Autor Tópico: Problema luz medio SYM GTS 125i (RESOLVIDO) :)  (Lida 4636 vezes)

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 46
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Problema luz medio SYM GTS 125i (RESOLVIDO) :)
« em: 17 de Setembro de 2018, 00:20 »
Boa noite pessoal,

O problema é o seguinte, a luz de medio se apaga depois de dois segundos, mas a luz de máximo trabalha bem.
Já comprovei as duas lampadas e tudo esta correto, as duas trabalhan.
Eu já mudei o relé mas depois de pagar 50€ o problema continua, eu escuto o tic do relé, o mesmo que no relé antigo, mas a luz media nao trabalha, liga dois segundos e depois desliga-se, ao contrario que a luz maxima
Eu verifiquei tudos os cabos e peças de encaixe e fica tubo bem e tamben utilize limpador de contatos e tudo esta na mesma.
Eu nao sei que mais fazer porque eu já estou maluco, nao sei se a alguma peça ou regulador de corrente que tinha relaçao com a minha questao.
Agradeço desde já qualquer ajuda.  :(

Abraço.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2018, 10:08 por selu82 »
Motos correm nas minhas veias.

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2018, 07:24 »
Boas . Falta apresentação. A semana passada apareceu aqui um problema destes, não foi este teu ?


Enviado do meu T06 através do Tapatalk
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 07:25 por Sergio-fininho »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #2 em: 17 de Setembro de 2018, 08:12 »
Por acaso essas lâmpadas não são LED?
Boas . Falta apresentação. A semana passada apareceu aqui um problema destes, não foi este teu ?


Enviado do meu T06 através do Tapatalk


Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 46
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #3 em: 17 de Setembro de 2018, 08:54 »
Boas . Falta apresentação. A semana passada apareceu aqui um problema destes, não foi este teu ?


Enviado do meu T06 através do Tapatalk

Bom dia,

Eu já fiz a presentaçao o pasado Sabado, podes ver aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35753.0.html.

Eu a semana passada ainda nao estava registado no forum.

Cumprimentos.



Por acaso essas lâmpadas não são LED?

Nao, esta moto tem lampadas H4.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 21:21 por Admin22 »
Motos correm nas minhas veias.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #4 em: 17 de Setembro de 2018, 09:21 »
Boas companheiro d que ano è o modelo da tua mota ? È que a  minha usa lâmpada HS1 .... scooter_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 46
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #5 em: 17 de Setembro de 2018, 09:56 »
Boas companheiro d que ano è o modelo da tua mota ? È que a  minha usa lâmpada HS1 .... scooter_

É de 08/2014 e se eu nao vi mal, sao H4.

« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 09:58 por selu82 »
Motos correm nas minhas veias.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #6 em: 17 de Setembro de 2018, 11:14 »
É de 08/2014 e se eu nao vi mal, sao H4.

Atenção que as HS1 são iguais às H4 em formato, no entanto são de 30W, enquanto que as H4 são de 55W. Se tiveres montada uma H4 pode ser que a instalação elétrica não esteja a aguentar essa potência a mais.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #7 em: 17 de Setembro de 2018, 11:24 »
Atenção que as HS1 são iguais às H4 em formato, no entanto são de 30W, enquanto que as H4 são de 55W. Se tiveres montada uma H4 pode ser que a instalação elétrica não esteja a aguentar essa potência a mais.


O CCarvalho disse tudo , a minha é uma Evo e é hs1 da tua não sei mas cinfirma bem isso pois a potencia das lampadas é diferente.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #8 em: 17 de Setembro de 2018, 11:58 »
pode muito bem ter a ver com isso de lâmpada errada para o circuito.

Sei que o relé corta passado 1 a 2 segundos se a corrente consumida pelas lâmpadas for muito baixa (por isso a minha pergunta se estava equipada com LED).
Não ficaria surpreendido se o relé tivesse um comportamento idêntico no caso do consumo ser excessivo.

