Autor Tópico: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios  (Lida 10460 vezes)

Offline anjoed

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Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« em: 23 de Outubro de 2018, 15:33 »
Boas!

Sou novo neste ramo (fiz minha apresentação http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,36094.0.html ) e estava a perceber qual o significado em conduzir uma mota.
Sempre conduzi uma viatura, nunca sentei numa mota, mas sempre tive este sonho. Contudo, no Brasil, o trânsito selvagem, a falta de paciência e educação dos motoristas brasileiros causam mais de 37 mil mortes( https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2018/06/moto-e-o-veiculo-que-mais-mata-no-transito-e-o-que-mais-gera-indenizacoes.shtml)  e, devido a isto, sempre neguei minha vontade. Agora, ao migrar para este país maravilhoso, vejo a oportunidade em conduzir uma. 



Li bastante. Passei pelos DB, tópicos gerais e desconfio que a Honda PCX 2018 será um bom início. Parece que a Honda também é a melhor no ramo aqui e a mais vendida, trazendo qualidade no que faz. Apesar do preço, acredito que faço uma boa escolha, correto ?


Apesar de ter lido bastante, há muitos tópico antigos e vejo que as recomendações feitas já são antigas. Por isso, vou repetir algumas perguntas para perceber o que devo adquirir neste momento.

Para a Mota:

1) TopCase. Há melhores do que as vendidads pela Honda ?
2) Vidro Alto. Peço para a Honda ou compro em outra loja ?
3) Alarme é necessário ? De quem devo comprar ?
4) Corrente ? Corta-Corrente ?
5) Ao guardar ou estacionar a mota, devo protegê-la ? Eu moro em Carcavelos.....

Algo a mais ?


Para minha proteção:

1) Há 300 modelos de capacetes e este tem sido o mais difícil escolher. Qual realmente eu devo adquirir ? Eu percebo que os modulares são perfeitos, correto ? Devo comprar os tricompostos ) Mais simples ? É necessário ?

2) Luvas. Vejo que todos recomendam aqueles com kevlar, correto ? Recomendam algum modelo ?

3) Calçado. Fiquei com dúvidas aqui. Para scooter, devo utilizar algo especial ? Sei que, óbvio, não devo nunca conduzir a scooter sem um calçado fechado.

4) Calça. Bom, eu uso jeans. Para chuva e/ou frio, devo comprar algo da decathlon. Certo ? Alguma recomendação ? Devo comprar proteções ?

5) Blusão, casaco e/ou segunda pele. Vi que há várias questões (que também entram na questão da calça), como Verão, inverno, chuva e neve. Caramba, o que eu devo comprar aqui ? 4 tipos de vestuário para cada estação ? Devo comprar proteções ?


Li vários relatos sobre segurança. Eu farei o curso da Honda e, por isso, já é um começo. Li e assisti sobre o assunto e, parece, que estou bem neste assunto. Porém, vou listar se há algo que eu estou esquecendo:

1) Velocidade. Tenha medo, quanto maior a velocidade, maior o dano da queda;
2) Adivinhe o movimento dos condutores. O perigo vem deles;
3) Em algum momento da minha vida, a gravidade vencerá. Ou seja, eu terei uma queda. Por isso, acredito que devo comprar uma proteção extra ?
4) Fuja de buracos, imperfeições, ferro, lixo, etc. Ou seja, ande somente no asfalto das ruas;
5) Precaução sempre e esteja sempre preparado para o pior;
6) Faça sempre as manutenções preventivas da mota;


Bom, por último, minha esposa andará comigo nos finais de semana. É seguro ? Eu vi que esta mota é pequena e há pouco espaço para um segundo passageiro.

Obrigado a todos!

Cumprimentos. _convivio_

Offline Carlujo

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #1 em: 23 de Outubro de 2018, 16:01 »
Boas, companheiro.  _convivio_
Antes de mais, bem vindo ao nosso belíssimo país e bem vindo ao nosso Clube.
Quanto às tuas questões, são todas bastante pertinentes e mostram que fizeste o "trabalho de casa", o que nem sempre acontece.  _palmas_ _palmas_
Há alguns fatores que não mencionas e que são muito importantes para podermos dar as nossas opiniões. O tipo de percurso que vais fazer, se vais andar com chuva ou apenas no verão, qual a tua altura e peso, onde é que a scooter vai ficar durante a noite...

SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
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Offline anjoed

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #2 em: 23 de Outubro de 2018, 16:25 »
É verdade, esqueci destes detalhes.

Inicialmente, é um trajeto de 12,5 km, entre carcavelos e Rio de Mouro. Ou seja, pegarei a nacional N249. Casa -> trabalho, Trabalho -> Casa. Contudo, eu gostaria de utilizá-la para tudo, inclusive para passear. Enfim, Independente da condição do tempo.

Meu peso: 92.5 kg - Altura: 1.73
Minha esposa: 52 kg - Altura: 1.52

Eu tenho um apartamento no rés-do-chão, por isso, ficará embaixo da minha janela (Pode?) ou preso num espaço para motas na minha rua. Por isso, a importância de vossa experiência sobre isto.


 _pol_




saraiva

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #3 em: 23 de Outubro de 2018, 16:54 »
Eu tenho um apartamento no rés-do-chão, por isso, ficará embaixo da minha janela (Pode?)


Legalmente pode estacionar onde os carros podem estacionar, salvo os sítios indicados para determinados tipos de veículos, usualmente os pagos, com parquimetros.

Levando à letra da Lei não poderia estacionar no passeio, e há um risco de multa. Se for na cidade-cento, com sítios com muitas pessoas a passar a pé, há alguma probabilidade. Se for na zona de casas é menos provável implicarem. A minha fica numa tradicional valeta, numa aldeia. Aí estará dentro da Lei, desde que deixe espaço para o trânsito circular.


A minha fica mais ou menos como estas: https://www.google.pt/maps/@38.7986401,-9.4496981,3a,75y,248.03h,87.54t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCfC_e-PV7uoe7DtCPh4eMA!2e0!7i13312!8i6656
« Última modificação: 23 de Outubro de 2018, 17:01 por saraiva »

NSilva

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #4 em: 23 de Outubro de 2018, 17:07 »
Dizendo as coisas sem pôr nem tirar....  _Rolley_ _Rolley_

A minha dorme em cima do passeio, por baixo de uma varanda que não é minha nem tão pouco conheço o dono.
Nota que é ilegal, mas podes estacionar à vontade que ainda... repito e sublinho ainda, não multam e quando o fizerem eu serei um dos primeiros a levar com ela porque a zona onde resido está cheia de EMEL todos os dias a faturar.
Fora zonas de grande movimento, como o saraiva já disse, penso que estejas mesmo à vontade.

Tem em atenção pelo menos o facto de ter de haver espaço para passar uma cadeira de rodas, pelo menos. Não vale a pena causar transtorno.

No que diz respeito às top-cases: Para além das top cases da Honda, existem as da GIVI, as da SHAD e algumas outras marcas. Aqui em casa sempre usamos GIVI e estamos satisfeitos.
O vidro alto pode ser negociado aquando da compra da mota. Quando compras uma mota, especialmente nova com 0km, existe sempre qualquer coisa que eles te oferecem... É uma questão de mostrares interesse no vidro e talvez tenhas sorte!  _pol_

Alarme é uma questão de opção própria. Atenção que as PCX's têm sido mais roubadas em lisboa desde o momento em que apareceu a uber eats e a glovo. Talvez não tenha nada a ver, mas é a minha forma de pensar  _pensador_ _Rolley_
Nota que, o alarme também gasta bateria portanto, informa-te bem antes de o instalares e atenção a quem o entregas para instalar. A garantia da honda está em vigor numa mota com 0km!

Ao nível do calçado, sugiro umas botas sem atacadores, embora eu uso tennis com atacadores no dia-a-dia, exceto quando chove e aí uso botas com atacadores.

Quando estaciono a MINHA mota, por norma deixo-a arrefecer até ao fim do dia (por norma chego por volta das 18h) e tapo-a para evitar que atirem porcarias para cima da mota. Prefiro mil vezes uma capa estragada, do que a própria mota e... olha que já aconteceu atirarem um cigarro... Aí não tive hipótese: Mota queimada, capa queimada e um mau humor matinal.

