Autor Tópico: Recall Suzuki  (Lida 6081 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Recall Suzuki
« em: 26 de Outubro de 2018, 22:52 »
A Suzuki está a recolher  alguns modelos Suzuki DL650A e DL650XA V-Strom 650  de 2017-2018 e GSX-R1000, GSX R1000R e 2018 GSX-S750.

O anúncio de recall indica que durante a instalação, o anel de vedação da bomba de combustível pode ter sido torcido, reduzindo o desempenho de vedação e possivelmente resultando em fuga de combustível, aumentando o risco de incêndio.

A Suzuki notificará os proprietários, e os revendedores substituirão o O-ring da bomba de combustível e o reservatório interno do tanque de combustível, gratuitamente.

O recall está previsto para começar em outubro de 2018. 
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Recall Suzuki
« Responder #1 em: 27 de Outubro de 2018, 14:57 »
A instalação ou um o-ring de menor qualidade...

Mas percebo as marcas arriscarem na (falta) qualidade dos materiais, depois fazem os recalls e os consumidores até batem palmas, por isso diria até, que é uma estratégia de marketing, colocar um componente de menor qualidade, para depois fazer o recall que o cliente tanto gosta.

Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Recall Suzuki
« Responder #2 em: 27 de Outubro de 2018, 17:44 »
O Recall..."uma estratégia de marketing"??

Trata-se aqui de uma falha detectada pela marca na produção/instalação de componente(s) e que leva à saída de combustível. Existe risco de incêndio dependendo das circunstâncias.

Insinuar-se que isto é algo premeditado para depois mais tarde corrigir, parece-me um bocado rebuscado, até porque colocar deliberadamente um cliente em risco é algo que nenhuma marca pretende.
Mas pronto, opiniões são opiniões.

Já agora...este Recall e que afecta milhares de unidades em todo o Mundo, vai custar imenso dinheiro à marca.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Recall Suzuki
« Responder #3 em: 27 de Outubro de 2018, 19:25 »
Pela descrição não parece um erro de qualidade do O-ring, mas do processo. Nestes sistemas robotizados um erro de milímetros leva a danos desastrosos repetidos milhares de vezes
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 20:33 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Recall Suzuki
« Responder #4 em: 28 de Outubro de 2018, 07:56 »
As pessoas tem todo o direito de ficarem contentes se a unidade que compraram e que custa largos milhares de euros, fizer parte de um recall, eu ficaria irritadissimo, se adquirisse uma mota nova e passados meses, fosse chamado á oficina para substituir uma peça que tem defeito ou estivesse mal montada.
Continuem a idolatrar as marcas e a desculpar tudo, que eles agradecem com mais recalls.

As motas são excessivamente caras, deveriamos ser exigentes com os fabricantes quanto á sua qualidade e construção.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Recall Suzuki
« Responder #5 em: 28 de Outubro de 2018, 09:07 »
Era melhor chamar as motas do que esperar que partam parafusos ou caiam, eu não sou perfeito no meu trabalho,aceito que os outros também não sejam... Digo eu...  _convivio_
Rui Armelão

Offline rui campar

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2014
  • Mensagens: 56
  • Localidade: anadia
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Super Dink 350
Re: Recall Suzuki
« Responder #6 em: 28 de Outubro de 2018, 09:41 »
Quando existe um problema tem de ser resolvido pela marca, para mim o curioso é que se for uma marca conceituada está tudo bem mas se for uma de menor dimensão é do pior que existe no mercado, curioso ou não?

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Recall Suzuki
« Responder #7 em: 28 de Outubro de 2018, 10:10 »
Quando existe um problema tem de ser resolvido pela marca, para mim o curioso é que se for uma marca conceituada está tudo bem mas se for uma de menor dimensão é do pior que existe no mercado, curioso ou não?

Nem mais!
Se fosse uma Sym, Kymco ou Benelli, andavam aqui uns quantos meninos na galhofa.
Como é uma das marcas mais conceituadas, é algo perfeitamente normal. E isso também acontece quando é uma das outras marcas mais conhecidas/caras.
Quando se comenta os constantes recall's ficam todos ofendidinhos e dizem que é "excelente serviço pós-venda".
Para mim, também são peças compradas no chinês, iguais às outras...
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Recall Suzuki
« Responder #8 em: 28 de Outubro de 2018, 12:29 »
Parece-me existir no meio disto aquilo que é mais consurável...pelo menos na minha interpretação.

