Autor Tópico: Comprar uma 125 sem experiência  (Lida 2874 vezes)

FranRibeiro

  • Visitante
Comprar uma 125 sem experiência
« em: 06 de Março de 2020, 21:47 »
Boa noite, tenho carta de carro á 13 anos, vivo em Fernão Ferro e trabalho em Queijas (30km para cada lado dia), ultimamente tenho pensado que para a minha qualidade de vida (demorar menos tempo) e qualidade financeira comprar uma 125 , e estava a pensar numa forza 125 por pensar ser o mais indicado para esse trajeto . Gostaria de saber a vossa opinião. Obrigado

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #1 em: 06 de Março de 2020, 22:47 »
Sem sombras de dúvida que a compra de uma 125 de maior porte é a escolha acertada, visto que vais ter de fazer travessias da ponte.
Qualitativamente a Forza é uma excelente compra. É uma excelente maxiscooter, com muito a favor dela. Eu tenho a versão 300 que apenas difere por ter maior motor e controlo de tração, mas de resto é igual e apenas posso falar bem.
Se a carteira te permite chegar ao valor de uma Forza, força que não te arrependerás.
Tens aqui o link de um companheiro que estava na mesma situação que tu e adquiriu uma Forza:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,37367.0.html

Se quiseres poupar uns euros, tens igualmente maxiscooters muito boas tais como a SYM Cruisym 125.
Tenho um video sobre ela aqui:


Certamente mais pessoal irá responder a este tópico e ficarás com mais opiniões.

Cumprimentos.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

FranRibeiro

  • Visitante
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #2 em: 06 de Março de 2020, 22:49 »
Muito obrigado pela resposta, pensei em PCX ou nmax mas depois de ler algumas coisas vi que para o trajeto que faço seria melhor escolha uma maxiscooter . Obrigado

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 352
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #3 em: 06 de Março de 2020, 23:35 »
Boas!
Tens é que treinar um pouco antes de começar a fazer esse percurso!
Podes fazer uns oitos e treinar travagens num estacionamento. Assim conheces melhor a máquina! Depois treinas em estradas com pouco movimento. Quando te sentires à vontade já fazes o caminho casa-trabalho sem stress! E naqueles dias de vento e/ou chuva se não te sentires confiante, o melhor é ir de carro ou transporte público.
Boas curvas! scooter_
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (21771 Km - 04/2024)

FranRibeiro

  • Visitante
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #4 em: 07 de Março de 2020, 10:21 »
Sim sendo a minha experiência muito pouco, a ideia é treinar bastante antes de iniciar as viagens casa trabalho. Obrigado

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #5 em: 07 de Março de 2020, 11:24 »
Convém dares umas voltas com uma scooter antes de tomares uma decisão que não será barata. ( Há scooters para aluguer)
Vê se te sentes à vontade, se com o treino encontras domínio da scooter, assim que estiveres mais confiante tenta uns test drive com uma ou duas marcas.
Depois decide.
Na verdade a Forza é uma boa opção, encontras aqui outras, mais baratas. Mar do sabes qual é a indicada para ti depois de experimentares :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline carekinha

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2019
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Leiria
  • Marca: Sym
  • Modelo: Cruisym 300i
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #6 em: 07 de Março de 2020, 12:04 »
Boas companheiro,

Passei exatamente pela tua experiência e receios, mas para contornar isso fui ate ao kartodromo de Palmela e lá há um curso de condução defensiva de  motas, e tenho só a dizer 5* valeu mt mt a pena.
Depois e agarrares na tua princesa e andar e ganhares confiança em ti.
Cuisym 300i (Branquela) 10/2021 - até agora
Honda PCX 125 (Negra II)  11/2019  -  10/2021

FranRibeiro

  • Visitante
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #7 em: 07 de Março de 2020, 13:13 »
Eu na verdade já tive uma Vespa  PX 125 de 1988 , mas andei mesmo muito pouco com ela. Comprei por gostar muito das vespas antigas e porque na altura pareceu um bom negócio para depois vender, que foi o que fiz, na altura também não pensava em andar de scooter no dia a dia (que é o que penso agora). Por esses motivos considero que a minha experiência seja quase nula ou mesmo nula. Vou seguir os vossos conselhos, vi também o curso da Honda, já pedi valores . Obrigado
« Última modificação: 07 de Março de 2020, 14:00 por FranRibeiro »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #8 em: 07 de Março de 2020, 20:57 »
Boas companheiro penso que estás a pensar bem em pensar numa maxi, terá maior conforto estabilidade para o trajecto que mencionas, em relação ao modelo a Forza é uma excelente opção, eu pessoalmente tenho uma Cruisym e tem sido excelente, na altura ponderei as duas e escolhi a Cruisym, é uma questão de fazer um test ride com os modelos em equação e optar depois.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #9 em: 08 de Março de 2020, 06:54 »
Boas faco quinta das laranjeiras carnaxide á quase  4 com a pcx 70 mil km feitos nunca tive stress, ando de mota á mais de 20 anos , e tenho dias que se pode se  fugia....se bem que a ponte desanima um bocado com o vento..mas la esta a experiência ajuda nisso...
Agora nao ter experiencia e comprar mota assim do nada  , nao acho que seja muito boa ideia.. Neste trajeto em hora de ponta é uma selva...

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
« Última modificação: 08 de Março de 2020, 06:56 por Sergio-fininho »

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #10 em: 08 de Março de 2020, 09:22 »
A falta de experiência em duas rodas no trajecto casa-trabalho-casa é 10% domínio da mota e 90% o trânsito.
Para já esquece pormenores  técnicos de marca A vs marca B.
Tenta arranjar um bom negocio com  uma PCX em segunda mão  e vê que tal te dás com o novo estilo de vida.
Mais tarde pides sempre ir buscar a Forza 300 on Xmax ou... o que for.
De longe, o mais importante é a segurança.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #11 em: 08 de Março de 2020, 09:49 »
Companheiro, apesar de qualquer 125cc fazer isso sem dificuldade (excluo as marcas desconhecidas e de muito baixo preço) a aposta numa maxi, forza entre outras, em detrimento duma citadina, pcx entre outras, é uma mais valia em conforto e proteção.

Usas habitualmente o automóvel nesse percurso e a ideia será trocar por uma scooter?
Caso afirmativo a única coisas que poderás ganhar será em tempo de deslocação.

Pessoalmente recuso-me a dar mais de 5Keuros por uma 125cc, por nunca ser possível amortizar completamente esse valor na utilização como "commuter".

Para iniciar e validar trajeto, porque não alugas uma por um dia e fazes esse trajeto? Assim validas a futura hipótese de aquisição.
Na aquisição de primeira mota, tenta ver os usados, por vezes existem oportunidades interessantes.
Quando souberes exatamente qual o passo seguinte, vendes essa e compras a (quase) definitiva.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

FranRibeiro

  • Visitante
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #12 em: 08 de Março de 2020, 10:30 »
Bom dia, mais uma vez obrigada pelas vossas opiniões/conselhos. A minha segurança e a dos outros é sempre o mais importante, nunca tenho intenção de comprar mota e ir logo para Lisboa, a ideia é comprar ganhar experiência e só depois fazer o trajeto que pretendo, até lá vou continuar a ir de carro. Não é comprar uma mota do nada como diz o companheiro, é comprar ganhar experiência, quem sabe até tirar umas aulas e depois de completamente habituado sair. Obrigado

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #13 em: 08 de Março de 2020, 10:38 »
Se comprares uma maxi a talhas o caminho, porque se optares por uma citadina passado um mês ou dois estás a pensar trocar por uma maxi, e assim evitava a perca de tempo e dinheiro no processo.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

FranRibeiro

  • Visitante
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #14 em: 08 de Março de 2020, 11:14 »
Se comprares uma maxi a talhas o caminho, porque se optares por uma citadina passado um mês ou dois estás a pensar trocar por uma maxi, e assim evitava a perca de tempo e dinheiro no processo.

Foi o que pensei... obrigado

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #15 em: 08 de Março de 2020, 14:45 »
Boa tarde.

Tendo em conta a falta de experiencia eu optaria por comprar algo usado e mais para o barato que seja funcional, uma maxiscooter 125, tem as Kymco Downtown e as Sym GTS que se arranja a muito bom preço. As Piaggio são boas e baratas em que o único problema são as peças em caso de avaria, tem mais qualidade que as que referi anteriormente.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #16 em: 09 de Março de 2020, 12:14 »
As Gts vês em maior numero porque se venderam muitas e são maquinas fiaveis e torna se facil conseguir bons negocios .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

BlueCat

  • Visitante
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #17 em: 17 de Abril de 2020, 18:45 »
Se comprares uma maxi a talhas o caminho, porque se optares por uma citadina passado um mês ou dois estás a pensar trocar por uma maxi, e assim evitava a perca de tempo e dinheiro no processo.

Isso foi o que eu fiz.

Tenho 183cm e 100kg.

Aconselharam PCX mas também me disseram que ia parecer um urso a andar de triciclo.


O ideal seria uma Maxi, a Forza ou a Xmax. As maxi são mais seguras e menos nervosas que as menores. Ganhamos conforto e segurança em detrimento de alguma manobrabilidade.

