Autor Tópico: Triciclos - vêm-se cada vez menos ?  (Lida 2528 vezes)

vamosaver

  • Visitante
Triciclos - vêm-se cada vez menos ?
« em: 06 de Setembro de 2018, 23:34 »
Antes de mais não sei se este é o local adequado para colocar esta questão.

Parece-me que cada vez se vêm menos triciclos tipo Tricity ou MP3 nas estradas. E nos stands de usados também.

Porque será ? Foi uma moda ?

O conceito não vingou ?

Se não vingou foi por deficiência ou porque a tecnologia se veio a revelar dispendiosa ou fraca ?

Scooter há-de ser sempre 2 rodas e mais que isso

Agradecia uma opinião dos especialistas de scooters.

Já aqui procurei utilizadores de MP3 (na cilindrada que procuro que é 250cc) e não andam por aqui muitos (2 ou 3 ???)

Obrigado pelas respostas


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Triciclos - vêm-se cada vez menos ?
« Responder #1 em: 06 de Setembro de 2018, 23:57 »
Não tenho presente o nº de vendas de triciclos, os donos parecem satisfeitos.
Têm mais segurança, mas o grande problema são as restrições ao facto de não serem motociclos, como a velocidade máxima permitida, que é, na minha opinião, francamente desmotivadora.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Triciclos - vêm-se cada vez menos ?
« Responder #2 em: 07 de Setembro de 2018, 03:30 »
Por Lisboa vejo bastantes.
Quanto ao conceito a Yamaha está a lançar uma com 750cc ou 900cc que é por demais, pelo que creio que terá sempre o seu espaço no mercado.
A minha é no livrete “motociclo” pelo que nunca ultrapasso os 120kmh / 6000rpm, nas autoestradas
e tenho motor para ir até às 8500rpm sem problemas.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline sebastiao

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2017
  • Mensagens: 18
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Mp3 hpe 300 sport
Re: Triciclos - vêm-se cada vez menos ?
« Responder #3 em: 07 de Setembro de 2018, 08:46 »
Bom dia,
O companheiro moto2cool fala em restrições inerentes ao facto de serem considerados triciclos. Quais são elas concretamente? - Circular em AE?…
(Pergunto pois ando a pensar em comprar uma mp3 500. Não fosse o sr ministro ter feito aquelas célebres declarações e já teria avançado para a compra)
Abraço

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Triciclos - vêm-se cada vez menos ?
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2018, 09:36 »
Segundo um agente da PSP- Transito. se está no livrete "motociclo" será dificil ser multado por andar na AE por ser "triciclo",
isso é uma lei antiga e menciona "triciclo" que na altura tinham pouca cilindrada e não podiam andar em AE ou vias rápidas.

Mas depende do agente, seja da GNR ou PSP que pode multar. A "vitima" pode ir a marca pedir satisfações sobre a homologação e ir a tribunal para limpar a multa. Dá trabalho, sim, vale a pena o trabalho, cada um sabe de si.
Já é do conhecimento das autoridades que pelo menos 3 a 4 pessoas ganharam o processo em tribunal.

Vai haver alguem aqui que vai dizer o contrario mas a vida é assim....

Boas curvas
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Triciclos - vêm-se cada vez menos ?
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2018, 10:58 »
A questão levantada, mais uma vez, dos triciclos terá a ver com a sua homologação, pois existem triciclos e triciclos.
O veiculo de 3 rodas pode estar homologado como motociclo ou triciclo, dependendo das suas caracteristicas.
Os modelos LT da Piaggio podem ser homologados como triciclos e por isso conduzidos com carta cat B sem restrições de cilindrada.
Os triciclos homologados como motociclos exigem a habilitação necessária.
Se uns têm a vantagem de poderem serem conduzidos sem habilitação especial, desde que possua carta cat B, outros não.
No entanto, a vantagem que algumas marcas viram no mercado dos "sem carta" está a virar para o lado das autoridades, uma vez que pelo CE estes veiculos têm alguma restrição em algumas vias.
Certamente que o respetivo código está desatualizado, mas é o que vigora no momento.

Quanto ao veiculo em si, tem um incremento na segurança e conforto face a um motociclo convencional. As desvantagens que vejo são no custo aquisição, custo manutenção e obrigar a uma circulação mais atenta, nomeadamente no desvio de "buracos" na via.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

vamosaver

  • Visitante
Re: Triciclos - vêm-se cada vez menos ?
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2018, 11:10 »

Quanto ao veiculo em si, tem um incremento na segurança e conforto face a um motociclo convencional. As desvantagens que vejo são no custo aquisição, custo manutenção e obrigar a uma circulação mais atenta, nomeadamente no desvio de "buracos" na via.

Agradeço TODAS as respostas até agora colocadas.

Quer dizer que se tiver MOTOCICLO no DUA pode andar na AE ? Eu tenho carta de mota.

Caro fastnet: é possível indicar o porque da condução mais atenta em especial para desviar dos buracos ? Não é essa uma das vantagens das 2 rodas frontais ???

Obrigado

Ainda a pergunta inicial: Porque será que se deixaram de ver nas estradas e nos stands de venda em usado ?

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Triciclos - vêm-se cada vez menos ?
« Responder #7 em: 07 de Setembro de 2018, 11:29 »
Não disse que um triciclo >50cc não pode andar na AE, tem limites de velocidade mais estreitos que os motociclos. Porque estão equiparados a pesados de passageiros (max 100)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Triciclos - vêm-se cada vez menos ?
« Responder #8 em: 07 de Setembro de 2018, 11:57 »
Agradeço TODAS as respostas até agora colocadas.

Quer dizer que se tiver MOTOCICLO no DUA pode andar na AE ? Eu tenho carta de mota.

Caro fastnet: é possível indicar o porque da condução mais atenta em especial para desviar dos buracos ? Não é essa uma das vantagens das 2 rodas frontais ???

Obrigado

Ainda a pergunta inicial: Porque será que se deixaram de ver nas estradas e nos stands de venda em usado ?

Com duas rodas só ocupas o espaço duma roda, ao nivel do piso. Com três rodas se passares por qualquer irregularidade entre as duas rodas dianteiras a traseira vai bater na zona.
Por esta simples razão é preferivel passar tudo pela esquerda ou pela direita, não fazer como num automóvel que tem distância entre rodas maior, ou mota convencional  em que basta um ligeiro desvio.
Será apenas questão de adaptação, nada mais.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida