Autor Tópico: sai oleo pela zona do variador  (Lida 4075 vezes)

Antonio Manuel

  • Visitante
sai oleo pela zona do variador
« em: 26 de Outubro de 2018, 22:12 »
Boas a todos.

Quando estou preocupado, lá venho eu aqui pesquisar. No entanto, não encontrei nenhuma "patologia" semelhante á que tem a minha "Ana Malhoa"... passo a descrever :

rodando a 110 km/h, a minha menina começou a soluçar... e logo a seguir perdeu velocidade e, ao acelerar, parecia que algo estava a patinar... parei e ao tentar perceber o que se passava, vi que a roda de tras, do lado do variador , estava cheia de salpicos de oleo e tambem estava a pingar para o chão...
resolvi andar mais uns km, agora a uma velocidade mais baixa, e ela aguentou-se. Porem, quando voltei a puxar um pouco mais por ela, voltou a acontecer o mesmo... só mais uma coisa, no escape, não cheira a oleo.

Alguem pode-me ajudar a identificar este problema ?

gracias

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #1 em: 26 de Outubro de 2018, 23:42 »
Boas companheiro se puderes tirar foto ajuda, mas alguma coisa cedeu de repente, talvez um retentor, já viste o nível de óleo? Pode também ser da caixa....
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #2 em: 27 de Outubro de 2018, 01:05 »
Ou retentor no veio da caixa de transmissao final ou retentor no do veio motor

Se retirares a tampa que cobre o variador/correia vais perceber logo de qual dos veios esta a perder oleo.

O oleo da caixa de transmissao tb e muito mais viscoso que o do motor e tem um cheiro intenso facil de reconhecer... se for oleo da caixa cuidado porque a mota nao usa muito e se a perda e grande rapidamente as engrenagens ficam a trabalhar em seco.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 01:13 por piedade »

João Borges

  • Visitante
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #3 em: 18 de Maio de 2019, 22:53 »
Descobriu o que era? Solução? Acho qu a minha padece do mesmo.

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 46
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2019, 12:37 »
Eu creio que tenho o mesmo problema, mudei o óleo da transmissão durante o fim de semana mas enchi um bocadinho mais dos 100cc que disse o manual e agora vi no pneus traseiro que há machas de óleo, ¿Tem algum vertedouro no caso de enchê-lo com mais quantidade?, se nao é assim entao o problema fica no retentor da transmissão.

 _martelada_
Motos correm nas minhas veias.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #5 em: 16 de Julho de 2019, 12:50 »
Infelizmente muitos companheiros entram no forum para tirar duvidas e depois nem um feedback da resolução ,por vezes já nem dá vontade de ajudar .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #6 em: 16 de Julho de 2019, 13:00 »
Infelizmente muitos companheiros entram no forum para tirar duvidas e depois nem um feedback da resolução ,por vezes já nem dá vontade de ajudar .
Temos que ser uns para os outros.
Totalmente de acordo com estas tuas palavras.
Abraço   _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #7 em: 16 de Julho de 2019, 14:54 »
Resolvia se esta situação se os utilizadores sò podessem  expor questoes tecnicas ou mecanicas sò ao fim de um determinado numero de posts , fazia se uma triagem dos verdadeiros utilizadores daqueles que sò veem cá fazer uma questão por interesse proprio.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 46
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #8 em: 16 de Julho de 2019, 16:31 »
Peço desculpas, mas não era minha intenção levantar controvérsia.

Eu estou em outros foros e tenho por costume contribuir se posso ajudar na resoluçao.

 :)
Motos correm nas minhas veias.

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #9 em: 16 de Julho de 2019, 19:48 »
Peço desculpas, mas não era minha intenção levantar controvérsia.

Eu estou em outros foros e tenho por costume contribuir se posso ajudar na resoluçao.

 :)
Não se trata de ti companheiro, mas vê a data em que este tópico foi criado pelo autor e de certeza que ele já tem o problema resolvido, com a ajuda ou não dos companheiros do CPM, não lhe custava nada ter dado o feedback da resolução do problema.
Abraço  _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Antonio Manuel

  • Visitante
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #10 em: 17 de Julho de 2019, 00:07 »
Boas a todos.

os companheiros têm razão em estarem chateados  relativamente a não ter dado feedback sobre este assunto... por isso peço desculpas...
Na oficina disseram que era um retentor da transmissão. Como está na garantia, ficou resolvido e rapidamente. 

Peço mais uma vez desculpa mas quando fico sem a minha "Ana Malhoa" , fico todo desorientado...

boas curvas

Offline fantasma

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 58
  • Localidade: rio de mouro
  • Marca: KAWASAKI
  • Modelo: VERSYS 650
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #11 em: 22 de Julho de 2019, 01:11 »
boa noite a todos, não sei se será o caso mas esses retentores costumam ceder porque os representantes teimam em colocar valvulina julgo 85w90 e a recomendada É 85W140 e os retentores com um lubrificante mais fino e com o aquecimento começam a ter fuga mais cedo.

Antonio Manuel

  • Visitante
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #12 em: 24 de Julho de 2019, 20:30 »
Boas a todos.

Então, lá voltou a sair oleo pela zona do variador... desta vez, segui o conselho daqui de um companheiro e tirei a tampa... e vi o inferno...

o rolamento da cambota na sucata, o veio abana e o retentor já lá esteve... tudo 1 semana depois de ter posto pastilhas, pneus e feito a revisão...

Hoje fiz perto de 200 kms e quando cheguei a casa e pouco depois vi o pingo no chão... caiu-me tudo. Ainda por cima, saí de Tires direito a Torres Vedras sempre a abrir... bem, já está na oficina, vou esperar pelo diagnostico...

Breve dou feed back da coisa


Boas curvas


Antonio Manuel

  • Visitante
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #13 em: 26 de Julho de 2019, 01:00 »
Companheiro Fantasma, amanhã vou saber concretamente o que provocou a situação e aprveito e questiono sobre esse assunto.

darei noticias

Antonio Manuel

  • Visitante
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #14 em: 26 de Julho de 2019, 17:17 »
Então, já me ligaram da oficina e o arranjo vai ficar nos 200€... bem menos do que estava a pensar... ainda não sei concretamente qual o material que vai levar mas sei que vai ao torneiro... como o custo ficou menor do que esperava, estou a considerar por um escape novo.

vou dando noticias


boas curvas

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 46
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: sai oleo pela zona do variador
« Responder #15 em: 31 de Outubro de 2019, 14:30 »
Boas companheiros,

Estou aqui para dar uma mala noticia, eu tinha o mesmo problema da perda de oleo pela tampa da transmissão.

O problema que tinha é que a perda estava no retentor da cambota, mas o problema nao era o retentor, o problema estaba na cambota, tinha uma folga no alojamento dos rolamentos da cambota e tinha duas opçoes, mudar o motor completo ou mudar só chassis direito e esquerdo mas esta ultima opçao nao foi recomendada e ao final mudei o motor completo, encontrei um motor de segunda mão muito barato e com garantia e agora fico muito contento com a mota, problemas 0.

Eu espero ajudar com a minha resposta.

Cumprimentos. 

 
Motos correm nas minhas veias.