Escolhi a Xmax.
« Última modificação: 17 de Abril de 2020, 18:48 por BlueCat »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #18 em: 18 de Abril de 2020, 00:34 »
Comigo aconteceu o mesmo entrei para comprar uma pcx e acabei por comprar uma gts.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #19 em: 22 de Abril de 2020, 16:56 »
Não sei se já comprou ou não mas fica aqui uma opinião.
Eu fui daqueles que pensou em algo mais pequeno (SYM Jet, PCX...) e depois de experimentar a levar com ventos laterais e uma ultrapassagem de um camião decidi-me por algo maior. Neste caso uma GTS. Não me arrependo nada.

E também eu decidi a compra por motivos financeiros. Deixava de pagar estacionamento e gastava 3,2L em vez de 7,1L. Fazendo 60km por dia é fácil fazer as contas.

A parte má. A mota também paga seguro, portagens e tem manutenção de óleos, pneus, travões. E tem de adquirir equipamentos de proteção.
Junte umas calças impermeáveis e algo mais para se proteger do frio e da chuva.

Se fizer muitas viagens de mota em detrimento do carro e fizer a maioria das manutenções em casa consegue tornar a mota em algo rentável. Poupa KMS no carro, o que é bom na hora de o vender, poupa pneus no carro - no caso do meu são bem caros - e poupa em toda a manutenção do mesmo.

Mas se comprar mota nova já vai ser mais difícil recuperar o investimento.
Como, para recuperar o investimento, terá de fazer muitos KMS, de comprar usada convém comprar uma com poucos kms.

Feitas as contas ao que já poupei em 2 anos e meio, se vendesse hoje a mota, tendo em conta o que ainda vale, já lucrava, mesmo contando com todas as despesas que tive relacionadas com a mota. E nem estou a contar com os 23000km que entretanto poupei ao carro, que têm influência no valor do mesmo e nos gastos de manutenção dele.

Se tiver de fazer todas as manutenções à mota em oficina aí já fica mais curto, dependendo muito do que poupa no carro.

Se possível compre uma mota com ABS. A minha não tem mas quase todos os motards que conheço que tiveram motas com e sem ABS, hoje em dia dizem que já não passam sem ele.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Loureiro74

  • Visitante
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #20 em: 22 de Abril de 2020, 17:26 »
Boas,

  A minha experiência com motas começou em a 9 de Dezembro e fez uma pausa a 14 de Março. Já há vários anos que queria comprar uma 125cc, primeiro pelo facto de morar no Algarve e tempo o ano inteiro, depois não quis nada com mais cilindrada porque tinha que tirar a respectiva carta. Comprei uma Sym jet 14 em segunda mão (pensava que satisfazia todas as minhas necessidades), e comecei a ir trabalhar diariamente e comecei a fazer todos os trajetos de scooter no meu dia a dia (só não usava a mota quando ia com a mulher e a filha). Até que um belo dia a minha mulher decide vir comigo fazer a revisão da mota e depois disso ir passear. Ao fim do dia e com 150km feitos pelos dois, a conversa ao jantar foi vamos trocar de mota. Esta não serve tudo o que queremos. Entretanto inscrevo me numa escola de condução e meto a mota a venda. Vendi a mota demasiado rápido e tive que alugar uma Sym GTS para fazer a EN2 com a minha mulher (nunca tinha andado de mota,até fim de janeiro). E tenho uma mota de cilindrada maior à minha espera no stand já paga,só falta emitir matricula, só que com isto não consegui acabar a minha carta de condução.
Tudo isto para lhe dizer que se vai começar, comece por algo usado, pois poupa no preço e no dia de amanhã pode sentir que a escolha que fez de mota é curto para as utilizações que lhe pode vir a dar (a arrábida é bastante perto  :)) ), no meu caso era só mesmo para o dia a dia, e não andar tanto de carro, neste momento até férias já fizemos com mota. Depois a questão de motas maiores (GTS foi a mota que expreimentei) com motor 125cc acho que acaba por perder muita capacidade em subidas, principalmente se algum dia andar acompanhado. Não somos todos iguais e pode gostar muito e acontecer o que eu acho que acontece a muito boa gente (trocar por algo com mais capacidade) ou não gostar e acabar por ficar com a mota encostada, mas em qualquer dos casos, uma mota em segunda mão para começar acho que faz sentido, mesmo que depois a troque por uma 125cc nova.

cumprimentos

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Comprar uma 125 sem experiência
« Responder #21 em: 22 de Abril de 2020, 19:46 »
Como disse o companheiro e bem, á primeira não convém fazer um grande investimento, é uma questão de ver se se dá bem com a mota, ver se tem necessidade de mais, eu e como no caso do companheiro Rui comprei a gts, cada vez mais dependia mais da mota para todo o lado, a gts portou se muito bem, decidi comprar uma nova sym cruisym agora já com Abs porque ando o ano inteiro chuva ou sol, além do mais esta gasta menos que a gts por já ser de injecção, na venda da gts que utizei um ano e meio e comprei em stand na perdi um centavo que fosse..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018