Refiro-me concretamente no olhar para os diversos Recall que existem e que são divulgados, para com isso aproveitar para discutir o tema paralelo das marcas mais conhecidas VS as que não o são tanto. Não percebo isso ..

Há que ter consciência que um recall pode ser simplesmente preventivo e que mesmo assim uma marca perde dinheiro (bastante) em fazê-lo. Muitos deles (problemas) nem os proprietários saberiam da existência na sua unidade se não lhe o dissessem. ;)

Se houve (ou não) quem no passado criticasse neste forum, de forma veemente e despropositada as marcas menos conhecidas por problemas que deram...então problema dessa(s) pessoa(s). Fazê-lo de forma construtiva ou pelo menos não rancorosa perante o anunciar de um recall, é diferente...

Dar relevo a "bocas do passado" e seguir um mesmo caminho ganho à custa de algum fel por outras marcas, sinceramente é algo que não concebo. A sério...
Eu por exemplo testo modelos de diferentes marcas, dá-me gosto em divulgá-las a todas e ter uma visão abrangente. E infelizmente não testo mais porque não as tenho por perto ou nem sequer as dispõem para teste na minha  zona.

É óbvio, mais do que óbvio, que um recall seria algo que, preferencialmente, nunca deveria acontecer por inexistência de problemas ou potencial para tal. Isso é ponto assente. Se esse é o pensamento, então estou plenamente de acordo.

Mas não haver notícia de Recall e havendo conhecimento de problemas, ou potenciais problemas, sinceramente parece-me bem pior.

O Recall não o vejo como algo de "bater as palmas" pela sua existência, mas sim como uma atitude correcta, mesmo sendo em muitos casos apenas preventivo por terem encontrado 15 ou 20 unidades com determinado sintoma em 1.000 produzidas.

É a minha opinião e que por acaso já por cá tinha deixado em tempos.

Tudo de bom. Abraço para todos. Isto é uma troca de opiniões e que seja visto enquanto tal.  _convivio_





« Última modificação: 28 de Outubro de 2018, 12:34 por Sapiens21 »

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Recall Suzuki
« Responder #9 em: 28 de Outubro de 2018, 12:36 »
Não acho que saia assim tão caro, pois como o consumidor bate palmas e ainda agradece o recall, as marcas poupam mihões no controlo qualidade que não fazem e em peças de menor qualidade que se corre bem, está tudo bem, quando corre mal, muda-se a peça para aquela que sabem que não falha.

Neste caso é ainda mais grave pois é um modelo com muitos anos e já o modelo anterior teve um recal, que esse foi claramente um arriscar numa peça de menor qualidade.
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

saraiva

  • Visitante
Re: Recall Suzuki
« Responder #10 em: 29 de Outubro de 2018, 00:38 »

Continuem a idolatrar as marcas e a desculpar tudo, que eles agradecem com mais recalls.



Sinceramente não consigo perceber este argumento. 

Para mim ha três níveis de excelência :

O modelo que não deu problema nenhum.
O modelo que deu problemas e a marca resolveu.
O modelo que deu problemas e a marca não resolveu.

Não acho lógico uma marca que podendo estar no nível mais alto se ponha num nível mais baixo só para ter a fama de resolver problemas por marketing.

Perante uma mota que não sa problemas e uma que da mas eles resolvem..

Não acredito que seja marketing.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Recall Suzuki
« Responder #11 em: 29 de Outubro de 2018, 08:06 »
Todas as marcas /modelos têm problemas, a diferença na qualidade é a frequência com que ocorrem e o suporte que o fabricante dá para os resolver.
Preferia que não houvessem problemas que justificam o recall. Mas se houver, prefiro o recall que ser ignorado pela marca e ter que andar arrastado em fóruns ou tribunais a queixar-me que algo correu mal e ninguém me ligou.
Na SV já tive um recall,(problemas na leitura da temperatura do ar) mudaram a centralina, ficou OK. Será que todas as marcas mudavam a centralina porque lia mal a temperatura do ar e isso podia significar alguma perda de potência? Espero que sim :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NSilva

  • Visitante
Re: Recall Suzuki
« Responder #12 em: 29 de Outubro de 2018, 09:15 »
Sinceramente não consigo perceber este argumento. 

