Autor Tópico: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..  (Lida 8742 vezes)

saraiva

  • Visitante
Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« em: 01 de Outubro de 2018, 19:58 »
Alguém me pode elucidar quais são os riscos de mostrar fotos da matrícula da mota?

Não o tenho feito (da minha) porque dá um trabalhão e mais depressa não coloco a foto.

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #1 em: 01 de Outubro de 2018, 20:06 »
Alguém me pode elucidar quais são os riscos de mostrar fotos da matrícula da mota?

Não o tenho feito (da minha) porque dá um trabalhão e mais depressa não coloco a foto.

da tua não tem problema nenhum se fores tu a colocar, já a dos outros é que é pior  _pol_

Mouratti

  • Visitante
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #2 em: 01 de Outubro de 2018, 21:57 »
Também nunca percebi o porquê!

Já agora se for a dos outros incorremos em alguma contra ordenação? :)

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk


Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #3 em: 01 de Outubro de 2018, 22:09 »
Também nunca percebi o porquê!

Já agora se for a dos outros incorremos em alguma contra ordenação? :)

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk



Da parte do CPM não, agora do dono da scooter/moto podes correr risco se ele quiser

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2018, 22:10 »
Também nunca percebi o porquê!

Já agora se for a dos outros incorremos em alguma contra ordenação? :)

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk


Muita gente não gosta porque dá a outros (com más intenções) saber aonde moras...coisas assim.

Uma mota ou carro na via publica está sujeito a ser fotografado e aparecer em jornais, revistas e outros. As queixas na PSP são por furto, por meios não conhecidos ao cidadão em geral pessoas podem saber da tua morada pelo registo.

Isto é so uma das coisas que o pessoal pede para não mostrar as matriculas mas há mais razões.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #5 em: 01 de Outubro de 2018, 22:29 »
Com a matrícula e a foto temos as ferramentas para criar uma matrícula igual se tivermos uma mota do mesmo modelo e cor.
Naturalmente pode-se obter isto na rua, Mas o acesso à uma imagem na net é milhões de vezes mais fácil que na rua
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #6 em: 01 de Outubro de 2018, 22:35 »
Com a matrícula e a foto temos as ferramentas para criar uma matrícula igual se tivermos uma mota do mesmo modelo e cor.
Naturalmente pode-se obter isto na rua, Mas o acesso à uma imagem na net é milhões de vezes mais fácil que na rua

                  Só é possível adquirir uma matrícula,exibindo o Documento Único.
José António Ferreira

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #7 em: 01 de Outubro de 2018, 22:37 »
                  Só é possível adquirir uma matrícula,exibindo o Documento Único.


Verdade..........mas..........consegue-se sem em sitios menos "legais"...se me entendes.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #8 em: 01 de Outubro de 2018, 22:38 »
                  Só é possível adquirir uma matrícula,exibindo o Documento Único.


Quantas queres sem ser preciso apresentar o DU  _Rolley_

pmfs

  • Visitante
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #9 em: 01 de Outubro de 2018, 22:45 »

Quantas queres sem ser preciso apresentar o DU  _Rolley_

É como tudo, onde não existe seriedade tudo é possível é um pouco como as licenciaturas de sócrates e relvas e determinadas cartas de condução de mota e enlatado que por aí andam e tantas outras cenas...

NSilva

  • Visitante
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #10 em: 01 de Outubro de 2018, 23:18 »
Com a matrícula e a foto temos as ferramentas para criar uma matrícula igual se tivermos uma mota do mesmo modelo e cor.
Naturalmente pode-se obter isto na rua, Mas o acesso à uma imagem na net é milhões de vezes mais fácil que na rua

Exatamente! Existem montes de casos em que até passam na via verde e o dono, que não tem culpa nenhuma, é que paga!  _thumbdown_
Curiosamente, as últimas chapas de matrícula que fiz para o carro, não precisei de documento nenhum... foi só dizer a matrícula, ano e mês et voila... 10 min depois lá estavam elas

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #11 em: 02 de Outubro de 2018, 09:27 »
Se antigamente esta situação não se colocava, hoje em dia e com a facilidade de se publicar a torto e a direito fotos em tudo o que é redes socias e até mesmo em fóruns é preciso notar que o conceito "Privacidade", tem um sentido bem estrito.