Por fim, para o percurso que pretendes fazer penso que chega perfeitamente (para começar claro). Digo isto, porque mais ano menos anos, vais querer aumentar de cilindrada... Mas uma coisa de cada vez  _lool_

Boa sorte!!
« Última modificação: 23 de Outubro de 2018, 17:08 por NSilva »

saraiva

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #5 em: 23 de Outubro de 2018, 17:29 »
Acrecentar só que também tapo a minha. Além de ajudar a esconder da maresia , dado que vivo perto do mar, protege de lixo e de curiosidade de miúdos.

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #6 em: 23 de Outubro de 2018, 18:01 »
Companheiro, tens aí muitas questões.

Em primeiro lugar e relativamente à escolha da scooter, o melhor que posso sugerir é que faças um test-ride contigo e com a pendura habitual. Talvez a pcx não seja a que "encaixe" melhor.

Relativamente ao acessórios tens originais e de outras marcas, Shad ou Givi por ex, para a topcase e écran dianteiro.
Tamanho da topcase é relevante se queres guardar 2 capacetes.
Não vai ser fácil encontrar um modular que caiba no espaço debaixo do banco da pcx.

Uma corrente e um cadeado de disco com alarme parece bem para começar. caso a zona seja complicada terás de reforçar.


Quanto ao equipamento de proteção. Numa scooter andamos mais protegidos das intempéries, mas não deves descurar o equipamento.
Esquece casacos 3 e 4 estações que não irás ter o efeito pretendido.
Com o tempo verás que irás necessitar de equipamento de verão, poderás andar 7-8 meses com ele, e equipamento de inverno para os restantes meses.
Coisas baratas, como luvas do lidl ou aldi, impermeaveis para usar por cima do casaco de proteção e calças, da decathlon, procurar nos usados casacos de mota e nas lojas outlets de equipamneto pode fazer poupar umas centenas de euros nesta primeira fase de entrada nas duas rodas.
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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #7 em: 23 de Outubro de 2018, 18:21 »
Bem vindo ao fórum
Sugiro que partas as várias dúvidas e as coloques nos tópicos certos. São tantas.....
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline anjoed

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #8 em: 24 de Outubro de 2018, 08:35 »
Legalmente pode estacionar onde os carros podem estacionar, salvo os sítios indicados para determinados tipos de veículos, usualmente os pagos, com parquimetros.

Levando à letra da Lei não poderia estacionar no passeio, e há um risco de multa. Se for na cidade-cento, com sítios com muitas pessoas a passar a pé, há alguma probabilidade. Se for na zona de casas é menos provável implicarem. A minha fica numa tradicional valeta, numa aldeia. Aí estará dentro da Lei, desde que deixe espaço para o trânsito circular.


A minha fica mais ou menos como estas: https://www.google.pt/maps/@38.7986401,-9.4496981,3a,75y,248.03h,87.54t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCfC_e-PV7uoe7DtCPh4eMA!2e0!7i13312!8i6656
Rua pequena esta! A minha é maior e, aparentemente, poderia colocar ali no cantinho do prédio:
https://www.google.pt/maps/place/R.+Dr.+Marques+da+Mata+A,+2775-739+Carcavelos/@38.68831,-9.3380962,3a,75y,16.49h,90.27t/data=!3m7!1e1!3m5!1suIlZjXOdNKA-YmUr-K4hWw!2e0!6s%2F%2Fgeo1.ggpht.com%2Fcbk%3Fpanoid%3DuIlZjXOdNKA-YmUr-K4hWw%26output%3Dthumbnail%26cb_client%3Dsearch.TACTILE.gps%26thumb%3D2%26w%3D86%26h%3D86%26yaw%3D331.69852%26pitch%3D0%26thumbfov%3D100!7i13312!8i6656!4m5!3m4!1s0xd1ec8cf6a974f5b:0x9b5576f7d86374e4!8m2!3d38.6883826!4d-9.3381294





Viva Édnei, antes de mais, bem vindo.
Entendo que as tuas dúvidas sejam mais que muitas e por vezes, por escrita, seja dificil. Que tal aproveitares um qualquer evento nosso para poderes expressar, falando?
Desta forma poderás até ver de perto algum do material que aqui já falaram.
O companheiro Americano, costuma marcar saídas para pequenos almoços, aos Domingos.
E falo desta chance porque ele mora em Oeiras, bem perto de Carcavelos.
Pesquisa aqui no forum "Passeio domingueiro..." e verificarás que ainda comparece um bom número de elementos.
Ninguem te obriga a comparecer com moto ou scooter, basta apareceres e apresentares-te.
 _convivio_

Cool, obrigado pelo convite. Pesquisarei.  _pol_


Companheiro, tens aí muitas questões.

