Autor Tópico: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €  (Lida 554 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Emanuel Cardoso Delgado

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2018
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS
Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« em: 24 de Agosto de 2018, 22:43 »
Boa noite malta,

Sou novo neste fórum e precisava da vossa ajuda. Tenho uma SYM GTS 125 com 19.000 km e há duas semanas a minha sym partiu a correia na segunda circular. Fui ao mecânico e ele fez a substituição da correia.

No dia seguinte quando ia para o trabalho, a partir dos 60 kmh, a mota começou a fazer uma vibração estranha. Voltei À oficina e no dia seguinte, ligaram-me a dizer que o veio tinha empenado e que precisava de levar uma cambota. Achei estranho o veio empenar por causa da correia. No entanto, falei com uns colegas de trabalho que me disseram que o veio já poderia estar empenado mas como a correia antiga estava larga não sentia vibrações e após terem montado esta correia nova, como está mais justa, faz com que se sintam as vibrações.
Embora estranho, pode fazer algum sentido. Então pedi orçamento.

Hoje ligaram-me da oficina pois para além da cambota indicaram-me que a biela estava empenada, os rolamentos teriam de ser substituídos e que afinal seriam 700 e de arranjo. 

Fiquei em choque! Até porque já estava a pensar vender a scooter para comprar uma motinha.

Queria pedir a vossa ajuda pois esta história parece-me muito estranha.

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 891
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Sexo: Masculino
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #1 em: 24 de Agosto de 2018, 23:50 »
Boa noite,

Quando a correia parte, podem ocorrer duas situações:

1ª - Parte-se, desfaz-se e fica por isso mesmo, sem estragar mais nada, substitui-se e siga...

2ª - Parte-se, enrola-se no veio da cambota e danifica a cambota, biela, rolamentos e por vezes, até o pistão.

O que o mecânico deveria ter feito, ao trocar a correia, era ter dado uma volta com a scooter, que teria logo notado o resto do material danificado.

A pergunta que fica é: 19000 km e era a correia de origem??
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline davidsantos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 623
  • Localidade: sintra
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO SE
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #2 em: 25 de Agosto de 2018, 00:09 »
Boas companheiro mas as vibrações eram assim tantas?

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 530
  • Localidade: Odivelas
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM400iABS
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #3 em: 25 de Agosto de 2018, 03:22 »
Cheira a esturro... e então rolamentos danificados por causa disso... diria que já pegou no fundo do tacho. 



Eu levava a mota a outro mecanico, a ver se a conclusão é a mesma.
Como diz o companheiro David, não será  normal? Quando se mudam as correias nem sempre aquilo fica "macio" como antes, leva alguns km a fazer a "rodagem" e voltar ao normal.

Boa sorte!

Offline Emanuel Cardoso Delgado

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2018
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #4 em: 25 de Agosto de 2018, 08:47 »
Boa noite,

Quando a correia parte, podem ocorrer duas situações:

1ª - Parte-se, desfaz-se e fica por isso mesmo, sem estragar mais nada, substitui-se e siga...

2ª - Parte-se, enrola-se no veio da cambota e danifica a cambota, biela, rolamentos e por vezes, até o pistão.

O que o mecânico deveria ter feito, ao trocar a correia, era ter dado uma volta com a scooter, que teria logo notado o resto do material danificado.

A pergunta que fica é: 19000 km e era a correia de origem??
Ainda era a de origem! Já tinha agendado na semana seguinte para fazer a substituição. Mas tenho colegas no trabalho, também com scooters, que só substituiram as correias aos 20 k



As vibrações eram mesmo muitas!

A questão é que ele desmontou o motor para ver o que era... E agora para o voltar a montar diz que vai ter um custo elevado.

Ele disse para eu lá passar para ver as peças... é fácil ver se a biela está mesmo empenada?





Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

« Última modificação: 25 de Agosto de 2018, 09:46 por Admin22 »

Offline fastnet

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2005
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #5 em: 25 de Agosto de 2018, 08:55 »
Ainda era a de origem! Já tinha agendado na semana seguinte para fazer a substituição. Mas tenho colegas no trabalho, também com scooters, que só substituiram as correias aos 20 k

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

As correias não têm um tempo de vida fixo.
Consoante o percurso, carga e uso do punho, especialmente nos arranques, o desgaste será diferentes.
A Sym preconiza troca a cada 12K, assumo que seja o compromisso aceitável de estado e desagaste para uma situação de condução média.
Claro que se podem fazer bem mais que esses kms com a correia, mas esta vai sofrendo inevitável desgaste.
Antes de partir vais sentir menos velocidade de ponta, por exemplo.
E quando partir vais sentir no bolso o impacto.
Nada como ir controlando o estado e desgaste da mesma, se quisermos passar os linites.

