controlo de velocidade foi instalado esta tarde antes da saída para Faro, na nova variante de Faro para Olhão, mesmo atrás da placa indicativa “150 metros”.

Quem foi “fotografado” estava a ser mandado parar na rotunda junto à Renault na EN 125.

Notícia aqui: http://www.postal.pt/2018/11/radar-bem-escondido-na-nova-variante-de-faro-para-olhao/
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki SV650A "Back to Classics"
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Americano

• MaxiScootard
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Modelo: Burgman 125
Re: Vejam só os artistas do radar
« Responder #1 em: 08 de Novembro de 2018, 19:34 »
Esta foto já tem algum tempo e foi postada no FB mais que uma vez.

Se o pessoal andar ao limite postado nas estradas não apanham multas.  _reg_
Não sejas negativo....pensa positivo.
Artur Santos

Offline NunoMiguel

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC 750x ABS
« Responder #2 em: 08 de Novembro de 2018, 19:41 »
Há uma diferença muuuuuuuuuuuuito grande entre segurança rodoviária e caça à multa, caríssimo Artur. Não conheço a via, mas em Portugal as autoridades geralmente só caçam.
Não posso comprar a felicidade... Mas posso comprar cerveja, que é quase a mesma coisa.

Offline Americano

• MaxiScootard
« Responder #3 em: 08 de Novembro de 2018, 20:06 »
Nuno, pensa so se toda a gente andar no limite niguem apanha multa mas temos sempre razão no que diz "infringir a lei".

Acho quem está em excesso de velocidade é que está a fazer caça a multa. Eu fui apanhado na estrada de Porto alto a 116 kms/h na zona de 60, foi doloroso com 120 €, a culpa foi minha e não da policia que tinha radar no local.

scooter_
Artur Santos

Offline Lourenço

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Modelo: SH125
« Responder #4 em: 08 de Novembro de 2018, 20:42 »
Há uns anos, antes de uma temporada que iria passar no estrangeiro apanhei uma série de multas. Andava em stress e já com a mente a milhares de Kms.
Foi faixa de BUS, excesso de velocidade em zona 50 (2x em 15 dias), excesso de velocidade em autoestrada e traço continuo. a ultrapassar um autocarro parado a recolher passageiros.
Fartei-me de pensar: grandes modere a sua linguagem andam mesmo á caça á multa FDP.

Quando cheguei ao meu destino profissional estrangeiro, avisaram-me: cuidado não te estiques isto aqui não é como em Portugal.
Eu pensei, naaa, pior do que aquilo não pode ser.

No primeiro mês + de 1/3 do ordenado foi para:

-2 mudanças de direção sem pisca
-1 contornamento de peão na passadeira
-Um excesso de velocidade (pouco), acompanhado na mesma medição do radar, de insuficiente distancia ao veiculo precedente relativamente á velocidade de circulação.

Nos dois meses seguintes ainda tive mais:
-uma de pisca
-uma de luzes de nevoeiro sem nevoeiro
-um pequeno excesso de velocidade
-uma perdoada (mas com um grande sermão) por berlindar uma beata (pelisca) a bombordo ligeiramente á proa sem reparar um banalizado á ré.

A única diferença entre o primeiro mês e os outros dois seguintes é que tinha de pagar de imediato porque ainda não tinha trocado a carta de condução e caso não pudesse pagar o carro era apreendido.

Depois fiquei mais quatro anos nesta cidade. Nunca mais apanhei nenhuma multa exceto estacionamento. Aprendi.

Se aqui a "caça á multa" fosse uma série a toda a hora e todos os dias, todos aprendíamos.

Onde é que eu prefiro viver, considerando sob esta questão? Não sei, confesso que bipolarmente quando sofro as asneiras dos outros queria viver lá; quando sou eu a faze-las queria viver cá.

Mas no meio disto tudo há regras e inocentes e todos quando conduzimos sabemos ou deviamos saber quais as regras e que as aceitamos senão não conduziamos e os caçadores só fazem o trabalho deles e só há caça se houver infratores. :-[

Offline moto2cool

• MaxiScootard
« Responder #5 em: 08 de Novembro de 2018, 21:05 »
Naturalmente quem infringe a lei sujeita-se a ser multado. O que acho chocante é a atitude. São as estratégias de camuflagem indignas das forças da lei.
Se colocamos um radar visível  numa zona negra com excesso de acidentes aumentamos a segurança. Se colocamos um radar escondido aumentamos a receita.

Offline Americano

• MaxiScootard
« Responder #6 em: 08 de Novembro de 2018, 21:30 »
Mas se andarmos nos limites então segurança total.  _pol_
Artur Santos

Offline M.F.

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Laranjeiro/Almada
  • Membro CPM nº 4398
  • Marca: HONDA
  • Modelo: Deauville NT650V
« Responder #7 em: 08 de Novembro de 2018, 21:50 »
Na minha simples opinião, não concordo com a camuflagem que as autoridades utilizam, as autoridades devem estar sempre visíveis e não escondidas. Sempre que se "escondem" é sem dúvida caça à multa e não prevenção.Esta é a minha opinião, montem os radares que entenderem  e principalmente nas zonas mais problemáticas, aí sim estarão a fazer prevenção.Bom fim de semana e cuidado.
_slb_  O condutor de uma Honda Deauville será sempre um condutor muito baril!! _slb_

Marcial Ferreira
Suzuki GN250-»Yamaha XJ600 N-»Yamaha XV1100-»Jonway Shark 125-»AJS DD125E MKII-»Yamaha XV535-»Yamaha XV1100-»Honda Deauville NT650V...

