Autor Tópico: Registo de uma mota usada - Duvidas  (Lida 11792 vezes)

pedropinto1969

  • Visitante
Registo de uma mota usada - Duvidas
« em: 12 de Agosto de 2018, 22:45 »
Boa noite,

Estou a efetuar um negocio de uma mota em 2ª mão, e deparo-me com a seguinte situação:

a) A mota foi comprada num stand (nova) em Julho de 2018.
b) O vendedor ainda não recebeu o documento único de registo, mas possui uma declaração do stand que vendeu a mota atestando que foi adquirida pelo individuo e com as características normais (modelo, matricula, numero de quadro, numero de chassis, etc.). A informação que me deu foi que o documento único chegará no fim do mes de Agosto.

Questão:

a) É possivel registar a mota nesta situação ?
b) Se for à conservatória com o vendedor e aí efectuarem o processo de registo da mota no meu nome, ficarei salvaguardado de algum eventual problema de créditos pendentes ou algo semelhante ?
c)  Qual a recomendação que me dão para esta situação ?

Obrigado,

Pedro Pinto

Offline filipecduarte

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2016
  • Mensagens: 103
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 300i ABS
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #1 em: 12 de Agosto de 2018, 23:01 »
Sem o DUA, nada te garante que a mota já seja desse senhor, ainda pode estar registrada no nome do stand.
E ai ele nao pode vender o que não é dele.

Ou esperas que lhe chegue o DUA ou tenta falar com o stand para saber o estado do registo.
Honda CB250 - Honda NTV650 - Suzuki Burgman UH200 - Kymco Downtown 300i ABS

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #2 em: 12 de Agosto de 2018, 23:09 »
Boas companheiro,

Não é possivel registar a mota em teu nome enquanto não chegar o documento único mesmo que o actual dono
vá contigo. Eles querem sempre o "tal" documento para fazer o registo.

Aconselho ires a uma conservatória de registo automovel mudar de nome porque eles teem acesso ao computador
central e verificar se a mota tem reserva de propriedade, penhoras ou multas. Nunca correr esse tipo de risco.

Espero ter ajudado e parabéns na aquisição.

Boas curvas
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

scarreira

  • Visitante
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #3 em: 12 de Agosto de 2018, 23:51 »
vou dizer um pequeno procedimento, mas não me comprometo com a garantia que resolva a situação, deves confirmar junto do IRN.

é de que zona? (caso seja da zona de lisboa ou o negocio lá podes eventualmente ir ao do parque das nações que lá prestam as seguintes informações)
tiras a senha ou solicitas a informação:" dado que não nos remetem cópia do DUA, solicitamos que nos remetam cópia da certidão do registo automóvel para verificarmos a propriedade do veículo à data do acidente, e se o mesmo se encontra livre de qualquer ónus."
 especial atenção para a parte do onus que significa se tem reserva de propriedade, se existir é melhor esquecer o negocio  _Rolley_
caso não existe questiona após teres esse documento emitido, se é possível passar de propriedade (custo do documento 5€ ou 7€). (isto foi um excerto duma situação para resolver o desbloqueamento do meu acidente, no meu caso funcionou)
o proprietário actual deve junto do stand confirmar se realmen te os documentos foram enviados para os serviços...
espero ter ajudado a desbloquear o possivel belo negócio... >:D >:D >:D >:D >:D

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #4 em: 13 de Agosto de 2018, 09:50 »
Conforme já disse acima, espera que o novo dono receba o documento único e so depois dirige-te a uma conservatória de registo automovel  para mudar de nome.

Não precisas de gastar mais dinheiro se não os 65€ do registo. Faz tudo com calma. O dono deve estar quase a receber o DUA.

Eu digo isto porque é o meu trabalho, tratar de documentação de carros e motas no dia a dia.
 
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #5 em: 13 de Agosto de 2018, 10:00 »
Creio que o primeiro registo demora sempre bem mais tempo, algumas marcas têm empresa(s) para esse serviço, e o período de férias não ajuda.
Como foi dito o melhor é aguardares pelo DUA e nesse altura concluis o negócio em segurança.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #6 em: 13 de Agosto de 2018, 10:24 »
Há que realçar ainda que as conservatórias atualmente estão cheias de trabalho porque o aumento do IUC programado para setembro levou a que muita gente antecipasse a compra de veículo para esta altura. E, como é óbvio, o período de férias não ajuda, por isso o DUC pode demorar mais do que é normal.

Pessoalmente adquiri uma viatura nova que foi matriculada em junho e também ainda não recebi o DUC.

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #7 em: 13 de Agosto de 2018, 11:50 »
Normalmente quando tem um stand no meio leva sempre mais tempo porque eles não fazem um registo so, esperam por mais vendas e então levam um molho para registar. Isto é um procedimento normal em stands.
É por essa razão que eles emitem uma declaração de circulação ao cliente para que o mesmo possa circular no minimo 30 dias, se não chegar o DUA dentro desse prazo o cliente volta ao stand e recebe outra declaração por mais 30 dias.

Isto é como funciona para viaturas.  _reg_

 _pt_

Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #8 em: 13 de Agosto de 2018, 13:51 »
Normalmente quando tem um stand no meio leva sempre mais tempo porque eles não fazem um registo so, esperam por mais vendas e então levam um molho para registar. Isto é um procedimento normal em stands.
É por essa razão que eles emitem uma declaração de circulação ao cliente para que o mesmo possa circular no minimo 30 dias, se não chegar o DUA dentro desse prazo o cliente volta ao stand e recebe outra declaração por mais 30 dias.

