Autor Tópico: Caso com iluminação inteligente - também para mota?  (Lida 1886 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Caso com iluminação inteligente - também para mota?
« em: 11 de Setembro de 2018, 23:46 »
O Musgo é um casaco que tem um sistema de iluminação inteligente com fibras ópticas e chegou esta segunda-feira, 10 de Setembro, ao mercado português.

"O sistema de iluminação inteligente com fibras ópticas que desenvolvemos aumenta a segurança dos utilizadores através da iluminação activa e é ‘inteligente’ graças ao recurso a sensores que existem num ‘smartphone’ e que ajudam, por exemplo, a sinalizar a travagem de um ciclista ou informar um trabalhador que saiu da área de segurança", explica Filipe Magalhães, director científico e tecnológico da VIME, em comunicado.

De acordo com os promotores do Musgo, a aplicação "mobile" permitirá ao utilizador seleccionar a cor, a intensidade e a frequência do efeito de piscar, quer manualmente, quer utilizando os sensores existentes em qualquer "smartphone" para despoletar eventos na iluminação.

"Estrategicamente, estas funcionalidades serão adicionadas à aplicação já existente dos parceiros Lapa, e estará disponível quer para Android, quer para iOS, beneficiando assim da ampla comunidade de utilizadores mundiais já existentes", enfatiza a empresa.

O Musgo também se apresenta como "amigo do ambiente" já que é feito "com um tecido que incorpora partículas de carvão obtidas a partir de cascas de coco recicladas".

As vantagens deste tecido? "Não se desgasta (pode ser lavado mais de 100 vezes sem comprometer a sua forma e estrutura), não vinca, seca 92% mais depressa do que o algodão e bastante mais rápido que outras fibras técnicas usadas em vestuário desportivo, elimina odores e bloqueia radiação UV", garante Filipe Magalhães.

Um casaco que os três parceiros empreendedores pretendem comercializar a uma escala global.

Para já, o Musgo está disponível para compra na plataforma de financiamento colaborativo indiegogo.

Uma campanha de "crowdfunding" a decorrer nos próximos 30 dias e que tem como objectivo angariar 70 mil euros, montante que os promotores do Musgo estimam como necessário para conseguirem, "entre outras questões, avançar com a produção industrial dos casacos e atingir uma relação de custo que permita colocar o produto no mercado a um preço competitivo".

No âmbito desta campanha, o casaco poderá ser adquirido por 287 dólares (248 euros), sendo que este preço é exclusivo para dadores.

Após o final da campanha, "e dependendo dos objectivos atingidos, o casaco vai estar disponível por um preço que deverá rondar os 600 dólares num site dedicado ao produto, não estando para já prevista a sua disponibilização em lojas físicas", detalha a VIME.

Além de Portugal, os inventores do Musgo querem fazer chegar o casaco "inteligente" aos mercado norte-americano, Canadá, Reino Unido e países do Norte e Centro da Europa, Holanda, Alemanha, Áustria, Polónia, Bélgica, Noruega, Suécia, Finlândia, "países onde as horas de sol são reduzidas e, por isso, há maior procura deste tipo de soluções

Notícia completa: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/pme/start-ups/detalhe/casaco-para-peoes-brilha-no-escuro-com-inteligencia-portuguesa
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"