Autor Tópico: Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)  (Lida 5454 vezes)

joaomolina

  • Visitante
Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)
« em: 13 de Setembro de 2018, 17:24 »
Olá a todos.

Venho sempre a este forum cada vez que tenho uma questão e é a primeira vez que não encontro um tópico em que já alguém tenha tido o mesmo problema que estou a ter com a minha SYM GTS 125 EVO de 2012 com 30000 km.

Então é assim. Todos os dias faço a A5 para voltar do tagus para lisboa. Segunda aconteceu-me uma coisa muito estranha. Quando estava mesmo a chegar a Lisboa, a manete do travão de trás começou a ficar sem pressão (cada vez mais solta) até ficar completamente solta sem travar. Pensei logo que lá se tinha ido o tubo de óleo e tal mas nada... Lá fui eu até casa só com o travão da frente. Mas enquanto ia percebi que o travao de tras as vezes ficava com um bocadinho de pressao (tipo quando carregava ate ao fim varias vezes) mas só às vezes.

Cheguei a casa e parei a mota. Quando 1 hora depois para tentar perceber o que se passava, o travão tava impecável... exatamente no ponto em que estava antes. Sem problema nenhum. Pensei deixar assim e ver se volta a aconter e pimba... Aconteceu ontem outra x, mesmo antes de chegar a casa. Passado meia hora quando lá voltei já estava impecável outra vez. Isto tem a ver com o aquecimento da mota quase de certeza. Digo isto porque quando faço viagens pequenas em que a mota n aquece realmente o travão n se vai abaixo.

Alguém sabe porque?

Obrigado desde já

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)
« Responder #1 em: 13 de Setembro de 2018, 18:28 »
Boas parece me que esse circuito tem de ser purgado , houve alguma intervenção a nivel de travoes? já trocou oleo de travoes alguma vez?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)
« Responder #2 em: 13 de Setembro de 2018, 20:57 »
Ideias:
 -avaria/rotura no circuito ou alguma intervenção prévia mal executada mas ai o problema devia estar sempre presente.
 - travão preso calcos sempre a travar leva o oleo a aquecer e no limite acabas por perder a capacidade de travagem...


Pela descricao verificava esta ultima primeiro. Sugiro sair com a mota por um percurso com pouco movimento e evitar usar o travao. Apos uns kms parar e verificar sobreaquecimento no disco/travao traseiro

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)
« Responder #3 em: 13 de Setembro de 2018, 23:36 »
Muda urgentemente o óleo. Isso já não é óleo,transforma-se em água depois de aquecer um pouco.
Depois informa aqui o pessoal do resultado.
Abraço.
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)
« Responder #4 em: 14 de Setembro de 2018, 09:43 »
Viva companheiro
Aconselho-te também a colocares a mota no descanso central e verificares se a roda traseira está firme quando a tentares abanar para os lados.
Isto porque comigo aconteceu há pouco tempo, um problema com os rolamentos da roda de trás o que provocava oscilação da mesma e por conseguinte, desgaste das pastilhas com o andamento, levando á situação de falta de travão traseiro.
Rui

petervivas

  • Visitante
Re: Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)
« Responder #5 em: 14 de Setembro de 2018, 11:04 »
Muda urgentemente o óleo. Isso já não é óleo,transforma-se em água depois de aquecer um pouco.

- travão preso calcos sempre a travar leva o oleo a aquecer e no limite acabas por perder a capacidade de travagem...

Aconselho-te também a colocares a mota no descanso central e verificares se a roda traseira está firme quando a tentares abanar para os lados.

Não diria melhor companheiro. Uma destas 3 hipoteses, por ordem de probabilidade, para mim são a causa.
Depois diz o que se passou quando resolveres sff

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)
« Responder #6 em: 14 de Setembro de 2018, 11:42 »
Entre várias considerações sobre segurança em 2 rodas, existem 2 que são fundamentais.

Estado dos pneus e travões !  Qualquer suspeita de anomalia nestes 2 fatores é imediatamente oficina!


Isso deve ser óleo dos travões contaminado com água, e por isso perde pressão e eficácia na travagem...

A "grosso modo", um óleo de travões DOT3 é feito para aguentar 230ºC sem perder qualidade, se houver água a contaminar por pouco que seja, passa para vapor a 100ºC, fazendo com que o esforço de travagem seja a empurrar "vapor" na tubagem.

Se em 6 anos esse óleo for o original e nunca foi mudado...  _Rolley_ _Rolley_


Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


joaomolina

  • Visitante
Re: Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)
« Responder #7 em: 14 de Setembro de 2018, 13:53 »
Olá a todos! Muito obrigado pelo vosso feedback... Se não responder a este tópico mo próximo mês e tal é porque vou estar fora do país e só volto no final de outubro.

A mota foi alvo aos 26k de manutenção completa. Levou pastilhas novas e as duas rodas estão exatamente no sitio. Agora, n sei se alguma vez se mudou o óleo do travão e claramente parece-me a causa mais provável do problema. Isto porque explica perfeitamente o facto do travão voltar ao normal depois de arrefecer. Não sei como é que pode ter entrado água porque se entrou, também deveria estar a sair ou não? Não sei mesmo.

Porque é que se muda o óleo dos travões? As pastilhas é óbvio. Mas o óleo que liga a manete ao mecanismo perde qualidades ao longo do tempo?

Obrigado


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)
« Responder #8 em: 14 de Setembro de 2018, 14:24 »
O óleo de travão tem caracteristicas higroscopicas ou seja aceita e absorve humidade(nao e preciso ter uma rotura no sistema para que isso aconteça). Isto e um processo que acaba por ocorrer de forma natural e gradualmente, degradando as caracteristicas do oleo e mais grave cria subprodutos que potênciam a corrosão interna dos componentes do travão.
Encontras indicacao de muda completa a cada 2 anos se bem que acho um exagero (quando notares uma mudança significative na cor/opacidade entao sim mudar e sangrar o sistema. É  de extrema importância nao ter ar no sistema de travão o que potencialmente leva a perda completa da capacidade de travar.
O oleo apesar de ter uma temperatura de ebulição muito alta, vai perdendo eficacia à medida que aquece, isto e um prob. Bem conhecido de quem faz montanha e nao trava com o motor... o pessoal queixa-se que o travao começa a ficar "esponjoso" por isso com base no teu relato me inclino mais para problema na maxila de travao traseiro com problema e que se encontre permanentemente parcialmente atuada, levando a aquecimento local e perda do travao passado um bocado... mas isso consegues despistar facilmente.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Sem pressão na manete dos travões (quando está quente)
« Responder #9 em: 19 de Setembro de 2018, 00:08 »
Se mexeram á pouco tempo pode ter ar na tubagem, terá de ser purgado
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018