Autor Tópico: Uma mota militar do futuro  (Lida 1904 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Uma mota militar do futuro
« em: 07 de Outubro de 2018, 16:56 »
Apresentando o projeto MOSPEADA. Desenvolvido pela empresa japonesa de engenharia e design AramakiTech em cooperação com a Boston Dynamics, o MOSPEADA - sigla para Military Operation Soldier Protection Emergency Aviation Drive Armor, o acrónimo mais ridículo desde que a USAF lançou seus engenheiros de combate REDHORSE nos anos 60 - é uma combinação sobrevivência e veículo de reconhecimento armado. Inspirado tanto pelos mestres de superbikes e mecha anime do fim dos anos 70 / início dos anos 80, Shinji Aramaki, o MOSPEADA usa tecnologia robótica variável de última geração desenvolvida pela Boston Dynamics para criar um veículo modular versátil e poderoso para os militares modernos.



O que é tecnologia variável, você pergunta? Sem entrar muito longe nos detalhes altamente técnicos, muitos dos quais são classificados, a tecnologia variável permite que um veículo realmente se  transforme em diferentes modos. No caso do MOSPEADA, o seu modo principal é uma moto rápida, leve e todo-o-terreno. Com tecnologia variável, no entanto, ele pode dobrar em um pequeno cubo que é facilmente guardado em veículos maiores ou em um exoesqueleto motorizado para o piloto. É isso mesmo, MOSPEADA não é apenas uma motocicleta, é também uma armadura de infantaria leve.

Um sistema MOSPEADA completo é composto de duas partes - o veículo em si e uma armadura de alta tecnologia usada pelo motociclista. A couraça consiste em um conjunto justo, luvas e botas feitas de uma malha de fibra balística Kevlar / balística projetada especialmente para o projeto. O fato está equipado com um sistema de permutador de calor incorporado para manter uma temperatura confortável para o motociclista e utiliza geradores de energia cinética revolucionários para fornecer energia aos sistemas a bordo do fato (relógios, sensores, comunicações montadas no capacete, etc.).



A potência é transmitida a ambas as rodas - calçadas em calços semi-sólidos personalizados da Bridgestone com sensores integrados e sistemas de ajuste de pressão desenvolvidos para o projeto MOSPEADA - por meio de eixos de acionamento resistentes e dois sistemas de comando final separados. Os freios dianteiros são um par de potentes pinças monobloco de quatro pistões da Brembo que seguram rotores semi-flutuantes de 330mm montados radialmente e o freio traseiro é um rotor de 250mm parado por uma única pinça de pistão oposta. A suspensão traseira é um top de linha da Öhlins monoshock e a suspensão dianteira é um sistema proprietário que combina elementos da suspensão telelever da BMW e do sistema de direção do cubo / braço oscilante dianteiro. Ambos são sistemas ativos controlados por computador e a moto é equipada com ABS de canal duplo, controle de tração, controle de estabilidade e vários modos de pilotagem.

O MOSPEADA também possui um motor elétrico de backup com uma bateria de alta capacidade carregada pela turbina. Este motor elétrico pode alimentar as rodas, dando à moto um "modo silencioso" perfeito para missões de reconhecimento e outras missões onde a discrição é essencial.

(tradução automática)

noticia completa: https://www.rideapart.com/articles/268526/intermot-2018-mospeada-ride-armor/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline JGarcia

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 819
  • Localidade: São Julião - Mafra
  • Adoro curvas ;)
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i (2008)
Re: Uma mota militar do futuro
« Responder #1 em: 08 de Outubro de 2018, 16:40 »
Só tenho uma coisa a dizer...

Dasssssssssssssssss  _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_
O que não te mata torna-te  mais... ATENTO!!;)Membro CPM nº. 2887
Experiências anteriores: "tucha50cc" - Honda 175cc - Honda CB500 - Honda Transalp - Honda SH125i - Honda SH300i ...