Autor Tópico: Botijas CO2  (Lida 5181 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Botijas CO2
« em: 09 de Outubro de 2018, 10:10 »
Vi na decathlon botijas CO2 de 9 bar e 16 gr que servem perfeitamente para a mota mas fiquei com dúvida se a válvula serve.
Alguem já experimentou?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline n8rodriguez

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Lisboa
Re: Botijas CO2
« Responder #1 em: 09 de Outubro de 2018, 13:11 »
Eu tinha um kit desses na minha Kymco,

Lembro-me de ter um furo uma vez, um prego na roda, tirei coloquei o taco com uma pinça e usei uma botija de co2 , deu para seguir viagem por isso resulta.

petervivas

  • Visitante
Re: Botijas CO2
« Responder #2 em: 09 de Outubro de 2018, 16:03 »
Basta teres um kit igual aos das bicicletas e estás sempre desenrrascado em caso de furo e tenhas tacos.

Aquilo tem pressão suficiente para te encher os pneus da mota e a questão da válvula, basta teres uma ponteira de enchimento igual à que tens na mota . É simples, fácil de usar (cuidado com os dedos, usa sempre luvas que o CO2 sai de lá super frio e pode causar queimaduras)

bsergio

  • Visitante
Re: Botijas CO2
« Responder #3 em: 12 de Outubro de 2018, 09:42 »
dentro deste assunto...comprei na norauto um spray que diz resolver os furos....basta injetar andar devagar um pouco!!!

mas este tipo de spray não enche a roda pois não?apenas tapa o furo acho eu o que significa se estiveres no meio do nada ficas enrascado na mesma!!!

terei de comprar esse outro spray de co2?

terei de andar com 2 um para reparar outro para encher...certo?

o que eu comprei é bapdahl-moto reparafuro

uma amigo meu diz que este tipo de produtos danifica os pneus por dentro!!!

será verdade?

outro dado importante eu tenho uma x-max de 2018...mas não sei se é tubeless ou camara...estes sprays dá para as duas coisas?
« Última modificação: 12 de Outubro de 2018, 18:39 por Admin22 »

petervivas

  • Visitante
Re: Botijas CO2
« Responder #4 em: 12 de Outubro de 2018, 11:15 »
um amigo meu diz que este tipo de produtos danifica os pneus por dentro!!!
Não danifica algo que se deva ter em consideração , eu uso isso à seculos no BTT e nunca tive problemas de pneus cozidos por causa disso, está a vontade companheiro

outro dado importante eu tenho uma x-max de 2018...mas não sei se é tubeless ou camara...estes sprays dá para as duas coisas?

A tua x-max é obviamente tubeless e podes usar esse spray a vontade, é adequado mais para tubeless

dentro deste assunto...comprei na norauto um spray que diz resolver os furos....basta injetar andar devagar um pouco!!!

mas este tipo de spray não enche a roda pois não?apenas tapa o furo acho eu o que significa se estiveres no meio do nada ficas enrascado na mesma!!!
terei de comprar esse outro spray de co2?
Esse spray enche a roda sim, e mete liquido estanque para furos. Contudo, não tenho a certeza se ele tera pressao suficiente para encher o pneu todo (duvido muito) , se fosse a ti andava sim com uma botija CO2 à mao na mota.

Cada CO2, apos aberto, deve ser todo gasto (não da para guardar) e apenas enche uma unica roda de mota, se encher toda , pois pode precisar-se de mais que uma garrafinha (nas bikes pode encher duas de ciclismo só com uma garrafinha mas a mota leva mais quantidade de ar)
« Última modificação: 12 de Outubro de 2018, 15:28 por petervivas »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Botijas CO2
« Responder #5 em: 12 de Outubro de 2018, 13:39 »
Petervivas, nunca usei, mas li por aí que para uma roda de mota ( depende da roda) digam precisas 2 ou 3 garrafinhas.
Podes confirmar se uma chega?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

petervivas

  • Visitante
Re: Botijas CO2
« Responder #6 em: 12 de Outubro de 2018, 15:01 »
Petervivas, nunca usei, mas li por aí que para uma roda de mota ( depende da roda) digam precisas 2 ou 3 garrafinhas.
Podes confirmar se uma chega?