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 46
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #9 em: 17 de Setembro de 2018, 14:20 »
pode muito bem ter a ver com isso de lâmpada errada para o circuito.

Sei que o relé corta passado 1 a 2 segundos se a corrente consumida pelas lâmpadas for muito baixa (por isso a minha pergunta se estava equipada com LED).
Não ficaria surpreendido se o relé tivesse um comportamento idêntico no caso do consumo ser excessivo.

O problema é que o relé corta, deixa de funcionar, esto esta a dizer que o relé deixa de receber corrente e é por isso que a lampada esta excluida, comprei a mota en Juno e esta tinha estas lampadas e estaban a funcionar bem até há 10 dias.
Hoje vou comprovar o botao de corrente que fica no lado dereito, vou ver se o problema é de ele o nao, é tudo muito estranho.

« Última modificação: 17 de Setembro de 2018, 15:46 por selu82 »
Motos correm nas minhas veias.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #10 em: 17 de Setembro de 2018, 17:40 »
O problema é que o relé corta, deixa de funcionar, esto esta a dizer que o relé deixa de receber corrente e é por isso que a lampada esta excluida, comprei a mota en Juno e esta tinha estas lampadas e estaban a funcionar bem até há 10 dias.
Hoje vou comprovar o botao de corrente que fica no lado dereito, vou ver se o problema é de ele o nao, é tudo muito estranho.

Companheiro,
O Relé que corta a corrente para as lâmpadas é mais do que um simples relé (bobina de comando + contactos de potência).
 Esse relé também mede a corrente que as lâmpadas estão a consumir quando estão ligas.

 - no caso do consumo de corrente ser relativamente baixo ( o limiar está algures entre 2.5 e 3Amp.) o relé desliga a saída ou seja deixa de alimentar as lâmpadas após 2segundos +-;
 - em caso da corrente ser excessiva nunca testei... mas acredito que esse relé também implemente proteção para esses casos;

Depois do relé desligar as lâmpadas, obriga a comutar o interruptor para ligar novamente. Os máximos funcionam porque no fundo aumenta o consumo de corrente ao ligar os máximos;

sugiro verificar se as lâmpadas não estão trocadas como já aqui foi dito pelos companheiros, ou se algum dos filamentos de uma das lâmpadas está queimado ou já degradado... repetir o teste com lampadas novas.

Só como nota final: esse relé e a questão dos dois segundos já é bem conhecida do ppl que troca as lampadas para led e encontras varios tópicos aqui no forum a falar sobre o assunto.

Vai dando noticias, mas se estivesse com esse problema investigava mais aprofundadamente o circuito do relé para a frente até às lâmpadas e as próprias. 

Um abraço e boa sorte com isso
 

Offline PFSCOSTA

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2012
  • Mensagens: 131
  • Localidade: Barreiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-Adv
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #11 em: 17 de Setembro de 2018, 17:57 »
Companheiro,

 Tive uma Sym GTS 125i igual... e isso acontecia sempre que uma das lâmpadas fundia um dos filamentos (normalmente um dos médios), ou seja uma das lâmpadas funde e a outra liga durante 2 segundos e apaga.

Nota: as lâmpadas são HS1 35+35w.

Um Abraço

Pedro
Sym GTS 125i -»  Maxsym 600 -» Honda X-Adv

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 46
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #12 em: 18 de Setembro de 2018, 09:53 »
Companheiro,
O Relé que corta a corrente para as lâmpadas é mais do que um simples relé (bobina de comando + contactos de potência).
 Esse relé também mede a corrente que as lâmpadas estão a consumir quando estão ligas.

