Eu tenho um apartamento no rés-do-chão, por isso, ficará embaixo da minha janela (Pode?)
Legalmente pode estacionar onde os carros podem estacionar, salvo os sítios indicados para determinados tipos de veículos, usualmente os pagos, com parquimetros.Levando à letra da Lei não poderia estacionar no passeio, e há um risco de multa. Se for na cidade-cento, com sítios com muitas pessoas a passar a pé, há alguma probabilidade. Se for na zona de casas é menos provável implicarem. A minha fica numa tradicional valeta, numa aldeia. Aí estará dentro da Lei, desde que deixe espaço para o trânsito circular.A minha fica mais ou menos como estas: https://www.google.pt/maps/@38.7986401,-9.4496981,3a,75y,248.03h,87.54t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCfC_e-PV7uoe7DtCPh4eMA!2e0!7i13312!8i6656
Viva Édnei, antes de mais, bem vindo.Entendo que as tuas dúvidas sejam mais que muitas e por vezes, por escrita, seja dificil. Que tal aproveitares um qualquer evento nosso para poderes expressar, falando?Desta forma poderás até ver de perto algum do material que aqui já falaram.O companheiro Americano, costuma marcar saídas para pequenos almoços, aos Domingos.E falo desta chance porque ele mora em Oeiras, bem perto de Carcavelos.Pesquisa aqui no forum "Passeio domingueiro..." e verificarás que ainda comparece um bom número de elementos.Ninguem te obriga a comparecer com moto ou scooter, basta apareceres e apresentares-te.
Companheiro, tens aí muitas questões.Em primeiro lugar e relativamente à escolha da scooter, o melhor que posso sugerir é que faças um test-ride contigo e com a pendura habitual. Talvez a pcx não seja a que "encaixe" melhor.Relativamente ao acessórios tens originais e de outras marcas, Shad ou Givi por ex, para a topcase e écran dianteiro.Tamanho da topcase é relevante se queres guardar 2 capacetes.Não vai ser fácil encontrar um modular que caiba no espaço debaixo do banco da pcx.Uma corrente e um cadeado de disco com alarme parece bem para começar. caso a zona seja complicada terás de reforçar.Quanto ao equipamento de proteção. Numa scooter andamos mais protegidos das intempéries, mas não deves descurar o equipamento.Esquece casacos 3 e 4 estações que não irás ter o efeito pretendido.Com o tempo verás que irás necessitar de equipamento de verão, poderás andar 7-8 meses com ele, e equipamento de inverno para os restantes meses.Coisas baratas, como luvas do lidl ou aldi, impermeaveis para usar por cima do casaco de proteção e calças, da decathlon, procurar nos usados casacos de mota e nas lojas outlets de equipamneto pode fazer poupar umas centenas de euros nesta primeira fase de entrada nas duas rodas.
Acrecentar só que também tapo a minha. Além de ajudar a esconder da maresia , dado que vivo perto do mar, protege de lixo e de curiosidade de miúdos.
Sugestão de material para proteger a mota ?
Eu uso esta capacomprada na Norauto. (25 euros)Mas há umas mais baratas quer online quer às vezes no Aldi, LIDL ou Continente.
Olá e bem vindo a este fórum.As duvidas são muitas mas com a ajuda do pessoal irás ver que a tua adaptação ao mundo das duas rodas será mais facilitada estando mais informado.Mas nada supera a experiência e a tua sensibilidade aos comandos da máquina.Usa de bom senso, inteligência e sempre dentro dos teus limites.Quanto à máquina. Nada a dizer.Existem muitas boas ofertas de outras marcas, mas experimenta e aquela que melhor se adaptar a ti deve ser essa a escolhida.Lembra-te que será uma máquina para tudo, pois irás usar no dia-a-dia e nos teus tempos livres.Como scooter que é, é diferente de uma maxiscooter, menos proteção aerodinâmica, mas melhor que uma mota. Ágil e económica deve-se ter atenção no entanto às manutenções, pois numa mota as manutenções são menos espaçadas que um carro, logo terás que ter isso em conta.Para além do que já te disseram, permite-me talvez repetir mas usar da minha pouca experiência.1) GIVI (tenho uma à 4 anos e nada a declarar) e SHAD, serão mais baratas do que as vendidas na Honda, mas atenção que a Honda não fabrica topcases, serão porventura destas marcas que referi. Poderás ter algum desconto na aquisição das topcase da Honda mas tudo depende como negoceias.2)A Honda tem vidros altos, novamente de outras marcas, pois não o fabrica. É questão de veres preços. Recomendo PUIG, mas tudo depende do que queres proteger. Vidro mais alto maior probabilidade de ruido no capacete se a tua altura assim o provocar.3)Fica estacionada na rua? Um alarme não é de desprezar. Mas fica sabendo que eles querendo roubar, roubam. 4)Corrente? Claro. Presa a um poste? Melhor ainda. 