Autor Tópico: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas  (Lida 9341 vezes)

jol8485

  • Visitante
Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« em: 15 de Junho de 2018, 12:38 »
Boas,

Para uma X-Max 300 de 2018 que é "full-led" temos a luz de matricula e piscas com lampadas não led. :-?
Experimentei duas lâmpadas LED diferentes para a luz de matricula mas não acenderam _pensador_ e o acesso não é nada fácil com porcas na parte de trás. :-\
Alguém sabe o tipo exacto destas lâmpadas (matricula e piscas) ?
Já alguém fez a troca com sucesso destas lâmpadas ?
A da matricula como está sempre acesa, gostava de colocar LED. :)

Obrigado.

asimao

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #1 em: 15 de Junho de 2018, 12:47 »
Viva!

Li o teu post e estava com o manual da XMAX 300 na mão. E lamento o manual apenas diz como mudar não diz nada sobre o tipo exacto de lampada.

Já agora, recebo a minha xmax300 amanhã, estas a usar gasolina 95 ou 98?

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #2 em: 15 de Junho de 2018, 12:58 »
Boas,

Para uma X-Max 300 de 2018 que é "full-led" temos a luz de matricula e piscas com lampadas não led. :-?
Experimentei duas lâmpadas LED diferentes para a luz de matricula mas não acenderam _pensador_ e o acesso não é nada fácil com porcas na parte de trás. :-\
Alguém sabe o tipo exacto destas lâmpadas (matricula e piscas) ?
Já alguém fez a troca com sucesso destas lâmpadas ?
A da matricula como está sempre acesa, gostava de colocar LED. :)

Obrigado.

As lâmpadas LED têm polaridade, se não acendem devem ter a polaridade trocada, experimenta rodá-las e colocá-las na outra posição.

Da minha experiência com essas lâmpadas T10, não merece a pena comprar lâmpadas do chinês, porque em pouco tempo começam a piscar, mais vale investir mais um pouco e comprar umas boas lâmpadas led da Philips, as minhas já têm uns meses valentes e até agora sem falhas.

jol8485

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #3 em: 16 de Junho de 2018, 00:02 »
Viva!

Li o teu post e estava com o manual da XMAX 300 na mão. E lamento o manual apenas diz como mudar não diz nada sobre o tipo exacto de lampada.

Já agora, recebo a minha xmax300 amanhã, estas a usar gasolina 95 ou 98?

Uso a 95 simples. Por acaso hoje atestei 98 Evologic para experimentar. Tenho feito consumos de 2.9, mas só vou com 1500k.


As lâmpadas LED têm polaridade, se não acendem devem ter a polaridade trocada, experimenta rodá-las e colocá-las na outra posição.

Da minha experiência com essas lâmpadas T10, não merece a pena comprar lâmpadas do chinês, porque em pouco tempo começam a piscar, mais vale investir mais um pouco e comprar umas boas lâmpadas led da Philips, as minhas já têm uns meses valentes e até agora sem falhas.

Experimentei rodar ;)
Testei com dois modelos, umas chinesas baratas e outro de melhor qualidade.
Vou ver as Philips então ...

EDIT: Ah mas a tua não é uma X-Max! É que as que experimentei tinham funcionado nas scooters anteriores. Tenho receio que seja alguma limitação do sistema eléctrico.
« Última modificação: 16 de Junho de 2018, 00:12 por jol8485 »

jol8485

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #4 em: 06 de Julho de 2018, 21:36 »
Já tenho as Philips recomendadas para a matricula, a funcionar  scooter_

Voltei a tentar as que tinha e umas funcionaram outras não. Deve ser o formato, que não entra bem e não faz contacto. A dica da polaridade também convém ter em mente  :)

Obrigado _pol_

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2019, 19:41 »
Recebi ontem a minha x max 300, a primeira coisa que fiz, foi desmontar a peça de cor de metal a meio do banco e a tampa do volante(também cor de metal) e pintar de preto. depois retirei os refletores laterais da matricula. Coloquei uma lampada de led na matricula (o encaixe é T10 tanto para a matricula como para os piscas. Na x max 125 de 2018  que no ano passado vendi, já tinha tudo em led. Mandei vir agora da china lampadas led para os piscas, (devem chegar para a semana) mas depois tem-se que trocar o relé para electronico,(que já tenho) se não os piscas, piscam muito rápido.
Quando começar o bom tempo vou mandar vir um vidro da BCD que são os mais bonitos para mim. Neste momento ainda nem fiz 100km na casa das 4500 , 5000 que é uma grande seca.

