Autor Tópico: Formação para condução motociclos 125CC - 180 euros  (Lida 3582 vezes)

saraiva

  • Visitante
Formação para condução motociclos 125CC - 180 euros
« em: 28 de Setembro de 2018, 12:40 »
FORMAÇÃO PARA CONDUÇÃO DE MOTOCICLOS 125CC



Se possui carta de condução de ligeiros e pretende conduzir uma 125cc

Objetivo Geral
Dotar os formandos dos conhecimentos teóricos e competências práticas necessários para que possam iniciar a condução de um veículo de duas rodas de uma forma segura. Reduzir a sinistralidade rodoviária e a gravidade das suas consequências.

Programa
Formação Teórica:

Receção dos Formandos e Enquadramento da Ação;
Fatores de Risco Específicos aos Veículos de Duas Rodas;
Equipamento do Veículo e do Condutor;
Papel e Importância dos Pneumáticos.
Formação Prática (em Recinto Fechado):

Diagnóstico e aperfeiçoamento do desempenho do condutor na realização das diversas manobras em situação simulada com exercícios evolutivos, tendo em consideração as capacidades dos formandos, dotando-os de conhecimentos e competências técnicas necessárias a uma condução segura em via pública:

Posição de Condução;
Slalom Lento;
Travagem Sem Desvio;
Travagem Com Desvio;
Slalom Rápido;
Manutenção Primária do Veículo.
Metodologia
A formação teórica-prática ministrada com recurso ao método demonstrativo e ativo.

A componente prática, em via pública realizada em situação de trânsito real.

Destinatários
Condutores que pretendam iniciar ou reiniciar a condução de um veículo de duas rodas.

Duração das Ações
10h00 (8h00 para as componentes teórica e prática em recinto fechado + 2h00 para a componente em via pública).

Cronograma das Ações
Horário:   1º Dia
Das 09h00 às 13h00   Componente teórica e prática em recinto fechado
Das 14h00 às 18h00


As sessões na via pública são realizadas na semana seguinte ao 1º dia da formação, de acordo com a disponibilidade dos formandos
Número máximo de formandos: 12

http://prp.pt/formacao/duas-rodas/conducao-de-motociclos-ate-125cc/

Observação: Também há no Porto mas não sei os dias.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2018, 15:22 por saraiva »

saraiva

  • Visitante
Re: Formação para condução motociclos 125CC - 180 euros
« Responder #1 em: 28 de Setembro de 2018, 15:43 »
Inscrevi-me no formulário, sempre curioso se teria algum custo e quanto seria.

Estava disposto a pagar, claro. 20, 25, 30 ou 50 euros.

Eu sendo um autodidacta e na esperança de ter prática a por mudanças, acho que era interessante o curso para mim.

Regresso de almoço e tenho um e-mail da Prevenção Rodoviária Portuguesa com uma ficha de inscrição mais formal.

Nessa ficha vem o preço: 180 euros.  45 euros para reservar a inscrição + 135 euros até uma semana antes do dia escolhido.

Mas isto será a PRP ou será uma empresa que precisa de lucro? 180 euros um dia de formação? Sendo que uma parte siginificativa da mesma é teórica?

Estão doidos? 180 euros um dia de formação? Só formação de 125 CC?


Pesquisei carta de moto e cliquei na primeira opção (publicidade)

Relativamente às aulas teóricas, estas são presenciais e o candidato deve frequentar, pelo menos, 32 aulas – 28 aulas de teórica comum e 4 aulas específicas de motociclos–, e realizar, posteriormente, um exame teórico composto por 40 perguntas, em que pode errar até 4.
 Os titulares da subcategoria A1 (motociclos até 125 cm3) ficam dispensados da frequência das aulas teóricas/código e do respetivo exame, tendo unicamente de realizar as aulas práticas – pelo menos, 12 aulas e 120km (os quilómetros são divididos pelas 12 aulas).

Preço 280 euros


Ora por mais 100 euros, pode tirar-se a carta A com 12 aulas/ 12 horas de condução.

Assim, não vale a pena.

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Formação para condução motociclos 125CC - 180 euros
« Responder #2 em: 28 de Setembro de 2018, 16:03 »
Esta formação devia ser obrigatória para quem se inicia tendo apenas carta Cat.B, mas NUNCA por esses valores.
Daqui a algum tempo, vêm dizer que queriam fazer formações para novos condutores, mas que ninguém aderiu. E por esse motivo, o melhor é irem todos tirar a carta Cat.A...  _thumbdown_
Saraiva, fico contente ver que repensaste.  _pol_  _convivio_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

saraiva

  • Visitante
Re: Formação para condução motociclos 125CC - 180 euros
« Responder #3 em: 28 de Setembro de 2018, 16:13 »
Eu já tenho 4.500 kms de scooter 125 CC, como sabes, vindo dos enlatados, nunca tendo pegado numa mota antes com 40 anos de idade.

E a minha experiência pessoal é que faz falta. É verdade que eu tinha 25.000km de carro por ano em 10 anos, que ando bem de bicicleta desde os 12 anos.

Mas também reconheço que cada coisa tem as suas especificidades.

Apesar de hoje me sentir com mais confiança, como todos, com alguns sustos travagens que assustam, curvas que assustam. Uma formação destas era útil.

Ainda hoje, como disse 4.500 km depois, a queria fazer.

Mas o preço é algo absurdo.

Mas reitero e apoio a tua ideia:  Não se deve poder conduzir 125CC só com a carta de carro sem nenhuma experiência ou formação.

Em relação ao resto, pelo menos a tertúlia nunca esteve em causa.  _convivio_ _convivio_

Ontem não pude ir, estou agora a arrancar para o centro para as vindimas e ontem foi fazer a mala, jantar com a famíla da minha parte.

Abraço, Carlujo.  _pol_

pmfs

  • Visitante
Re: Formação para condução motociclos 125CC - 180 euros
« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2018, 17:50 »
Boas!

Há por ai muita gente a precisar de formação teórica e prática bem como aulas de civismo e não me refiro somente ao pessoal da 125cc...
Um roubo!

Cumps

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Formação para condução motociclos 125CC - 180 euros
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2018, 19:14 »
Assim que abri o topico, pensei logo porreiro, como diz o ditado nunca é demais aprender, mas conforme fui lendo o que os colegas diziam, cai na realidade, estamos no país dos glutões.

Ora se fossem inteligentes colocavam um preço aliciante e teriam triplo ou quinto das inscrições e tinham mais lucro.

Mas talvez o objectivo aqui seja mais conseguirem lucro, do que propriamente o interesse na formação......  _pensador_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Formação para condução motociclos 125CC - 180 euros
« Responder #6 em: 28 de Setembro de 2018, 22:31 »
Espero que não seja uma tentativa de atirar o barro à parede a ver se cola.
Pode funcionar como uma ancoragem de preços para uma futura formação "obrigatória"
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline pjose

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Oeiras
Re: Formação para condução motociclos 125CC - 180 euros
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2018, 23:02 »
Boas,

Também acho caro. Uma formação deste tipo é essencial mas com estes preços fica proibitivo!!! Pena não haver uma maior consciência cívica nestes programas. Só o facto de poder evitar um acidente que de mota geralmente tem alguma gravidade, já seria muito proveitoso para o país em geral.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk