Autor Tópico: rodagem...X-max125 2018  (Lida 4756 vezes)

bsergio

  • Visitante
rodagem...X-max125 2018
« em: 28 de Agosto de 2018, 22:48 »
comprei uma X-max125 2018

mts duvidas mas a principal é como fazer de maneira correta a rodagem e quais os primcipais cuidado!!!

obrigado a todos desde já!!!




ps. até que enfim consegui postar a foto da minha menina kkkkk   apresento-vos a CHICA KKKKKK
« Última modificação: 07 de Setembro de 2018, 13:58 por bsergio »

petervivas

  • Visitante
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #1 em: 29 de Agosto de 2018, 11:26 »
Boa questão !

Para já, eu diria para não esticares a mota a fundo, não andares muito tempo sempre na mesma rotação (vai variando andamentos), ao arrancar (isto deves fazer toda a vida) enquanto n arrancas , liga a mota e deixa trabalhar 2/3 min.

Após a primeira revisão, já podes andar descansadinho !

bsergio

  • Visitante
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #2 em: 29 de Agosto de 2018, 11:48 »
obrigado pelas dicas

bsergio

  • Visitante
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #3 em: 02 de Setembro de 2018, 22:39 »
primeiro dia de rodagem...1 de setenbro 2018

vou ver se consigo postar a foto...

posso colocar aqui um print?


não consigo postar aqui a foto...quem tiver curiosidade está no nosso grupo no face kkkkkkk
« Última modificação: 02 de Setembro de 2018, 22:52 por Admin22 »

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #4 em: 02 de Setembro de 2018, 22:53 »
primeiro dia de rodagem...1 de setenbro 2018

vou ver se consigo postar a foto...

posso colocar aqui um print?


não consigo postar aqui a foto...quem tiver curiosidade está no nosso grupo no face kkkkkkk

Vé aqui como se coloca fotos no forum  _pol_ _pol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,20046.0.html

bsergio

  • Visitante
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #5 em: 04 de Setembro de 2018, 22:47 »
estou no inicio da rodagem...como trabalho a apenas 8 km de casa faço poucos quilometros...sendo eu novato nesta coisa tenho algumas duvidas!!

devo seguir á risca o manual quando ele diz que nos primeiros 500km não ultrapassar as 5000rpm...nese caso andaria a 40km durante esses 500km e depois até aos 1000 não ultrapassar as 7500 que vai mais ou menos até 70 a 80km hora...isto não é pouco?

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #6 em: 05 de Setembro de 2018, 09:53 »
Os manuais não são nenhuma Bíblia mas deve ter-se prudência porque uma rodagem bem feita tem influência na mota.
Eu não faria a rodagem em períodos de 8 km.
Nos fins de semana faria umas voltas grandes, seja para a mota ficar mais solta com um trabalhar contínuo prolongado, seja para te habituares à mota.
 Sempre o mesmo percurso não é desafiante, devias adaptar-te a qualquer percurso, com curvas diferentes, pisos diferentes, trânsito diferentes.
Vai à aventura que essa scooter leva-te a qualquer lado :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

bsergio

  • Visitante
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #7 em: 06 de Setembro de 2018, 10:06 »
obrigado a todos pelas vossas dicas e opiniões!!!mas isto de ser novato com mota nova é tramado e muitas dividas nos assistem kkkkkkk

dia 30 vou a fatima á benção do capacete como penso alguns de vós irão...quero ir com a minha patroa.

400km ida e volta de perafita a fátima já contando com as voltinhas..provavelmente irei pela nacional...será que é mt esforço numa moto en rodagem?

ou é melhor autoestrada que o terreno é mais plano?

agradeço desde já.... scooter_ scooter_ scooter_


((duvidas))
« Última modificação: 06 de Setembro de 2018, 14:25 por Ccarvalho »

Offline carlospira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 809
  • Localidade: Montemor-o-Velho-Coimbra
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX - 125
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #8 em: 06 de Setembro de 2018, 20:56 »
Boas companheiro,

Vai á vontade a Fátima.
Em relação aos conselhos da rodagem já dados aqui , eu só acrescentaria uma coisa...Entre os 500 kms e os 1000 kms, de vez em quando acelera até aos 100/110 nas descidas  MAS POR PERIODOS DE NO MÁXIMO 10/20 SEGUNDOS, para ela ir abrindo.( Deram-me este conselho, eu cumpri na integra e a minha não bebe pinga de óleo.)

Um abraço e boas curvas.

 scooter_ scooter_ scooter_

 _scp_ _scp_ _scp_
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4.000 até  32.000  kms
Piaggio Medley 125  - 0  kms  até... 114. 850 kms
Honda PCX-125 - 0  até  34.000 kms para já.

