Autor Tópico: Intercomunicador Sena 3S - Review após 1 ano de utilização  (Lida 3460 vezes)

pjmartinho

  • Visitante
Intercomunicador Sena 3S - Review após 1 ano de utilização
« em: 03 de Setembro de 2018, 19:51 »
Como as reviews fazem mais sentido após algum tempo de uso de uma dada coisa, aproveito para fazer a review do intercomunicador Sena 3S, numa das suas versões.



Este intercomunicador existe em 3 versões:
1 - Botões no microfone de haste, mais indicado para capacetes Jet;
2 - Botões no capacete e microfone de haste, mais indicado para capacetes modelares;
3 - Botões no capacete e microfone de fio, mais indicado para capacetes integrais.

Se algum dia comprar um capacete integral, posso sempre comprar o microfone do modelo 3 e colocar no modelo 2 pois o microfone fica ligado a uma ficha.

Em termos de funcionalidades, este modelo é do mais básico que há.

Permite receber e fazer chamadas, permite falar com o pendura, permite ligar vários dispositivos Bluetooth todos ao mesmo tempo, embora uns tenham prioridade sobre os outros. Por exemplo, ligo o rádio do telemóvel e ouço a musica no intercomunicador e, se entrar uma chamada, ele cala o rádio automaticamente para se atender a chamada, retomando o rádio quando a chamada terminar. Aliás, as chamadas telefónicas têm prioridade sobre tudo, interrompendo inclusivamente a conversa que se esteja a ter com o pendura.

Os botões em borracha estanque, são bastante discretos e de fácil utilização com luvas grossas, pois têm um "click" suave, e ainda, tem a vantagem de não ficar ali um trambolho pendurado de lado no capacete, como noutros sistemas de intercomunicadores.



O sistema de fixação dos auriculares e da haste do microfone é feita com velcro autocolante, e a sua instalação é do mais simples possível. O unico cuidado a ter, é esconder a ficha de carregamento/actualização de firmware entre as espumas do capacete, para não ficar ali uma coisa pendurada.

Relativamente às actualizações, elas são fáceis de fazer mas obrigam a levar o capacete para junto do computador bem como, também obriga levar o capacete para junto do carregador para se carregar a bateria.

Os auscultadores não são volumosos, pelo que não ficam a fazer pressão nas orelhas. Isto pode parecer uma picuinhice mas aquilo que é uma pressão ligeira ao longo 5 minutos, transforma-se numa coisa incomodativa ao fim de 1 hora.





Não vou estar a descrever todas as características técnicas do intercomunicador (isso podem procurar na net) mas, tenho de salientar 2 pontos:
  • Autonomia: Indicam um talk-time de 8H. Nunca falei ao telefone 8h de seguida, mas já fiz passeios com amigos, onde um deles levava o meu 2º capacete com outro intercomunicador igual, sempre em modo de conversa e a autonomia foi superior a 8H   _pol_
    Stand-by de 7 dias... nunca medi isto com exactidão mas, já fiquei "apeado" sem bateria porque me esqueço de o carregar e, quando a bateria começa a estar fraca, ouve-se uma voz a dizer isso e, a frequência com que avisa vai aumentado à medida que a bateria vai estado mais descarregada... e depois desliga-se.
  • Distância de funcionamento: Indicam 200m em espaço aberto. Neste ponto acho que estão a ser um pouco generosos porque, sempre os intercomunicadores se afastam mais de 100m começam a haver interferência (muito ruido misturado no som) e, se se continuarem a afastar, ele perde a ligação bem antes de atingirem os 200m, sendo que até aos 100m a qualidade do som é boa.   :-?
    Se perderem a ligação, ele tenta retomar a mesma durante um certo tempo, findo o qual desliga automaticamente o modo de conversação, caso não seja retomada a ligação mas o aparelho continua ligado e pode atender chamadas telefónicas.

Este 2º ponto, que é negativo, também acontece porque lhe dou um uso para o qual não foi pensado. O uso principal deste intercomunicador é permitir conversas entre condutor e pendura, e não conversas entre motas... mas faz, embora com limitações.