Em primeiro lugar e relativamente à escolha da scooter, o melhor que posso sugerir é que faças um test-ride contigo e com a pendura habitual. Talvez a pcx não seja a que "encaixe" melhor.

Relativamente ao acessórios tens originais e de outras marcas, Shad ou Givi por ex, para a topcase e écran dianteiro.
Tamanho da topcase é relevante se queres guardar 2 capacetes.
Não vai ser fácil encontrar um modular que caiba no espaço debaixo do banco da pcx.

Uma corrente e um cadeado de disco com alarme parece bem para começar. caso a zona seja complicada terás de reforçar.


Quanto ao equipamento de proteção. Numa scooter andamos mais protegidos das intempéries, mas não deves descurar o equipamento.
Esquece casacos 3 e 4 estações que não irás ter o efeito pretendido.
Com o tempo verás que irás necessitar de equipamento de verão, poderás andar 7-8 meses com ele, e equipamento de inverno para os restantes meses.
Coisas baratas, como luvas do lidl ou aldi, impermeaveis para usar por cima do casaco de proteção e calças, da decathlon, procurar nos usados casacos de mota e nas lojas outlets de equipamneto pode fazer poupar umas centenas de euros nesta primeira fase de entrada nas duas rodas.


Obrigado pelas dicas. Eu preferi a scooter da Honda por causa da qualidade das peças e a inserção de tecnologias, como o ABS.

Agora, sobre a Uma corrente e um cadeado de disco, Tens sugestões ?

Acrecentar só que também tapo a minha. Além de ajudar a esconder da maresia , dado que vivo perto do mar, protege de lixo e de curiosidade de miúdos.

Sugestão de material para proteger a mota ?

Obrigado por todos que responderam, fico feliz com a união dos membros do fórum. Peço desculpas se ainda estou a falar em "Brasileiro".

saraiva

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #9 em: 24 de Outubro de 2018, 09:39 »


Sugestão de material para proteger a mota ?



Eu uso esta capa



comprada na Norauto. (25 euros)

Mas há umas mais baratas quer online quer às vezes no Aldi, LIDL ou Continente.

NSilva

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #10 em: 24 de Outubro de 2018, 10:01 »
Eu uso esta capa



comprada na Norauto. (25 euros)

Mas há umas mais baratas quer online quer às vezes no Aldi, LIDL ou Continente.

Também uso esta capa! Maravilha, compro mais ou menos uma por ano e aproveito para comprar quando estão em promoção

Cadeados, uso este:

Cadeado disco Kryptonite - Motovest

A juntar ao cadeado adicionei uma fita florescente que me lembrar que o cadeado está posto, para posteriormente não haver o azar de arrancar com a mota e com aquilo posto.

Offline anjoed

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #11 em: 24 de Outubro de 2018, 10:38 »
Opa, obrigado pelas indicações. Vou comprar.

Agora, sobre o capacete, eu acho que já fiz a escolha:
https://sharp.dft.gov.uk/helmets/caberg-duke/



189 euros  _pensador_



NSilva

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #12 em: 24 de Outubro de 2018, 11:15 »
Foi um dos meus primeiros capacetes...
Bom para começar, mas passado uns tempos vais querer mudar devido ao grande ruído que o vento faz, especialmente em auto estrada.

JViegas

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #13 em: 24 de Outubro de 2018, 12:12 »
Olá e bem vindo a este fórum.

As duvidas são muitas mas com a ajuda do pessoal irás ver que a tua adaptação ao mundo das duas rodas será mais facilitada estando mais informado.

