Autor Tópico: As dúvidas no aumento de Cilindrada  (Lida 15464 vezes)

Fábio Baeta

  • Visitante
As dúvidas no aumento de Cilindrada
« em: 21 de Setembro de 2010, 18:05 »
Olá companheiros,

Pois é, a minha "pequena" Kymco tem me dado tanto prazer que só me apetece mais e mais.... Ora, o problema é que já vi que os reduzidos 125cc de motor estão as deixar de me encher a medidas.....

Indo eu começar a minha licença para Cat. A no próximo mês de Outubro, está na altura de começar a piscar o olho a outras "meninas"

O Orçamento: entre os 5 e os 6 mil aérios

Já observei duas motas:
Downtown 300i Abs
Xciting 500 Ri ABS

A xciting desilude-me por duas simples razões: Os consumos e os 39cv ???_ contra a 300i que tem 30cv _confuso_ como é possivel que um motor com 500cc só tenha + 9cv (!) e pese quase mais 50 kg que a 300i ???

Observadas as Kymco, quero ver outras marcas....
Tb gosto muito da Gilera Nexus, tando a 250 como a 500 - sendo que esta tem vantagem na Kymco no peso (199kg contra os 230kg da Kymco), no depósito (14,4 lt) e tambem nos consumos... tem apenas o mesmo problema dos 39 cv (!) e o preço....
- A nexus 250 também é engraçada, mas vem com 22cv  :'(

Ponto acente: Gosto de Scooters desportivas e não de "sofás", que me perdoem os companheiros que optam pelo conforto  _mau_
2º ponto - quero poder ultrapassar um camião a mais de 100kmh com um simples e curto rodar de punho, quero ter a opção de em caso de necessidade fugir de alguma situação, quero estar parado num semaforo e não ter q me preocupar em rodar o punho a fundo para nao ter medo de algum enlatado mais apressado

Alguns companheiros podem referir, que o ideal para mim se calhar era uma touring ou sport touring... mas o problema é q a sport touring que adoro (BMW) é pra cima dos 15.000€.... e pra alem de que AMO as maxiscooters e toda a sua simplicidade

Scooters que excluí:
- Honda SW
- Yamaha majesty
- Suzuki Burgman
- Kymco 700i - que aí vem, mas já está imediatamente excluida  _careta_ - 700cc para 40 e poucos cv? No Thanks

Isto é apenas uma situação de prospecção de mercado... para me ir apercebendo do rombo na carteira e tambem para começar os tests-drives depois de concluir a Carta de Cat. A

 _convivio_
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 18:06 por Fábio Baeta »

neves

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #1 em: 21 de Setembro de 2010, 18:12 »
Até te sugeria a T-Max.... mas dado o orçamento, se calhar também não faz parte das tuas opções.
Mas chegaste a considerá-la?

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #3 em: 21 de Setembro de 2010, 18:27 »
Até te sugeria a T-Max.... mas dado o orçamento, se calhar também não faz parte das tuas opções.
Mas chegaste a considerá-la?

Cheguei e chego a considerá-la.... mas o preço ainda não me convenceu  _pensador_ só se for mesmo um amor louco, de perder a cabeça.... mas o valor das futuras visitas à oficina tambem preocupam  _pensador_

acho que estás a excluir as melhores....

AS melhores, como referes, considero-as.... como hei-de colocar isto da melhor forma.... confortáveis demais? tem um estilo menos jovial  _lol_  _anjo_

Quero uma scooter com um ar "fresco, jovem e desportivo" 

Quanto ao preço da Nexus, ronda os 7000 aérios, já é mais do que estaria disposto a dar... mas gosto realmente da mota e dos seus atributos

Para mim, o problema da Xciting é mesmo o peso vs cv.... para alem de que tendo um peso superior à nexus, em termos de consumos e de agilidade devem existir diferenças

Gosto muito da DOwntown 300i, pelos seus 30cv. Sendo uma "verdadeira" 300 e pela questão o peso, pois tem apenas mais 10 kg que a minha downtown e tem, ainda, a vantagem de ter ABS
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 18:37 por Fábio Baeta »

nfp393

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #4 em: 21 de Setembro de 2010, 18:38 »
Boas companheiro. Pelo que li estás a pensar em REALMENTE mais cc mas olha que pelo que vejo da minha XMAX 125 e pelo que os companheiros que têm a XMAX250....  _Rolley_

 Se calhar entre a Downtown 300i Abs e a Xciting 500 Ri ABS devias dar uma voltinha na XMAX 250 _pensador_ Eu quando for grande  _lol_ se nao conseguir ir á TMAX vou á XMAX250.

