Autor Tópico: Assistência inteligente  (Lida 1623 vezes)

Offline moto2cool

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Assistência inteligente
« em: 19 de Agosto de 2018, 12:33 »
Já não é uma notícia nova, mas merece destaque :)

A ideia de um motociclo que se conduz sozinho é pouco provável, mas há anos que construtoras como a BMW e a Honda tentam integrar soluções inteligentes para tornar mais segura a condução em duas rodas. É também isto que a Bosch está a tentar fazer com novas tecnologias que serão introduzidas em motos da KTM e da Ducati. Trata-se de sistemas de assistência que deverão estar no mercado dentro de ano e meio. De acordo com um dos membros do conselho de administração da Bosch, Dirk Hoheisel, a ideia é elevar a segurança do motociclismo para um nível “totalmente novo”. Uma das partes mais interessantes da investigação que está a decorrer é a tentativa de mitigação de derrapagem, que pode acontecer devido a condições imprevisíveis no piso – por exemplo, gravilha, derrames de óleo ou folhas molhadas. O sistema, quando estiver funcional, mantém o motociclo na trajetória certa através de um sensor que deteta a derrapagem lateral das rodas e liberta gás de um acumulador semelhante àquele que é utilizado nos airbags dos carros. Depois, explica a Bosch, o gás move-se para o adaptador do tanque e é ventilado numa determinada direção através de um pulverizador, um impulso invertido que mantém a mota equilibrada. A outra componente da investigação dedicada a motociclos é a de sistemas de assistência por radar. São “assistentes eletrónicos” que respondem em caso de emergência, com base numa combinação de sensor e radar, sistema de travagem, gestão do motor e HMI (human machine interface). “A mota do futuro deve ser capaz de ver e sentir,” resume Geoff Liersch, chefe da unidade de negócio Two-Wheeler e Powersports da Bosch, que concebe a ideia de um veículo “sensorial.” Está também a ser criado um sistema de comunicação entre motociclos e carros. “Muito antes de a mota surgir, a tecnologia avisa os condutores e os sensores do veículo que se está a aproximar uma mota”, explica a Bosch. A troca de dados é feita com base no padrão de comunicação WLAN público (ITS G5), estando em causa tempos de transmissão de milissegundos entre o transmissor e o recetor. É um “escudo digital para os motociclistas”, aproveitando os cenários em que os veículos vão estar cada vez mais conectados e a trocarem constantemente informações sobre o tipo de veículo, velocidade, posição e direção da viagem, a uma velocidade de até dez vezes por segundo

Notícia completa : https://www.dinheirovivo.pt/empresas/assistencia-inteligente-ajuda-condutores-em-duas-rodas/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"