Autor Tópico: A net e os direitos de autor  (Lida 1298 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
A net e os direitos de autor
« em: 13 de Setembro de 2018, 14:03 »
Veremos como fica  no futuro a liberdade na net, o argumento económico venceu sobre a liberdade de acesso.

Conforme o que estiver escrito na lei, a transcrição de notícias para as páginas dos fóruns fica comprometida, ficando nós reduzidos a discutir uma notícia que não se encontra no fórum.

 

“O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira a polémica proposta de reforma sobre direitos de autor no mercado único digital, que tinha sido rejeitada em julho.

Muitas das alterações introduzidas pelo Parlamento Europeu à proposta inicial da Comissão Europeia visam garantir que artistas, bem como jornalistas, sejam remunerados pelo seu trabalho quando este é utilizado por plataformas como o YouTube e o Facebook.

Ao mesmo tempo, foram, também, incluídas orientações para evitar que a liberdade de expressão seja limitada injustificadamente. Com vista a incentivar a inovação e apoiar as start-ups, os eurodeputados excluíram as microempresas e as pequenas plataformas da diretiva.

A partilha de "meras hiperligações" para artigos, acompanhadas de "palavras isoladas" para descrevê-los, também não será abrangida pelas restrições. "Foi uma excelente votação que fortalece a posição dos autores e da cultura no inevitável confronto com as multinacionais da esfera digital.

Os eurodeputados portugueses votaram globalmente bem e melhor que na votação anterior", diz ao CM José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e vice-presidente do Grupo Europeu de Sociedades de Autores em Bruxelas. "Os autores e as suas sociedades demonstraram que, unidos e mobilizados, têm um poder essencial na vida coletiva deste continente", acrescenta. “



Noticia completa: https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/parlamento-europeu-aprova-lei-dos-direitos-de-autor

 

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"