Mas nada supera a experiência e a tua sensibilidade aos comandos da máquina.
Usa de bom senso, inteligência e sempre dentro dos teus limites.

Quanto à máquina. Nada a dizer.
Existem muitas boas ofertas de outras marcas, mas experimenta e aquela que melhor se adaptar a ti deve ser essa a escolhida.

Lembra-te que será uma máquina para tudo, pois irás usar no dia-a-dia e nos teus tempos livres.

Como scooter que é, é diferente de uma maxiscooter, menos proteção aerodinâmica, mas melhor que uma mota. Ágil e económica deve-se ter atenção no entanto às manutenções, pois numa mota as manutenções são menos espaçadas que um carro, logo terás que ter isso em conta.

Para além do que já te disseram, permite-me talvez repetir mas usar da minha pouca experiência.

1) GIVI (tenho uma à 4 anos e nada a declarar) e SHAD, serão mais baratas do que as vendidas na Honda, mas atenção que a Honda não fabrica topcases, serão porventura destas marcas que referi. Poderás ter algum desconto na aquisição das topcase da Honda mas tudo depende como negoceias.

2)A Honda tem vidros altos, novamente de outras marcas, pois não o fabrica. É questão de veres preços. Recomendo PUIG, mas tudo depende do que queres proteger. Vidro mais alto maior probabilidade de ruido no capacete se a tua altura assim o provocar.

3)Fica estacionada na rua? Um alarme não é de desprezar. Mas fica sabendo que eles querendo roubar, roubam.

4)Corrente? Claro. Presa a um poste? Melhor ainda.

5) Comprar capa. Existem de diversos preços. Curiosamente, as mais baratas (do LIDL) são as que me têm durado mais do que outras (+ de 40€).

A tua proteção. Equipa-te sempre para cair. E todo o dinheiro que consigas amealhar para o teu equipamento é atua melhor opção.

1) Um capacete integral protege melhor do que um capacete aberto. Um capacete pesado, em viagens longas tornar-se-á mais incomodo. Um capacete homologado é um capacete mais seguro. Um capacete barato pode provoca-te danos irreversíveis em caso de queda grave e até matar-te.
Escolhe o capacete que melhor se adapta o teu veículo. Um capacete de todo o terreno não serve para a cidade. Um capacete de mota desportiva não serve para conduzir uma scooter, pela especificidade da sua construção e tipo de conduzir.
Visita o site da SHARP (googla) e vê quais os capacetes que melhor resistem a testes. Um capacete caro não tem que ser necessariamente bom.

2) Luvas. De Inverno por causa do frio e da chuva. As boas são caras. De verão são quentes, logo um par para cada estação será a melhor opção. As luvas são indispensáveis. Instintivamente vais com as mãos ao chão numa queda. Imagina-te a deslizar pelo alcatrão a tentar que a cara não vá ao chão e a ficares sem pele nas mãos.

3) Calçado. Eu pessoalmente uso botas do Decatlhon (ainda não consegui o dinheiro suficiente para umas botas especificas) e depois troco no trabalho por outro calçado. Ou seja, raramente uso outro calçado que não botas.
Em caso de queda, mesmo que pequena, a scooter pode cair-te em cima de um pé. E um dedo partido ou um entorse no pé demora alguns dias ou meses a curar.

4) Calça. Eu uso proteções especificas. A minha filha usa proteções especificas. São caras mas não prescindo. Calças. Sempre calças. Para o inverno calças impermeáveis. Para o frio uma ceroulas.

5) Blusão de motociclista sempre. Os bons são caros, os impermeáveis ou de 4 estações bastante caros. Materiais xpto encarecem os mesmos, mas procurando bem podem-se encontrar bons negócios.
De inverno tenho um especifico e um do Decatlhon que visto por cima quando chove a sério e de verão tenho outro que comprei mais tarde. É sempre um esforço económico grande mas compensa. Não abdiques de casacos com proteções devidamente homologadas.

Finalmente a mota:

1) Sim as leis da física estão implicadas no que escreves. Quanto maior a velocidade maior o embate mais depressa a curva chega perto de ti, mais rápido o carro que mudou de faixa sem assinalar a mudança estará à tua frente. Usar bom senso como em cima escrevi. Não estamos sozinhos na estrada.