Procura outras opções para reparação. 
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline davidsantos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 623
  • Localidade: sintra
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO SE
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #6 em: 25 de Agosto de 2018, 10:43 »
Pois o facto de te desmanchar logo o motor foi para te agarrar logo , o problema em questao era passivel de uma segunda opiniao e assim fica dificil , mas se o mecanico diz que mostra as peças danificadas , sÒ te resta isso ....uma vez que já está desmanchada .

Offline n8rodriguez

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 136
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #7 em: 25 de Agosto de 2018, 11:53 »
Ele pediu consentimento para desmontar o motor?

Offline moto2cool

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 1998
  • Localidade: Porto
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV 650 A
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #8 em: 25 de Agosto de 2018, 14:26 »
Há uma linha ténue entre a boa fé, a confiança e a falta de escrúpulos.
Podes sempre batalhar dizendo que não autorizaste a abertura do motor ou que ele não te disse que existiam custos que tinhas que pagar se não aceitasses o orçamento.
Por isso é importante ir a oficinas com referências.
Já agora não identificaste a oficina, pode ser que aqui alguém conheça ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki SV650A "Back to Classics"
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

pmfs

  • Visitante
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #9 em: 26 de Agosto de 2018, 00:41 »
Boa noite,

Quando a correia parte, podem ocorrer duas situações:

1ª - Parte-se, desfaz-se e fica por isso mesmo, sem estragar mais nada, substitui-se e siga...

A pergunta que fica é: 19000 km e era a correia de origem??

 _pol_

Offline Emanuel Cardoso Delgado

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2018
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #10 em: 26 de Agosto de 2018, 22:47 »
Pois o facto de te desmanchar logo o motor foi para te agarrar logo , o problema em questao era passivel de uma segunda opiniao e assim fica dificil , mas se o mecanico diz que mostra as peças danificadas , sÒ te resta isso ....uma vez que já está desmanchada .


Pois foi o que eu senti! Acho que não vale muito a pena! não tenho como levar a mota para outro lado! foi mesmo um abre olhos!

Offline Emanuel Cardoso Delgado

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2018
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #11 em: 26 de Agosto de 2018, 22:49 »
Eu estive a pensar e vou mesmo mandar arranjar!

Fica difícil levar a mota assim para outro mecânico! Foi um abre olhos bastante caro...

Os 700e parece-vos um valor adequado ao tipo de intervenção? Alguém sabe o custo de um motor novo para esta mota?
será que não compensava?

Um abraço,

ED


Offline davidsantos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 623
  • Localidade: sintra
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS EVO SE
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #12 em: 27 de Agosto de 2018, 01:36 »
Boas o mecânico descriminou o que vai levar?

Offline Emanuel Cardoso Delgado

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2018
  • Mensagens: 5
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #13 em: 27 de Agosto de 2018, 08:00 »
Biela, cambota, juntas rolamentos e a mão de obra.
Boas o mecânico descriminou o que vai levar?

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Offline ruicosta

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 188
  • Localidade: Tomar
  • Sexo: Masculino
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Sym GTS 125 - Partiu a correia arranjo de 700 €
« Responder #14 em: 01 de Setembro de 2018, 16:38 »
Honestamente, se o mecânico não pediu autorização para abrir o motor eu levava a outro. Qualquer mecânico, quando não consegue determinar o problema ou orçamentar sem abrir, telefona ao cliente e avisa disso. Será depois o cliente a dizer sim ou não.

Por experiência própria, no meu caso em carros, mecânico que abre motor sem ter prévia autorização do cliente e/ou que não informe de quais os custos abrir e orçamentar é para esquecer.

E desde que passei a trabalhar só com mecânicos que me telefonam primeiro quando vêem a coisa mais complicada passei a gastar menos dinheiro e a ter melhores resultados.

Outra coisa, já que vai ter de montar um kit completo, não seria boa ideia montar o kit de 175cc? Se calhar ficava bem servido por uns tempos e conseguia adiar a compra da moto nova. Apenas uma ideia.

Enviado do meu RAINBOW 4G através do Tapatalk