Offline Lourenço

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #8 em: 08 de Novembro de 2018, 21:50 »
Pois, um radar escondido pode ser mesquinho e nem se compreende, com tanta tecnologia hoje em dia não é lógico sequer ter dois policias ou militares dentro daquele veículo horas a fio.
Ficam preguiçosos :)

Lembra-me aqui em portugal os policias que estão junto a cada obra, buraco no alcatrão, descarga, etc. Não é dignificante e ás vezes penso o que se passará na cabeça de um policia que passa semanas, meses junto a uma obra na via pública a olhar para o pessoal a abrir buracos. Qual a mental daqueles que passam horas ali dentro do veiculo? Não se justifica.

Por outro lado, por exemplo na 2ª circular ou na Marechal Gomes da Costa irritam-me os enlatados que passam por mim em claro excesso de velocidade e depois a 30 metros do pórtico travam a fundo á minha frente e passam de 90/100 para 50/60 durante mais 30 metros para depois voltarem a acelerar que nem loucos. E porquê? Porque sabem ou pensam saber que está ali um radar.

Se, como acontecerá em Lisboa como já aconteceu ou está a acontecer em várias cidades europeias, exitirem radares multifunções em todos os sinais luminosos, em muitos postes de iluminação pública, etc., centrais video ligadas ás cameras e policias que multam através das imagens que passam nos monitores que recebem dados destas cameras, que leem matriculas e acumulam os dados dos radares, o que será isto? tambem é caça á multa? é o que está a acontecer e vai acontecer.

Os carros banalizados não é caça á multa? Já existem com leitores de matricula, radar nultifunções, ligados á base de dados, seguros, inspeção, historico de infrações e dados do proprietário, e que podem multar sem parar, (aqui em Portugal não mas noutros países da Europa já alteraram a lei para o poder fazer), tudo isto não é caça á multa tambem? Eu acho que não. Pode ser até algo mais grave sociológicamente, opressão e limitação de liberdades individuais mas isso é outra história.

Offline NunoMiguel

• MaxiScootard Júnior
  • **
« Responder #9 em: 08 de Novembro de 2018, 21:55 »
Naturalmente quem infringe a lei sujeita-se a ser multado. O que acho chocante é a atitude. São as estratégias de camuflagem indignas das forças da lei.
Se colocamos um radar visível  numa zona negra com excesso de acidentes aumentamos a segurança. Se colocamos um radar escondido aumentamos a receita.

Basicamente é isto que o moto2cool escreveu, sem tirar nem pôr.

Em Inglaterra vais com um pneu careca e mandam-te parar. Se queres seguir mudas ali imediatamente o pneu porque te estás a colocar em risco e aos outros... provavelmente não és multado.

Em Portugal levas a multa e segues caminho. Ponto final. A multa já cá canta. Continuas em risco de vida e atentas contra a dos outros, mas a multa... a bela da multa...
Não posso comprar a felicidade... Mas posso comprar cerveja, que é quase a mesma coisa.

Offline NunoMiguel

• MaxiScootard Júnior
  • **
« Responder #10 em: 08 de Novembro de 2018, 22:03 »
Estive a ver uma publicação do Cagerontwoweels. Parece que agora se multa motas em Lisboa, pelo facto de a top case não estar averbada no livrete. Pela vossa lógica está tudo bem, certo?

Ou será caça???

Offline Lourenço

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #11 em: 08 de Novembro de 2018, 22:08 »
Se os aceleras e nós sabemos que eles existem e alguns são inconscientes pelo menos até ao primeiro desaire, estivessem certos quem fiscaliza está sempre visível os acidentes e o incumprimento aumentavam exponencialmente.

Num estudo em Bordéus só o facto de há uns anos parte da frota de controle do tráfico no departamento da Aquitaine ter passado a ser feita por carros banalizados e isto ter sido publicitado, os acidentes graves e excesso diminuiram muito e contrariou a teoria de que as autoridades eram mais eficazes se andassem visiveis em prevenção.

Offline Grandpa

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Sintra
  • Modelo: Forza 125 a Pipoca Saloia
« Responder #12 em: 08 de Novembro de 2018, 22:52 »
Multa numa reta com boa visibilidade, em descida, com duas faixas de rodagem no mesmo sentido, separador central mas  limitada a 50 km/h, em que passas na faixa mais à esquerda a 72 km é prevenção de ...?
Travel to know the world

Offline davidsantos

• MaxiScootard
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO SE
« Responder #13 em: 09 de Novembro de 2018, 06:38 »
Multa por ter top case?

Offline moto2cool

• MaxiScootard
« Responder #14 em: 09 de Novembro de 2018, 13:40 »
Averbar top case é mesmo muito rebuscado e inusitado, será que a consideram reboque  :)
Bem, a lei nunca é suficientemente clara e esclarecedora para nos proteger de interpretações fundamentalistas dos agentes.
Também podiam implicar com o vidro da frente não original ou protectores de mãos,   ou o suporte de GPS, etc. Basta levar mais ou menos longe a interpretação da lei.

Offline NunoMiguel

• MaxiScootard Júnior
  • **
« Responder #15 em: 09 de Novembro de 2018, 14:46 »
Claro. Mas pela lógica interpretativa de alguns camaradas daqui... Não usem top case.que nunca serão multados...