2) Vais ver que com a experiência a conduzir irás ter uma maior consciência e perceção do que se passa à tua volta. Antecipação é o nosso segredo.

3) Que as tuas quedas sejam sempre parado. Equipa-te sempre para cair.

4) A lei de Murphy atua aqui sem dó nem piedade. Andas kms numa estrada sem buracos. Aquele buraco
sozinho, abandonado, será sempre aquele onde irás cair.

5) Preparado para o pior e esperar o melhor. Sem medos mas com consciência.

6) Todos os dias, enquanto a maquina aquece, e vais vestindo as luvas, o casaco colocando o capacete, nada como observar os pneus, ver as luzes, manchas no chão, etc. etc.

Ufa…
Espero ter ajudado através da minha experiência.

Offline anjoed

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #14 em: 24 de Outubro de 2018, 13:27 »
Olá e bem vindo a este fórum.

As duvidas são muitas mas com a ajuda do pessoal irás ver que a tua adaptação ao mundo das duas rodas será mais facilitada estando mais informado.

Mas nada supera a experiência e a tua sensibilidade aos comandos da máquina.
Usa de bom senso, inteligência e sempre dentro dos teus limites.

Quanto à máquina. Nada a dizer.
Existem muitas boas ofertas de outras marcas, mas experimenta e aquela que melhor se adaptar a ti deve ser essa a escolhida.

Lembra-te que será uma máquina para tudo, pois irás usar no dia-a-dia e nos teus tempos livres.

Como scooter que é, é diferente de uma maxiscooter, menos proteção aerodinâmica, mas melhor que uma mota. Ágil e económica deve-se ter atenção no entanto às manutenções, pois numa mota as manutenções são menos espaçadas que um carro, logo terás que ter isso em conta.

Para além do que já te disseram, permite-me talvez repetir mas usar da minha pouca experiência.

1) GIVI (tenho uma à 4 anos e nada a declarar) e SHAD, serão mais baratas do que as vendidas na Honda, mas atenção que a Honda não fabrica topcases, serão porventura destas marcas que referi. Poderás ter algum desconto na aquisição das topcase da Honda mas tudo depende como negoceias.

2)A Honda tem vidros altos, novamente de outras marcas, pois não o fabrica. É questão de veres preços. Recomendo PUIG, mas tudo depende do que queres proteger. Vidro mais alto maior probabilidade de ruido no capacete se a tua altura assim o provocar.

3)Fica estacionada na rua? Um alarme não é de desprezar. Mas fica sabendo que eles querendo roubar, roubam.

4)Corrente? Claro. Presa a um poste? Melhor ainda.

5) Comprar capa. Existem de diversos preços. Curiosamente, as mais baratas (do LIDL) são as que me têm durado mais do que outras (+ de 40€).

A tua proteção. Equipa-te sempre para cair. E todo o dinheiro que consigas amealhar para o teu equipamento é atua melhor opção.

1) Um capacete integral protege melhor do que um capacete aberto. Um capacete pesado, em viagens longas tornar-se-á mais incomodo. Um capacete homologado é um capacete mais seguro. Um capacete barato pode provoca-te danos irreversíveis em caso de queda grave e até matar-te.
Escolhe o capacete que melhor se adapta o teu veículo. Um capacete de todo o terreno não serve para a cidade. Um capacete de mota desportiva não serve para conduzir uma scooter, pela especificidade da sua construção e tipo de conduzir.
Visita o site da SHARP (googla) e vê quais os capacetes que melhor resistem a testes. Um capacete caro não tem que ser necessariamente bom.

2) Luvas. De Inverno por causa do frio e da chuva. As boas são caras. De verão são quentes, logo um par para cada estação será a melhor opção. As luvas são indispensáveis. Instintivamente vais com as mãos ao chão numa queda. Imagina-te a deslizar pelo alcatrão a tentar que a cara não vá ao chão e a ficares sem pele nas mãos.