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #6 em: 10 de Janeiro de 2019, 19:45 »
Sabem se o aro do conta kilometros (prateado) dá para retirar por cima ou tem parafusos de fixação por baixo? (também quero pintar de preto)

jol8485

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #7 em: 10 de Janeiro de 2019, 19:46 »
Recebi ontem a minha x max 300, a primeira coisa que fiz, foi desmontar a peça de cor de metal a meio do banco e a tampa do volante(também cor de metal) e pintar de preto. depois retirei os refletores laterais da matricula. Coloquei uma lampada de led na matricula (o encaixe é T10 tanto para a matricula como para os piscas. Na x max 125 de 2018  que no ano passado vendi, já tinha tudo em led. Mandei vir agora da china lampadas led para os piscas, (devem chegar para a semana) mas depois tem-se que trocar o relé para electronico,(que já tenho) se não os piscas, piscam muito rápido.
Quando começar o bom tempo vou mandar vir um vidro da BCD que são os mais bonitos para mim. Neste momento ainda nem fiz 100km na casa das 4500 , 5000 que é uma grande seca.

Boas,

Podes partilhar quais são os piscas e o relé, sff.
Obrigado.

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #8 em: 10 de Janeiro de 2019, 20:56 »
O reolé simples de três contactos identicos ao dos carros mas electronico com regulação no topo.As lampadas dos piscas modelo T10 com amarela ou ambar.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #9 em: 11 de Janeiro de 2019, 12:14 »
Sabem se o aro do conta kilometros (prateado) dá para retirar por cima ou tem parafusos de fixação por baixo? (também quero pintar de preto)



O aro está só encaixado. Dá-lhe um calor com o secador de cabelo e puxa com cuidado.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #10 em: 12 de Janeiro de 2019, 06:05 »
As lâmpadas LED têm polaridade, se não acendem devem ter a polaridade trocada, experimenta rodá-las e colocá-las na outra posição.

Da minha experiência com essas lâmpadas T10, não merece a pena comprar lâmpadas do chinês, porque em pouco tempo começam a piscar, mais vale investir mais um pouco e comprar umas boas lâmpadas led da Philips, as minhas já têm uns meses valentes e até agora sem falhas.

Realmente, confirmo isto que o Ccarvalho disse pois já vou na 2ª T10 led do chinês em pouco tempo e esta também está a ir para o galheiro não tarda ( é aquela luzinha do diamante na Tmax 530 ).
Alguém pode recomendar uma boa loja física em Lisboa ou arredores onde eu possa lá ir comprar uma boa T10 ( phillips ou equivalente ) e uma H11 led de qualidade ( com refrigeração passiva ) para aplicar na minha menina, é que, vou estar nessa zona para a semana.
M.Obrigado
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #11 em: 12 de Janeiro de 2019, 09:03 »


O aro está só encaixado. Dá-lhe um calor com o secador de cabelo e puxa com cuidado.


Obrigado! vou fazer, depois dou feedback.

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #12 em: 14 de Janeiro de 2019, 06:52 »
Desmontei e pintei de preto, ficou muito bom, obrigado pela dica (junto link das fotos para quem quiser fazer igual). Estou a fazer testes na luz de presença (led) traseira ainda não me decidi depois logo mostro.

https://we.tl/t-5EMWFLvtSE

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2019, 07:09 por xmax »

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #13 em: 14 de Janeiro de 2019, 10:03 »
Ficou bom, sim senhor.
Hoje  no mostrador da minha Xmax apareceu "ICE" e um cristal de neve a piscar...