Para mim ha três níveis de excelência :

O modelo que não deu problema nenhum.
O modelo que deu problemas e a marca resolveu.
O modelo que deu problemas e a marca não resolveu.

Não acho lógico uma marca que podendo estar no nível mais alto se ponha num nível mais baixo só para ter a fama de resolver problemas por marketing.

Perante uma mota que não sa problemas e uma que da mas eles resolvem..

Não acredito que seja marketing.

Já para não falar que quando existem os "bate bocas" entre marcas, a malta pega nos recall para denegrir a imagem do modelo em si, indicando que já deu problemas...
Não fica muito bem numa marca admitir que aquele modelo deu problemas e trazê-lo cá para fora, até porque pode haver malta que compra, usa e vende antes de ter o dito problema, logo penso que não seja por marketing...

Quanto aos donos dos modelos em questão, devem ficar satisfeitos pela marca diagnosticar um problema que talvez nem eles o tenham feito e prontificar-se a resolvê-lo

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Recall Suzuki
« Responder #13 em: 29 de Outubro de 2018, 17:51 »
Quando falo de motas, raramente falo em marcas, falo em modelos de motas, para além disso, é a 2ª mota que tenho do modelo aqui mencionado neste tópico, não comprei nova nenhuma delas, mas não tenho qualquer razão de queixa da marca, por isso não estou a tentar denegrir nada e a minha opinião vale para qualquer marca.

Não me estou a conseguir explicar, mas vou tentar.


O que mais faltaria era um modelo sair para a rua com uma peça defeituosa ou má montagem e a marca não assumir, não fazem nada mais que a sua obrigação depois de cobrarem milhares de euros.

O que me espanta é a "alegria" com que os clientes aceitam que a sua unidade nova (0kms), seja objecto de um recall passados poucos meses e há alguns casos até sem sairem do stand, quando, na minha opinião, deveriam ficar irritados, não com o recall, mas com a saída de um modelo para a rua sem ser testado exaustivamente, mas como o consumidor não se irrita, a qualidade dos materiais vai decrescendo, porque não há exigência do consumidor.

Como exemplo de uma mota bem cara e que saiu para o mercado, sem ser testada até á exaustão, lembro-me de um DB que existiu neste fórum de uma BMW C650GT do Companheiro ZEZEZOOM, a scooter passou imenso tempo no concessionário, ele próprio se considerou um beta tester (julgo ser o nome correcto), eu para ser beta tester ou tem que me pagar ou oferecer a mota.

Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Recall Suzuki
« Responder #14 em: 29 de Outubro de 2018, 18:51 »
Claro que o ideal seria não existirem razões para o recall, mas a necessidade de recuperar o investimento em I&D torna o lançamento dos modelos mais premente economicamente.
Na passado existiriam menos recall porque cada caso era um caso, não sabíamos dos outros, não havia comunidade de consumidores, e um cada pensava que era só o seu caso, era azar.
Agora rapidamente se espalham os problemas e atingem uma dimensão que a marca não pode ignorar.
Veja-se o caso dos parafusos que se soltam  _careta_  ainda se aguarda um recall para apertarem os parafusos como deve ser  _lol_ _lol_ _lol_

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Recall Suzuki
« Responder #15 em: 29 de Outubro de 2018, 19:06 »
Entendo como uma situação normal e que pode acontecer em qualquer marca, mas nem todas têm o mesmo procedimento.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

João Canelas

  • Visitante
Re: Recall Suzuki
« Responder #16 em: 05 de Novembro de 2018, 19:28 »
Curioso este tópico e o seu enquadramento com o Youtube, com testes de algumas máquinas e principalmente com os resultados desses testes e de quem os fez.

Muito gosta o tuga de ser fanboy, e ainda por cima na maioria das vezes sem ganhar nada com isso...

Gostei do pormenor GSXF....lol

Que tristeza!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Recall Suzuki
« Responder #17 em: 05 de Novembro de 2018, 19:45 »
Curioso este tópico e o seu enquadramento com o Youtube, com testes de algumas máquinas e principalmente com os resultados desses testes e de quem os fez.