Abraço,

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #5 em: 21 de Setembro de 2010, 18:54 »
bem Fabio... se não dás 7.500€ por uma Honda ou pela Yamaha vais dar por uma Gilera?????  _Rolley_

eu no teu caso, se tivesse dinheiro para a Gilera 500 (7500€) ia comprar uma honda sw-400t ou a majestic ou perdia a cabeça e lá ia a T-Max

Eu dar, dava e dou.... mas há aqui um factor importante

AS melhores, como referes, considero-as.... como hei-de colocar isto da melhor forma.... confortáveis demais? tem um estilo menos jovial  _lol_  _anjo_

Quero uma scooter com um ar "fresco, jovem e desportivo" 
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 18:56 por Fábio Baeta »

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #6 em: 21 de Setembro de 2010, 18:58 »
Se ligas muito à estética, e queres uma scooter jovem e desportiva, não entendo porque excluíste a Majesty...

Mas se calhar só vais encontrar esse look nas Gilera mesmo... motos italianas têm sempre esse estigma...

Mas considero que as opções que escolheste (KYMCO) são ambas muito boas!!
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 18:58 por Paulo Varela »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Fábio Baeta

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #7 em: 21 de Setembro de 2010, 19:05 »
Se ligas muito à estética, e queres uma scooter jovem e desportiva, não entendo porque excluíste a Majesty...

A majesty é mto pesada e estéticamente não me "cheira" _pensador_

Quanto à hipotese da Xmax 250... acho que mais tarde me iria arrepender... pois a subida de 125 para 250cc não é compensatória


Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #8 em: 21 de Setembro de 2010, 19:08 »
Fábio aconselho-te a veres a honda SW T400 branca do Ferro, das poucas em Portugal desta cor, e depois diz-me se não tem um aspecto "jovial".

É claro que não custa 6500 € mas...

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #9 em: 21 de Setembro de 2010, 19:12 »
A majesty é mto pesada e estéticamente não me "cheira" _pensador_

Quanto à hipotese da Xmax 250... acho que mais tarde me iria arrepender... pois a subida de 125 para 250cc não é compensatória



Experimenta a majesty e mudas de opinião relativamente ao peso e comportamento dela... foi depois de experimentar que resolvi comprar...
Olha que a X-.Max 250cc tem prestações de 300cc...
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 19:13 por Paulo Varela »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


nfp393

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #10 em: 21 de Setembro de 2010, 19:19 »
Atenção que se o uso que vais dar á moto é em cidade ou percursos pequenos... uma moto de 500cc, na minha humilde  :-? opinião pessoal, é como o Dog diz...raras serão as vezes que vais andar a 160klm/h, daí que talvez sejam €€€ mal empregues, talvez só pelo elan que poderá dár estar sentado numa 500. Agora se estiveres a pensar dar uns passeios mais longos... manda-te para mais os cc que conseguires.

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #11 em: 22 de Setembro de 2010, 09:44 »
upa upa...

Já vi que tenho muitos test-drives a fazer, vamos lá:

- SW-T400  _pensador_ (nem sabia que havia a possibilidade de escolher em branco)
- Majesty 400
- As kymcos vai ser dificil testar  _Rolley_
- Só pelo prazer, queria testar uma T-max  _lool
- Testar a NExus 500  _Rolley_

Em termos de utilização, eu apanho mesmo muitas vias rápidas, seja a IC19, IC16, A5 etc etc.... em termos de cidade, apanho relativamente pouco, e as zonas que apanho não são zonas com muitos para-arranca
E o grande objectivo da mota, é mesmo andar perdido pelo mundo...  _lol_


nfp393

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #12 em: 22 de Setembro de 2010, 11:59 »


Em termos de utilização, eu apanho mesmo muitas vias rápidas, seja a IC19, IC16, A5 etc etc.... em termos de cidade, apanho relativamente pouco, e as zonas que apanho não são zonas com muitos para-arranca
E o grande objectivo da mota, é mesmo andar perdido pelo mundo...  _lol_


[/quote]

Então se apanha pouca cidade, nao tenhas duvidas mesmo... compra um motão mesmo...quanto mais cc tiver melhor.