Também estou a fazer um upgrade na iluminação, estou só à espera de peças.
Depois informo e ou lido tudo.

petervivas

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #14 em: 14 de Janeiro de 2019, 16:03 »
Alguém pode recomendar uma boa loja física em Lisboa ou arredores onde eu possa lá ir comprar uma boa T10 ( phillips ou equivalente ) e uma H11 led de qualidade ( com refrigeração passiva ) para aplicar na minha menina, é que, vou estar nessa zona para a semana.

Posso sim sr.
É a loja que eu uso ha cerca de 4 anos, nunca me falhou e recomendo!
Leds by lord no Cacém, vejam o site AQUI.

O dono chama-se Daniel e é impecável, 2 anos garantia na maioria das coisas, preço mais barato e ainda ajuda a montar o material  _pol_
Se for preciso algo, mandem mensagem privada que eu conheço-o pessoalmente

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #15 em: 16 de Janeiro de 2019, 16:30 »
M.Obrg. Petervivas _pol_
Um dia destes vou tentar ir até lá mas antes vou mandar um mail para saber se eles têm o material em stock..
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #16 em: 02 de Fevereiro de 2019, 07:47 »
Eu mandei vir as lampadas dos chinês, mas das mais caras que tinham (quase 6 o par) ainda é cedo para falar, se avariarem cedo, também comprarei de marca.
Alguém sabe como chego ao relé dos piscas?, sei que está á frente, mas é dificil chegar lá? (tenho um relé electrónico que pretendo substitui o relé vulgar) as minhas lampadas estão a piscar muito rápido.

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #17 em: 31 de Março de 2019, 23:16 »
Já tenho um relé electronico, já pisca normalmente.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #18 em: 01 de Abril de 2019, 12:15 »
Já tenho um relé electronico, já pisca normalmente.

Se tiveres tempo, talvez umas fotos e/ou um curto tutorial ajudassem quem está a pensar fazer o mesmo.
O conhecimento colectivo do fórum é talvez a maior mais valia do CPM.

petervivas

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #19 em: 01 de Abril de 2019, 16:15 »
Se tiveres tempo, talvez umas fotos e/ou um curto tutorial ajudassem quem está a pensar fazer o mesmo.
O conhecimento colectivo do fórum é talvez a maior mais valia do CPM.

Palmas ! É isto mesmo

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #20 em: 02 de Abril de 2019, 00:48 »
para tirar as luzes da frente (piscas) é um bocado tramado, quem não quer desmontar nada, roda-se um quarto de volta e sai a lampada com casquilho, mas é um bocado tramado para tirar (a lampada é só puxar), especialmente quem tem mãos grandes. As luzes de tras, é só desmontar a caixa por baixo do banco, tem 5 parafusos que sai com caixa de tubos 10. Depois é só puxar para fora não é preciso rodar. Por fim a matricula é só tirar dois parafusos abaixo da luz e depois de desmontado puxar para fora.

petervivas

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #21 em: 04 de Abril de 2019, 12:15 »
para tirar as luzes da frente (piscas) é um bocado tramado, quem não quer desmontar nada, roda-se um quarto de volta e sai a lampada com casquilho, mas é um bocado tramado para tirar (a lampada é só puxar), especialmente quem tem mãos grandes. As luzes de tras, é só desmontar a caixa por baixo do banco, tem 5 parafusos que sai com caixa de tubos 10. Depois é só puxar para fora não é preciso rodar. Por fim a matricula é só tirar dois parafusos abaixo da luz e depois de desmontado puxar para fora.

E o relé ? Como foi a substituição ?

Offline xmax

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Faro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: TMAX560
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #22 em: 10 de Abril de 2019, 05:15 »
Pedi na oficina, nao fui eu que fiz.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Yamaha X-Max 300 - Lâmpadas LED para matricula e piscas
« Responder #23 em: 25 de Março de 2020, 11:54 »
Desmontei e pintei de preto, ficou muito bom, obrigado pela dica (junto link das fotos para quem quiser fazer igual). Estou a fazer testes na luz de presença (led) traseira ainda não me decidi depois logo mostro.

https://we.tl/t-5EMWFLvtSE

Xmax não aparece a foto, apagas-te?