Autor Tópico: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra  (Lida 2455 vezes)

Dani d

  • Visitante
Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« em: 21 de Setembro de 2018, 12:59 »
Boa tarde pessoal,

tenho estado a procura de uma scooter e amanhã (sábado 21/9) tenho um encontro com o proprietário de uma 125 cc Jonway que parece-me poderia ser ideal para mim. Como não tenho experiência prévia, gostaria de pedir-vos alguns conselhos sobre o procedimento de compra. Aqui algumas perguntas:

- Com respeito ao funcionamento da máquina: Há alguns elementos específicos nos quais eu deveria reparar com maior atenção para me certificar que o básico da scooter esteja todo a funcionar bem?
- Com respeito a documentação e pagamento: há algo que me possam aconselhar para além de obter os documentos originais da mota e fazer a mudança de nome?  É preciso ter também alguma documentação do imposto de circulação? Algum conselho sobre como realizar o pagamento? (ou seja, antes ou depois da mudança de nome?)

Obrigada!
Dani

NSilva

  • Visitante
Re: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« Responder #1 em: 21 de Setembro de 2018, 13:21 »
Olá dani,

Sei que não pedes conselhos acerca da mota em si, mas não consideras outras marcas / modelos que não a jonway ?

Quanto a pormenores, posso alertar para o seguinte: Manutenção a tempo e horas, correia de distribuição, pneus, óleos, filtros etc (pode ser um factor importante para baixar o valor que podes pagar à pessoa que a vende, confirmar também qual o número de proprietários que a mesma teve,confirmar os km da máquina através do proprietário da mesma, verificar se não existe algum tipo de penhora associada à mota (e nota que esta parte é importante embora muitos desvalorizem este ponto, por vezes aparecem novidades mais tarde  _Rolley_).

Quanto ao resto, acho que deves experimentar a mota, verificar se te sentes bem, e confirmar barulhos esquisitos, especialmente vindos da parte do variador e escape.

É pouco mas é o que eu próprio verificaria  _pol_ O resto da malta, de certeza que consegue dar mais uma ajuda.

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« Responder #2 em: 21 de Setembro de 2018, 13:30 »
Viva companheiro
Comprar usado, dá o seu trabalho
Para lá do aspecto exterior (raspadelas, falta de tinta, amolgadelas,…) deverás pedir o livro de registos de manutenções, para ficares a saber se tudo foi executado a tempo e horas, se o registo dos kms percorridos é aproximado ao que mostra no conta quilómetros.
Isto de entre outras coisas que te vão dizendo por aqui, fruto da experiencia adquirida (a falar assim qualquer dia sou 1º ministro).
 _convivio_
Rui

Offline n8rodriguez

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Lisboa
Re: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« Responder #3 em: 21 de Setembro de 2018, 13:39 »
Um bom conselho para quem vai comprar uma Joneway será:

Não a compres. Passa nos dbs e tira as tuas próprias conclusões.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« Responder #4 em: 21 de Setembro de 2018, 14:23 »
No procedimento de compra o melhor é irem ambos fazerem a mudança de nome e realizar pagamento, no momento.

Quando à pré-compra deve ter em conta o que os companheiros já mencionaram.

Se essa marca encaixa nas pretensões, porque não?  _pensador_
« Última modificação: 21 de Setembro de 2018, 14:24 por fastnet »
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Dani d

  • Visitante
Re: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« Responder #5 em: 21 de Setembro de 2018, 15:43 »
olá pessoal,
obrigada pelas respostas até o momento.

o meu interesse por essa scooter realmente não é pela marca, mas pq é a melhor opção que encontrei até agora para uma 125cc, em Lisboa
 
é do ano 2011, o proprietário está a vender por 800€, diz ser o segundo dono (comprou de um amigo que tem revendedora), comprou com 1000km e agora tem 35000km. diz que a mota encontra-se em perfeitas condições (salvo algumas marcas de uso e algo com o espelho), está a vende-la porque está a comprar um carro. diz ter toda a documentação (ainda não sei se as revisões estão mesmo em dia). Vende já com dois capacetes.

Sobre o que recomendaram, perdoem a minha ignorância mas no que consiste:
- verificar que o registo dos kms percorridos é aproximado ao que mostra no conta quilómetros?
- verificar se não existe algum tipo de penhora associada à mota?
- sobre a correia de distribuição, pneus, óleos, filtros .. não entendo nada disso, se tiverem dicas de como verificar o básico com respeito a esses elementos agradeço!




Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« Responder #6 em: 21 de Setembro de 2018, 16:06 »
Sobre o que recomendaram, perdoem a minha ignorância mas no que consiste:
- verificar que o registo dos kms percorridos é aproximado ao que mostra no conta quilómetros?

imaginemos que no livro de manutenções vês 33.000km, referentes à ultima operação de oficina e no conta kms já vai nos 35.000, é sinal que estará para próximo uma nova muda de óleo, por exemplo.
Sobre a penhora, só conseguirás saber no registo de notariado (penso eu).
Quanto à correia, deverá ter algum sinal luminoso ou um qualquer símbolo no painel de instrumentos que no caso de estar necessitada dessa intervenção esse símbolo ou led estarão intermitentes.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2018, 16:10 por Rufido »
Rui

Dani d

  • Visitante
Re: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« Responder #7 em: 21 de Setembro de 2018, 16:18 »
imaginemos que no livro de manutenções vês 33.000km, referentes à ultima operação de oficina e no conta kms já vai nos 35.000, é sinal que estará para próximo uma nova muda de óleo, por exemplo.
Sobre a penhora, só conseguirás saber no registo de notariado (penso eu).
Quanto à correia, deverá ter algum sinal luminoso ou um qualquer símbolo no painel de instrumentos que no caso de estar necessitada dessa intervenção esse símbolo ou led estarão intermitentes.

ok! em linhas gerais as revisões se fazem a cda quantos kilomemtros? e a mudança de óleo?

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« Responder #8 em: 21 de Setembro de 2018, 16:21 »
ok! em linhas gerais as revisões se fazem a cda quantos kilomemtros? e a mudança de óleo?

Embora não variem muito umas das outras, seria bom veres aqui nos diários de bordo (DBs) dos usuários dessa marca/modelo
vê aí
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/board,39.0.html
Rui

Dani d

  • Visitante
Re: Compra de scooter - ajuda no procedimento de compra
« Responder #9 em: 21 de Setembro de 2018, 16:37 »
Embora não variem muito umas das outras, seria bom veres aqui nos diários de bordo (DBs) dos usuários dessa marca/modelo
vê aí
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/board,39.0.html

ok, obrigada!