Autor Tópico: Honda Super Cub C125 2018  (Lida 1860 vezes)

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Honda Super Cub C125 2018
« em: 18 de Julho de 2018, 22:17 »


A Honda Super Cub é o veículo a motor mais vendido em todo o mundo. Uma nova versão regressa à Europa e vai ser comercializada pela primeira vez em Portugal. 

O modelo anterior, a Super Cub C110, apenas estava disponível no Japão, onde é muito popular entre os utilizadores executivos, incluindo os correios japoneses, e nos países do sudoeste asiático, onde é usada como meio privado de transporte da maioria das pessoas. 

Consciente de todo um conjunto de novos utilizadores urbanos, mais jovens e também mais maduros, que procuram um veículo de duas rodas de inspiração retro e um estilo marcante, a Honda revela agora a Super Cub C125, uma evolução do lendário modelo, que se apresenta como o capítulo seguinte na sua já longa história, concebido especificamente para a vida moderna nas cidades.

O modelo de que agora se fala foi apresentado no Salão de Milão, em 2017, e mantém as famosas características de fiabilidade, ressistência e performance bastante acessíveis e um estilo único e intemporal, mas beneficia de um novo motor de 125 cm³, obviamente a 4 tempos, dotado de uma caixa semi-automática (sem embraiagem) com mudanças muito suaves e silenciosas, e um quadro novo e mais robusto. 

Simples, fiável e económico são os adjectivos que melhor resumem o motor da Super Cub C125. A unidade monocilindrica SOHC de 125cc, arrefecida por ar, tem duas válvulas e beneficia de um novo sistema de injecção de combustível. O seu exterior foi melhorado em termos estéticos com um acabamento metalizado de tom mate e diversos componentes cromados que lhe dão um aspecto premium.
O ruído do motor é mantido no mínimo, graças à utilização de carretos primários helicoidais e moentes de biela com bronzes de alta precisão. Os rolamentos da caixa melhoram as capacidades em engrenar as relações e o selector das mudanças tem inserções de borracha (que também ajudam a baixar o ruído) tal como o amortecedor da embraiagem.

A potência máxima é de 9,5cv (7,1kW) às 7,500rpm e o binário de 10,4Nm surge às 5.000 rpm, e com uma disponibilidade muito linear.
Os consumos da Super Cub C125 são quase inacreditáveis, com valores indicados de 66,7km/l (1,5 l/100 km em modo WMTC) o que se traduz numa autonomia teorica de cerca de 245km por cada depósito de 3,7 litros.
A condução divertida e fácil sempre foi um dos aspectos marcantes da Super Cub, chegando até a inspirar a canção ‘My little Honda’ dos Beach Boys, na década de 1960. 
Para manter a sua natureza tranquila, mas em conformidade com a actualização das especificações do motor de 125 cm³, o desenvolvimento da Super Cub C125 começou tendo como base o quadro mono-trave tubular em aço da C110.

A rigidez na zona da coluna da direcção e dos suportes do motor foi melhorada, para optimizar a capacidade de alojamento do propulsor de maior cilindrada, e o guiador e o assento estão agora montados em apoios de borracha. Os poisa-pés também apresentam inserções de borracha.

O ângulo da coluna da direcção é de 26,5° e a distância entre eixos é de 1245mm. O peso em ordem de marcha ronda os 109kg. 

A forquilha da suspensão dianteira tem um curso de 100 mm e a suspensão traseira de duplo amortecedor tem 84 mm de deslocamento (mais 10 e 19 mm, respectivamente, do que na C110), absorvendo as irregularidades da estrada de forma irrepreensível, enquanto as jantes de 17 polegadas, em alumínio fundido, aumentam a estabilidade e a precisão da direcção. 

Os pneus são “tubeless” (sem câmara-de-ar) e têm medidas 70-90-17 na frente e 80-90-17 atrás. O travão dianteiro conta com um disco de 220mm com pinça de um só êmbolo, complementado por um travão traseiro de tambor de 130mm.

A Super Cub 125 foi concebida segundo um conceito de universalidade. O que quer dizer que este teria de ser um modelo fácil de usar para um enorme leque de pessoas. Uma parte deste carácter é a silhueta tipo "S", inclinada para a frente, que define todo o design até ao guarda-lamas traseiro, facilitando a entradas e a saídas do condutor.

Apesar da aparência não se desviar muito do "look" clássico, o aumento dos parâmetros do motor de 125cc, potência e binário, mantém a Super Cub sempre à frente do trânsito das cidades; a sua embraiagem centrífuga automática também foi actualizada para suportar o aumento de potência e oferecer mudanças silenciosas e ultra-suaves.

Os detalhes cuidados conferem uma sensação e um aspecto de elevada qualidade, com um equilíbrio elegante entre as curvas suaves e subtis e as extremidades abruptas das protecções das pernas e das extremidades dos guarda-lamas à frente e atrás. O guarda-lamas traseiro é ultrafino, em aço prensado em vez de plástico, destacando a silhueta clássica com a tal forma de ‘S’.

Um dos elementos-chave desde o primeiro modelo Super Cub é a frente, que unifica os elementos separados, forquilha, guiador e protecções para as pernas, numa única unidade coesa. No modelo original, o guiador, com formato a fazer lembrar as asas de uma ave, era um argumento de venda forte, e agora, na Super Cub C125 foi construído em aço forjado e com diâmetro variável, e em resina moldada, incorporando interruptores e instrumentação.

Os punhos estão colocados em posição natural e fácil de agarrar e complementam a posição de condução elevada, com uma excelente visibilidade para a frente e a toda a volta. Sempre com intenção de melhorar o conforto, o assento apresenta recortes dos lados e à frente para maior facilidade em chegar com os pés ao chão.

A iluminação integral em LED vem trazer a este modelo um toque de modernidade complementado pelo comando Smart Key, que basta colocá-lo no bolso e arrancar com a Super Cub.

A Smart Key também comanda o imobilizador, o que representa um dispositivo extra anti-roubo, e está equipado com a função ‘answer-back’ que acende os piscas quando se pressiona o respectivo botão do comando, localizando facilmente a sua moto no meio de outras. E, numa referência aos seus antepassados (e sublinhando a sua história Honda), o comando da Smart Key possui um logótipo de estilo antigo "Old Wing".

Os instrumentos destacam a profundidade do design geral, com um mostrador de dois anéis cromados; o anel exterior recebe toda a escala do ponteiro do velocímetro analógico e as luzes avisadoras, e o anel interior recebe o mostrador digital minimalista.

Espera-se que a nova Super Cub C125 chegue aos concessionários Honda durante o mês de Agosto de 2018, mas o seu preço ainda não foi oficialmente revelado

http://www.andardemoto.pt/moto-news/38404-honda-super-cub-c125-2018/

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Re: Honda Super Cub C125 2018
« Responder #1 em: 19 de Julho de 2018, 12:36 »
Uma proposta revivalista muito interessante da Honda.
Receio que o preço venha a ser pouco interessante e, por este facto, deixe de ser um modelo simples de transporte, para um mais elitista.
Como na Europa somos todos ricos, as evoluções da Cub, como a innova, innova 125i e Wave não pegaram. Modelos semelhantes como Address, Partner e Kee tiveram o mesmo resultado.   
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