5) Comprar capa. Existem de diversos preços. Curiosamente, as mais baratas (do LIDL) são as que me têm durado mais do que outras (+ de 40€).A tua proteção. Equipa-te sempre para cair. E todo o dinheiro que consigas amealhar para o teu equipamento é atua melhor opção.1) Um capacete integral protege melhor do que um capacete aberto. Um capacete pesado, em viagens longas tornar-se-á mais incomodo. Um capacete homologado é um capacete mais seguro. Um capacete barato pode provoca-te danos irreversíveis em caso de queda grave e até matar-te.Escolhe o capacete que melhor se adapta o teu veículo. Um capacete de todo o terreno não serve para a cidade. Um capacete de mota desportiva não serve para conduzir uma scooter, pela especificidade da sua construção e tipo de conduzir.Visita o site da SHARP (googla) e vê quais os capacetes que melhor resistem a testes. Um capacete caro não tem que ser necessariamente bom.2) Luvas. De Inverno por causa do frio e da chuva. As boas são caras. De verão são quentes, logo um par para cada estação será a melhor opção. As luvas são indispensáveis. Instintivamente vais com as mãos ao chão numa queda. Imagina-te a deslizar pelo alcatrão a tentar que a cara não vá ao chão e a ficares sem pele nas mãos.3) Calçado. Eu pessoalmente uso botas do Decatlhon (ainda não consegui o dinheiro suficiente para umas botas especificas) e depois troco no trabalho por outro calçado. Ou seja, raramente uso outro calçado que não botas.Em caso de queda, mesmo que pequena, a scooter pode cair-te em cima de um pé. E um dedo partido ou um entorse no pé demora alguns dias ou meses a curar.4) Calça. Eu uso proteções especificas. A minha filha usa proteções especificas. São caras mas não prescindo. Calças. Sempre calças. Para o inverno calças impermeáveis. Para o frio uma ceroulas.5) Blusão de motociclista sempre. Os bons são caros, os impermeáveis ou de 4 estações bastante caros. Materiais xpto encarecem os mesmos, mas procurando bem podem-se encontrar bons negócios.De inverno tenho um especifico e um do Decatlhon que visto por cima quando chove a sério e de verão tenho outro que comprei mais tarde. É sempre um esforço económico grande mas compensa. Não abdiques de casacos com proteções devidamente homologadas.Finalmente a mota:1) Sim as leis da física estão implicadas no que escreves. Quanto maior a velocidade maior o embate mais depressa a curva chega perto de ti, mais rápido o carro que mudou de faixa sem assinalar a mudança estará à tua frente. Usar bom senso como em cima escrevi. Não estamos sozinhos na estrada.2) Vais ver que com a experiência a conduzir irás ter uma maior consciência e perceção do que se passa à tua volta. Antecipação é o nosso segredo.3) Que as tuas quedas sejam sempre parado. Equipa-te sempre para cair. 4) A lei de Murphy atua aqui sem dó nem piedade. Andas kms numa estrada sem buracos. Aquele buraco sozinho, abandonado, será sempre aquele onde irás cair.5) Preparado para o pior e esperar o melhor. Sem medos mas com consciência.6) Todos os dias, enquanto a maquina aquece, e vais vestindo as luvas, o casaco colocando o capacete, nada como observar os pneus, ver as luzes, manchas no chão, etc. etc.Ufa…Espero ter ajudado através da minha experiência.
Casaco de tato fino.Tecido muito resitente contra a abrasão. Maxtex Polyester.Impermeável 100%.Forro térmico desmontável.Ventilações com zíper.Protecções homologadas por la CE nos ombros e cotovelos.Protetor coluna de foam duro.Fecho com zíper e velcro.4 bolsos externos, os bolsos superiores são termoselados.Dois bolsos internos com zíper, bolso interno para telemóvel.Velcro na cintura, pulso e pescoço.Área refletora nas costas.Dois zípers para se adaptar às calças.
Calças Out Ares.Calças fabricadas em Maxtex poliéster (tecido anti-abrasão).Membrana impermeável.Forro térmico removível.Proteções nos Joelhos e proteção de almofada no lateral do quadril, as duas removíveis.Reforços de tecido na zona do cóccix.Zonas acordeão acima dos joelhos.Dois bolsos laterais com zíperes selados.Sob ajustável com Velcro.Cintura ajustável com Velcro.Zíper na parte de trás para união com o casaco. Fecho com zíper, Velcro e clique.
Das clássicas luvas Out Invierno chegam a nova e melhorada Out Invierno Baker, com homologação EN 13594:15.Luvas OUT Baker.Luvas de inverno em Couro e Elastano.100% impermeável.Revestimento térmico.Proteção leve nas falanges.Proteção dura nos nós.Proteções TPR na palma da mão.Reforçado em couro na palma.Fecho de Velcro ajustável no pulso.35% Couro, 50% Poliéster, 10% Poliamida, 5% Poliuretano.Esta luva é um EPI (Equipamento de proteção individual). Atende aos requisitos da Directiva 89/686 CEE.EN 13594:2015 Nível 1 (Luvas de motociclismo para pilotos profissionais).EN 420:2004/A1:2010 (Requisitos gerais para luvas de proteção).EN 388:2003 (Nível de rasgamento).Essas luvas atendem ao Nível 1. Os resultados do teste são os seguintes:Ajuste da Luva (Nível 2), Resistência a Falhas (Nível 2), Resistência à Costura (Nível 1), Resistência ao Corte (Nível 1), Resistência ao Impacto/Abrasão (Nível 2), Transmissão de Impacto de Energia (Nível 2).
Então, tipo isso:https://www.decathlon.pt/calcas-bicicleta-roadc-h100-id_8343140.html
Opa, obrigado pelas indicações. Vou comprar.Agora, sobre o capacete, eu acho que já fiz a escolha:https://sharp.dft.gov.uk/helmets/caberg-duke/189 euros
Há alguma outra recomendação de capacete integral?