Um abraço,

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #13 em: 22 de Setembro de 2010, 12:15 »
Hoje, aproveitando a revisão da minha bike, aproveitei e fui por umas dedadas numa Xciting 500  _careta_

O Beto (a pessoa que me vendeu a mota) concordou comigo, na questão de ser uma 500 com "apenas" mais 9cv do que a 300  _Rolley_

De resto, a mota é realmente bonita e é imponente

Falou-se num variador Jcosta de origem, para lhe dar mais um piquinho, e não ser tão "molengas".... há efectivamente, essa possibilidade  _pensador_

E por fim, para azar meu, estava lá à porta a T-MAx do dono  :o aquilo é que é um motão... mas como o Dogdivine diz, não se pode pensar só com o Coração, a cab€ça tambem conta  _lol_

Um ligeiro Off-tópic: Houve um companheiro, que me falou numa escola de condução em Campo de Ourique, que pelo vistos está a cobrar 220€ pela Cat. A  _pensador_ _pensador_

Fated

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #14 em: 22 de Setembro de 2010, 12:30 »
Sim uma pessoa nas motas quer sempre mais... mas não é por isso que não consiga tirar prazer de qualquer cilindrada, Tenho em casa uma CBF 125 e uma Nexus 250, mas já tive uma XJ600N, é verdade que a CBF 125 anda pouco... mas cumpre o seu objectivo, casa-trabalho - trabalho-casa gasta 2.5l/100 e tem potencia suficiente para andar no meio das filas de lisboa, a 600cc que tinha não era tão agil, e consumia 7/8l /100... Mas a falta de potência da 125cc nota-se quando se quer dar um passeio maior, ainda por cima se for com pendura, e é aqui que entra a Nexus 250, comprei mais para a minha mulher (que também tem carta de mota), mas também para dar-mos uns passeios, e não vejo necessidade de mais, consigo em viagem manter velocidade de cruzeiro de 120/130 e ir aos 140 se precisar, ela é bastante rápida para uma 250, se calhar até mais que essa 300cc que falaste, agora velocidade de ponta ela está limitada electronicamente aos 140, e dali nao passa corta logo. Andei esta ultima semana com uma Hornet 600 e digo sim dá sensações optimas mas também sei que nas minhas mãos corro riscos maiores pois não consigo andar devagar e também porque já basta a multa que tenho de excesso de velocidade...

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #15 em: 22 de Setembro de 2010, 12:43 »
e é aqui que entra a Nexus 250,

Já agora Fated, como se porta a tua Gilera? em termos de manutenções e problemas? Qualidade dos plasticos? motor?

Então vamos Combinar isso Dog...

Quando regressar de férias, dou-te uma apitadela

RCEu

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #16 em: 22 de Setembro de 2010, 12:44 »
Se quizeres experimentar a x max 250 vai ter comigo e damos uma volta.

Aproveito e experimento a tua. _pol_

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #17 em: 22 de Setembro de 2010, 13:41 »
Combinado RCeu, mas primeiro preciso da Licença  _Rolley_
Mas já pode experimentar a minha, quando quiser... ou no próximo convivo  _convivio_

Fated

  • Visitante
Re: As dúvidas no aumento de Cilindrada
« Responder #18 em: 22 de Setembro de 2010, 15:41 »
Já agora Fated, como se porta a tua Gilera? em termos de manutenções e problemas? Qualidade dos plasticos? motor?

Então vamos Combinar isso Dog...

Quando regressar de férias, dou-te uma apitadela

Fábio, ainda posso falar muito pouco sobre a mota pois só a tenho há 3 meses... nunca me deu problemas, acho que curva muito bem, em termos de qualidade de materiais é excelente, e adoro o pormenor do computador de bordo, consumos, velocidade maxima, media, horas... consumo instantaneo.. tudo... Motor como te disse para uma 250cc é dos melhores entre as scooters 250cc, entao quando comparo com a minha CBF é da noite para o dia, mas acima de tudo esta scooter tem uma vertente desportiva, ja para não falar que é das mais bonitas :). É engraçado que um vendedor da honda quando me tentou vender a Forza 250 eu falei na minha e ele disse... há essa nexus dentro das 250 é o ferrari das 250... muito nervosa... :D.
Agora claro estamos a falar de uma 250 não de uma 500, a Nexus 500 deve ser excelente, o que a minha tem de bom é os consumos, nos primeiros dias que a minha mulher andou com ela, conseguiu consumos de 2.6l/100, nas minhas mãos gasta por volta dos 3.5l mas com o punho todo rodado... pk ela consegue na boa os 3l/100... Onde eu comprei a minha existe um estafeta que tem uma igual nunca lhe deu problemas e na altura ja tinha 90 e tal mil kms... para mim o maior problema dela é o espaço debaixo do banco... muito pouco, cabe um capacete integral e pouco mais.





« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 15:43 por Fated »