3) Calçado. Eu pessoalmente uso botas do Decatlhon (ainda não consegui o dinheiro suficiente para umas botas especificas) e depois troco no trabalho por outro calçado. Ou seja, raramente uso outro calçado que não botas.
Em caso de queda, mesmo que pequena, a scooter pode cair-te em cima de um pé. E um dedo partido ou um entorse no pé demora alguns dias ou meses a curar.

4) Calça. Eu uso proteções especificas. A minha filha usa proteções especificas. São caras mas não prescindo. Calças. Sempre calças. Para o inverno calças impermeáveis. Para o frio uma ceroulas.

5) Blusão de motociclista sempre. Os bons são caros, os impermeáveis ou de 4 estações bastante caros. Materiais xpto encarecem os mesmos, mas procurando bem podem-se encontrar bons negócios.
De inverno tenho um especifico e um do Decatlhon que visto por cima quando chove a sério e de verão tenho outro que comprei mais tarde. É sempre um esforço económico grande mas compensa. Não abdiques de casacos com proteções devidamente homologadas.

Finalmente a mota:

1) Sim as leis da física estão implicadas no que escreves. Quanto maior a velocidade maior o embate mais depressa a curva chega perto de ti, mais rápido o carro que mudou de faixa sem assinalar a mudança estará à tua frente. Usar bom senso como em cima escrevi. Não estamos sozinhos na estrada.

2) Vais ver que com a experiência a conduzir irás ter uma maior consciência e perceção do que se passa à tua volta. Antecipação é o nosso segredo.

3) Que as tuas quedas sejam sempre parado. Equipa-te sempre para cair.

4) A lei de Murphy atua aqui sem dó nem piedade. Andas kms numa estrada sem buracos. Aquele buraco
sozinho, abandonado, será sempre aquele onde irás cair.

5) Preparado para o pior e esperar o melhor. Sem medos mas com consciência.

6) Todos os dias, enquanto a maquina aquece, e vais vestindo as luvas, o casaco colocando o capacete, nada como observar os pneus, ver as luzes, manchas no chão, etc. etc.

Ufa…
Espero ter ajudado através da minha experiência.

Nossa, obrigado pelo tempo em escrevê-lo. Estou anotando tudo!
Sobre o vidro alto, acredito que não é necessário para meu caso, correto? Não gostaria de ter meu capacete vibrando....

Offline moto2cool

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #15 em: 24 de Outubro de 2018, 19:32 »
Com a tua altura acredito que o vidro alto interesse, depende é da altura do vidro alto, na Givi tens dois tamanhos acho que o mais baixo deve ser suficiente.
Cadeado de disco (com alarme) E corrente presa a algum lado, se fica à noite na rua.
Numa scooter que não passa dos 100 e faz cidade o melhor é o capacete modular, as vantagens são mais que as desvantagens.
Casaco de pele só se for para o estilo :) uma cordura basta e tens imensa escolha conforme o preço que queres pagar.
Não há casacos 4 estações, mas tens 3 estações e um de verão
Para o inverno é muito mais barato sobre-calças e sobre-casaco impermeáveis que pagar uma fortuna por um casaco verdadeiramente impermeável. (são poucos)
Calças de ganga com protecção e kevlar fazem o ano todo e não são caras.
Dois pares de luvas, um de inverno e um de verão, se puderes, outro meia estação que além de ficar no intervalo pode ser usado como suplente nos dias que as luvas de inverno ficam encharcadas.



« Última modificação: 24 de Outubro de 2018, 19:42 por moto2cool »
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Offline anjoed

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #16 em: 25 de Outubro de 2018, 13:18 »
Mais dicas! Que ótimo, este fórum é demais.

Bom, o que acham deste casaco:

https://www.outletmoto.com/pt/casaco-out-danko-p-871.html

Citar
Casaco de tato fino.
Tecido muito resitente contra a abrasão. Maxtex Polyester.
Impermeável 100%.
Forro térmico desmontável.
Ventilações com zíper.
Protecções homologadas por la CE nos ombros e cotovelos.
Protetor coluna de foam duro.

Fecho com zíper e velcro.
4 bolsos externos, os bolsos superiores são termoselados.
Dois bolsos internos com zíper, bolso interno para telemóvel.
Velcro na cintura, pulso e pescoço.
Área refletora nas costas.
Dois zípers para se adaptar às calças.

Calça:
https://www.outletmoto.com/pt/pantalons-out-ares-p-2810.html
Citar
Calças Out Ares.
Calças fabricadas em Maxtex poliéster (tecido anti-abrasão).
Membrana impermeável.
Forro térmico removível.
Proteções nos Joelhos e proteção de almofada no lateral do quadril, as duas removíveis.
Reforços de tecido na zona do cóccix.

Zonas acordeão acima dos joelhos.
Dois bolsos laterais com zíperes selados.
Sob ajustável com Velcro.
Cintura ajustável com Velcro.
Zíper na parte de trás para união com o casaco.
Fecho com zíper, Velcro e clique.

E luva:

https://www.outletmoto.com/pt/luvas-out-invierno-baker-en13594-p-3818.html

Citar
Das clássicas luvas Out Invierno chegam a nova e melhorada Out Invierno Baker, com homologação EN 13594:15.
Luvas OUT Baker.
Luvas de inverno em Couro e Elastano.
100% impermeável.
Revestimento térmico.
Proteção leve nas falanges.
Proteção dura nos nós.
Proteções TPR na palma da mão.
Reforçado em couro na palma.
Fecho de Velcro ajustável no pulso.
35% Couro, 50% Poliéster, 10% Poliamida, 5% Poliuretano.

Esta luva é um EPI (Equipamento de proteção individual). Atende aos requisitos da Directiva 89/686 CEE.
EN 13594:2015 Nível 1 (Luvas de motociclismo para pilotos profissionais).
EN 420:2004/A1:2010 (Requisitos gerais para luvas de proteção).
EN 388:2003 (Nível de rasgamento).

Essas luvas atendem ao Nível 1. Os resultados do teste são os seguintes:
Ajuste da Luva (Nível 2), Resistência a Falhas (Nível 2), Resistência à Costura (Nível 1), Resistência ao Corte (Nível 1), Resistência ao Impacto/Abrasão (Nível 2), Transmissão de Impacto de Energia (Nível 2).

Contudo, na decatlhon, eu não achei opções para tal.

Offline moto2cool

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #17 em: 25 de Outubro de 2018, 13:23 »
A decathlon não tem equipamento de mota, encontras calças e casacos impermeáveis para usar sobre os outros no ciclismo ou na vela, p ex:
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Offline anjoed

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« Última modificação: 25 de Outubro de 2018, 14:07 por anjoed »

Offline Rufido

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #20 em: 25 de Outubro de 2018, 16:32 »
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline anjoed

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #21 em: 26 de Outubro de 2018, 11:05 »
Obrigado pelas dicas.

Esta calça resolverá a questão! Obrigado!!

Offline anjoed

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #22 em: 02 de Novembro de 2018, 15:58 »
Opa, obrigado pelas indicações. Vou comprar.

Agora, sobre o capacete, eu acho que já fiz a escolha:
https://sharp.dft.gov.uk/helmets/caberg-duke/



189 euros  _pensador_

Pessoal, meus amigos estão recomendando não comprar este capacete, pois é modular e há perigo em abrir, ou quebrar a trava, em acidentes e você levar a pior.

Há alguma outra recomendação de capacete integral?

Offline Lone Wolf

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #23 em: 02 de Novembro de 2018, 16:53 »
Há alguma outra recomendação de capacete integral?

Nexx SX-100
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline moto2cool

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Re: Honda PCX 2018 - Dúvidas, equipamentos, acessórios
« Responder #24 em: 02 de Novembro de 2018, 18:50 »
Meu caro, numa scooter que não dá mais de 100 km/h  o capacete Caberg Duke é mais do que indicado. Tem a pontuação máxima em testes de impacto sharp, poucos capacetes têm 5*, mesmo entre os integrais que têm fragilidades no impacto lateral pelo desenho aerodinâmico. Está homologado para andar com ele aberto ou fechado, conforme estás na cidade ou na estrada, e é barato porque é um modelo pouco recente.
Bem, escolhes o que queres, mas se fosse eu comprava o Duke. ( aliás comprei,  porque ainda o tenho   _lol_
Agora se fores comprar uma Kawa H2 o Duke não é indicado  _careta_
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