Viva companheiro
Claramente que se leste isso é porque e verdade, aquilo faz milagres e há umas garrafinhas maiores que outras, que apesar de terem (sim têm) muita pressão lá dentro e serem super úteis no ciclismo, do lado das motas isso pode não equivaler e apos pesquisa aqui num forum de GS's, vi um companheiro falar de que a GS dele enche com 2 garrafas - agora comparem com as vossas rodas e no caso das scooters creio que uma garrafa ja deve meter quantidade que "chegue" para ir até a bomba gasolina mais proxima

Na vida das duvidas e tendo o tal kit de emergencia na mota, o melhor é ter tacos e duas unidade de ar comprimido (CO2)
« Última modificação: 12 de Outubro de 2018, 15:29 por petervivas »

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Botijas CO2
« Responder #7 em: 12 de Outubro de 2018, 16:20 »
Spray só estraga o interior do pneu em conversa de dono de oficina. Enche completamente um pneu da mota. Risco de explosão se exposto ao calor (sol durante bastante tempo)
Taco + CO2 - resulta, dá mais trabalho mas é bastante eficaz. Habitualmente vais gastar mais de ums garrafita. Risco: queimadura térmica pelo frio se não usares luvas quando usas o CO2.

Offline Sanheiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 765
  • Localidade: Setúbal
  • A (H)onda do Rio Sado
  • Marca: Honda
  • Modelo: Africa Twin
Re: Botijas CO2
« Responder #8 em: 12 de Outubro de 2018, 23:56 »

Eu tive um furo na roda traseiro da Integra e tenho um KIT de reparação de furos onde vem 3 botijas de CO2, alem disso vem com um acessório que se enrosca no pipo com torneira para que se consiga controlar o enchimento do pneu de maneira a poder-se fechar quando o pneu está cheio, na altura utilizei 2 botijas, mas o pneu não ficou completamente cheio, achei que não valia a pena colocar a 3ª botija uma vez que tinha a 3km uma gasolineiras e ai acabei por encher o que faltava.

Nestes KIT's uma das botijas costuma trazer uma manga para evitar possíveis queimaduras e que a devemos colocar na botija que estamos a utilizar, eu na altura por desconhecimento e como no uso da 1ª botija nada aconteceu ao colocar a 2ª a mesma gelou em questões de milésimos de segundo a sorte foi que a largue a tempo de evitar males maiores, calcei a luva que uso no dia a dia e a coisa lá correu sem incidentes de maior.
Yamaha X-Max 125:Mai/12 a Dez/15- 0km aos 87 000km - Honda NC750D Integra: Dez/15 a Maio/19 - 0Km aos 117 875km - Honda África Twin 1000: Maio/19 a Jul/20 - 0km aos 36 700km - Honda Africa Twin 1100: Jul/20 - 55 000Km

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Botijas CO2
« Responder #9 em: 13 de Outubro de 2018, 11:24 »
Na decathlon o adaptador vem com uma manga que faz o serviço, pelo que percebi faz-se pressão na valvula do pneu para entrar o CO2 e não fazendo fecha o acesso à botija. Embora depois de aberta é para o lixo porque perde a estanquicidade.
A minha dúvida é se o adaptador serve na válvula do pneu sem perdas senão o CO2 vai para a atmosfera :).
Penso que só vou ter a certeza quando usar.  Para já aquilo não tem aquela pecinha interior para forçar a abrir a válvula interna, será que a pressão da botija é suficiente?

https://www.decathlon.pt/bomba-enchimento-co2cartucho-id_8346099.html
« Última modificação: 13 de Outubro de 2018, 11:32 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

petervivas

  • Visitante
Re: Botijas CO2
« Responder #10 em: 15 de Outubro de 2018, 10:50 »
pelo que percebi faz-se pressão na valvula do pneu para entrar o CO2 e não fazendo fecha o acesso à botija. Embora depois de aberta é para o lixo porque perde a estanquicidade.
Totalmente certo!

A minha dúvida é se o adaptador serve na válvula do pneu sem perdas senão o CO2 vai para a atmosfera :).
Serve perfeitamente na válvula, não te preocupes companheiro
Aquilo enche mesmo a sério! Sei do que falo ..

será que a pressão da botija é suficiente?
Aquilo enche-te o pneu em condições enquanto tiver pressão dentro da botija. És capaz de ter que usar 2 botijas, mas enquanto elas têm pressão, e uma vez colocado o adaptador corretamente na válvula da mota, ela enche sem problema nenhum.

calcei a luva que uso no dia a dia e a coisa lá correu sem incidentes de maior.
Regra Nº1 para uso do CO2 : Nunca usar sem luvas!!!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Botijas CO2
« Responder #11 em: 15 de Outubro de 2018, 13:59 »
Obrigado Petervivas, já tinha o adaptador agora vou comprar as botijas. :)
É como o capacete, etc. espera-se que nunca seja necessário
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"