Muito gosta o tuga de ser fanboy, e ainda por cima na maioria das vezes sem ganhar nada com isso...

Gostei do pormenor GSXF....lol

Que tristeza!
Agora fiquei confuso. O tópico fui eu quem o abriu, não liguei ou fiz qualquer enquadramento com o YouTube, e ninguém colocou aqui um link do youtube.
Não sou fanboy de nada e também não da Suzuki e se fosse estaria caladinho para ver se ninguém reparava que a Suzuki teve que fazer um recall.
Por isso fiquei sem perceber o problema do tópico. Mas claro que espero sempre ajuda para o perceber.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NSilva

  • Visitante
Re: Recall Suzuki
« Responder #18 em: 05 de Novembro de 2018, 20:23 »
Curioso este tópico e o seu enquadramento com o Youtube, com testes de algumas máquinas e principalmente com os resultados desses testes e de quem os fez.

Muito gosta o tuga de ser fanboy, e ainda por cima na maioria das vezes sem ganhar nada com isso...

Gostei do pormenor GSXF....lol

Que tristeza!

Onde estão os vídeos do youtube ?
Onde está mencionado o modelo GSX F ?

saraiva

  • Visitante
Re: Recall Suzuki
« Responder #19 em: 05 de Novembro de 2018, 20:30 »
Onde estão os vídeos do youtube ?
Onde está mencionado o modelo GSX F ?


Agora fiquei confuso. O tópico fui eu quem o abriu, não liguei ou fiz qualquer enquadramento com o YouTube, e ninguém colocou aqui um link do youtube.
Não sou fanboy de nada e também não da Suzuki e se fosse estaria caladinho para ver se ninguém reparava que a Suzuki teve que fazer um recall.
Por isso fiquei sem perceber o problema do tópico. Mas claro que espero sempre ajuda para o perceber.

Este post não devia ser neste tópico de certeza.

Testes? Youtube? pormenor GSXF ?  Será que este tópico está linkado em algum comentário no Youtube? É que não se percebe nada.

João Canelas

  • Visitante
Re: Recall Suzuki
« Responder #20 em: 05 de Novembro de 2018, 23:32 »
Se for Gsx s já se percebe?

O facto de ter ficado gsxf teve a ver com o corrector automático mas era gsx s....
 

João Canelas

  • Visitante
Re: Recall Suzuki
« Responder #21 em: 05 de Novembro de 2018, 23:42 »
Se vocês acompanham o YouTube rapidamente percebem a minha observação. Aliás o que se discute neste tópico é muito mais que um recall da Suzuki...

Recalls todas as marcas conceituadas o fazem e isso não é exactamente comparável às marcas que suportam os seus produtos na falta de qualidade crónica. São assuntos incomparáveis.

A SUZUKI esteve bem. É uma marca de qualidade!

NSilva

  • Visitante
Re: Recall Suzuki
« Responder #22 em: 06 de Novembro de 2018, 08:55 »
Se vocês acompanham o YouTube rapidamente percebem a minha observação. Aliás o que se discute neste tópico é muito mais que um recall da Suzuki...

Recalls todas as marcas conceituadas o fazem e isso não é exactamente comparável às marcas que suportam os seus produtos na falta de qualidade crónica. São assuntos incomparáveis.

A SUZUKI esteve bem. É uma marca de qualidade!

Amigo João, o meu youtube não é igual ao seu... Eu vivo outra vida para além de motas, pelo que gosto de carros, de musica, de conteúdo de learning etc.
Os youtubers que o sr. acompanha claramente não são os mesmos que os meus e digo isto, porque existem cerca de 2 milhões de canais no youtube.
 Não tome essas atitudes porque aqui ninguém falou mal da suzuki, muito pelo contrário. Não ponha palavras na boca de outras pessoas porque aqui ninguém vai denegrir a marca e muito menos existem fanáticos a comentar neste tópico.

Tal como em todos os fóruns que estão na internet, existe informação a circular e ainda bem que o moto2cool está sempre a enriquecer o forum com esta, porque vir ao CPM para tecer este tipo de comentários é lamentável. Mais vale trazer boas informações e de preferência, relevantes.