Tem comandos por voz mas, nunca os usei pelo que não sei se funcionam bem, ou não. Um comando de voz com o qual ainda não atinei, é o do atendimento de chamadas telefonicas... quando o telefone toca, ou carrego num botão para atender a chamada, ou falo alto... umas vezes funciona, outras não e, por vezes, nem preciso fazer nada porque atende a chamada sozinho (se calhar o microfone apanha o ruido do vento dentro do capacete e atende a chamada). Para mim, isto não é bom, nem é mau... só assusta porque se vai muito bem na nossa vida, concentrado na condução e, de repente ouve-se uma voz vinda do além "Tou, tás bom?"



Em situações como as da imagem anterior (por baixo de cabos de alta tensão), não há qualquer espécie de interferências eletrostáticas quando se fala ao telefone, ou com o pendura, ou se vai a ouvir musica do telefone mas, se os intercomunicadores forem em motas diferentes, e se estas estiverem a mais de 30 metros de distância, já há alguma interferência mas nada que impeça de ouvir o que o outro está a dizer.

Relativamente à qualidade e nitidez do som, ela é bastante boa sendo que me vi obrigado a baixar o volume do meu telefone para não ficar surdo quando falo ao telefone. Eu sei que posso baixar o som do intercomunicador, mas ao fazer isso, estou a baixar o som de tudo, inclusive o som da conversa com o pendura pois ele não regula o som de forma individual para cada funcionalidade.

Mesmo andando com o capacete aberto, quem me telefona não ouve barulho do vento e, muitas vezes, acontece o meu interlocutor dizer-me "vê lá aí no computador...", ao que sou obrigado a responder "agora não vejo nada porque vou em cima da mota". No ponto do noise canceling dou-lhe 5 estrelas, pois funciona muito bem.

Uma coisa que me irrita um pouco, é a frequência com que a esponja do microfone salta fora. A protecção aerodinâmica do queixo, ao fechar o capacete bate no micro, fazendo a esponja sair com facilidade. Talvez seja por isso que na caixa vêm esponjas sobresselentes  ;)

Relativamente ao preço, lembro-me que custaram 80 e picos euros cada um. Há intercomunicadores mais baratos e que têm algumas funcionalidades a mais do que este.

Veredicto final

Cumpre bem com aquilo a que se destina. Será indicado para quem e queira atender o telefone, ouvir musica ou as indicações do GPS e manter uma conversa com o pendura. Para conversas entre motas...   _pensador_... quero dizer, serve, mas não é o mais indicado.

Com as mesmas funcionalidades existem outros intercomunicadores mais baratos, mas não sei como é a qualidade de som nem autonomia dos mesmos. Este, e a meu ver, tem a vantagem de ser discreto, dos auscultadores não serem volumosos, e tem um som bastante bom.

Voltaria a comprar este intercomunicador? Não! Não porque, posso fazer a mesma "festa" por menos dinheiro ou gastava mais dinheiro e ia para outro modelo que permitisse emparelhar com mais intercomunicadores para, em passeios de grupo, poder manter uma conversa com os outros companheiros até porque, esses modelos têm uma alcance bastante superior. Na altura em comprei estes intercomunicadores, o modelo imediatamente acima já tinha um alcance de 800m (salvo erro) e permitia emparelhar com 5 intercomunicadores diferentes, mas o preço era mais do dobro.

Scooting

  • Visitante
Re: Intercomunicador Sena 3S - Review após 1 ano de utilização
« Responder #1 em: 03 de Setembro de 2018, 22:49 »
Obrigado pelas informações e esclarecimentos prestados.  _pol_
Ando a "estudar" o assunto para ver se faço um upgrade dos meus T-com02 ou não! _pensador_
 

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Intercomunicador Sena 3S - Review após 1 ano de utilização
« Responder #2 em: 03 de Setembro de 2018, 23:16 »
Óptima review :) estão uns degraus acima dos meus BT
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

scarreira

  • Visitante
Re: Intercomunicador Sena 3S - Review após 1 ano de utilização
« Responder #3 em: 04 de Setembro de 2018, 09:27 »
só uma questão,
qual a velocidade ideal maxima? em que se percebe as comunicações perfeitamente? é possível saber?

pjmartinho

  • Visitante
Re: Intercomunicador Sena 3S - Review após 1 ano de utilização
« Responder #4 em: 04 de Setembro de 2018, 22:38 »
só uma questão,
qual a velocidade ideal maxima? em que se percebe as comunicações perfeitamente? é possível saber?

A falar ao telefone, ou com o pendura, nunca tive qualquer espécie de problemas com a velocidade (leia-se, velocidades ilegais) e o não perceber o que é dito pois, a qualidade do som é bastante boa.