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #9 em: 06 de Setembro de 2018, 21:39 »
obrigado a todos pelas vossas dicas e opiniões!!!mas isto de ser novato com mota nova é tramado e muitas dividas nos assistem kkkkkkk

dia 30 vou a fatima á benção do capacete como penso alguns de vós irão...quero ir com a minha patroa.

400km ida e volta de perafita a fátima já contando com as voltinhas..provavelmente irei pela nacional...será que é mt esforço numa moto en rodagem?

ou é melhor autoestrada que o terreno é mais plano?

agradeço desde já.... scooter_ scooter_ scooter_


((duvidas))


Não existe muito esforço numa mota em rodagem, antes pelo contrário :) O perigoso é o nível de rotações Faz boa viagem e boa curvas  _careta_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

bsergio

  • Visitante
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2018, 13:57 »

Não existe muito esforço numa mota em rodagem, antes pelo contrário :) O perigoso é o nível de rotações Faz boa viagem e boa curvas  _careta_

amigo quando falas en rotação queres dizer não ir ao red line....ou seja não ultrapassar as 10.000 rpm?

Online moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #11 em: 07 de Setembro de 2018, 14:12 »
Na rodagem as rotações aconselhadas devem ser cumpridas. Há quem aceite que se possam ultrapassar esses valores desde que seja com crescimento muito lento e não mantendo muito tempo em rotações mais elevadas, dizem que isso liberta mais a mota.
Penso que ninguém sugere que uma mota se aproxime do red line na rodagem. Há tempo para isso mais tarde :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

bsergio

  • Visitante
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #12 em: 07 de Setembro de 2018, 14:40 »
pois não estou a pensar passar das 8000 rpm..

gracie tutti ......abraço

bsergio

  • Visitante
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #13 em: 05 de Outubro de 2018, 18:32 »
amigos ainda dentro deste campo da rodagem...devo dizer que já fiz a primeira revisão a dos 1000km...

entretanto estava a ler o manual e depareime com a info sobre os combustiveis e lá diz que a marca acomselha gasolina E10..

estava a colocar bp 98 ultimate ...será que é o tal E10 que a marca aconselha!!!!?????


NSilva

  • Visitante
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #14 em: 05 de Outubro de 2018, 18:40 »
Isso faz parte da nova norma europeia e todas as bombas vão começar a ter esta indicação, salvo erro.
Em portugal, penso que os combustíveis (gasolina) fossem todos 95% gasolina + 5% Etanol (E5), mas atualmente já devem começar a existir as diferenciações.

https://pplware.sapo.pt/informacao/bombas-de-abastecimento-de-combustivel-ha-novos-simbolos/



Portanto, 98 penso que esteja de acordo com o manual!  _pol_

Resumidamente:

Quais são estes novos autocolantes, e o que significam? Os autocolantes identificados com a letra “E” indicam que a gasolina está misturada com uma certa quantidade de etanol (geralmente 5 ou 10 por cento, mas também existe 85 por cento, uma maioria de etanol com apenas um pouco de gasolina, e que o veículo é compatível com o uso de etanol até uma certa quantidade (por isso, não pode usar E10 num veículo preparado para E5, mas pode usar E10 num veículo preparado para E85).

A letra “B” indica que o motor funciona normalmente a gasóleo mas que pode usar biodiesel até 7 ou 10 por cento. A letra XTL indica que o motor pode utilizar gasóleo sintético. A letra “H” significa que o veículo tem células de combustível e funciona com hidrogénio. Geralmente não é compatível com mais nada.

As letras “CNG”, “LPG” e “LNG” são mais comuns, e são utilizadas em veículos com motores a gasolina que foram modificados para receber gás natural comprimido, gás de petróleo liquefeito (GPL, em português) e gás natural liquefeito. Embora sejam compatíveis com gasolina, geralmente não são compatíveis uns com os outros.

Fonte: https://www.motor24.pt/area-de-servico/despeca-se-das-gasolinas-95-98-ou-do-diesel-e-assim-que-vai-identificar-o-combustivel-do-carro/
« Última modificação: 05 de Outubro de 2018, 18:49 por NSilva »

bsergio

  • Visitante
Re: rodagem...X-max125 2018
« Responder #15 em: 05 de Outubro de 2018, 20:22 »
mt obrigado pela bela info...nsilva

na galp já tenho visto esses simbolos mas na bp não!!!

pelo menos na minha zona...vou continuar a colocar bp ultimate

obrigado amigo