Boas curvas
« Última modificação: 06 de Novembro de 2018, 08:55 por NSilva »

João Canelas

  • Visitante
Re: Recall Suzuki
« Responder #23 em: 06 de Novembro de 2018, 13:34 »
 Boa tarde,

 Antes de mais não somos amigos, apenas internautas neste mundo virtual que nos permite opinar  sobre os temas que queremos, dentro obviamente das regras do fórum, da sã convivência e da boa educação.

Para além disso, e para não tornar isto demasiado off-topic, somente lhe informo que cada um é livre de ter e mostrar a sua opinião. A minha foi descrita atrás, quer seja ou não do seu agrado. Quanto ao facto de ser aqui colocada no CPM, não percebi bem o que quis insinuar ou talvez não tenha querido entender mas desde já lhe informo que o CPM é um espaço de liberdade de opinião com muito tempo de provas dadas. Tanto que eu próprio já por cá ando desde 2011, com as mais variadas motas e/ou Scooters portanto proponho-lhe que se abstenha de considerações perfeitamente estéreis, como estéril é esta conversa.

Foquemo-nos no tópico, nos recalls e deixemo-nos de fanatismos. Hoje temos uma marca amanhã outra...é a vida!

Cumprimentos
João Canelas

 

NSilva

  • Visitante
Re: Recall Suzuki
« Responder #24 em: 06 de Novembro de 2018, 16:01 »
Boa tarde,

 Antes de mais não somos amigos, apenas internautas neste mundo virtual que nos permite opinar  sobre os temas que queremos, dentro obviamente das regras do fórum, da sã convivência e da boa educação.

Para além disso, e para não tornar isto demasiado off-topic, somente lhe informo que cada um é livre de ter e mostrar a sua opinião. A minha foi descrita atrás, quer seja ou não do seu agrado. Quanto ao facto de ser aqui colocada no CPM, não percebi bem o que quis insinuar ou talvez não tenha querido entender mas desde já lhe informo que o CPM é um espaço de liberdade de opinião com muito tempo de provas dadas. Tanto que eu próprio já por cá ando desde 2011, com as mais variadas motas e/ou Scooters portanto proponho-lhe que se abstenha de considerações perfeitamente estéreis, como estéril é esta conversa.

Foquemo-nos no tópico, nos recalls e deixemo-nos de fanatismos. Hoje temos uma marca amanhã outra...é a vida!

Cumprimentos
João Canelas

Mas quem é que se focou em videos do youtube ou em motas que nem sequer aqui estavam mencionadas ?
Afinal de contas a quem é que se dirige o seu comentário inicial, é só isso que ainda não percebi.
Todos somos livres de mostrar a nossa opinião companheiro, mas devemos fundamentá-la coisa que o Sr. não fez, ao chamar fanboy sabe-se lá a quem (será ao próprio tópico ? Ou a quem o abriu?)
Outra questão que pretendo salientar aqui é a seguinte: Não se valha de anos de entrada do CPM e sugestões de abstenção porque talvez já cá ande há muito mais tempo que o Sr. Note que, a data de registo atual da minha conta não quer dizer nada e quem me conhece, sabe que este já é o meu 2º registo.

Saliento ainda o primeiro off-topic que foi feito pelo senhor, sabe-se lá porquê e novamente questiono.... dirigido a quem....

Citação de: João Canelas
Curioso este tópico e o seu enquadramento com o Youtube, com testes de algumas máquinas e principalmente com os resultados desses testes e de quem os fez.

Por uma lógica de cultura geral, devemos fundamentar as nossas opiniões e respeitar as dos outros a cima de tudo. De certa forma talvez tenha excedido alguns limites ao responder ao seu comentário elegível e desenquadrado, tem razão e talvez tenha de lhe pedir desculpas por isso. Sem qualquer tipo de problema.
Agora.. Não vale a pena intitular as outras pessoas de fanboys e muito menos chegar aqui, atirar 3 postas de pescada para um balde de carapaus. Claro que não se vão entender.

As suas afirmações no que dizem respeito a fanatismos mantêm-se e continuo sem perceber porquê, mas tudo bem. Cada um com a sua.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2018, 16:02 por NSilva »