Autor Tópico: Sistema Bosch anti-queda  (Lida 2441 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Sistema Bosch anti-queda
« em: 20 de Setembro de 2018, 22:11 »
A Bosh e a KTM surpreenderam há alguns dias ao mostrar um sistema anti-queda que, através de um sistema de ar comprimido expelido violentamente, permite recuperar a aderência na roda da frente. Agora sabemos mais detalhes de como essa invenção curiosa funciona.

No outro dia vimos pela primeira vez o revolucionário sistema anti-queda que está na fase de protótipo. A colaboração entre a KTM e a Bosh está dando resultados e avanços estão sendo feitos em termos de segurança, especialmente activos, a uma velocidade impensável há alguns anos.

Agora e graças a fotografias já podemos saber com maior detalhe como este novo sistema funciona , uma vez que detecta uma perda de aderência na roda dianteira, expele um gás que nos permite recuperar a aderência e assim nos poupar de uma perda de pontos devido a perdas da roda da frente. Em um novo vídeo podemos ver também como funciona (ver abaixo)

O sistema tem quatro tubos localizados na frente do motor, então entendemos que ele seria capaz de economizar até quatro perdas de aderência antes de ter que executar uma recarga completa do sistema.

Embora não saibamos que tipo de gás é usado, podemos confirmar que não é nada semelhante ao propelente de um foguete (cuja reação seria lenta demais). Com um gás e graças à terceira Lei de Newton , a repentina expulsão disto exerce uma força igual e na direcção oposta que permite a recuperação da perda de aderência.

Para detectar quando o ciclista está prestes a cair , o sistema usa os mesmos acelerômetros, giroscópios e velocímetros que já foram usados ​​em ABS , controle de tração ou curvas de ABS .

O sistema é bastante compacto para estar ainda em fase de protótipo e como comparação, podemos ver a foto anterior que corresponderia ao mesmo equipamento, mas montado no braço oscilante , a fim de evitar as perdas da roda traseira ou compensar o impulso do Frente Neste caso, a equipe tem um total de três tubos, em vez dos quatro montados na frente.

noticia completa com fotos:  https://www.soymotero.net/asi-funciona-el-sistema-anti-caida-por-aire-comprimido-de-bosch-26147

video:

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"