 - no caso do consumo de corrente ser relativamente baixo ( o limiar está algures entre 2.5 e 3Amp.) o relé desliga a saída ou seja deixa de alimentar as lâmpadas após 2segundos +-;
 - em caso da corrente ser excessiva nunca testei... mas acredito que esse relé também implemente proteção para esses casos;

Depois do relé desligar as lâmpadas, obriga a comutar o interruptor para ligar novamente. Os máximos funcionam porque no fundo aumenta o consumo de corrente ao ligar os máximos;

sugiro verificar se as lâmpadas não estão trocadas como já aqui foi dito pelos companheiros, ou se algum dos filamentos de uma das lâmpadas está queimado ou já degradado... repetir o teste com lampadas novas.

Só como nota final: esse relé e a questão dos dois segundos já é bem conhecida do ppl que troca as lampadas para led e encontras varios tópicos aqui no forum a falar sobre o assunto.

Vai dando noticias, mas se estivesse com esse problema investigava mais aprofundadamente o circuito do relé para a frente até às lâmpadas e as próprias. 

Um abraço e boa sorte com isso

Caro colega @piedade,

Eu agradeço desde já tuda a informaçao, eu nao sabia como era exatamente o funcionamento deste relé, mas agradeço muito tu informaçao e ajuda.
Esta tarde irei para uma loja Norauto a comprar as lampadas HS1 35w e vou trocar, portanto pela noite dou feedback do resultado, eu espero que as novas lampadas sejam a soluçao final.

Muito obrigado.

Cumprimentos


Companheiro,

 Tive uma Sym GTS 125i igual... e isso acontecia sempre que uma das lâmpadas fundia um dos filamentos (normalmente um dos médios), ou seja uma das lâmpadas funde e a outra liga durante 2 segundos e apaga.

Nota: as lâmpadas são HS1 35+35w.

Um Abraço

Pedro

Caro colega Pedro,

Agradeço tu ajuda, esta tarde depois do trabalho vou comprar as lampadas que dizes e vou mudar na moto, vou dizer tambem que lampadas tem a moto agora, mas se eu me lembro bem, creio que sao H4, no entanto pela noite dou feedback para tudos do resultado.

Cumprimentos.

Jorge
« Última modificação: 19 de Setembro de 2018, 13:15 por Admin22 »
Motos correm nas minhas veias.

Offline selu82

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 46
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 350
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i
« Responder #13 em: 19 de Setembro de 2018, 08:40 »
Bom dia companheiros,

Primeiramente gostaria agradecer sua ajuda, sem ela não tinha sido possível achar a solução a meu problema.

O problema ficou resolvido depois de substituir as lampadas, tudo esta funcionando corretamente.

Eu peço desculpa porque estava errado, as lampadas que tinha a moto sao certas, tinha umas lampadas Osram Bilux 35/35w 12v e eu agora coloquei umas lampadas Flösser Halogen HS1 35/35w 12v.

Eu já percebi que o problema que tinha a moto é que a lampada dereita estaba fundida, mas eu sempre achei que quando ligas os medios só funcionava a lampada esquerda(visto da posição do motorista) mas eu já vi que nao é assim, eu peço desculpa pela minha ignorância.

Agora vou vender o relé, se alguem tem interesse o conhece alguma pessoa que necesite dele pode dizer e eu vendo, tenho fatura da compra que entrego junto com o relé.

Obrigado novamente companheiros, já podemos fechar o assunto e dar isto como resolvido.

Cumprimentos a tudos.

Jorge   
« Última modificação: 19 de Setembro de 2018, 10:08 por selu82 »
Motos correm nas minhas veias.

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i (RESOLVIDO) :)
« Responder #14 em: 19 de Setembro de 2018, 12:10 »
Boas noticias!  _pol_ _pol_

Offline PFSCOSTA

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2012
  • Mensagens: 131
  • Localidade: Barreiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-Adv
Re: Problema luz medio SYM GTS 125i (RESOLVIDO) :)
« Responder #15 em: 19 de Setembro de 2018, 12:28 »
Otimo ! ainda bem que tudo se resolveu.  _pol_

Abraços
Sym GTS 125i -»  Maxsym 600 -» Honda X-Adv