Autor Tópico: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra  (Lida 2455 vezes)

Dani d

  • Visitante
Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« em: 21 de Setembro de 2018, 12:59 »
Boa tarde pessoal,

tenho estado a procura de uma scooter e amanhã (sábado 21/9) tenho um encontro com o proprietário de uma 125 cc Jonway que parece-me poderia ser ideal para mim. Como não tenho experiência prévia, gostaria de pedir-vos alguns conselhos sobre o procedimento de compra. Aqui algumas perguntas:

- Com respeito ao funcionamento da máquina: Há alguns elementos específicos nos quais eu deveria reparar com maior atenção para me certificar que o básico da scooter esteja todo a funcionar bem?
- Com respeito a documentação e pagamento: há algo que me possam aconselhar para além de obter os documentos originais da mota e fazer a mudança de nome?  É preciso ter também alguma documentação do imposto de circulação? Algum conselho sobre como realizar o pagamento? (ou seja, antes ou depois da mudança de nome?)

Obrigada!
Dani

NSilva

  • Visitante
Re: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« Responder #1 em: 21 de Setembro de 2018, 13:21 »
Olá dani,

Sei que não pedes conselhos acerca da mota em si, mas não consideras outras marcas / modelos que não a jonway ?

Quanto a pormenores, posso alertar para o seguinte: Manutenção a tempo e horas, correia de distribuição, pneus, óleos, filtros etc (pode ser um factor importante para baixar o valor que podes pagar à pessoa que a vende, confirmar também qual o número de proprietários que a mesma teve,confirmar os km da máquina através do proprietário da mesma, verificar se não existe algum tipo de penhora associada à mota (e nota que esta parte é importante embora muitos desvalorizem este ponto, por vezes aparecem novidades mais tarde  _Rolley_).

Quanto ao resto, acho que deves experimentar a mota, verificar se te sentes bem, e confirmar barulhos esquisitos, especialmente vindos da parte do variador e escape.