Haja bom senso antes de publicar seja o que for… até prova em contrário é tudo malta "porreira", mas…  _Rolley_ _Rolley_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #12 em: 02 de Outubro de 2018, 09:31 »
                  Só é possível adquirir uma matrícula,exibindo o Documento Único.

Por causa de ter a matrícula do carro a descolar e ter de ir a inspeção precisei de uma nova.
Fui a uma bota minuto, disse a matrícula, e 10 minutos depois sai com ela.


Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

saraiva

  • Visitante
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #14 em: 04 de Outubro de 2018, 12:19 »
Obrigado.

De facto a falsificação é um problema, apesar de se poder fazer o mesmo vendo qualquer mota na rua.

Em relação a matrículas, já fiz duas (para enlatados) em sítios diferentes e ninguém me pediu nada.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #15 em: 04 de Outubro de 2018, 17:04 »
Eu, parto deste principio:

https://www.passeiolivre.org/2017/11/publicar-fotos-de-carros-com-matriculas.html


O exemplo dado como ponto de partida é fabuloso.

Qual seria a motivação para realizar a fotografia? Fazer coleção de instantâneos, publicar numa qualquer rede, mostrar que o condutor não conhece o código da estrada, …?

Qualquer cidadão que se ache lesado ou ofendido nos seus direitos pode participar tal facto às autoridades. Caso ache o direito à circulação pedreste impedido por estacionamento de viatura em local indevido, apenas teria de se dirigir à autoridade mais próxima, fazer a denuncia e apresentar a foto como prova, cabendo às autoridades a identificação e notificação ao infrator.

Fazer foto para publicar na "net" é uma ação menor e passível de reação da outra parte.

Efetivamente existem questões de direito de imagem ou devassa de vida privada, mas não num local publico.
O impacto é maior na possível publicação de imagem do que nas fotos feitas.

A questão das matriculas têm mais a ver com alguma facilidade na obtenção de dados do proprietário e situá-lo em determinado tempo local.
Alêm da facilidade das questões de fraude, como e óbvio.   
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Lois

  • Visitante
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #16 em: 01 de Março de 2020, 08:21 »
Alguém me pode elucidar quais são os riscos de mostrar fotos da matrícula da mota?

Não o tenho feito (da minha) porque dá um trabalhão e mais depressa não coloco a foto.

Muito se tem falado sobre o tema e regra geral ninguém sabe de onde nasce esta moda.
Vou então passar a explicar

Os Stands de automóveis foram os primeiros a usar este esquema
E porquê'
Porque desta forma o possível comprador não sabia que o carro era importado, numa época em que carro importado era sinonimo de mau negocio.
Desta forma não afastavam do negocio logo à partida alguns compradores e depois no stand elogiavam o mais possível o carro apesar de ser importado.

O tuga, que regra geral é "a Maria vai com as outras" copia a ideia e mete anúncios com as matriculas tapadas
Com os argumentos mais estúpidos que já ouvi, copiam a matricula para fazerem assaltos, copiam as matriculas para passarem na via verde, ficam a saber a minha morada, etc... etc...

Em primeiro lugar ninguém é estúpido para ir fazer e pagar umas matriculas falsas com base na minha matricula para fazer assaltos, e falo com conhecimento profissional de causa, basta parar à noite em qualquer rua e com uma chave philips saca-se uma matricula qualquer de um carro estacionado para colocar no carro que faz assaltos, é mais pratico, mais barato e mais fácil.

Em segundo lugar, qual é o problema de ALGUNS saberem onde moro?
Alguns, são aqueles que trabalham em lugares privilegiados onde têm acesso a determinadas informações, por ex: Policias e agentes de seguros, que têm acesso a registo de propriedade.
Regra geral eu ponho os meus carros/motos à venda com a matricula descoberta e nunca tive chatices, pois não vejo que razão alguém que pesquisa um anuncio vá estar interessado em saber onde moro, não tem qualquer lógica, e se ainda assim houvesse alguém mal intencionado ou com ideias perversas, saberia na mesma, pois bastava marcar uma visita ao proprietário do carro ou moto e ficava logo a saber a matricula, pois ninguém vai mostrar um carro ou moto para vender sem a matricula lá colocada.
O problema é que um carro importado por norma é mau negocio (eu já importei carros da Alemanha, para mim e não para venda)

Por lá há carros do Ano X com Y km por 10.000  euros e Carros do Ano X com 3x mais km por 5.000 euros, quem faz disto negocio vai comprar os carros mais baratos com mais km e pelo caminho da Alemanha até Portugal o carro vai perdendo km e COMO VAI SER MATRICULADO DE NOVO,  já vem com METADE ou 1/3 dos km originais e vai ser difícil ao comprador verificar os km verdadeiros.

Como muita gente sabe disto, ao ver um anuncio de um carro importado, logo à partida exclui esse carro da sua preferência e o comprador fica com um potencial cliente a menos, vai dai começou-se a tapar as matriculas.
E então quando eu for ao comprador e vir que afinal o carro é importado? Aí a conversa de UM BOM VENDEDOR  é mais que suficiente para impingir o carro ao possível comprador e se não for suficiente, pelo menos tentou, e se o comprador tivesse excluído esse negocio, NEM SEQUER PODIA TENTAR

Há coisas piores que tapar matriculas, que é o facto de morar alguém na minha rua que trabalhe numa dependência do meu banco, que me conheça e que vá espiar a minha conta bancária, aqui ninguém se preocupa com isso  _palmas_ _palmas_

« Última modificação: 01 de Março de 2020, 08:23 por Lois »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #17 em: 01 de Março de 2020, 11:43 »
Nunca é boa ideia, pois mesmo a tua matricula pode ser plagiada e ir parar a uma mota roubada...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #18 em: 01 de Março de 2020, 19:56 »
Nunca é boa ideia, pois mesmo a tua matricula pode ser plagiada e ir parar a uma mota roubada...
Companheiro, qualquer uma matricula pode ser plagiada, não é pelo facto de verem uma foto de uma moto com matricula.
Mas cada um sabe de sim, eu não tenho qualquer problema em publicar fotos da minha moto com matricula e respeito quem tape a matricula.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #19 em: 29 de Abril de 2020, 03:47 »
Companheiro, qualquer uma matricula pode ser plagiada, não é pelo facto de verem uma foto de uma moto com matricula.
Mas cada um sabe de sim, eu não tenho qualquer problema em publicar fotos da minha moto com matricula e respeito quem tape a matricula.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Sim claro, mas a visibilidade que a Internet tem é bastante aumentando as possibilidades de algum problema surgir por se expor a matricula, na minha opinião o melhor é não facilitar.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #20 em: 30 de Abril de 2020, 08:04 »
Eu não encontro qualquer problema com a publicação de fotografias com a matrícula, o que na verdade é grave e perigoso é não ter o tókulante do CPM, isso sim...




« Última modificação: 30 de Abril de 2020, 08:06 por Paulo Renato Ferreira »

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #21 em: 30 de Abril de 2020, 09:56 »
Eu não encontro qualquer problema com a publicação de fotografias com a matrícula, o que na verdade é grave e perigoso é não ter o tókulante do CPM, isso sim...


E então como é que os vaidosos mostram as matrículas novas?  _lool_ _lool_ _lool_


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Riscos de publicar fotos da matrícula - pergunta-se..
« Responder #22 em: 30 de Abril de 2020, 12:35 »
E então como é que os vaidosos mostram as matrículas novas?  _lool_ _lool_ _lool_

Ainda não tenho mas está na calha… _lol_ estou à espera que o bicho abrande   _corado_