Isto é como funciona para viaturas.  _reg_

 _pt_
Eu tenho declarações até outubro...

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #9 em: 13 de Agosto de 2018, 15:13 »
Isso é normal, o minimo é so 30 dias e o maximo de 90 dias. Mas as vezes o DUA aparece dentro de uma semana quando nós vamos ao IRN, chega mais rapido. Fiz um registo no dia 2 deste mês e o meu cliente já recebeu o DUA sexta feira passada dia 10. Mais um cliente satisfeito..... _anjo_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Tormentinha

  • Visitante
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #10 em: 13 de Agosto de 2018, 16:24 »
Normalmente em 1 a 2 semanas está em casa,atenção ao prenchimento da declaração e verificar o nome e morada,codigo postal,nif e cc.

Pois já me aconteceu o comprador,em vez de escrever 1º direito,escreveu 1º esquerdo e foi parar á casa da vizinha.e lá foram mais 35.00€ para alterar o numero do andar... _martelada_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #11 em: 13 de Agosto de 2018, 21:28 »
Boas companheiro,

Não é possivel registar a mota em teu nome enquanto não chegar o documento único mesmo que o actual dono
vá contigo. Eles querem sempre o "tal" documento para fazer o registo.

Aconselho ires a uma conservatória de registo automovel mudar de nome porque eles teem acesso ao computador
central e verificar se a mota tem reserva de propriedade, penhoras ou multas. Nunca correr esse tipo de risco.

Espero ter ajudado e parabéns na aquisição.

Boas curvas



Boas companheiro como o amigo Arthur disse e bem, não será possível registar sem o Dua, a mota poderá estar ainda a ser paga, atenção a esses negócios nem tudo o que reluz é ouro.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2018, 21:51 por Admin22 »
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #12 em: 13 de Agosto de 2018, 22:45 »
Como já aqui foi dito,há que ter em conta  a "Reserva de propriedade". 
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

scarreira

  • Visitante
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #13 em: 14 de Agosto de 2018, 09:44 »
off topic a fugir mas dentro do assunto  _pensador_ _pensador_


É por essa razão que eles emitem uma declaração de circulação ao cliente para que o mesmo possa circular no minimo 30 dias, se não chegar o DUA dentro desse prazo o cliente volta ao stand e recebe outra declaração por mais 30 dias.
Isto é como funciona para viaturas.  _reg_
 _pt_

companheiro qual a validade desse papel perante as autoridades?
 _Rolley_   _Rolley_

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #14 em: 14 de Agosto de 2018, 10:10 »
off topic a fugir mas dentro do assunto  _pensador_ _pensador_

companheiro qual a validade desse papel perante as autoridades?
 _Rolley_   _Rolley_


Esse papel é valido perante as autoridades desde que seja emitido por um stand com carimbo ou um notário.

É a única maneira de uma viatura circular legalmente sem o DUA enquanto se trata da mudança de nome.  _reg_

Exemplo :  Quando comprei a Malaguti fiquei com este documento. Legal perante as autoridades.
                 
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

scarreira

  • Visitante
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #15 em: 14 de Agosto de 2018, 10:35 »
julgo que não mas fica a duvida no ar...

porque o unico documento que conheço oficial para transferência de propriedade

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/automovel/requerimento-de-registo/downloadFile/file/DUA_modelo_unico.pdf?nocache=1217232046.45

porque a partir do momento que dá entrada no irn, o mesmo é carimbado pelos serviços e esse sim é substituto até a chegada do novo. quem são os stand para emitir um documento?

na maioria dos casos os stands pedem ao proprietário que deixe a declaração assinada sem data inscrita, até o stand vender o respectivo veiculo... pk não dão ao cliente esse papel após a ida ao irn...? como dizes atrás..
Normalmente quando tem um stand no meio leva sempre mais tempo porque eles não fazem um registo so, esperam por mais vendas e então levam um molho para registar. Isto é um procedimento normal em stands.
  >:D >:D >:D

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #16 em: 14 de Agosto de 2018, 10:53 »
Companheiro Carreira,
Como isto é a minha vida do dia a dia, tratar de documentação de viaturas acho que sei o que estou a dizer.

Outra coisa, já fui policia a uns anos atrás  tambem acho que não tenho duvidas do que estou a dizer.  _reg_

Boas curvas
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

scarreira

  • Visitante
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #17 em: 14 de Agosto de 2018, 11:00 »
daí a estar a expor a minha duvida....
quem lida com as situações frequentemente sabe o que está a dizer, era isso que queria ler...  _pol_

pedropinto1969

  • Visitante
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #18 em: 15 de Agosto de 2018, 19:28 »
Conforme já disse acima, espera que o novo dono receba o documento único e so depois dirige-te a uma conservatória de registo automovel  para mudar de nome.

Não precisas de gastar mais dinheiro se não os 65€ do registo. Faz tudo com calma. O dono deve estar quase a receber o DUA.

Eu digo isto porque é o meu trabalho, tratar de documentação de carros e motas no dia a dia.

Boa tarde,

A decisão foi mesmo essa...não há que inventar nada.

Obrigado


Pedro Pinto

Offline scarreira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 85
  • Localidade: Portugal
  • Marca: Tmax
  • Modelo: 500
Re: Registo de uma mota usada - Duvidas
« Responder #19 em: 24 de Março de 2019, 13:19 »

Como isto é a minha vida do dia a dia, tratar de documentação de viaturas acho que sei o que estou a dizer.

Outra coisa, já fui policia a uns anos atrás  tambem acho que não tenho duvidas do que estou a dizer.  _reg_

Boas curvas

companheiro ainda mantens a mesma opinião?